Qual é a aparência de uma colher no tomate e como lidar com isso?

Contente
  1. Descrição e tipos
  2. Razões para o aparecimento
  3. Sinais de derrota
  4. Métodos de controle
  5. Medidas de prevenção

Os tomates, como muitos outros vegetais, são suscetíveis a várias doenças e ataques de pragas. Um desses parasitas é a colher de tomate, que pode destruir até 20% da colheita. Consideraremos sua descrição, tipos e métodos de lidar com isso neste artigo.

Descrição e tipos

A concha, ou morcego, é um inseto que pertence à maior família dos lepidópteros. A família inclui cerca de 1.000 gêneros e 12.000 espécies. A concha é uma pequena borboleta com uma cabeça redonda e dois pares de asas. Tem uma cor opaca e uma forma triangular, dobra as asas horizontalmente ao longo do corpo e leva um estilo de vida noturno ou noturno, põe ovos com 0,3 mm de comprimento.

A colher vive até 6 instares, acompanhada por muda. Ele passa por vários estágios de desenvolvimento, da larva à borboleta. Eles invernam bem na fase de pupa, ovos e até lagartas. O comprimento da lagarta é de 3-4 cm com cores diferentes dependendo da espécie. Pode ser de cinza claro a preto.

Na natureza, existem vários tipos de conchas que podem infectar os tomates.

Algodão

A concha é uma praga onívora, que é uma borboleta com envergadura de 3-4 cm. Sua cor pode ser cinza-amarelado com tons avermelhados, verdes ou outros tons, no centro das asas há uma mancha escura semelhante a uma foice . A própria lagarta é coberta por pequenos crescimentos, em forma de espinhos. O corpo tem três listras horizontais escuras na parte superior e uma amarela na parte inferior.

No início do amadurecimento, a colher se alimenta de folhas, depois se alimenta de caules e tomates. Sua fertilidade é grande o suficiente - de 200 a 300 ovos. Todo o ciclo de seu desenvolvimento de um ovo a uma borboleta adulta depende da temperatura ambiente, mas em média é 30-35 dias, dos quais 13-22 dias recai na maturação da larva.

O limite de nocividade para o tomate é de 10-12 larvas por 100 arbustos, somente neste caso eles representam uma ameaça para esta cultura.

Scoop-gamma

Vive em quase toda a parte europeia da Rússia e afeta mais de 100 espécies de plantas cultivadas, incluindo tomates. A praga pode ser cinza ou marrom com uma tonalidade roxa. A envergadura de uma borboleta varia de 4 a 4,8 cm.

Ele recebeu esse nome por causa das manchas que estão no par de asas dianteiras e se assemelham à letra grega "gama".

As lagartas que comem tomates são verdes, com listras brancas no corpo. Os espiráculos são amarelos. Eles são caracterizados por manchas pretas nas laterais da cabeça.

A larva dessa mariposa passa por 5 ciclos de vida. No primeiro estágio, necessita de umidade muito elevada e é do tipo roedor de folhas. Ela come todos os pratos de tomate, deixa apenas grandes veias nas folhas. Aos poucos, crescendo, ela começa a roer as flores e os frutos dos tomates.

Exclamação

Esta colher é polífaga e pode viver em todas as partes da Europa e até mesmo nas regiões do norte. Cerca de 75 espécies de plantas são afetadas, incluindo tomates. Na parte norte, dá uma geração, e na parte sul, duas. Uma borboleta com envergadura de 3 a 4,5 mm tem coloração cinza com amarelo, talvez com uma tonalidade marrom. Em seu corpo existem pontos em forma de bastão, redondos ou em forma de cunha.

As lagartas do parasita são marrom-acinzentadas ou amarelo-pálido, com 3 a 5 cm de comprimento, cobertas por pequenos espinhos, a cabeça é vermelha.O inseto come os caules na parte inferior do arbusto. As lagartas adultas toleram bem o inverno, mesmo em temperaturas muito baixas. Com o início da primavera, eles comem e pupam.

Inverno

Essa colher é uma praga polífaga roedora que, além do tomate, come outras 150 safras. A sua área de reprodução cobre toda a parte europeia da Rússia, Extremo Oriente, Sul da Sibéria e Transcaucásia. Na parte norte do país, consegue dar uma geração, e mais próximo ao sul, o número de gerações pode chegar a 4. Uma temperatura favorável para o seu desenvolvimento é considerada de 16 a 30 ° C, e a mínima é de 10 ° C.

A envergadura de uma borboleta varia de 3 a 4,6 cm. As asas geralmente são cinza ou com uma mistura marrom, há listras transversais. Manchas em forma de cunha, redondas ou em forma de rim às vezes estão presentes.

A lagarta desta colher tem 4 a 5 cm de comprimento, sem espinhos, de cor castanha ou cinzenta. Ela tem a cabeça ruiva e em seu corpo há listras verticais escuras e pequenas saliências.

No primeiro e segundo estágios de vida, o inseto se alimenta de ervas daninhas, já que no início da primavera as plantas cultivadas ainda não foram plantadas.

Com o tempo, as pragas crescem e danificam as sementes, coma os primeiros brotos de outros vegetais e ervas.

Estufa

As borboletas desta concha são cinza claro, manchas de várias formas são claramente visíveis nas asas, as larvas são cinza com uma faixa escura no dorso. As pragas se alimentam das folhas e frutos de todas as plantas que estão próximas.

Razões para o aparecimento

O principal motivo para o aparecimento de qualquer tipo de colher é a falta de desinfecção do solo antes do plantio de mudas de tomate em estufa ou em campo aberto. Como o solo não é escavado para o inverno, muitas pupas desse inseto sobrevivem.

Se você não arrancar as ervas daninhas no jardim, isso provoca ainda mais o desenvolvimento e a sobrevivência do parasita, uma vez que as ervas daninhas são um alimento adicional para eles.

Os restos das plantas do ano anterior no jardim podem armazenar as pupas da praga, por isso devem ser sempre retiradas e eliminadas de forma correta, o melhor é queimá-las.

Sinais de derrota

Como o furo em si é difícil de ver durante o dia, seu desenvolvimento pode ser identificado por vários sinais:

  • nas folhas dos tomates existem áreas brancas habitadas por ovos;
  • as lagartas verdes ou marrons criaram raízes nas folhas e caules, são vistas especialmente à noite;
  • existem pequenos orifícios nas folhas, que crescem com o tempo e deixam apenas grandes veias para trás;
  • os botões são danificados e, com eles, o ovário dos frutos;
  • nos frutos do tomate há buracos com a polpa comida;
  • a folhagem escurece, seca rapidamente e cai, os frutos adquirem uma coloração castanha escura e começam a apodrecer.

Métodos de controle

Químico

Os produtos químicos são considerados os mais eficazes para a destruição das colheres de tomate.

"Lepidocida"

Produzido com base no Bacillus thuringiensis var. kurstaki. A composição do agente inclui componentes que atuam no intestino sobre a praga, ou seja, o agente atua ativamente após o inseto começar a comer a planta. A delta-endotoxina incluída na composição é ativada no intestino do inseto e viola sua casca interna. Além disso, o álcali do intestino penetra no corpo da lagarta e a septicemia se instala.

Assim, o parasita para de se alimentar 4 horas após a pulverização, depois não consegue se mover e morre em 3 a 7 dias. O medicamento é usado apenas se as pragas precisarem ser destruídas nos estágios iniciais e seu comprimento não exceder 10-12 mm. Se a lagarta for mais velha, ela é resistente a essa droga.

"Bitoxibacilina"

Este medicamento também ajudará a combater os furos. É um agente biológico incluído em um sistema integrado de proteção de vegetais contra lepidópteros. A atividade física começa 3-5 dias após o tratamento da planta. O efeito máximo do medicamento é observado no 10º dia.Após 2-3 semanas, o efeito colateral começa, a capacidade reprodutiva do parasita diminui e a geração futura torna-se inviável.

Devido à ingestão da planta no intestino do inseto, a casca é danificada, o equilíbrio osmótico é perturbado, o álcali se infiltra no corpo da lagarta, por isso ocorre sua morte.

Por conter uma exotoxina B, o produto possui amplo espectro de ação apenas para conchas, não para outros insetos benéficos.

A substância inibe a síntese de RNA nas células de pragas, com isso, inicia-se uma violação da metamorfose, os processos digestivos e de frutificação das fêmeas diminuem, como consequência, a capacidade das gerações futuras. Cada geração na planta é tratada com o medicamento uma vez a cada 8 dias.

Fitoverm

Um inseticida, que tem efeito intestinal de contato, ajudará a se livrar da colher. É necessário pulverizar a planta com a composição diluída. Pode ser usado mesmo em climas quentes. Fitoverm não polui o meio ambiente e se decompõe rapidamente no solo e na água. Sua eficiência é de 96-100%.

Ao comer uma planta, o inseto causa paralisia e depois a morte. O produto protege a planta em exteriores por até 15 dias e em ambientes fechados por até 20 dias. A droga não é fitotóxica e não pode ser combinada com outros agentes.

Folclórica

Esses produtos são menos eficazes, mas absolutamente seguros para a planta e o meio ambiente. Basicamente, eles não destroem, mas têm um efeito dissuasor.

  • Por exemplo, solução pó de mostarda muda o sabor da planta e a torna inadequada para a praga. Para prepará-lo, é necessário tomar 50 g de pó de mostarda e diluir em um litro de água, depois ferver por 10 minutos. Após a infusão da solução por um dia, ela é diluída 1:20 em água. O produto acabado deve ser pulverizado com um arbusto de tomate.
  • Afastar uma colher de tomate vai ajudar infusão de cebola... Para fazer isso, pegue 350 g de cebola picada e despeje 10 litros de água. Insista por cerca de 12 horas e processe a planta. Devido ao forte odor, a colher sai da planta, pois os tomates verdes tornam-se inadequados para a nutrição.

Medidas de prevenção

Para obter uma colheita completa de tomates e proteger suas camas do ataque de colheres, você precisa tomar medidas preventivas regulares:

  • antes do plantio das mudas no solo, o solo deve ser tratado com um preparo químico;
  • remova as ervas daninhas do jardim durante a temporada;
  • desenterrar os canteiros no período outono-primavera - isso leva à morte das pupas;
  • frutas e folhas de plantas danificadas por lagartas devem ser destruídas imediatamente;
  • examine regularmente as folhas do arbusto em busca de ovos ou lagartas;
  • plante plantas com um cheiro específico entre as fileiras de tomates, elas ajudarão a afastar as pragas - que podem ser alho, manjericão ou coentro.

Você verá como lidar com uma colher em tomates usando Fitoverm no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário