Fertilizantes fosfato-potássio para tomates

Contente
  1. Quando eles são necessários?
  2. Visualizações
  3. Como cozinhar?
  4. Como aplicar corretamente?

Para obter uma boa colheita de tomates em sua região, as plantas precisam ser alimentadas regularmente. Para isso, os fertilizantes de fósforo e potássio são excelentes. Devem ser usados ​​durante todo o período de crescimento e frutificação das plantas.

Quando eles são necessários?

É muito fácil perceber a falta de elementos importantes para o desenvolvimento e a frutificação. A falta de fósforo é evidenciada por:

  • folhas escuras ou marrons;
  • sistema de raiz subdesenvolvido;
  • crescimento lento de mudas;
  • floração pobre;
  • secagem gradual da folhagem.

As folhas reagem primeiro à falta de potássio. Eles escurecem e suas bordas ressecam. Com o tempo, a cor da folhagem torna-se marrom. Se o potássio não for suficiente para as plantas maduras, veios verdes podem ser vistos dentro do tomate cortado.

Tendo notado tais mudanças, as plantas devem ser alimentadas imediatamente. Se isso não for feito, a floração será pobre e os frutos crescerão pequenos.

Os tomates que crescem tanto na estufa quanto nos canteiros precisam ser alimentados com fertilizantes de fósforo e potássio.

Visualizações

Existem diferentes tipos de fertilizantes com potássio e fósforo.

Curativos contendo fósforo

Os fertilizantes que contêm fósforo têm sido usados ​​por jardineiros há muitos anos. Você pode comprá-los em quase todas as lojas especializadas.

  • Superfosfato. É um dos melhores fertilizantes para ser aplicado no plantio de mudas ao ar livre. Você pode comprar esse produto em grânulos e na forma líquida.
  • Amofos. Este produto é bastante concentrado, por isso é necessário utilizá-lo com cuidado para não agredir as plantas. É melhor adicionar amofós ao plantar mudas em terreno aberto ou durante o período de floração dos tomates.
  • Farinha de ossos. É uma boa fonte natural de fósforo. Vale a pena usar este molho orgânico no plantio de mudas. Despeje duas colheres de sopa da droga em cada poço.

Ao utilizar essas rações, deve-se sempre observar as instruções da embalagem para não prejudicar suas plantas.

Fertilizantes com potássio

Os fertilizantes que contêm potássio são geralmente aplicados no início da primavera. Vários tipos básicos de fertilizantes podem ser usados ​​para alimentação.

  • Cloreto de Potássio. Este agente é um pó cristalino fino. É mais conveniente adicioná-lo, tendo-o previamente diluído em água. Na maioria das vezes, as plantas são tratadas com uma solução de cloreto de potássio na primavera.
  • Sulfato de potássio é um pó cristalino branco. Este produto é usado principalmente para alimentar plantas cultivadas em solos leves.
  • Kalimagnesia. O fertilizante com este nome também é usado em solos leves. Ele está disponível na forma seca e líquida. Via de regra, esses curativos são usados ​​para o tratamento foliar de plantas. O fertilizante é excelente para alimentar as plantações de estufas.

Ao trabalhar com substâncias que contenham potássio, óculos e luvas devem ser usados ​​para proteger a pele e o trato respiratório.

Como cozinhar?

Os jardineiros costumam usar não apenas produtos químicos para nutrição de plantas, mas também remédios populares. Eles podem ser preparados com suas próprias mãos a partir de produtos improvisados.

Argamassa à base de cinza

Os fertilizantes à base de cinzas são ótimos para todos os tipos de solo e o nível de acidez é irrelevante. A solução de cinzas é bastante simples de preparar. Para prepará-lo, é necessário levar um balde de água e um quilo de cinzas secas. O pó seco deve ser diluído em um recipiente com água quente.Em seguida, o conteúdo deve ser bem misturado e colocado em um local aquecido por 4 horas. Após este tempo, a solução deve ser misturada novamente e imediatamente usada de acordo com as instruções. Esse remédio é introduzido na raiz.

Solução de casca de banana

As cascas de banana também podem ser usadas como cobertura. Para 3 litros de água, você precisa levar de 3 a 4 cascas de banana. Eles contêm potássio suficiente para alimentar um pequeno canteiro de jardim.

Método de cozimento:

  1. para começar, as cascas precisam ser esmagadas e depois colocadas em uma jarra;
  2. água quente deve ser derramada lá;
  3. a mistura deve ser colocada em local aquecido por 3 dias;
  4. após este tempo, a solução deve ser filtrada e usada conforme as instruções.

Fertilizante de casca de ovo

Este é outro remédio popular que pode ser usado para fertilizar plantas. Preparar tal cobertura é muito simples.

Método de cozimento:

  1. em primeiro lugar, a casca deve ser triturada e, em seguida, despejada em uma jarra de três litros;
  2. em seguida, o conteúdo deve ser derramado com água morna e colocado em um local quente por vários dias;
  3. a mistura finalizada deve ser filtrada.

Depois disso, você pode começar a fertilizar os tomates.

Como aplicar corretamente?

Para que o curativo de fósforo-potássio seja o mais útil possível para as plantas, eles precisam ser alimentados da maneira correta.

  • Pela primeira vez, fertilizantes contendo tais nutrientes devem ser aplicados após 2-3 folhas aparecerem nos tomates. Você pode realimentar as plantas após 2 a 3 semanas. Preste atenção aos canteiros durante o período de colheita dos tomates. Nos estágios iniciais do desenvolvimento do tomate, é melhor usar alimentação complexa.
  • É tão importante alimentá-los durante a fase de floração. Durante este período, as plantas precisam especialmente de fertilizantes à base de potássio. Você pode usar alimentos comprados e excrementos de pássaros ou esterco.
  • Após a colheita, quando todos os resíduos da planta são removidos, fertilizantes de fósforo são aplicados no solo. Durante o período de inverno, a cobertura tem tempo para se dissolver completamente, de modo que as plantas plantadas assimilam rapidamente todos os nutrientes de que precisam e crescem saudáveis ​​e fortes. Curativos à base de potássio não devem ser usados ​​no outono.

Ao cultivar tomates em casa, você deve sempre monitorar sua condição. Afinal, a colheita só será rica e saborosa se as plantas tiverem o suficiente de todos os nutrientes necessários.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário