Como armazenar tomates?

Contente
  1. Requisitos de armazenamento
  2. Seleção de assento
  3. Como mantê-lo por mais tempo?
  4. Qual é o melhor lugar para amadurecer tomates verdes?
  5. Dicas úteis

É difícil imaginar uma salada de vitaminas sem um delicioso tomate suculento. Este vegetal vai bem com pepino, alface, queijo, azeitonas. Também é bom em saladas de carne. Infelizmente, os tomates colhidos podem não ser armazenados por muito tempo.

Muitas donas de casa estão tentando estender sua vida útil. Como guardar a colheita em casa, como manter os vegetais colhidos por mais tempo e como amadurecer adequadamente os tomates verdes, isso será discutido no artigo.

Requisitos de armazenamento

Os tomates são considerados por muitos como as frutas mais saborosas, utilizadas como ingrediente em saladas sazonais e como complemento de pratos quentes. Com o início do tempo frio, torna-se mais difícil encontrar frutas maduras de alta qualidade adequadas para a alimentação. Eles começam a se deteriorar, apodrecer e suas características gustativas se deterioram. Sem cumprir os requisitos, os frutos maduros podem manter a sua apresentação por vários dias.

Em temperaturas mais baixas, como o armazenamento de vegetais na geladeira, os tomates podem ser comestíveis por 8 a 10 dias. Sua vida útil pode ser estendida até vários meses. A própria variedade de tomate desempenha um papel significativo na preservação da colheita. As variedades híbridas geralmente são menos suscetíveis a doenças, razão pela qual geralmente são escolhidas para armazenamento de longo prazo. Para tal, vale a pena utilizar não só variedades híbridas, mas também variedades de meia e tardia.

Existem certos requisitos, cujo cumprimento permitirá que você conserve um delicioso vegetal por mais tempo.

  • Deixando vegetais para armazenamento, é necessário inspecioná-los e retirar espécimes com manchas, escurecimento, rachaduras ou outros defeitos... Eles devem ser inteiros e não maduros demais. É aconselhável se concentrar em frutas verdes.
  • Deve-se ter cuidado para manter o regime de temperatura ideal. O grau de maturidade desempenha um papel importante nisso.
  • É importante que a sala tenha boa ventilação.

O cumprimento dessas regras simples permitirá que você mantenha os tomates em boas condições por muito tempo. Recomenda-se colher vegetais em um dia seco e fresco. É importante que neles não havia orvalho ou gotas remanescentes após a rega. É melhor colher frutas com talos, sua presença ajudará a estender significativamente sua vida útil... Deve-se dispor os vegetais com o pedúnculo para cima, também é recomendável embrulhar a ponta com fita adesiva. Graças a este método, o tomate não perderá umidade, o que afetará o prazo de validade.

É indesejável postergar a colheita, pois temperaturas abaixo de cinco graus Celsius começarão a afetar negativamente os frutos. Fora do arbusto, os tomates podem permanecer verdes e começar a apodrecer em breve.

Seleção de assento

Para os residentes rurais, a escolha de um local para armazenar verduras para o inverno não é considerada um problema. Porões confortáveis ​​e espaçosos irão ajudá-los com isso. Em tal adega há um lugar para picles, preparações, e também será possível colocar caixas com legumes e frutas aqui.

Será muito mais difícil encontrar essa zona em um apartamento na cidade. Mas você ainda pode encontrar vários lugares adequados.

