Mosaico de tomate do tabaco: descrição e tratamento do vírus

Contente
  1. Descrição da doença
  2. Razões para o aparecimento
  3. Métodos de tratamento
  4. Medidas de prevenção

Todo jardineiro sonha em colocar a mesa de jantar com os melhores e mais saudáveis ​​vegetais cultivados em seu terreno, por exemplo, tomates. São vegetais bonitos, saudáveis ​​e saborosos. No entanto, cultivá-los está longe de ser fácil. Muitas vezes, no caminho, existem várias doenças, por exemplo, mosaico do tabaco do tomate. Este artigo terá como foco o vírus causador da doença, o tratamento da doença nas folhas e frutos, bem como as medidas para combater a mancha amarela e as peculiaridades do cultivo do tomate em estufas.

Descrição da doença

Muitos produtores de vegetais cultivam tomates em suas casas de veraneio ou estufas, enquanto freqüentemente encontram mosaico de tomate e tabaco. Esta doença é causada pelo vírus em forma de bastonete, Tomato mosaic tobamovirus, conhecido desde o século passado. Naquela época, plantações inteiras de tabaco morreram dela.

O vírus mencionado é persistente e tenaz, é difícil combatê-lo. Quando penetra no solo por 3-4 anos, permanece perigoso para muitas plantas, afetando, além dos tomates, pepinos e pimentões. O tratamento de plantas doentes é possível apenas nos estágios iniciais, portanto, é muito importante reconhecer o vírus o mais cedo possível. No futuro, você terá que destruí-los, puxando-os para fora do jardim e queimá-los. Um rebento murcho indica a presença de uma doença, enquanto a fruta parece feia e estragada. E também esses sinais incluem uma forma distorcida e podridão na polpa.

Sinais de derrota:

  • manchas nas folhas de tomate, alternância de uma cor mais clara com outra mais escura;

  • a presença de folhas com superfície enrugada;

  • as bordas da chapa são deformadas e ressecadas.

Já nos primeiros dias, uma infecção viral leva ao murchamento das plantas. Sua cor se torna pálida ou incolor. As folhas de tomate formam várias dobras, têm tamanhos diferentes e, às vezes, tornam-se filamentosas. As partes afetadas são claramente visíveis nos frutos, sua cor externa é amarelo brilhante, o escurecimento é perceptível na parte interna. Ela começa com uma xícara, expandindo-se gradualmente até o topo da baga. O processo termina com a morte do tecido. Neste caso, o fruto é coberto por uma malha marrom.

A casca desses tomates estoura e as sementes, junto com a polpa, caem. A doença começa com os brotos superiores, cobrindo ainda mais os arbustos completamente.

Razões para o aparecimento

Muitos são os motivos que contribuem para a derrota do tomate pelo mosaico do tabaco. Vários fatores tornam-se a causa do aparecimento:

  • solo contaminado;

  • a infecção é transmitida por pragas - carrapatos, pulgões, besouros;

  • o vírus pode chegar ao local junto com as sementes infectadas adquiridas ou material de plantio;

  • a doença também é transferida se o suco de uma planta doente atinge um tomate saudável.

Na maioria das vezes, o mosaico do tabaco afeta plantas que são cultivadas em mudas. O motivo aqui está na tecnologia agrícola com a utilização de uma grande variedade de operações, que muitas vezes contribuem para a disseminação da doença.

Os arbustos que são cultivados ao ar livre e em estufas tendem a doer com o mosaico do tabaco.

Certos erros na tecnologia agrícola contribuem para isso:

  • alagamento do solo devido à irrigação excessiva;

  • danos mecânicos às cascas das plantas, abrindo caminho para a penetração de infecções;

  • alto espessamento de arbustos de tomate durante o plantio;

  • má ventilação dos arbustos.

Um aumento do teor de umidade, uma mudança brusca de temperatura, bem como ervas daninhas deixadas nas camas sob os arbustos, estimulam a infecção do tomate com o vírus. O uso de ferramentas de jardim sem tratamento desinfetante também é uma forma possível de espalhar a infecção para outras áreas, o que pode levar a uma infecção mais ampla.

