Doenças e pragas do tomate na estufa
Os tomates são uma das hortaliças mais populares cultivadas em casa de vegetação por jardineiros. Os produtores de tomate experientes sabem em primeira mão que as doenças entre este representante da família da erva-moura não são tão raras.
Há casos em que devido a doenças é possível perder quase que totalmente a safra.
Doenças e seu tratamento
Dependendo da natureza dos patógenos, os seguintes grupos de doenças do tomate podem ser distinguidos: fúngico, viral, bacteriano, não infeccioso (causado por danos de pragas)... Ao cultivar tomates em casa de vegetação, muitas vezes ocorrem doenças devido à violação do regime de temperatura e umidade excessiva. As doenças mais comuns do tomate em uma estufa de policarbonato são fúngicas (requeima, cladosporium, podridão).
Esporos de microorganismos que podem causar doenças geralmente persistem no solo e sobrevivem ao inverno com segurança. Em condições favoráveis à atividade vital de bactérias e fungos, eles começam a se multiplicar e infectar as plantas.
Mesmo se a terra for cultivada ou totalmente substituída, ainda podem ocorrer doenças. Por exemplo, eles podem ser trazidos para a estufa com solo após o transplante. Outra causa de doenças são as pragas. É muito difícil lidar com eles. Eles ainda acabam em uma estufa ou estufa.
Se as doenças do tomate ainda aparecerem, para combatê-las, você precisa determinar com qual doença você terá que lutar. Para isso, é necessário estudar os principais tipos de patógenos. E também uma descrição das pragas desta cultura. Então ficará claro como processar arbustos de tomate.
Bacteriana
Esse tipo de doença é causado por organismos patogênicos. A causa são sementes de baixa qualidade, solo ruim, cuidado inadequado com as mudas.
Existem vários tipos de doenças bacterianas que se desenvolvem na estufa.
- Mancha negra... A doença desenvolve-se rapidamente em condições favoráveis de temperatura (acima de + 25 ° C) em condições de alta umidade. Você pode reconhecer esse tipo de mancha por pequenos pontos pretos cercados por uma borda amarela. À medida que se espalha, listras pretas tornam-se visíveis no tronco. Manchas escuras aparecem em tomates verdes. Eles são aquosos no contorno.
Tratar esta doença é difícil. Portanto, é importante fazer prevenção. É imperativo ventilar a estufa e desinfetar o solo. Se forem encontrados sinais de danos à planta com mancha preta, ela é destruída.
- Câncer bacteriano do tomate. A doença é mais freqüentemente encontrada em tomates que crescem em estufas de policarbonato, estufas. O primeiro sinal de uma doença perigosa (quarentena) é a torção e a murcha das folhas. Além disso, as folhas podem começar a murchar em um lado da planta. Mais tarde, aparecem manchas marrons nas folhas. Então eles morrem. Existem listras marrons nas hastes. Surgem rachaduras, de onde flui o muco. Os frutos são cobertos por manchas brancas com uma mancha castanha no centro. Essas manchas lembram o olho de um pássaro.
Quando os primeiros sintomas de câncer aparecem, os arbustos doentes são destruídos. Os arbustos restantes precisam ser pulverizados com produtos químicos à base de cobre.
Fúngica
Essas doenças são causadas por fungos. Além disso, alguns deles podem afetar não apenas os tomates, mas também outras hortaliças que crescem na vizinhança.
A requeima é a mais famosa entre as doenças do tomate. Os esporos do fungo que causam a infecção podem ser encontrados no solo, em pás, forcados e outros equipamentos de jardinagem. Você também pode adicionar fungos aos seus sapatos. Lesmas também são portadoras. Os agentes causadores da requeima sobrevivem bem ao inverno. Em condições de alta umidade e altas temperaturas, a doença se desenvolve rapidamente.
A requeima não é um hóspede raro em estufas de policarbonato ou de vidro. Manchas marrons aparecem na parte inferior das folhas. Se você virar a folha, verá uma flor. As flores secam e caem. Mais tarde, manchas marrons claras aparecem no fruto do tomate.
A doença geralmente afeta plantas muito densamente plantadas. A causa da doença também pode ser um alto teor de nitrogênio no solo. Não há necessidade de uso excessivo de fertilizantes de nitrogênio.
Prevenção da requeima - o uso de preparações biológicas... As plantas podem ser curadas com produtos químicos vendidos em lojas especializadas. Métodos alternativos de prevenção e tratamento de plantas também são adequados.
Cladosporium (mancha marrom ou oliva). Os sinais do aparecimento de cladosporium são manchas verde-amareladas. Mais tarde, eles ficam marrons. Sobre os pontos - flor de terry.
