O que é a podridão cinzenta no tomate e o que fazer com ela?
A podridão cinzenta do tomate é uma das doenças mais formidáveis dessas plantas benéficas. Todas as pessoas precisam saber o que fazer com os tomates na estufa e ao ar livre. É necessário ser capaz de reconhecer a aparência da lesão em frutos e folhas, bem como realizar um tratamento de alta qualidade com medicamentos de vários tipos.
Descrição
Portanto, a podridão cinzenta do tomate é uma doença grave que pode causar danos colossais à cultura. Tudo começa externamente inofensivo o suficiente para que jardineiros ou fazendeiros inexperientes não percebam os sinais ameaçadores. A parte deformada do broto ou outro segmento da planta é coberta por uma mancha de cor marrom moderada. É oblongo e apresenta uma leve tonalidade acinzentada, que é justamente o que determina o nome da patologia. Em 5 dias, no máximo em uma semana, a mancha se espalhará pelo caule, como se o circundasse em forma de anel.
Então o local começa a mudar. Sua parte central fica cinza, e então esse processo também captura os arredores do local. Ao mesmo tempo, apareceram faixas de anéis. O processo patológico, entretanto, ocorre dentro do caule, e o que qualquer jardineiro pode ver são apenas manifestações visuais.
As partes afetadas morrem, e aquelas que estão espacialmente localizadas mais altas, devido à impossibilidade de um metabolismo completo, também se ligarão sistematicamente.
Causas de ocorrência
A podridão cinzenta geralmente aparece durante o período de pinçamento das plantas. Este processo biologicamente necessário é acompanhado, no entanto, por graves deformações. Os tomates são perfeitamente capazes de sobreviver ao aparecimento de tais feridas. Mas, ao mesmo tempo, microorganismos perigosos podem chegar lá, apenas dando origem à podridão cinzenta. O primeiro estágio de desenvolvimento geralmente ocorre lentamente; entretanto, uma diminuição na temperatura acelera drasticamente o processo doloroso.
Um aumento na umidade também é um perigo sério. Se um ambiente relativamente frio e úmido também for acompanhado por uma deterioração da ventilação, uma violação da circulação de ar, o problema assume um caráter muito mais sério. Terras pantanosas e alta acidez do solo contribuem para o desenvolvimento de infecções fúngicas. Os problemas podem ser criados pela presença de folhas, frutos caídos - se, é claro, eles não forem removidos. Importante: o agente causador da podridão cinzenta existe mesmo em condições desfavoráveis para si (baixa umidade, bom aquecimento, ventilação decente), mas não é capaz de causar danos significativos às plantas.
Sinais de derrota
Como já foi mencionado, no momento do aparecimento, a podridão cinzenta assemelha-se a pequenas manchas acastanhadas. Essas áreas irregulares vão secar rapidamente. Mas isso não significa que o problema esteja resolvido - pelo contrário, vem acompanhado de um agravamento agudo da doença. Zonas pútridas aparecem nos frutos, que crescem rapidamente e logo os cobrem completamente. A bactéria se espalhou rapidamente para todas as novas plantas, infectando-as é quase garantido (apenas algumas variedades podem evitar esse tipo de ataque).
Ao contrário da crença popular, as manchas foliares não estão relacionadas ao bolor cinzento. Esta é uma manifestação de uma patologia completamente diferente, a macrosporiose. O caule não sofre de macrosporiose, mas Botrytis cinerea Pers afeta, ao contrário, o caule em primeiro lugar.
Portanto, se a doença não é rastreada no tronco do tomate, não há dúvidas sobre o diagnóstico.Quando os frutos caem, o problema acaba e há poucas chances de sucesso.
Tratamento com técnicas agrícolas
Os principais métodos agrotécnicos que bloqueiam a podridão cinzenta e às vezes até revertem seu desenvolvimento não são difíceis de imaginar, dadas as razões do aparecimento da patologia. Se a doença for claramente revelada, você terá que:
- reduzir significativamente a intensidade e a quantidade de irrigação;
- ventilar mais ativamente as plantas (ao colocá-las em uma estufa);
- afrouxe o solo diariamente;
- aperte e remova regularmente as partes doentes dos tomates (ainda é improvável que ganhem vida);
- de preferência, mude para a irrigação por gotejamento, de modo que a água não caia nas partes da planta para as quais não se destina imediatamente - se isso não tiver sido feito ainda antes, é claro.
O que mais tratar?
Preparações biológicas
Mas dificilmente é possível se livrar da podridão cinzenta, se ela já apareceu, apenas por meio de medidas agrotécnicas. É necessária uma luta mais complexa e sofisticada contra esta doença prejudicial. De agentes biológicos, "Glyocladin" e "Trichodermin" são adequados para ela. Deve-se notar desde já que seu uso é muito trabalhoso. Mas, por outro lado, traz bons resultados, embora não de imediato. "Trichodermin" ajuda contra a podridão cinzenta devido a substâncias especiais secretadas por fungos benéficos.
O próprio medicamento também é eficaz contra várias outras patologias. As principais formas de liberação são uma suspensão aquosa e uma composição em pó. Importante: você precisa combater a infecção com esta ferramenta apenas em uma temperatura de ar de pelo menos + 14 graus. Caso contrário, não haverá efeito do processamento das plantações. Se for adquirida uma suspensão, as áreas problemáticas das plantas são revestidas com ela, você também pode diluí-la em água, na proporção de 100 ml a 10 litros, e pulverizar os arbustos afetados.
A preparação da suspensão também é adequada para profilaxia. É aplicado com essa finalidade em pequenos ferimentos e outros danos aos tomates. Esta proteção é bastante eficaz contra infecções potenciais. Água clorada não pode ser usada para preparar a composição - caso contrário, todo o efeito será perdido.
Recomenda-se processar de manhã para que os arbustos tenham tempo de secar antes de escurecer.
"Glyokladin" também lida bem com a podridão cinzenta dos tomates. É baseado em um fungo completamente diferente. A droga penetra em colônias e organismos patológicos individuais, efetivamente os elimina. "Glyocladin" não é depositado nos tecidos e órgãos da planta, nem é retido no solo. A proporção de diluição é de 0,5 kg por 10 litros, os remédios naturais mostram-se bem na fase inicial da patologia.
Outra droga popular é a Fitosporina. Este medicamento é capaz de se espalhar pelos tecidos vasculares das plantas. A droga é baseada em uma cultura de esporos. A eficácia do tratamento, dependendo das circunstâncias específicas, é de 65-95%. Os tomates podem ser processados independentemente do clima, no entanto, a película isolante é facilmente removida pela precipitação.
Na ausência de chuva, é necessário um novo tratamento após 7 a 14 dias. Se tiverem começado chuvas intensas, a pulverização é realizada 2 a 3 horas antes ou imediatamente depois. O processamento é realizado várias vezes por temporada. A Fitosporina é valorizada por sua versatilidade e adequação em qualquer estágio de desenvolvimento da planta. A colheita pode ser colhida com segurança, mesmo diretamente no dia da pulverização.
É necessário entender que a base da "Fitosporina" morre sob a luz do sol e, portanto, eles precisam processar o tomate em dias nublados ou à noite.
Produtos químicos
Mas às vezes os medicamentos biológicos são ineficazes ou a patologia já foi gravemente negligenciada. Nesse caso, nada pode ser feito na estufa sem medicamentos sintéticos. Em caso de infecção fraca, os tomates podem ser tratados com a mistura Ditan, Profit e Bordeaux. Algumas fazendas preferem usar:
- Fundazol;
- "Velocidade";
- "Integrante".
Além disso, entre os melhores medicamentos são recomendados:
- Oxycom;
- "Hom";
- Pico da Abiga.
Deve ser entendido que todos os medicamentos sintéticos são usados estritamente de acordo com as instruções. Qualquer desvio pode causar sérios danos. Euparen também ajuda a suprimir a formação de esporos. Em alguns casos, é usada uma pasta combinada. Para prepará-lo, leve:
- cola CMC (0,3 kg);
- 0,03 kg de fungicida à sua escolha;
- 10 litros de água.
Mexa os componentes sólidos até que estejam completamente dissolvidos. Para obter, de fato, o macarrão - adicione também giz. As próprias manchas são tratadas com tal preparação e, ao mesmo tempo, afetam também os tecidos circundantes aparentemente saudáveis.
O reprocessamento é feito em 10-12 dias. Essa abordagem, de acordo com as avaliações, é bastante eficaz.
Métodos tradicionais
Também é possível curar arbustos problemáticos com refrigerante. Para borrifar as plantas com ele, é necessário diluir 0,08 kg da substância necessária em 10 litros de água. Você também pode usar sabão verde dissolvido. Em alguns casos, o ácido bórico é usado. Sua solução deve ter concentração de 1%.
Nota: o sabonete verde não é sua única opção. Sabão comum (cinza) também será útil. Antes de usá-lo, você precisa remover todas as partes afetadas da planta. Não vale a pena economizar na solução, essas economias muitas vezes "vão para o lado". Normalmente, 0,1 kg de aparas de sabão são consumidos por balde de 10 litros, mas ainda um pouco mais é possível; os mesmos remédios populares ajudam a combater infecções em campo aberto, no entanto, ajudam principalmente em lesões fracas.
Profilaxia
A podridão cinzenta, como qualquer outra doença, é muito mais fácil de prevenir do que curar longa e diligentemente. Portanto, qualquer jardineiro e agricultor deve saber de cor as principais medidas para a prevenção desta patologia. Os tomates precisam de rega poderosa ocasionalmente. No entanto, o fato de que sofrem de umidade muito elevada não pode ser ignorado. A conclusão é simples: assim que as plantações forem regadas, deve-se ventilar imediatamente a estufa. Outra regra importante é como os tomates foram regados, eles também precisam ser afrouxados adequadamente. Às vezes, não há tempo e energia suficientes para um afrouxamento completo. Nesse caso, resta recorrer à cobertura morta. Turfa ou húmus são usados para isso. Em alguns casos, feno comum também é usado.
Vale lembrar que a podridão cinzenta afetará menos a cultura se for formada corretamente e em tempo hábil. A grama dos tomates e a remoção das folhas mortas são obrigatórias para quase todas as variedades. A única exceção é se os requisitos de variedade padrão proibirem expressamente isso. Mesmo pequenos ferimentos durante esses procedimentos são uma porta de entrada completa para infecções. Portanto, é necessário fazer todos os cortes com um instrumento bem afiado e pré-desinfetado.
Mais recomendações:
- fazer incisões, se possível, em tempo seco, de modo que todos os danos sejam atrasados em um dia;
- retire tudo o que for cortado, imediatamente, e é melhor não usar nem mesmo para outras plantas, não para enterrar no solo, mas para compostá-las (ou, melhor ainda, queimá-las);
- regar os tomates estritamente pela raiz para que o tronco, as folhas e os frutos não fiquem cobertos nem por pequenas gotas ou salpicos;
- durante a alimentação, evite o contato das misturas de alimentos com as partes principais das plantas - isso leva inevitavelmente a queimaduras e subsequentes deformações;
- tente regar a plantação de manhã cedo ou à noite com o sol inativo;
- curar a terra com plantações de malmequeres, mostarda e calêndula - especialmente se uma determinada área já foi afetada pela podridão cinzenta;
- selecione cuidadosamente o plantio, o material de semente e sempre pegue-o apenas de fontes confiáveis;
- dar preferência a variedades relativamente resistentes a doenças;
- use apenas solo seguro e desinfetado.
Variedades resistentes
Infelizmente, os criadores ainda não conseguiram atingir 100% de resistência. No entanto, existem várias variedades de tomates que têm menos probabilidade de se infectar com a podridão cinzenta. Em particular, a variedade "Vasilievna":
- cresce até 2 m;
- dá frutas saborosas;
- perfeitamente forma ovários;
- adequado para cultivo em salas sem aquecimento.
"Pilgrim" é bastante comercializável e colhível. É usado principalmente para cultivo em estufas. O peso do fruto chega a 0,1 kg. Amadurecem 105-110 dias após dobrar os ovários. Colhido com escovas.
Para obter informações sobre o que é a podridão cinzenta do tomate e o que fazer com ela, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.