Como regar os tomates para uma boa colheita?
Os tomates são a cultura favorita de todos os produtores de plantas. Os tomates colhidos no jardim diferem favoravelmente dos produtos do mercado, pois são mais aromáticos e mais saborosos. Frutos saudáveis e saborosos são a verdadeira decoração de uma horta, mas requerem tecnologia agrícola adequada. Este artigo fornece informações detalhadas sobre como regar tomates para uma boa colheita, que truques e remédios populares você precisa saber, como alimentar as plantas cultivando-as em uma estufa ou campo aberto.
Quais drogas devo usar?
É necessário regar os tomates para uma boa colheita junto com a fertilização, mesmo se o solo tiver sido devidamente preparado desde o outono... Os tomates são muito caprichosos no que diz respeito à rega. Se houver muita umidade adoecem, se secam um pouco e ficam amarelados, as flores e o ovário caem. Por mais importante que seja, a água por si só não é suficiente para atingir altos rendimentos. Existem certas preparações disponíveis para o cultivo de tomates saborosos e carnudos.
A primeira rega é realizada quente, de preferência água da chuva. Então, dois dias após o plantio, são adicionados estimulantes de crescimento, que irão aliviar o estresse das mudas e ajudá-las a crescerem mais fortes. Essa droga pode ser "Fitosporin", que, além disso, protege contra infecções fúngicas. As plantas precisam ser processadas duas vezes por mês, alternando a alimentação foliar e a raiz.
A utilização do "líquido bordalês", utilizado para fins semelhantes, dá um resultado positivo.
A pulverização é realizada em um dia seco e sem vento na estação de crescimento inicial. O líquido pode ser comprado pronto em lojas especializadas ou preparado por você mesmo misturando cal apagada com sulfato de cobre. Além disso, para fins preventivos, você pode usar "Metranidozol", é especialmente eficaz com a adição de verde brilhante.
Ao regar, a água deve cair sob a raiz do arbusto. É necessário evitar o contato de água com as folhas, caso contrário, pode ocorrer o aparecimento de requeima. O uso mais racional da irrigação por gotejamento. No entanto, mesmo com a rega mais precisa, são necessárias medidas para prevenir e combater várias doenças:
- oídio;
- requeima;
- fusarium;
- manchas angulares.
Bons resultados são obtidos pelo tratamento com "Trichopol", uma preparação totalmente segura sem um período de espera, após o qual os tomates lavados podem ser consumidos imediatamente. A primeira pulverização é feita como medida preventiva logo após o plantio.
No futuro, é recomendável usá-lo durante toda a temporada, principalmente em verões chuvosos.
Para preparar a solução:
- pegue 10 litros de água;
- dissolver 20 comprimidos triturados;
- insista em 30 minutos.
Para combater a requeima, recomenda-se regar os arbustos com uma solução de "Furacilin" a cada 14 dias. A solução é preparada na proporção de 10 comprimidos por 8 litros de água. É armazenado por muito tempo sem perder suas propriedades.
Além disso, para estimular o crescimento das plantas, acelerar os processos de vegetação e aumentar a produtividade, a cultura das hortaliças é regada com uma solução com adição de salitre:
- amônia;
- cálcio;
- potassa;
- sódio;
- magnésio.
O uso de salitre é uma prática comum para jardineiros. O principal é que, ao usá-lo, o líquido não caia na parte superior da planta.
Que remédios populares para alimentar?
Embora sejam preparações industriais convenientes e fáceis de usar, elas podem ter um efeito negativo no solo, saturar os tomates com substâncias nocivas. Mais úteis serão os produtos naturais seguros obtidos com remédios populares.
Suas vantagens incluem o fato de que:
- substâncias naturais são usadas para cultivar um produto ambientalmente correto;
- o meio ambiente não está poluído;
- um efeito mais duradouro na planta é obtido;
- os produtos cultivados não prejudicam os seres humanos.
As características negativas de tais curativos também devem ser observadas:
- remédios populares de produtos naturais são absorvidos lentamente pelas plantas;
- o uso de esterco atrai insetos nocivos;
- é difícil determinar a quantidade necessária de tais componentes.
Como tal, os jardineiros preferem usar:
- cinza de madeira;
- excrementos de frango;
- tintura de urtiga;
- iodo;
- sérum;
- fermento.
Além disso, uma boa opção seria usar amônia, cascas de ovo. Esses produtos naturais simples e acessíveis têm um efeito poderoso no cultivo de plantas em estufas ou ao ar livre.
- O uso de cinza de madeira é caracterizado por um longo período de validade. Ele protege o tomate de doenças fúngicas. Quando as cinzas são adicionadas, o excesso de acidez do solo é neutralizado, criando assim um ambiente para a reprodução de microrganismos benéficos.
