Por que as folhas dos tomates ficam amarelas e o que fazer?

Contente
  1. Resgatando tomates em diferentes condições
  2. Qual é o motivo do amarelecimento das mudas?
  3. E se as folhas superior e inferior ficarem amarelas?
  4. Por que enrolar e murchar?

O cultivo de tomates é um processo longo e trabalhoso. Normalmente no final do inverno os jardineiros começam a plantar as sementes, cuidam do plantio, na primavera as mudas são plantadas em estufa ou um pouco mais tarde em campo aberto. A safra é colhida no verão e em regiões de clima frio - próximo ao outono.

Durante o período de crescimento, os jardineiros freqüentemente enfrentam vários problemas, o mais comum dos quais é o amarelecimento da folhagem. As folhas podem mudar de cor por diversos motivos e, se as medidas não forem tomadas a tempo, o arbusto pode doer por muito tempo ou até morrer. Para evitar que isso aconteça, é importante determinar corretamente a causa do amarelecimento e começar imediatamente a salvar a planta.

Resgatando tomates em diferentes condições

São muitas as razões pelas quais as folhas do tomate ficam amarelas, por exemplo, rega inadequada, várias doenças, condições de cultivo desfavoráveis, falta de micro e macro elementos, ataques de pragas de insetos. Não se preocupe se as placas das folhas começarem a amarelar alguns dias após o plantio no solo: neste caso, a planta está sob estresse. Após o transplante para um canteiro de jardim, o sistema radicular ganha "liberdade", mas ao mesmo tempo a qualidade do solo, sua composição e as condições climáticas mudam.

Estando em tal situação, a planta tenta direcionar a quantidade máxima de nutrientes para o topo, enquanto as folhas inferiores começam a sofrer primeiro. As folhas mais baixas podem cair sozinhas, porém jardineiros experientes recomendam cortá-las: assim a planta vai se livrar do lastro e terá mais energia para a formação ativa e desenvolvimento de nova folhagem. Várias placas de folhas amareladas abaixo não são assustadoras e você não deve tomar medidas especiais neste caso. Existem razões mais sérias pelas quais a folhagem muda de cor. Vamos dar uma olhada em cada um deles.

Na estufa

Os seguintes fatores podem ser os principais motivos para o amarelecimento da folhagem.

  • Incumprimento do regime de rega. O arbusto pode reagir alterando a cor das placas das folhas para rega excessiva ou insuficiente. O solo não deve estar constantemente úmido - é importante que seque, caso contrário, as raízes podem apodrecer. Com irrigação insuficiente, não há umidade suficiente, o que também afeta a saúde do tomate. É necessário regar os arbustos moderadamente quando o solo secar, regularmente afrouxar o solo: com tais medidas, o arbusto se recuperará rapidamente e ficará verde.
  • Doenças. Uma doença comum em que as folhas dos tomates começam a amarelar é a murcha de fusarium. É causada por um fungo: afeta o caule e a folhagem. Se você não tomar medidas, o sistema radicular começará a apodrecer e o próprio arbusto vai secar. Aos primeiros sinais de murchamento do fusarium, você pode usar meios como "Trichodermin", "Alirin-B", "Planriz", "Strekar", "Benazol". Alguns jardineiros espalham farinha de dolomita ou cal sobre os canteiros, borrifam os arbustos com uma solução rosa de permanganato de potássio.
  • Falta de minerais ou oligoelementos. Não há necessidade de descartar a alimentação, principalmente durante o amadurecimento da fruta. É durante esse período que o tomate precisa da introdução de fertilizantes, já que a maior parte dos componentes dos nutrientes vai para o crescimento do feto. Os tomates devem ser alimentados com quaisquer aditivos complexos.Alguns jardineiros para esses fins usam uma infusão preparada com folhas de confrei (você precisa colocar 1 kg de folhagem em um balde de água, deixe por 5 dias).
  • Danos na raiz. O amarelecimento das folhas pode ocorrer como resultado de lesão mecânica no sistema radicular durante o transplante de plantas ou quando as pragas comem as raízes. Se as raízes forem danificadas durante o transplante, não entre em pânico: neste caso, a planta as restaura ativamente e direciona todos os nutrientes para a parte subterrânea. Se o sistema radicular for danificado por pragas, é necessário tomar medidas de controle: antes de tudo, tirar as ervas daninhas dos canteiros, soltar o solo, regar ou borrifar os tomates com infusão de cascas de cebola. Com o tratamento oportuno, as folhas retornarão a uma cor verde saudável.

Alta umidade é freqüentemente observada na estufa. Seu valor ideal está na faixa de 60 a 70%. Com o aumento dos indicadores, as folhas começam a amarelar e apodrecer. Para normalizar a umidade, é necessário ventilar frequentemente o ambiente, reduzir a irrigação por um tempo e evitar a irrigação da folhagem.