  • Geladeira... Os vegetais devem ser mantidos na geladeira por muito tempo, principalmente se forem colocados em uma área com resfriamento mínimo, como um recipiente para vegetais e prateleiras nas portas. Em casa, na geladeira, os vegetais podem manter sua apresentação por 6 a 8 dias. Antes de mandar os vegetais para a geladeira, eles não devem ser lavados, devem estar secos e limpos.É melhor não fechar o recipiente hermeticamente, caso contrário, devido à umidade que apareceu no interior, a colheita começará a apodrecer. Ao conservar no refrigerador, deve-se ter em mente que o tomate acabará perdendo seu aroma agradável característico, pois nessas condições de temperatura as substâncias que conferem ao tomate o sabor e o cheiro inerentes são destruídas. Para restaurar parcialmente o sabor dos vegetais, recomenda-se retirá-los com antecedência para que aqueçam.
  • Despensa... Se houver uma despensa conveniente na sala, que não tenha dispositivos de aquecimento, você também pode guardar legumes aqui. Para fazer isso, a colheita é disposta em caixas ou outros recipientes e deixada.
  • Windowsill... Para armazenamento de curto prazo, os tomates podem ser deixados sobre a mesa, para o peitoril da janela ou outra superfície, com o lado plano voltado para baixo. É importante que esta área seja protegida da luz solar direta. Em 2 a 3 dias, os frutos dispostos em uma camada permanecem saborosos, com seu aroma característico. Caso os vegetais ainda não estejam totalmente maduros, recomenda-se colocá-los no parapeito da janela e, em seguida, levá-los à geladeira.
  • Varandas ou galerias. No outono e no inverno, varandas e galerias aquecidas são adequadas para o armazenamento de safras. A temperatura normalmente fica em torno de 10-20 graus Celsius. Para melhor preservação, a colheita é espalhada em uma camada e coberta com um pano grosso para que a luz forte não incida sobre os frutos.

Na ausência de despensa, varanda isolada ou loggia, você pode simplesmente colocar a cultura no chão. Debaixo de um armário ou de uma cama, você pode encontrar um lugar adequado para colocar sua colheita, arrumando o papel e distribuindo os vegetais em uma camada. É necessário verificar regularmente o quão bem os vegetais se sentem e sua segurança.

Para a conservação da fruta madura, é preferível utilizar caixotes limpos com grades. Eles podem ser feitos de madeira e opções de plástico também são adequadas. No fundo delas, folhas de papel limpo ou pergaminho devem ser colocadas e, em seguida, os tomates são colocados na base. Recomenda-se mudar cada linha subsequente com papel ou embrulhar os tomates. Depois de dispor os legumes, é necessário derramar sobre a serragem ou a turfa. Com este método de armazenamento, os vegetais permanecerão frescos por vários meses. É importante manter uma temperatura adequada ao fazer isso. Não deve exceder 8-12 graus Celsius.

Recomenda-se armazenar os tomates colhidos em locais onde a temperatura ideal seja mantida. É regulado de acordo com o grau de maturação da fruta:

  • a temperatura ideal para armazenar frutas verdes é 12-15 graus;
  • para tomates brancos, a temperatura é de 8-10 graus;
  • tomates marrons são armazenados a uma temperatura de 4 a 6 graus, e para frutas vermelhas, uma marca de 0 a 2 graus é considerada ideal.

O tempo de armazenamento de uma safra madura também é afetado pela umidade no ambiente. Não deve exceder 85-90%.

Como mantê-lo por mais tempo?

Para a preservação, eles usam vegetais comprados na loja e tomates caseiros. O marcador permanecerá atualizado por mais tempo se determinados requisitos forem atendidos.

  • É necessário revisar a colheita e classificar os espécimes, selecionando separadamente tomates grandes e pequenos. As frutas grandes amadurecem por mais tempo, enquanto as frutas pequenas amadurecem completamente.
  • Você também deve classificar a colheita de acordo com o grau de maturação, separando os espécimes verdes dos tomates marrons e vermelhos, uma vez que levam um tempo diferente para amadurecer. Legumes muito maduros não devem ser deixados, eles são usados ​​imediatamente.
  • É melhor não manter frutas maduras e totalmente maduras nas proximidades de frutas verdes... O etileno por elas emitido afetará o amadurecimento dos vizinhos, por isso é melhor retirar imediatamente os tomates maduros e macios do local de armazenamento. Pelo mesmo motivo, não é recomendável deixar a colheita das maçãs e pêras colhidas no outono ao lado dos tomates. Não os mantenha juntos com berinjelas.

Você pode economizar frutas vermelhas até dezembro e por mais tempo de maneiras diferentes.

  • Armazenamento em óleo vegetal. Com este método, você deve preparar um frasco de 3 litros limpo e seco. Então você precisa começar a preparar os vegetais. Eles são lavados e mergulhados em um recipiente preparado. O óleo é derramado sobre a peça de trabalho, cobrindo os vegetais completamente. Depois disso, o jarro é coberto com uma tampa e colocado de lado.
  • Em salmoura. Com este método, você precisa fazer uma salmoura. Para ele, misture água, acrescentando sal com vinagre na proporção de 8: 1: 1. Em seguida, os frutos preparados são colocados em uma jarra e despejados com uma solução salina ácida.
  • No vácuo. Para a segurança da colheita, são usados ​​tomates maduros e resilientes, que são colocados em potes de vidro até os ombros. Uma pequena vela é colocada dentro do recipiente, mas sem aromatizantes, e colocada no fogo. Em seguida, você precisa abaixar a tampa com cuidado e enrolá-la. A vela se apagará quando todo o oxigênio for queimado. É importante que não se apague durante o processo de enrolamento da lata.
  • Em um recipiente com mostarda. Ao contrário da preservação convencional, os vegetais preparados desta forma serão mantidos frescos. Você precisa pegar um frasco de 3 litros, coloque uma camada de pó de mostarda no fundo, coloque uma fileira de tomates. Em seguida, eles colocam um pedaço de papel sobre ele, despejam um punhado de mostarda. Assim, em camadas alternadas, o recipiente é preenchido até o topo. A mostarda é adicionada por último. O frasco é coberto com uma tampa e enrolado.
  • A salga é considerada um método comprovado. Para conservar vegetais, você precisa separar os tomates e selecionar frutas maduras de alta qualidade, libertando-as dos caules. Amostras sobreamadurecidas devem ser selecionadas separadamente e cortadas em pedaços. Depois disso, você precisa encher o recipiente com uma camada de tomates picados de 8-10 cm, adicionar um pouco de sal e, em seguida, colocar uma camada de tomates maduros elásticos selecionados e polvilhar com sal novamente. O recipiente está totalmente cheio até o topo. O sal é adicionado por último. O recipiente é hermeticamente fechado e guardado em local fresco.
  • Por secagem. Os tomates secos ao sol são uma iguaria mediterrânea. Você pode secá-los naturalmente e no forno.

Congelar tomates no congelador é uma boa maneira de preservar as colheitas. Durante o processo de congelamento, o produto retém todas as vitaminas e minerais, portanto, esse método também é popular com muitas donas de casa.

Para congelar você precisa:

  • lavar e secar vegetais;
  • corte a fruta em rodelas e coloque-a numa travessa ou tabuleiro;
  • cubra-os com uma película para que não comecem a perder a humidade e a absorver aromas estranhos;
  • coloque no freezer por 3-4 horas;
  • retire do congelador, dobre os anéis em um recipiente ou saco conveniente e envie de volta para o frio.

Existem outros métodos de congelamento de tomates. Eles podem ser armazenados inteiros, cortados em pedaços ou como purê.

Qual é o melhor lugar para amadurecer tomates verdes?

Para armazenamento de longo prazo, é melhor escolher tomates verdes. Recomenda-se retirar os frutos verdes do mato o mais tarde possível, por exemplo, em outubro. Para preservação, os vegetais devem ser embrulhados em papel fino. Neste caso, é aconselhável escolher não papel transparente ou pergaminho, mas folhas pretas. As frutas embaladas são acondicionadas e dispostas em caixas ventiladas, não esquecendo de alternar as fileiras com serragem ou palha.

Recomenda-se que tais espaços em branco sejam mantidos em locais bem ventilados, secos e escuros, a uma temperatura de +10 graus. Em condições favoráveis, os legumes amadurecem gradualmente, pelo que as anfitriãs poderão agradar aos seus convidados com uma salada de tomates maduros no Ano Novo.

Dicas úteis

Os conselhos de donas de casa experientes ajudam a preservar a apresentação dos tomates, seu aroma e sabor.

  • Para estender a vida útil e matar germes, imediatamente antes de colocar os vegetais nas caixas, recomenda-se processá-los com álcool de farmácia e, em seguida, secá-los.
  • Não lave suas colheitas enviando-o para um favorito.
  • Para melhor manter a qualidade, os tomates podem ser trate com uma solução de ácido bórico (0,3%) ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
  • Não remova o talo, sua presença prolongará a preservação.Espalhe os tomates com o pedúnculo levantado para que a crosta delicada junto a ele não rebente, o que prejudicará a cultura.
  • Os vegetais são dispostos em caixas em uma camadapara que não se quebrem com o peso.

A colheita deve ser verificada regularmente. Quando aparece a podridão, os frutos doentes devem ser removidos imediatamente para não infectar os saudáveis. Existem muitas maneiras e locais de armazenar tomates verdes e maduros, permitindo que você se delicie com esses deliciosos vegetais quase o ano todo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário