O uso de copas de tomate contra pragas e para fertilização
As copas dos tomates, que alguns jardineiros jogam direto no lixo, trazem muitos benefícios à saúde. Pode ser útil para alimentar plantações e para combater insetos e para a formação de húmus.
Propriedades do tomate
As copas dos tomates ajudam de muitas maneiras a cuidar da horta e da horta. Todas as propriedades marcantes da massa verde são fornecidas pelo fato de que, durante a estação de crescimento, os tomates acumulam uma grande quantidade de nitrogênio, cálcio, manganês, óleos essenciais e outros nutrientes nas placas das folhas. Como resultado, o que geralmente é jogado fora ou queimado pode ser eficaz e, o mais importante, alimentação gratuita para muitas plantas: os próprios tomates e pepinos, berinjelas, pimentões e outras culturas.
As vantagens da matéria orgânica vegetal também incluem a capacidade de usá-la de diferentes maneiras: da pulverização à compostagem. Os fertilizantes líquidos são preparados muito rapidamente e são capazes de lidar com a falta de nutrientes no solo em pouco tempo. A sua utilização é muito simples e surge um resultado eficaz, independentemente do motivo da sua utilização.
A desvantagem das copas de tomate é que muitas vezes sofrem de doenças fúngicas ou infecciosas, às quais o jardineiro pode não prestar atenção. Usar um componente infectado para preparar fertilizante transferirá a doença para plantações saudáveis. Em princípio, se você não seguir as regras de segurança, o suco venenoso dos caules ou folhas pode ir parar na pele ou nos olhos, provocando uma reação alérgica.
Sempre use luvas de borracha e óculos de segurança ao manusear o lanço.
Quais tops são adequados para você?
Para a incorporação da maioria das receitas populares, apenas plantas saudáveis são adequadas, idealmente sua parte superior com o maior número de folhas. As placas das folhas dos topos devem ter uma superfície plana e uma cor verde uniforme. É importante que não haja sinais de requeima, podridão, oídio e outras infecções na superfície, bem como danos de pragas. Não colete amostras com mofo, podridão ou manchas, ou brotos murchados ou amarelados. A massa verde, via de regra, deve ser pré-seca, evitando que a umidade entre em contato com ela, o que pode causar apodrecimento e mofo.
Além das folhas e caules do tomate, também podem ser aproveitados os brotos laterais cortados durante a beliscadura, bem como os arbustos colhidos dos canteiros após o final da safra.
Como preparar e usar a infusão?
As tampas de tomate têm vários usos.
Contra pragas
As partes verdes do tomate são muito eficazes no controle de pragas. Por conterem solanina tóxica, comer folhas pulverizadas com uma composição à base de copas leva à morte de insetos: do besouro da batata do Colorado às lagartas. Para preparar a solução, você precisa pegar um quilo de folhas e brotos e enchê-los com um balde de água. Depois que o líquido foi infundido por 8 a 10 horas, você pode adicionar aparas de sabão ou apenas sabão líquido. A solução filtrada é adequada para pulverizar plantações.
É permitido processar morangos ou repolho desta forma uma vez por semana durante todo o verão, com exceção do período de floração.
Para infusão contra pragas, você pode usar tampas frescas e secas, mas sempre sem sinais visíveis de doenças fúngicas. Ao pulverizar as plantações, é importante garantir que o líquido tóxico não entre nos frutos. Recomenda-se também processar primeiro um arbusto e depois, se não ocorrerem reações alérgicas, ocupar todos os canteiros. É melhor pulverizar de manhã cedo ou tarde da noite para evitar queimaduras.
Outra versão de repelente de insetos é preparada muito mais rápido, mas requer tratamento térmico. Nesse caso, para 10 litros de água são 4 quilos de brotos e folhas frescas, ou um quilo de folhas secas. A solução é primeiro infundida por cerca de 4 horas, depois fervida em fogo baixo por cerca de 30 minutos e resfriada naturalmente. Depois de coar o caldo, deve-se diluir de forma que para cada litro haja 4 litros de água.
De doença
Embora as pontas de tomate sejam mais comumente usadas para tratar doenças humanas, você pode tentar usá-las para lidar com doenças de plantas. É importante lembrar que essa parte do tomate secreta fitoncidas - substâncias que podem destruir microorganismos patogênicos. Portanto, o uso de uma solução de topos pode ajudar nas infecções fúngicas das lavouras.
Para alimentação
Qualquer tomate cortado de qualidade pode ser usado para criar fertilizante de potássio. Nesse caso, a massa verde é primeiro seca e depois queimada em um recipiente refratário. Depois de moê-lo até o estado de pó, você pode adicionar cinzas de madeira e, em seguida, aplicar a mistura para alimentar uma variedade de culturas. O curativo à base de potássio pode ser armazenado pelo tempo que você quiser em um local seco, desde que forneça proteção adequada contra a umidade. Essas cinzas devem ser adicionadas aos buracos antes de plantar batatas, tomates, abobrinhas com berinjelas ou pimentões. As mudas são regadas com infusão de cinzas e, no verão, os arbustos em crescimento são borrifados com pó. Culturas perenes, por exemplo, framboesas podem ser pulverizadas com pó antes de congelar e, no outono, certamente será útil ao cavar os canteiros.
Claro, os tops também são adequados para a criação de curativos líquidos - principalmente infusões de ervas. Esse fertilizante é rico em nitrogênio, o que significa que contribui para a formação ativa da massa verde. Para infusão, apenas as partes verdes que são saudáveis podem ser usadas. Isto é feito da seguinte forma: o barril é enchido com brotos e folhas trituradas, após o que é enchido com 20 litros de água e fechado com uma tampa. O fato de a solução estar pronta para uso pode ser julgado pelo aparecimento de pequenas bolhas na superfície. Isso geralmente acontece após 7 dias. Antes da irrigação, a solução altamente concentrada é diluída de 1 a 10. O líquido deve ser direcionado diretamente sob a raiz, evitando que respingos caiam nas placas das folhas.
Para aplicar a infusão e para a pulverização, será necessário torná-la menos concentrada.
Aditivo para compostagem
As copas de tomate recém-cortadas também são ótimas para compostagem. Tudo começa com o fato de que galhos e folhas são dispostos em camadas em uma fossa de compostagem, alternando com camadas de terra. Para "ativar" os processos de húmus, o conteúdo também é vertido com uma solução de verbasco ou uréia ou uma preparação especial como "Saneks". A desinfecção com sulfato de cobre também será útil. É importante mencionar que este buraco deve ser cavado em local escuro, pois a constante exposição ao sol retarda a decomposição. Na parte superior, é coberto com lona ou filme preto com pequenos orifícios. Uma alternativa ao poço pode ser um barril ou um baú de madeira.
Este fertilizante só pode ser aplicado após um ano. No entanto, se uma folhagem contaminada com requeima ou bactérias foi usada para o composto, ela deve ser deixada apodrecer por quase três anos para que microorganismos perigosos morram e a massa seja transformada em húmus nutritivo. No entanto, alguns jardineiros inicialmente aconselham o uso apenas de vegetação jovem e saudável, e imediatamente queimam as áreas afetadas pela requeima no fogo. Vale ressaltar a possibilidade de combinar topos com frutas escurecidas. Na primavera, vale a pena introduzir um fertilizante complexo na massa em decomposição. Ao adicionar esse fertilizante às camas, o solo se tornará mais fértil e quebradiço.
É melhor usar húmus para cobertura morta ou adicioná-lo ao solo antes de cavar os canteiros.
Mulching
As tampas de tomate também são adequadas para cobertura morta. Para usá-lo, no entanto, não deve ser fresco, mas depois de secar. Os enteados e as folhas, espalhados entre vegetais ou canteiros individuais, bem como nos círculos próximos ao tronco das árvores e arbustos, ajudam a reter a umidade no solo. Além disso, os caules apodrecidos vão nutrir o solo e também impedir o desenvolvimento de ervas daninhas. Se os topos forem planejados para serem dispostos em uma camada mais densa, primeiro será necessário triturá-los.
À medida que os fragmentos secam e se deterioram, eles devem ser substituídos por novos. É extremamente importante escolher apenas ramos saudáveis para cobertura morta, caso contrário, esporos de doenças e bactérias infectarão as plantações em crescimento. Não podemos esquecer que o cheiro específico das copas, assim como a solanina presente em sua composição, afugenta muitas pragas. Graças a isso, a cobertura morta das copas é especialmente útil para macieiras, pereiras e cerejeiras.
Dicas úteis
A infusão final das tampas pode ser armazenada em um recipiente de vidro hermeticamente fechado por 8-9 meses. Assim, a solução criada no verão pode ser usada na proteção de plantas de interior, bem como no cultivo de mudas. Durante o "cozimento" é importante manter sempre as proporções restritas, pois a adição excessiva de copas pode causar queimaduras nos arbustos tratados.
As soluções devem ser sempre criadas no mesmo recipiente, que não será usado para outros fins, incluindo cozinhar. É melhor enterrar o bagaço da folhagem no solo. Todas as pulverizações devem ser interrompidas cerca de um mês antes da colheita. Os restos das verduras cortadas devem ser enviados para neutralizar odores desagradáveis, por exemplo, começar a derramar no banheiro do jardim. Se você fizer isso todas as semanas, depois de um tempo o cheiro se tornará menos perceptível e uma diminuição significativa no número de insetos começará a ser observada.
Para obter informações sobre como usar as pontas de tomate contra pragas e para fertilização, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.