Descrição e tratamento da podridão de topo em tomates
Quase todo jardineiro cultiva tomates em seu site. Para que a colheita seja de alta qualidade e os tomates sejam saborosos, as plantas devem ser protegidas da maioria das doenças que podem prejudicá-las. A podridão de topo, que é perigosa para o tomate que cresce tanto em estufas como em canteiros abertos, também pertence a essas doenças.
O que é isso?
A podridão de topo é uma doença bastante comum. Pode ser molhado ou seco. O primeiro tipo de podridão também é chamado de bacteriana. A planta doente está coberta de manchas úmidas de várias formas. Superficial ou seco afeta até tomates verdes. Aparecem como pequenos pontos secos e escuros.
Esta doença se espalha com rapidez suficiente. Se você não começar a lutar contra o apodrecimento a tempo, pode perder um terço da colheita total.
Razões para o aparecimento
A podridão de topo aparece em tomates que crescem em terreno aberto ou em estufas. Na maioria das vezes, isso acontece devido ao fato de as plantas não possuírem cálcio. O que pode levar ao aparecimento de podridão apical pode ser:
- falta de umidade no solo ou seu excesso;
- forte acidez do solo;
- clima quente e seco;
- quantidade excessiva de nitrogênio no solo;
- danos ao sistema raiz.
Além disso, a podridão de topo se forma na superfície das plantas e no caso de elas estarem sob estresse. Portanto, não molhe os arbustos com água fria nem permita mudanças bruscas de temperatura na estufa.
Sinais de derrota
Você pode notar que as plantas estão doentes, examinando regularmente o seu site. Os seguintes sinais indicam que os tomates são afetados pela podridão apical:
- o aparecimento de manchas escuras na superfície da fruta;
- rápido amarelecimento e secagem da folhagem;
- a planta parece ruim e parece muito letárgica;
- deformação e morte de brotos;
- retardar o crescimento dos frutos ou mudar sua forma;
- o aparecimento de pequenas fissuras na superfície dos tomates.
Se um arbusto infectado for deixado sem vigilância, a maior parte da safra de tomate será destruída. Além disso, a doença também pode afetar plantas vizinhas. Portanto, o tratamento do tomate deve ser iniciado imediatamente após a detecção dos primeiros sinais.
Medidas de controle
Existem muitas formas de combater esta doença. A escolha dos métodos de controle depende do grau de dano às plantas e das preferências dos jardineiros.
Agrotécnica
Para proteger os canteiros de tomate, é necessário observar a rotação de culturas no local. O cultivo de tomates ocorre em solo que consome umidade. Se o solo for muito leve, deve-se adicionar turfa e solo de turfa antes do plantio dos tomates. Eles ajudarão a manter a água no solo.
O tratamento oportuno das sementes com desinfetantes também ajudará a prevenir o desenvolvimento da doença no local. Antes de plantar no solo, eles podem ser embebidos em uma solução de três por cento de permanganato de potássio por meia hora. As plantas podem ser protegidas colocando as sementes em uma mistura de 1 grama de sulfato ferroso e um litro de água morna. Você precisa mantê-los nesta solução por um dia.
Quando os primeiros frutos aparecerem nos arbustos, o local deverá ser examinado com especial atenção. Percebendo manchas escuras nos tomates, as frutas devem ser colhidas imediatamente. Os tomates afetados por esta doença não podem ser usados para alimentação.
Além disso, eles não devem ser colocados em um barril de compostagem. Isso pode levar à infecção de ainda mais plantas no próximo ano.
Drogas comuns
Você pode se livrar da podridão superior usando produtos químicos comprovados. Vale a pena tratar as plantas com esses meios, depois de retirar todos os frutos doentes do mato. Além disso, antes de pulverizar a área, deve ser bem regada. Os seguintes produtos são usados para proteger as camas.
- Nitrato de cálcio. Para combater o apodrecimento, os tomates podem ser borrifados ou regados com uma solução preparada. Um spray para arbustos é preparado com duas colheres de sopa de nitrato de cálcio e um balde de água limpa. A solução usada para regar permite não só curar a podridão de cima, mas também alimentar os tomates. Para a sua preparação, 1 grama de nitrato de cálcio deve ser diluído em 5 litros de água. Após a dissolução completa, a mistura é usada para regar os arbustos. Plantas jovens e adultas podem ser tratadas com esta solução.
- Cloreto de Potássio. Você pode comprar este produto em qualquer farmácia. Funciona de forma rápida e eficiente. Para preparar a solução, você precisará diluir 10 mililitros de cloreto de potássio em um balde de água. A mistura resultante pode ser pulverizada imediatamente em plantas doentes. Para derrotar completamente a podridão superior, será necessário um novo tratamento, que deve ser feito no máximo 2 semanas após o primeiro procedimento.
- Brexil Sa. Este produto é usado para pulverizar plantas a cada 10-12 dias. É necessário preparar a solução, respeitando a dosagem correta. O tratamento oportuno impedirá a propagação da doença.
- "Calcifol 25". Este medicamento vem em forma de pó. É rapidamente absorvido pelas plantas e é totalmente inofensivo. Para preparar a solução, você precisará diluir 5 gramas do medicamento em 1 litro de água limpa. Para eliminar completamente todos os sinais da doença, a pulverização deverá ser repetida uma semana após o primeiro procedimento.
- Nitrato de calcário. Também ajuda a evitar que as plantas apodreçam. Pulverizar os arbustos com uma mistura de 8 gramas da droga e 1 balde de água deve ser repetido a cada 3-4 dias.
- Uma mistura de ácido bórico e nitrato de cálcio. Este é outro remédio que pode ajudar a interromper o desenvolvimento da doença em um curto espaço de tempo. Para preparar a solução, você precisa misturar 10 gramas de nitrato de cálcio e 10 gramas de ácido bórico em 1 balde de água limpa. O produto pode ser usado imediatamente após a preparação.
- Fitosporin. Este medicamento protege as plantas não apenas da podridão do topo, mas também de infecções fúngicas. Para preparar a solução, você precisa misturar 10 gramas de "Fitosporin" com 1 litro de água. Eles precisam processar não apenas frutas danificadas, mas também o terreno próximo aos arbustos.
É melhor borrifar ou regar as camas com esses produtos em climas secos e calmos. Vale a pena fazer isso com máscara de proteção e luvas. Após o processamento do site, deve-se lavar bem as mãos com sabonete e tomar banho.
Remédios populares
Vários remédios populares também podem ajudar no combate ao apodrecimento.
- Casca de ovo. Este alimento é rico em cálcio. Portanto, é freqüentemente usado para alimentar plantas deficientes neste elemento. Para fazer tal fertilizante, a casca deve ser retirada da película e bem seca. Depois disso, deve ser amassado até virar pó. Deve-se colocar 200 gramas do produto em uma jarra de litro e, em seguida, enchê-la com água. A mistura deve ser infundida por 3-4 dias. Após esse tempo, a mistura deve ser filtrada e mais 2 litros de água devem ser adicionados ao recipiente. Você pode borrifar os tomates com a solução preparada imediatamente.
- Cinza. Este é outro remédio popular que é ótimo para lidar com a deficiência de cálcio. Pode ser aplicado no solo seco ou usado para preparar uma solução. Um copo de cinzas deve ser diluído em 5 litros de água morna. Despeje 2 litros de líquido sob cada arbusto. É melhor não comer tomates dentro de três dias após o processamento do site.
- Soda. Os jardineiros também costumam usar bicarbonato de sódio ou carbonato de sódio para tratar plantas. O pó seco deve ser dissolvido em água. Adicione 10 gramas do produto a 1 balde de líquido. Esta composição é ótima para pulverizar arbustos. É melhor realizar este procedimento em climas calmos. Para alcançar a eliminação completa da doença, os arbustos devem ser processados 2 a 3 vezes com intervalos de 5 a 6 dias.
- Giz. A solução de giz é rica em cálcio. Portanto, também é usado para combater a podridão de topo com bastante frequência. Para preparar a mistura, basta misturar 100 gramas de giz em 1 balde de água. Tal produto será um excelente auxiliar na luta contra a podridão de topo.
- Farinha de ossos. Você pode encontrar esse remédio facilmente em sua farmácia veterinária. Para preparar uma solução, 100 gramas de farinha de ossos devem ser despejados em 2 litros de água fervida. Então, tudo precisa ser bem misturado. Em seguida, você precisa colocar 4 baldes de água na mistura resultante. A mistura coada pode ser pulverizada nos tomates afetados. Um balde de solução será suficiente para 20 arbustos.
- Casca de carvalho. Primeiro, o produto seco deve ser triturado em pequenas migalhas. Em seguida, 1 colher de sopa deve ser derramada em um recipiente esmaltado. eu. casca e despeje com 1 litro de água. Ferva a solução por pelo menos 10 minutos. Coe a mistura acabada.
Os remédios populares para combater a podridão de topo são populares devido ao fato de que os produtos selecionados são baratos e não prejudicam as plantas nem as pessoas.
Profilaxia
Para proteger os tomates do apodrecimento, você deve sempre manter sua área limpa.
- Para que as plantas sejam fortes, você precisa aplicar fertilizantes no solo a tempo. O revestimento superior para este propósito é selecionado de forma diferente, dependendo das necessidades dos arbustos.
- Não plante arbustos muito próximos uns dos outros. A distância entre eles deve ser de pelo menos 50 cm. É especialmente importante respeitar esta regra ao cultivar tomates em uma estufa.
- As plantas precisam ser regadas regularmente. Neste caso, vale a pena certificar-se de que o solo não fica muito úmido.
- Para que o solo retenha melhor a umidade, os arbustos devem ser cobertos com serragem, cascas de árvores pequenas ou feno.
- Os arbustos devem ser inspecionados regularmente e o solo ao redor deles deve ser afrouxado.
- Se os tomates forem cultivados em uma estufa, o ambiente deve ser ventilado regularmente.
- No outono, é recomendável limpar o local de resíduos de plantas e folhas secas. Além disso, a calagem do solo é necessária neste momento. Isso ajudará a saturar o solo com cálcio e evitar que o local contamine doenças comuns.
Se você fizer tudo certo, poderá não só proteger o local do apodrecimento, mas também aumentar a produção de tomates.
Variedades resistentes
Jardineiros experientes também recomendam a escolha de variedades resistentes a esta doença para o plantio. Os seguintes híbridos são os mais adequados para isso.
- "Bolchevique F1". Esses tomates estão maduros cedo. Os frutos distinguem-se pelo excelente sabor e formato redondo. Os tomates vermelhos pesam em média 150-200 gramas.
- "Dubok". Esses tomates são geralmente comprados para plantio em canteiros abertos. Eles são adequados para armazenamento e transporte de longo prazo. As frutas pesam em média 60-100 gramas.
- Benito F1. Esta variedade de tomate apresenta alto rendimento. As mudas podem ser plantadas ao ar livre e em estufa. De qualquer forma, a colheita será ótima e os frutos serão suculentos e saborosos. A planta desta variedade pode ser grande ou curta.
- "Preenchimento branco". Este híbrido é despretensioso e fácil de cuidar. As plantas são adequadas para o plantio tanto em campo aberto como em estufa. Os tomates são redondos e pesam cerca de 100 gramas.
- "Faraó F1". Os tomates de amadurecimento médio toleram bem a falta de umidade. Portanto, você pode contar com uma grande colheita mesmo que o verão seja muito quente. Os frutos dessas plantas têm forma de ameixa e são ricos em vermelho.
- Raisa. Esta variedade de tomate é excelente para cultivo em estufas.É resistente a diversas doenças, bem transportado e armazenado por muito tempo. Os frutos maduros pesam de 160 a 180 gramas.
As principais variedades livres de apodrecimento são vendidas na maioria das lojas, para que todos possam comprá-las e plantá-las em seu site.
As perdas de safra devido ao apodrecimento podem ser muito grandes. Para proteger o seu jardim, você precisa estudar todas as informações sobre esta doença com antecedência e descobrir a melhor forma de lidar com ela.
O comentário foi enviado com sucesso.