Demora cerca de 2 semanas desde o momento da infecção do tomate até às primeiras manifestações da doença. E depois de mais um mês, a mancha marrom pode destruir a planta.
Os tomates em um estágio inicial da doença são tratados com agentes fungicidas. Na estufa, é necessário observar o modo de ventilação. É importante monitorar o nível de umidade (não mais que 70%).
As folhas inferiores dos arbustos são cuidadosamente quebradas e queimadas. Os remédios populares são adequados apenas na fase de prevenção de doenças. Cladosporium pode destruir cerca de 1/3 da colheita.
Oídio... Freqüentemente, infecta tomates em condições de estufa. Sinais típicos - uma flor branca, uma reminiscência de farinha, forma-se nas folhas no topo. Mais tarde, ele se espalha para o caule. Existem manchas nas folhas na parte inferior. A doença afeta o tomate desde sua base.
Todas as partes infectadas do tomate morrem. As plantas são tratadas com preparações de cobre. A doença progride em clima quente e alta umidade.
Macrosporíase... Esta doença se desenvolve em todas as partes do tomate, exceto em suas raízes. Nas folhas localizadas abaixo, manchas marrons são formadas. Em seguida, a doença afeta os órgãos das plantas localizados mais perto do topo. Existem manchas marrons no caule do tomate, que são pressionadas contra o tecido do caule. Eles se assemelham a queimaduras na folhagem na estrutura. Manchas acastanhadas também se formam na fruta. Eles aparecem ao lado do talo.
A macrosporiose mantém sua viabilidade no solo por 3 anos. Eles lutam contra a doença borrifando o líquido Bordeaux.
Viral
Mosaico do tabaco. A doença pode reduzir a colheita planejada em 5 vezes. A doença é facilmente transmitida de uma planta para outra. Os agentes causadores do mosaico do tabaco podem persistir por muito tempo em estufas, tetos de edifícios, treliças e ferramentas de jardim.
Os sintomas da doença são danos aos frutos (amarelecimento) e a formação de manchas tipo mosaico nas lâminas das folhas. O vírus pode infectar uma planta inteira. Os arbustos de tomate não morrem completamente, mas seu crescimento é visivelmente reduzido, o desenvolvimento é retardado. No processo da doença, os frutos ficam cobertos de manchas marrons.
Não existem medicamentos que curem a doença. Um arbusto de tomate doente e todas as ervas daninhas ao redor são destruídas. O resto dos tomates é tratado preventivamente com remédios populares.
Mosaico de tomate verde... Este vírus causa manchas verdes e estrias nas folhas jovens. Uma lesão viral pode se manifestar como deformação da folha. As frutas também são afetadas.
Os brotos ou arbustos de tomate afetados devem ser completamente destruídos. Se a doença está apenas começando a se manifestar, podem ser usados agentes fungicidas. No estágio inicial da doença, é bem possível sobreviver com receitas folclóricas.
Rugas castanhas (castanhas)... Um vírus muito perigoso.Se entrar na estufa, você pode perder toda a safra de tomate. As manchas necróticas estão nos pedúnculos, pecíolos. Vários sintomas aparecem nas folhas ao mesmo tempo. Mosaico e manchas estão presentes. As folhas estão enroladas em alguns lugares. Manchas marrons se formam nos frutos do tomate, em cuja superfície você pode notar rugas. Nesse caso, os frutos podem ficar deformados.
Se o vírus aparecer na estufa, todos os arbustos infectados estarão sujeitos à destruição. É necessário observar atentamente a limpeza da estufa, para realizar medidas de higiene. A transmissão do vírus é possível por meio de instrumentos contaminados. Ele pode ser levado para a estufa em roupas ou sapatos.
Não infeccioso
Podridão superior. A doença surge como resultado da falta de cálcio e água, prejudicando as raízes do tomate. Os sintomas são manchas marrons ou escuras. Eles estão localizados na parte superior dos tomates. Os pontos podem crescer. A polpa por baixo está muito seca.
Motivos principais - longa seca e altas temperaturas do ar e do solo. Para alimentar a planta com cálcio, pulveriza-se as folhas com produtos que contenham esse elemento. É melhor polvilhar um tomate com fertilizantes com cálcio durante o período de endurecimento dos frutos.
Flores caindo, ovários. O motivo é a má assimilação de boro e manganês pela planta. Isso se deve à alta acidez do solo. A falta de potássio e fósforo também contribui para o desenvolvimento da doença. A alta temperatura do ar na estrutura da estufa pode se tornar um fator provocador do estado doloroso dos tomates.
Tomates quebrados... Devido a uma mudança no nível da água ou a uma quantidade insuficiente de água, os tomates podem começar a rachar. E também podem ocorrer rachaduras devido a grandes flutuações de temperatura e quantidades excessivas de minerais no solo. Para evitar rachaduras, você precisa escolher variedades que sejam resistentes a ela. A fertilização com potássio também é uma medida preventiva.
Deficiência de potássio. A cor irregular da fruta pode ocorrer devido à falta de potássio.
Isso se deve a distúrbios na degradação da clorofila e na síntese de licopeno.
Controle de pragas
Insetos, lesmas, caracóis podem não apenas estragar as folhas e frutos dos tomates, mas também se tornarem portadores de doenças. Eles facilmente transferem esporos, bactérias e vírus de um arbusto para outro. Eles fazem buracos na fruta e transmitem a infecção. Portanto, você precisa lutar contra eles.
Para se livrar das lesmas na estufa, você pode usar produtos químicos ou remédios populares.
Existem várias maneiras de lidar com lesmas.
-
Método mecânico. Para isso, as lesmas são coletadas manualmente à noite.
-
Método biológico. Um nematóide parasita é usado. As lesmas têm medo dela. Eles rapidamente se retiram da estufa onde crescem os tomates.
-
Você também pode envenenar lesmas. Para isso, são adquiridos medicamentos contendo metaldeído. Dos remédios populares, você pode recomendar amônia ou uma infusão de casca de cebola.
Além das lesmas, outras pragas também podem ameaçar os tomates em condições de estufa. Estes são o besouro da batata do Colorado, ácaro-aranha, urso, mosca-branca, verme, colheres roedoras. Para combatê-los, são utilizados inseticidas, que podem ser adquiridos em loja especializada.
Medidas de prevenção
Para obter um alto rendimento do tomate, é necessário evitar o aparecimento de doenças. As medidas preventivas são tomadas para que os tomates não adoeçam. É necessário realizar o processamento das plantas para prevenir o desenvolvimento e a disseminação de patógenos.
Para a prevenção, você pode usar medicamentos que aumentam as propriedades protetoras do tomate. Usa-se humato de sódio e potássio: dilui-se 10 ml de humato de potássio em um balde de 10 litros de água. A pulverização com tal solução é realizada durante o aparecimento de botões e flores. Além de proteger contra doenças, o remédio vai fortalecer a imunidade da planta, aumentar o rendimento.
Os agentes fungicidas são usados profilaticamente para prevenir doenças fúngicas. Quando o procedimento de borrifar o tomate é realizado, é necessário certificar-se de que o produto atinge apenas a cultura.
Não permita que produtos químicos caiam no chão.
Alguns jardineiros preferem fazer profilaticamente "sem artilharia pesada". Existem muitos remédios naturais que podem ajudar a proteger os tomates de doenças sem produtos químicos. Por exemplo, uma solução de alho é feita e as plantas são pulverizadas. Whey também é usado. É diluído em água. Os tomates precisam ser processados a cada 3-4 dias.
O leite também é usado, ao qual é adicionado iodo. Para 10 litros de leite, são necessárias 10-20 gotas de iodo. Os tomates são pulverizados com esta solução na estufa. Este método é adequado para a prevenção e controle de muitas doenças do tomate. O tratamento com uma mistura de leite e iodo repele muitas pragas de insetos.
Ash também é adequado para a prevenção de doenças. Para 20 litros de água, são necessários 6 copos de cinzas, acrescenta-se uma solução de sabão. O produto resultante é pulverizado em arbustos de tomate em uma estufa.
E também uma poderosa medida preventiva será regular aeração estufas.
Variedades resistentes
As garantias dos vendedores de sementes de que uma determinada variedade é completamente resistente a doenças é uma farsa. Esses tomates não existem. Todos eles podem ficar doentes. Mas existem tomates que são altamente resistentes a um determinado grupo de doenças. Na maioria das vezes, são híbridos. Como resultado do trabalho de criação, surgem variedades resistentes ou tolerantes a doenças.
Dentre as sementes de tomate oferecidas no mercado, é fácil fazer uma escolha em favor de uma variedade ou de um híbrido com base nas preferências pessoais do jardineiro.
Híbridos resistentes a doenças com cor vermelha de frutas - "Vologda", "Virtuoso", "Bohemia". "Eupator", "Opera", "Ural", "Spartak", "Carisma", com laranja - "Firebird", "Diorange", com amarelo - "Conta dourada", "Tâmara amarela".
O comentário foi enviado com sucesso.