Como processar o tomate com sulfato de cobre?
Muitos agrônomos se deparam com o problema das doenças das plantas, principalmente quando se trata do tomate. Há uma abundância de preparações fungicidas no mercado, mas nem todos preferem usá-las na luta pela saúde das colheitas. Uma das melhores opções é o sulfato de cobre, que está em alta demanda. Este líquido tem várias vantagens e é indicado para o tratamento da requeima. Existem várias regras que devem ser seguidas para preparar o produto corretamente. Aqui estão algumas informações básicas sobre este fluido, suas características e métodos de uso.
Quando o processamento é necessário?
O sulfato de cobre protege contra a requeima nos troncos, é formado a partir do sulfato de cobre, cujos cristais são dissolvidos em água. Esta substância é usada ativamente durante o cultivo de várias safras, incluindo tomate. Eles podem processar não apenas uma planta, mas também solo, ferramentas e estufas, se estamos falando de um fungo. Os agrônomos usam sulfato de cobre contra organismos causadores de doenças.
Existem várias indicações para a utilização desta substância com as quais necessita de se familiarizar. A principal tarefa deste "medicamento" é eliminar e prevenir doenças fúngicas do tomate. O vitríolo pode ser pulverizado em arbustos que são cultivados ao ar livre e em uma estufa. A ferramenta é capaz de fornecer proteção por 2 semanas, o que também é uma vantagem.
Porém, é importante levar em consideração as condições climáticas, já que o líquido é usado com mais frequência durante os verões chuvosos.
A presença de requeima é evidenciada pelo aparecimento de manchas marrom-escuras e cinza no dorso das folhas. Se você notar uma flor branca na estufa, é hora de aplicar a substância. Como resultado da requeima, os frutos não só crescem com manchas na casca, mas também adquirem um formato irregular, podendo também começar a apodrecer. Sinais típicos aparecem no vegetal, nas folhas e até no caule, depois as manchas começam a crescer, se a doença não for tratada.
A presença de algum problema é indicada por manchas de cores diferentes, é importante atentar para a cor das folhas e nervuras - se ficarem amarelas ou secas e os frutos ficarem feios, o arbusto morre. É necessário combater essas angústias assim que surgem os primeiros sinais, por isso é extremamente importante monitorar o estado das plantas para entrar na luta a tempo.
Para entender se vale a pena pulverizar o plantio com sulfato de cobre, você precisa saber se o solo e a planta têm cobre suficiente. Se as folhas novas já começaram a enrolar e os brotos crescem lentamente, não há dúvida de que a cultura carece de oligoelemento, portanto, sua imunidade é reduzida e a intensidade de formação de frutos enfraqueceu.
As principais vantagens da utilização do sulfato de cobre são a eficiência, pois é capaz de destruir bactérias e fungos de maneira rápida e eficiente. O sulfato de cobre é uma daquelas drogas seguras - a substância não penetra no tecido, então as frutas não são envenenadas. Esse líquido pode ser usado constantemente, os microorganismos não conseguem desenvolver imunidade contra ele, então sempre funcionará. Sua ação começa depois de algumas horas, e agrada.
Quanto aos métodos de aplicação, são bastante simples, qualquer pessoa pode preparar a solução se seguir as instruções.A ferramenta, oferecida a um preço acessível, é uma das melhores opções no combate à doença do tomate.
Como aplicar?
Os arbustos de tomate podem ser processados de diferentes maneiras, dependendo do grau de dano à planta. No entanto, existem várias regras em que proporções diluir o líquido, pulverizar ou regar a cultura.
Aplicação a seco
Para este método, é necessário retirar cristais de sulfato de cobre, não dissolvê-los, mas embuti-los no solo para que o solo fique saturado com a substância. Este procedimento é realizado duas vezes por década, caso contrário, a terra será envenenada com um oligoelemento. É necessário apenas um grama de pó por metro quadrado, que é enterrado no outono. Se o solo for fértil e houver cobre suficiente, nenhuma aplicação adicional será necessária.
A situação pode ser agravada pela elevada acidez do solo, portanto, para começar, recomenda-se estudar sua composição para entender qual é o seu inconveniente. Este problema não ocorre em solos podzólicos e em locais ricos em húmus.
Processamento de planta
A solução é usada para pulverizar arbustos de tomate se doenças fúngicas forem detectadas ou se houver deficiência de cobre. Para preparar o líquido, é necessário tomar uma solução de vitríolo 0,01-0,05%, na qual as sementes de tomate são mantidas por 15 minutos. Em seguida, eles devem ser enxaguados com água pura.
Já a pulverização dos arbustos deve ser feita 3 semanas após o plantio das mudas, quando os primeiros ovários estão começando a aparecer. Se a floração não ocorrer, o tratamento deve ser adiado. Para este método, Bordeaux líquido de 0,1-0,2% é usado. Se o verão for chuvoso, a pulverização é repetida a cada uma semana e meia. Na ausência de sintomas de doença, o tratamento não é necessário.
Tratamento de solo
Este método é necessário para desinfetar a terra; exigirá uma solução de 1%. Será necessário descontaminar os recipientes em que as mudas são cultivadas, e o solo também é processado. Cerca de um litro de sulfato de cobre é despejado em cada buraco onde os arbustos são plantados, isso deve ser feito um dia antes da semeadura. Nesse caso, você pode usar uma solução de 2%, mas espere uma semana antes de plantar.
A dosagem deve depender da gravidade da doença e se você vai tratar o solo ou o arbusto. Você pode alimentar as plantas com sulfato de cobre antes que os frutos apareçam - isso fornecerá uma quantidade suficiente de oligoelementos.
Para diluir os cristais, você precisa de água regular, após a qual você pode começar a regar.
Medidas de precaução
O composto de sulfato de cobre é um perigo para a saúde humana, portanto, precauções de segurança devem ser tomadas para se proteger de consequências desagradáveis. Se for diluir o líquido, certifique-se de usar luvas de borracha grossas e é recomendável usar óculos. Quando se trata de cozinhar e pulverizar, use mangas compridas para proteger a pele de queimaduras. Durante o trabalho, não coma, beba água ou fume.
Se o líquido entrar em contato com a pele exposta ou membranas mucosas, enxágue com água corrente em abundância para evitar queimaduras. É importante notar que se o sulfato de cobre for usado em quantidades razoáveis, a toxicidade no tomate não se acumulará, mas se as proporções não forem observadas, uma overdose é inevitável.
Para pulverizar, recomenda-se usar um borrifador ou uma escova macia de cerdas longas. A composição não pode ser armazenada por mais de 3 horas. Se após o processamento o líquido permanecer, ele deve ser derramado em um local seguro e onde não prejudique. A última pulverização da planta deve ser feita uma semana antes da colheita. Enxágue bem as frutas antes de comer.
Se a concentração da solução for excedida, os tomates queimarão, como evidenciado pelo escurecimento das folhas. Jardineiros novatos podem cometer o erro de misturar líquidos com outros produtos. O sulfato de cobre é incompatível com compostos organofosforados e substâncias que se decompõem em álcali. Mantenha a solução, como o pó, fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Quando se trata de condições de trabalho, existem algumas regras com as quais você deve se familiarizar primeiro. O método de pulverização é realizado em tempo seco, quando não há vento e não há previsão de precipitação nos próximos dias. Se já dissolveu os cristais, é recomendável usar o produto por várias horas, após o que ficará inutilizável.
No preparo da solução, recomenda-se usar água aquecida a 50 graus Celsius para que o pó se dissolva bem. Você não pode fazer isso em um recipiente de metal; use um balde ou tigela de plástico. É melhor coar a solução antes de pulverizar para se livrar dos pequenos cristais, pois eles podem entupir o bico de pulverização.
Essas informações o ajudarão a cultivar tomates saborosos e saudáveis, protegendo-os de doenças infecciosas e fúngicas. Basta observar medidas de segurança e diluir adequadamente o líquido para obter um excelente resultado.
O comentário foi enviado com sucesso.