- Estrume de galinha contém muito nitrogênio e fósforo... Esses elementos contribuem para o crescimento da parte vegetativa das plantas, fortalecendo as folhas e caules. Se você regar os tomates com esse molho de cobertura, devido à rápida assimilação, os frutos amadurecerão mais cedo e o rendimento será maior.
- É útil tratar as camas com tintura de urtiga. É rico em nitrogênio, carbono, ferro. As plantas receberão potássio, cálcio e magnésio a partir dele.
- É necessário borrifar as mudas com iodo, vai fortalecer o sistema imunológico, prevenir doenças fúngicas, ajudar as raízes a assimilar totalmente as substâncias necessárias, acelerar o período de amadurecimento e aumentar seu rendimento.
- Whey contém um grande número de elementos importantes... Se você borrifar as plantas com ele, elas absorverão melhor os nutrientes e serão menos suscetíveis a doenças fúngicas, a requeima. A alimentação com fermento estimula o crescimento das plantas. As raízes tornam-se mais desenvolvidas e poderosas, o que tem um efeito positivo na vegetação dos arbustos.
- O uso de amôniarico em nitrogênio, afetará imediatamente o desenvolvimento da parte aérea da planta.
- Casca de ovo, contendo uma grande quantidade de cálcio, estando no solo, decompõe-se lentamente, enriquecendo-se gradativamente como um reservatório de longo prazo. Use a casca esmagada ou sua tintura aquosa.
A introdução desses curativos no solo deve ser realizada várias vezes ao longo da estação, após o plantio das mudas, a seguir durante a formação do segundo par de folhas e quando aparecem os botões e se formam os frutos.
Dicas de alimentação
Para crescer bem, cada planta deve ser alimentada. E essa dieta deve conter vários fertilizantes, que são aplicados em tempo hábil, dependendo da fase de desenvolvimento da cultura. Com alimentação inadequada ou insuficiente, os tomates estagnam, murcham, adoecem e dão poucos frutos. O excesso também é prejudicial. De fato, como resultado da alimentação excessiva, copas violentas crescerão e os frutos terão que esperar por muito tempo, mas a requeima não durará.
- Top curativo usado no verão para alcançar altos rendimentos. Durante o preparo do solo para o plantio de mudas, são introduzidos fertilizantes minerais com alto teor de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica.
- Azoto - usado para aumentar a massa vegetativa da planta, o crescimento das folhas, caules, enteados. Deve ser lembrado que o crescimento de plantas muito vigoroso pode atrasar o desenvolvimento e a maturação dos tomates. Um complexo de fósforo e potássio dará um baixo nível de nitratos.
- Orgânico... O uso de molhos orgânicos aumentará o sabor das frutas e a produtividade.
- Durante o plantio, fertilizantes potássicos são aplicados em pequena quantidade, e depois de duas semanas, quando as mudas se adaptam, são adicionadas misturas com nitrogênio, fósforo com potássio, cálcio, magnésio. O nitrato de magnésio contém grandes quantidades de magnésio e nitrogênio. Ao usá-lo, não há necessidade de usar compostos de nitrogênio adicionais.
De acordo com o estado das plantas, elas são determinadas com o tempo de realimentação. Depois de plantadas mudas, para um efeito maior, é melhor tratar os arbustos com fertilizantes complexos. A introdução de matéria orgânica deve ser limitada. Durante a entrada das plantas na fase de crescimento ativo, antes da floração, são realizados dois curativos com preparações contendo fósforo, para o desenvolvimento do sistema radicular e nitrogênio para aumentar a massa de caules e folhas.
Com o aparecimento da cor, é necessário aplicar duas vezes fertilizantes de potássio-fósforo, isso ajudará na formação do ovário das bagas. A falta desses elementos levará à deterioração da polinização e queda de flores estéreis. A necessidade de fertilizantes nitrogenados é avaliada pelo estado das mudas, limitando-as ou cancelando-as por completo.
Durante o período de ovário do fruto, o fósforo e o potássio tornam-se a base da nutrição do tomate. Eles devem ser inseridos duas ou até três vezes.... Você pode usar fertilizantes prontos ou prepará-los a partir de uma mistura de solução de sulfato de potássio - 1 colher por balde de água e 0,5 kg de estrume líquido, ou substituir essa mistura por nitroammofos dissolvendo 1 colher de chá em um balde de água. Nesse período, recomenda-se a introdução de matéria orgânica.
Pare de alimentar algumas semanas antes da colheita. Essa dieta para tomates os tornará resistentes a doenças, ajudará a formar frutas carnudas e doces em julho e aumentará significativamente a produtividade.
O comentário foi enviado com sucesso.