Métodos de tratamento

Imediatamente após o vírus atingir o tomate, ele começa a progredir, portanto, as plantas precisam ser tratadas imediatamente. É difícil combater o tabaco do mosaico do tomate porque o vírus é muito persistente.

  • Tendo percebido os primeiros sinais da doença na forma de manchas em mosaico, é necessário destruir imediatamente as plantas afetadas ou separá-las das sadias.

  • As áreas afetadas são aparadas em tecido saudável e as seções são tratadas com permanganato de potássio, peróxido de hidrogênio ou clorexidina.

  • No estágio inicial da doença da planta, a plantação pode ser tratada com "Karbofos" - isso ajudará a proteger as plantas saudáveis, uma vez que a microflora patogênica deixará de se formar. Para preparar tal solução, 75 g do medicamento são dissolvidos em 10 litros de água. O reprocessamento é realizado após uma década.

Uma forma mais radical é usar uma variedade de fungicidas e drogas que podem lidar com a maioria dos vírus. Jardineiros mais frequentemente do que outros usam "Maxim" ou "Lamador". Ao usá-los, é importante não esquecer que são produtos químicos tóxicos. Ao trabalhar com esses medicamentos, é importante seguir as instruções, utilizar equipamentos de proteção individual na forma de óculos e luvas.

Para não abusar da química, você deve regar os tomates com uma solução de iodo de leite. Para prepará-lo, você precisará de:

  • leite - 1 litro;

  • iodo - 10 gotas;

  • água - 10 litros.

As plantas são tratadas com esta solução duas vezes, com um intervalo de uma semana. Sob a influência do iodo, as bactérias morrem e o leite contribui para a formação da microflora benéfica.

Medidas de prevenção

Ao começar a cultivar tomate, é importante lembrar que é mais fácil prevenir a doença nas camas do que combatê-la posteriormente. Por isso é tão importante não esquecer a prevenção. Você precisa começar com a preparação adequada das sementes. Um meio eficaz de combater o mosaico é embeber as sementes por algumas horas em uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, as sementes são retiradas e lavadas em água corrente limpa. Tudo isso é feito imediatamente antes do plantio no solo.

Uma vez que o vírus pode estar no solo, o cultivo antibacteriano do solo é realizado. Se o solo for destinado ao cultivo de mudas, deverá ser tratado termicamente em um forno com temperatura de pelo menos 70 graus.

A próxima etapa é o plantio de mudas em canteiros abertos. Na área selecionada, você deve cavar o solo e preenchê-lo com uma solução desinfetante. Para preparar a solução, use:

  • ácido bórico - 1 colher de chá;

  • 10 l. agua.

O permanganato de potássio pode ser adicionado à solução para que o líquido se torne rosa claro.

Ao plantar mudas, deve-se manter a distância entre as plantas, o jardim não deve ser densamente plantado. A distância ideal será meio metro entre os arbustos. Também é importante que culturas vão crescer na vizinhança. Portanto, a vizinhança com nighthades ou pepinos é indesejável.

2 semanas após o plantio das mudas no solo, pode-se iniciar o tratamento preventivo. Primeiro, é pulverizado com 2% de sulfato de cobre ou 5% de líquido Bordeaux. A pulverização é repetida após algumas semanas. Isso protegerá os tomates não apenas do mosaico do tabaco, mas também de outras doenças.

Se em anos anteriores houve um surto de mosaico de tomate no local, recomenda-se substituir a camada fértil superior, removendo o antigo em pelo menos 10 centímetros, enquanto turfa e húmus devem ser adicionados ao solo fresco. Você terá que trabalhar muito, mas não há outra opção para se livrar da ferida.

Para excluir completamente a doença, você deve:

  • esterilizar instrumentos;

  • oportuna destruir ervas daninhas;

  • realizar regularmente o controle de pragas.

Na hora de escolher mudas ou sementes, é melhor usar variedades resistentes ao mosaico do tabaco, como Pasadena, Lord, Zozulya. Porém, é importante saber que essas variedades não garantem 100% de resistência ao vírus. Não existem medicamentos que dêem um resultado absoluto, o que significa que é necessário monitorar cuidadosamente o estado das plantas e, se for detectada uma infecção, iniciar um combate.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário