Como usar a cinza do tomate?
A cinza é considerada um fertilizante mineral valioso e frequentemente usada para o cultivo de tomates. Ao mesmo tempo, você mesmo pode cozinhar, direto no jardim. Os tomates respondem com gratidão à alimentação desse tipo e proporcionam aos residentes de verão uma rica colheita de frutas grandes e suculentas.
Vantagens e desvantagens
A cinza é um produto da combustão de matéria orgânica, incluindo madeira. Contém um rico conjunto de oligoelementos, cuja composição e porcentagem dependem do tipo de matéria-prima queimada. É especialmente rico em potássio, magnésio, cálcio e fósforo - é isso que torna o produto popular como alimento nutritivo para tomates.
100 g de pó de cinza contém:
- 17% de carbonato de cálcio;
- 16% de silicato de cálcio;
- 14% de sulfato de cálcio;
- 12% de cloreto de cálcio;
- 15% de ortofosfato de sódio;
- Cloreto de sódio a 1%;
- 4% de carbonato de magnésio;
- 4% de silicato de sódio;
- 4% de silicato de magnésio;
- 12% de ortofosfato de potássio.
Analisando a composição das cinzas, torna-se óbvio por que essa substância é tão procurada entre jardineiros e jardineiros. Todos os minerais presentes em sua estrutura desempenham um papel importante no crescimento, desenvolvimento e frutificação do tomate.
Importante! Como fertilizante, é permitido o uso exclusivamente de cinzas de forno ou obtidas a partir da queima de resíduos vegetais.
Quando livros, materiais de construção e móveis são queimados, o pó das cinzas contém sais de metais pesados. Acumulando-se no solo, as toxinas envenenam os tomates e podem prejudicar uma pessoa que os ingira.
As cinzas contêm muito cálcio. Este mineral é importante para o desenvolvimento do tomate em todas as fases do ciclo vegetativo.
- O carbonato de cálcio fornece entrega de nutrientes de célula para célula, o metabolismo celular e os processos metabólicos são normalizados. Essa alimentação contribui para o amadurecimento ativo das frutas.
- O silicato de cálcio fornece melhor absorção de oligoelementos benéficos do substrato... Graças a isso, os frutos crescem nutritivos e benéficos à saúde humana.
- O sulfato de cálcio é parte do superfosfato, um dos fertilizantes caseiros de verão mais populares. Importante para o pleno desenvolvimento da fruta.
- Cloreto de cálcio - promove a fotossíntese e a produção de enzimas. Esta substância permite converter o nitrogênio amoniacal do solo em sais úteis de ácido nítrico. São esses compostos que conferem à cultura resistência a infecções fúngicas e ao ataque de pragas de jardim.
- Um pouco menos potássio e fósforo nas cinzas... No entanto, sua concentração é suficiente para que as plantas se desenvolvam ativamente e frutifiquem em abundância. A presença desses minerais normaliza o metabolismo, melhora o equilíbrio hídrico e também otimiza a absorção do sistema radicular.
O ortofosfato de sódio é muito importante para o tomate. Este sal atua como um ativador da formação de enzimas e promove a síntese de nutrientes essenciais. Outro mineral valioso é o magnésio. A cinza contém três de seus sais de uma vez. Junto com o potássio, é responsável pela produção de energia pelas partes verdes da planta e participa ativamente da síntese de carboidratos. Este oligoelemento é o principal material de construção do amido e da celulose.
Se as plantas carecem de magnésio, elas param de crescer, a floração é retardada por tanto tempo que os frutos simplesmente não têm tempo de amadurecer antes da geada.Assim, está claro que as cinzas são um fertilizante nutritivo concentrado. Seu uso tem muitas vantagens no cultivo de tomates:
- respeito pelo meio ambiente, origem natural;
- a disponibilidade de alimentação, sem necessidade de gastar dinheiro na compra;
- rica fonte de oligoelementos valiosos;
- todas as substâncias úteis das cinzas têm uma forma disponível para assimilação pelos tomates.
A única desvantagem dessa alimentação é que ela não contém nitrogênio, importante para o desenvolvimento da massa verde das plantas. Jardineiros experientes geralmente alternam a alimentação de cinzas com compostos contendo nitrogênio. Porém, é preciso lembrar que a medida é boa em tudo. A alimentação excessiva deste tipo tem o efeito mais desfavorável sobre a acidez do solo e seu equilíbrio mineral.
Adendo! É fácil entender que a alimentação dos tomates correu bem. Os frutos tornam-se densos e as folhas adquirem uma pronunciada cor verde brilhante. Se não houver reação, depois de uma semana, é melhor repetir o tratamento.
Preparação de soluções
Dependendo de quais oligoelementos são exigidos pelos tomates em um determinado estágio da vida, as cinzas obtidas de diferentes plantas podem ser usadas.
- Na maioria das vezes, é usado pó de cinza, que é o resultado da combustão árvores de madeira dura - contém um equilíbrio ideal de fósforo, potássio e cálcio.
- Depois de queimar coníferas obtém-se uma cinza rica em fósforo.
- Ao queimar briquetes de combustível a cinza de turfa é obtida, ela contém uma grande proporção de sais de cálcio.
- Cinzas de cereais é considerado um valioso depósito de potássio.
- Ao queimar carvão os resíduos de cinzas saturam o solo com enxofre e silício e também ajudam a reduzir sua acidez.
Ao fazer sua própria cinza, você pode ajustar sua composição selecionando os materiais de base. Portanto, os ramos jovens contêm muito potássio e os velhos fornecem mais cálcio. A concentração ideal de sais de potássio é alcançada usando árvores com madeira densa e a inclusão de ervas daninhas. Na maioria das vezes, a cinza do tomate é usada seca. Para isso, os resíduos vegetais são queimados, transformados em pó e adicionados ao solo. Ao plantar arbustos jovens, as cinzas são despejadas nos buracos, neste caso, um arbusto precisará de 2 colheres de sopa. eu. Este fertilizante satura o substrato com macronutrientes úteis, além de criar uma proteção eficaz contra o apodrecimento e infecções fúngicas. Alternativamente, cinzas secas podem ser adicionadas ao substrato a uma taxa de 200 g por metro quadrado durante a escavação na primavera e no outono. Solos leves só podem ser alimentados uma vez por ano.
Se desejar, uma solução de cinzas pode ser preparada, ela é usada para fertilizar arbustos adultos. Não é difícil de fazer - é preciso mexer 100 g de pó em um balde de água em temperatura ambiente, insistir em um local aquecido por várias horas e usá-lo para irrigar a plantação. O líquido é aplicado à taxa de 0,5 litros por arbusto.
A rega deve ser feita pela raiz. Em uma semana, você notará que o crescimento do tomate se intensificou.
A mesma composição é necessária para a imersão das sementes. É verdade que eles cozinham de maneira um pouco diferente: 1 colher de sopa. eu. as cinzas, peneiradas em uma peneira, são dissolvidas em 2 litros de água morna e mantidas por 1-2 dias. Em seguida, as sementes são filtradas e baixadas por 10-12 horas. Essa medida aumenta os parâmetros de germinação das mudas. Para alimentação foliar, use uma receita baseada em 1 copo de cinzas e 3 litros de água. Esta composição é fervida em fogo baixo por 30-40 minutos, depois diluída com água limpa para que o volume total seja de 10 litros. Em seguida, adiciona-se 50 g de sabão em pó ralado no ralador fino - a solução pronta é usada para borrifar os arbustos em caso de ataque de pragas e falta de microelementos úteis.
Para melhorar o sabor da fruta, as cinzas são misturadas com preparações farmacêuticas. Por exemplo, um bom efeito é a seguinte composição: 2 copos de cinzas precisam ser diluídos com 3 litros de água fervente e insistidos por 1,5-2 dias, após os quais a solução é filtrada e 10 g de ácido bórico e iodo são adicionados. A mistura resultante é usada para pulverizar arbustos durante o período de floração. O processamento é realizado a cada 10 dias. Os tomates respondem bem ao chá de ervas com cinzas. Neste caso, você precisa coletar bananas, dentes-de-leão, urtigas e outras verduras, colocá-los em um recipiente limpo para que as verduras ocupem 3/4 do volume do recipiente. A grama é derramada com água, coberta com uma tampa ou saco e deixada por uma semana. Assim que o cheiro aparecer, adicione 300 g de cinzas ao líquido e misture bem. Antes de regar, 1 litro da solução resultante é misturada com um balde de água e os tomates são irrigados pela raiz.
A cinza pode ser usada junto com o fermento. 10 g de fermento seco são agitados em 3 litros de água, 3 colheres de chá são adicionados. açúcar e insista por 4-5 dias em um lugar quente. Um copo de fertilizante é adicionado ao mosto resultante e diluído em água fria para obter 10 litros de líquido. A mistura é infundida por alguns dias e colocada sob os tomates a uma taxa de 0,5 litros por 1 arbusto.
Regras de alimentação levando em consideração o período
As cinzas são usadas não apenas como fertilizante nutritivo, mas também como remédio para tomates doentes. A adição regular de pó de cinza ao solo contribui para sua desinfecção e descontaminação.
A cinza inibe o desenvolvimento da microflora patogênica e de fungos patogênicos, embora possa ser usada em qualquer estágio da estação de cultivo do tomate.
Plantinha
As cinzas podem ser utilizadas ainda na fase de preparação do terreno para o plantio de tomateiros. Proporciona derretimento acelerado de neve e crosta de gelo, promove rápido aquecimento do solo. Antes do plantio das mudas, despeja-se um pouco de cinza na cova preparada, sempre misturada com o solo. Colocá-lo em sua forma pura não é recomendado, pois neste caso as raízes jovens podem sofrer uma queimadura química.
O volume das cinzas depende diretamente da acidez da terra. A um pH de 7 ou mais, é indesejável alcalinizar o solo. Se o residente de verão não souber o nível de acidez, então é melhor aplicar uma dose mínima de fertilizante ou simplesmente polvilhar a parte do solo das mudas com cinzas. Alternativamente, você pode adicionar cinzas enquanto escava o solo para o plantio. Neste caso, 100-250 g de pó seco são adicionados para cada metro quadrado.
Após o desembarque
Após o plantio, de vez em quando, torna-se necessário beliscar e retirar o excesso de folhas. Neste caso, as zonas de corte devem ser polvilhadas com pó de cinza seca por cima - isso protegerá os arbustos de danos por microorganismos patogênicos e decomposição. O processamento é realizado nos meses de junho e julho. Nesta fase, a planta precisa de cobertura - podem ser raízes e foliares.
Para combinar o fertilizante com um tratamento especial contra infecções, um pouco de substrato com sabão é adicionado à infusão de cinzas. Dessa forma, ele ficará melhor nas partes verdes do arbusto do tomate.
Durante a frutificação
Na fase de formação do ovário, os arbustos de tomate respondem bem à aspersão de cinzas no círculo do tronco. O processamento é realizado em solo úmido a uma taxa de 50 g para uma planta. Este tipo de alimentação tem o efeito mais favorável sobre as características gustativas dos frutos, a fertilização é realizada a cada 2 semanas. Se os arbustos forem ligeiramente polvilhados com cinzas, não serão atacados por pragas. Este método cria proteção eficaz contra ataques da pulga do repolho, lesmas e do besouro da batata do Colorado. Aplicar sobre verduras levemente hidratadas, sempre em clima seco e calmo.
O maior efeito é obtido pela mistura de cinzas com pó de tabaco, tomadas em volumes iguais. Durante o período de frutificação, a planta requer rega abundante. Cada um deles pode ser completado pela adição de pó de cinza à taxa de 50 g para cada arbusto. Um procedimento semelhante será útil para as plantas se o amadurecimento dos frutos coincidir com um período de chuvas prolongadas - isso evitará o aparecimento de apodrecimento.
Como fertilizar em diferentes condições de cultivo?
A diferença entre aplicar cinzas em uma área aberta ou em uma estufa é mínima. É um fertilizante versátil. Em qualquer caso, é necessário levar em consideração uma série de contra-indicações ao alimentar tomates.
- A cinza finalizada deve ser armazenada em local seco e bem ventilado.... Hidratar e molhar o despoja de suas características nutricionais. Essas cinzas têm um efeito mínimo durante a alimentação.
- As cinzas não devem ser aplicadas ao mesmo tempo que estrume ou composto... Nesse caso, a cinza vai inibir o acúmulo de nitrogênio, e também vai levar à formação de fórmulas que a planta assimila com grande dificuldade.
- Você também deve excluir uso simultâneo de cinzas e curativos sintéticos prontos.
- Em solos com pH acima de 7, a alcalinização do solo é proibida... Em tais situações, é possível alimentar o canteiro exclusivamente com os produtos da combustão do carvão.
Em campo aberto
Ao organizar curativos em campo aberto, é preciso lembrar que nem todos os orgânicos são compatíveis. Assim, os excrementos das aves absorvem o cálcio das cinzas em pó, portanto, a alimentação simultânea com essas substâncias não é recomendada. É melhor aplicar matéria orgânica animal no outono e cinzas - durante a escavação na primavera.
As proporções de aplicação de pó de cinza dependem do tipo de solo:
- em solos de turfa, um tomate requer 500 g / 1 sq. m;
- nos pulmões - 200 g / sq. m;
- em solos argilosos e pesados - 800 g / sq. m.
É impossível ultrapassar essas doses, pois isso provoca um desequilíbrio ácido-base e prejudica o crescimento e o desenvolvimento dos frutos.
Na estufa
As plantas na estufa apresentam falta de sol e, como resultado, deficiência de potássio. Portanto, a alimentação com cinzas é realizada com mais freqüência do que quando cultivada em terreno aberto. Neste caso, a fertilização pode ser aplicada 3-4 vezes por temporada. No momento do plantio, as cinzas são despejadas nas covas, na fase de floração, os arbustos são regados e borrifados com uma solução de cinzas. Quando os frutos amadurecem, o molho de cinza é usado para regar.
Em terreno aberto, o fertilizante é geralmente aplicado após o pôr do sol para evitar a exposição das folhas ao sol. Já nas estufas, o top dress é aplicado pela manhã. A cinza de madeira é uma cobertura eficaz e acessível, os tomates gostam muito dela. Porém, o fertilizante deve ser aplicado corretamente, obedecendo aos prazos e dosagens.... Só neste caso, terá o efeito desejado, permitirá proteger a cultura das infecções comuns do tomate e proporcionar ao residente de verão uma rica colheita de frutos.
O comentário foi enviado com sucesso.