Em campo aberto

Quando os tomates são plantados em terreno aberto, sua folhagem murcha e torna-se amarela pelas mesmas razões que em condições de estufa, mas existem algumas diferenças. Por exemplo, em regiões com clima frio, a temperatura do ar costuma estar abaixo da ideal para os tomates (especialmente à noite). O plantio incorreto de tomates no jardim muitas vezes leva a um problema, no qual as plantas não terão espaço livre suficiente.

A distância ideal entre 2 arbustos para culturas de tamanho médio deve ser de 40-50 cm. Jardineiros experientes recomendam o plantio de mudas em um padrão xadrez. Se estiverem próximos, os arbustos não terão luz suficiente para a fotossíntese, além disso, não serão capazes de absorver a quantidade necessária de umidade e nutrientes. Se os tomates forem plantados muito próximos, você precisará transplantá-los. Para que a planta tenha luz total suficiente, deve-se escolher uma área ensolarada para o plantio.

Ao cultivar tomates em terreno aberto, os jardineiros costumam aplicar fertilizante insuficiente ou, ao contrário, em excesso. O primeiro sinal de fome do tomate é o enrugamento e o amarelecimento da folhagem. Para remediar a situação, você precisa alimentar os tomates com fertilizantes minerais e orgânicos. Para que a planta se desenvolva corretamente e tenha imunidade persistente, deve-se adicionar um complexo de fertilizantes, que deve conter magnésio, ferro, nitrogênio, potássio e cloro.

A folhagem do tomate geralmente fica amarela ao ar livre quando atacada por pragas. Os insetos podem quebrar a integridade das folhas e sugar o suco delas. Devido ao ataque de parasitas, os arbustos perdem clorofila, razão pela qual as copas aparecem amarelas. Os tomates são especialmente atacados por pulgões, ácaros, tripes e moscas brancas. Esses insetos gostam de umidade elevada, que é observada com tomates plantados próximos e um grande número de ervas daninhas.

Se foram encontradas pragas, você precisa começar imediatamente a lidar com pessoas indesejadas. As plantas devem ser tratadas com "Fitoferm", "Aktara", "Confidor" ou outro meio com espectro de ação semelhante. Recomenda-se realizar os trabalhos com tempo nublado mas não com chuva. É aconselhável realizar o tratamento com produtos químicos antes do início do período de frutificação.

Se as pragas atacaram os tomates durante o amadurecimento, o uso de tais produtos não é recomendado. Nesse caso, é melhor recorrer aos métodos populares. O cheiro de amônia ou alho pode repelir insetos.

Qual é o motivo do amarelecimento das mudas?

Ao cultivar mudas no parapeito de uma janela, os jardineiros também enfrentam o amarelecimento das folhas. Muitos são os motivos que levam a uma mudança na cor das plantas jovens. Na maioria das vezes, os jardineiros se deparam com a falta de luz.Ao cultivar mudas na janela, é preciso lembrar que todas as variedades de tomates são culturas fotófilas. Sinais de falta de luz - arrancamento de arbustos, amarelecimento da folhagem inferior. Se você não agir em tempo hábil, toda a folhagem pode adquirir uma cor amarelo brilhante: neste caso, as mudas morrerão. Para evitar que isso aconteça, recipientes com mudas devem ser instalados na própria janela iluminada. Plantas jovens com até 30 dias de idade precisam de iluminação artificial adicional. Em tempo nublado, os arbustos precisam ser iluminados até 14-16 horas.

Observação! Para aumentar a energia da luz, uma folha reflexiva ou espelho deve ser instalado atrás das mudas. Se necessário, a iluminação adicional pode ser aumentada em até 19 horas.

O sol forte e a luz solar direta nas mudas podem causar amarelecimento. Ao levar recipientes com tomates jovens para fora em março-abril, sombreamento adicional deve ser fornecido, caso contrário, podem aparecer queimaduras na folhagem.

Existem vários sinais de danos:

  • o aparecimento de círculos brancos e secos na borda ou no centro das folhas;
  • secagem do tecido no local da queimadura;
  • branqueamento da planta.

As mudas podem morrer de queimaduras graves.

Outra razão para o amarelecimento das mudas é um pequeno recipiente. Em condições restritas, o sistema radicular não se desenvolverá normalmente, o que levará primeiro ao amarelecimento e depois ao murchamento da folhagem. Os tomates que crescem em condições restritas carecem de luz, nutrientes e umidade. Todos os arbustos competem uns com os outros por esses recursos, enquanto eles começam a se esticar e enfraquecer. Para a correta formação dos rizomas e da parte aérea do mato, é necessário mergulhar as mudas em recipientes separados.

Outras causas de amarelecimento das mudas incluem os seguintes fatores.

  • Rega insuficiente. Nesse caso, a folhagem primeiro murcha, depois fica amarela e seca. As plantas jovens devem ser regadas moderadamente e continuar a seguir o regime. A rega oportuna retornará o turgor à folhagem murcha dentro de 1-2 dias.
  • Rega excessiva. Com irrigação abundante, as folhas murcham, amarelam, mas não ressecam como no caso de falta de umidade. Com excesso de umidade, o solo deve secar completamente. Em situações avançadas, o tomate deve ser transplantado para um recipiente de maior capacidade com adição de terra seca. Depois disso, os tomates não devem ser regados por 5 dias. O amarelo deve desaparecer completamente em cerca de 1,5 semanas.
  • Falta de cobertura ou fertilização inadequada. Mudas pequenas, finas e enfraquecidas, de cor amarelo-esverdeada, são sinais de falta de componentes nutricionais. Para a alimentação de mudas, recomenda-se o uso de fertilizantes complexos com teor de nitrogênio de até 10%.
  • Solo selecionado incorretamente. Para mudas em crescimento, a preferência deve ser dada a solo ligeiramente ácido com um nível de pH na faixa de 5-6. Para evitar o amarelecimento da folhagem, deve-se abandonar os solos alcalinos e acidificados.

Outra razão para o amarelecimento da folhagem é uma picareta em que o sistema radicular foi danificado. Com rega moderada, fertilização suficiente, a planta se recupera após 4-5 dias. Em caso de danos significativos às raízes, você pode usar um estimulador de raízes, por exemplo, "Kornevin".

E se as folhas superior e inferior ficarem amarelas?

O amarelecimento das folhas do tomate pode começar por cima ou por baixo e, se o jardineiro estiver inativo, pode espalhar-se pelas copas. Se apenas os topos começaram a amarelar, a razão para a mudança de cor está na deficiência de nutrientes. Vejamos os sinais de falta de substâncias básicas.

  • Cálcio. Se não for suficiente, os topos ficam amarelos, as pontas da folhagem deformam-se e as inflorescências caem. Posteriormente, os frutos ficam cobertos de manchas, que crescem com o tempo. Para que os tomates recebam cálcio, é necessário borrifar os tomates com nitrato de cálcio (a uma taxa de 20 g por 8 litros de água).
  • Enxofre. Os primeiros sinais de falta de um componente são vermelhidão das nervuras, desbaste dos caules, amarelecimento lento das folhas.Para se livrar do amarelecimento e devolver a planta a uma cor verde saudável, os arbustos devem ser borrifados com sulfato de magnésio (1 g por 1 litro de água).
  • Ferro. Se manchas amarelas começarem a se formar no centro das folhas, é mais provável que seja devido à falta de ferro. Os tomates devem ser tratados por pulverização com sulfato de ferro ou quelato de ferro. Alguns jardineiros recorrem à alimentação com essas substâncias.
  • Manganês. Na falta dessa substância, as nervuras das folhas adquirem uma cor verde-amarelada doentia. Para restaurar o equilíbrio do manganês, você precisa tratar os arbustos com uma solução de permanganato de potássio.
  • Bor. Com a inanição bórica, a folhagem da copa dos tomates começa a se deformar na base. Com a pulverização oportuna de tomate com ácido bórico, o problema será resolvido. Se você não tomar essas medidas, as folhas ficarão amarelas e as nervuras delas adquirirão uma coloração marrom-escura.

As folhas inferiores freqüentemente ficam amarelas e ressecam por razões mais inofensivas. Para arbustos adultos, isso é considerado um processo biológico normal. Assim, o tomate se livra de copas desnecessárias a fim de direcionar mais nutrientes e umidade para a formação de novos brotos, inflorescências, formação e crescimento de frutos.

Por que enrolar e murchar?

O enrolamento e o amarelecimento da folhagem são um sinal dos seguintes problemas.

  • Deficiência de componentes nutricionais. Às vezes é difícil descobrir qual substância está faltando, e é por isso que jardineiros experientes recomendam o uso de suplementos complexos comprados em lojas. Espanar arbustos com cinzas de madeira também é eficaz.
  • Crescimento desigual da folhagem. O enrolamento das folhas é observado com um crescimento acentuado das pontas, alongando as folhas ao longo. Na maioria das vezes, as folhas crescem de forma desigual perto das mudas. Para remediar a situação, é necessário fornecer boa luz solar aos arbustos.
  • A derrota do tomate por pulgões ou carrapatos. Se encontrado, você pode borrifar a folhagem com uma solução de casca de cebola ou permanganato de potássio.

Para minimizar o amarelecimento maciço dos topos, você precisa estabelecer um regime de irrigação, alimentar as plantas a tempo e verificar regularmente se há insetos. Também é importante observar a rotação de culturas e plantar as plantas mais “adequadas”. Por exemplo, os tomates não são plantados onde os tomates tuberosos costumavam crescer.

É melhor plantar flores perto de tomates, cujo aroma afugentará as pragas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário