Visão geral das doenças da folha do tomate e seu tratamento
Os tomates não têm a melhor imunidade, e é por isso que os moradores de verão muitas vezes precisam tratar essas plantas. Descreveremos a seguir quais doenças podem ser encontradas no tomate.
Por que aparecem inchaços e espinhas?
Saliências, espinhas e vários crescimentos aparecem em tomates com pouca freqüência, no entanto, esse fenômeno ainda pode ocorrer. Assim, nas folhas do tomate, podem aparecer tubérculos devido a pragas. Formam-se nos locais onde o pulgão-da-vesícula decidiu botar ovos, e os tubérculos podem indicar o aparecimento da cochonilha. É preciso lutar com eles para que a planta não morra. Para isso, basta tratar o plantio com produtos químicos ou recorrer a remédios populares.
Fatores externos, incluindo condições climáticas, também podem contribuir para isso. Portanto, devido à hipotermia ou a pulos repentinos de temperatura, a folhagem pode ficar coberta de pequenas espinhas.
Saliências, por sua vez, podem se formar devido a problemas com processos metabólicos, que podem ocorrer devido a contrastes acentuados: por exemplo, terra quente e ar frio.
A doença também pode ter um grande efeito na modificação da folhagem dos tomates. Portanto, pequenas espinhas podem indicar uma doença do tomate com edema, ou seja, hidropisia. Pode aparecer devido a baixas temperaturas, transbordamento ou falta de iluminação.
O que fazer quando as folhas ficam amarelas e secas?
Muitos fatores podem causar murcha e secagem de tomates que crescem tanto na estufa quanto no jardim. Portanto, o motivo para isso pode ser o atendimento indevido. As folhas de tomate geralmente ficam amarelas e secam com uma quantidade insuficiente de água e, com um excesso de água, começam a amarelar e apodrecer. A falta de ferro na cobertura também se manifesta no amarelecimento das folhas, mas suas nervuras ainda ficarão verdes. Se a planta não tem enxofre, as veias mudam de cor para vermelho.
Solo ruim é outra razão para o amarelecimento e murchamento das folhas. Nesse caso, a terra deve ser fertilizada com urgência, caso contrário as plantas e sua imunidade ficarão enfraquecidas, razão pela qual não serão capazes de combater várias doenças e resistir aos ataques de insetos nocivos.
Outra razão é a doença. Por exemplo, com a micoplasmose, os brotos superiores dos tomates começam a sofrer primeiro, e sua folhagem começa a amarelar, o que é sustentado por uma mudança na cor das veias para uma tonalidade marrom ou roxa. Afeta o aparecimento de amarelecimento e doenças como o mosaico. Pode ter uma aparência diferente, dependendo da sua variedade, mas o tratamento das plantas com este vírus é impossível e, portanto, você terá que se livrar das plantações afetadas para que a infecção não se espalhe para as plantas saudáveis.
De que outra forma identificar doenças pela folhagem?
manchas marrom
Manchas escuras, incluindo a cor marrom e avermelhada, são causadas por fungos, bactérias ou doenças virais. E se um fungo não liberado pode ser curado com a ajuda de fungicidas, então outras doenças do tomate são muito mais difíceis de tratar. Manchas em tomates marrons, que depois dão lugar à floração, indicam a requeima. Manchas bacterianas de cor escura amolecem gradualmente as áreas afetadas, após o que se formam úlceras.
A determinação da ocorrência de câncer bacteriano, cujo agente causador são bactérias em forma de bastonete, também é possível pela presença de manchas marrons.Na maioria das vezes, a doença ocorre em plantios que são cultivados em casa de vegetação, isso ocorre pelo fato de as condições de vida do patógeno serem ali as mais favoráveis.
Durante esta doença, úlceras e tumores começam a se formar na planta. Não faz sentido tentar tratar o pouso afetado, é preciso se livrar dele o mais rápido possível.
Além do mais, manchas marrons assimétricas com tons de amarelo e deformação do caule são sinais de que o sistema radicular está sendo atacado por um nematóide nocivo. E a presença de manchas marrons com toque de azeitona no verso da folha indica que a planta foi afetada pelo cladosporium.
Fica preto
Na maioria das vezes, o escurecimento das folhas ocorre devido a qualquer violação da tecnologia de produção agrícola, uma vez que as mudas de tomate são muito sensíveis e requerem cuidados de alta qualidade e boas condições de cultivo. De outra forma folhagem preta pode ser um sintoma de muitas doenças, algumas das quais não têm cura.
Então, se a planta tiver manchas que lembram a cor do grafite, isso indica que ela é afetada pela mancha marrom... Inicialmente, as manchas têm uma tonalidade acastanhada, mas mudam rapidamente de cor para preto. Esta doença também se reflete no desenvolvimento dos tomates: eles começam a crescer mais lentamente e seus ovários param de se formar.
Alternaria também pode causar manchas pretas. É uma doença fúngica comum que pode afetar todas as partes aéreas do tomate. As frutas afetadas por essa doença têm uma aparência feia e não é recomendável comê-las.
Outra razão para esse fenômeno é a cercospora. Esta doença afeta mais comumente berinjelas e pimentões, mas também é comum em tomates. Ao mesmo tempo, as manchas têm coloração preta, com centro branco e verde nas bordas, e as folhas começam a cair gradativamente com o desenvolvimento da doença.
Flor branca
A causa da flor branca pode ser uma doença fúngica ou um inseto nocivo. Portanto, na maioria das vezes a placa aparece devido a um ácaro. Ao mesmo tempo, a placa pode ser vista na folhagem e nos brotos, e na base das folhas grandes, pequenos besouros pretos podem ser vistos em grande número. Lutar contra esse parasita é difícil. Para evitar a morte de uma planta, muitas vezes são necessários produtos químicos.
Outra causa da floração branca é o oídio e oídio. Em geral, os sintomas dessas doenças são semelhantes, assim como o tratamento. Apenas as causas da doença e muito pouca cor diferem: com o míldio, a placa ficará mais escura. Podridão cinzenta também deixa uma placa na planta, mas não é branca, mas acinzentada.
Pálido e leve
Na maioria das vezes, uma mudança na cor das folhas para uma cor mais clara indica o seu desbotamento, ou seja, o processo natural de envelhecimento. Isso ocorre porque o tomate gasta sua energia em suas outras partes. Mas se a planta inteira murchar, então outra coisa pode ser a causa.
Então, a palidez da folhagem pode indicar uma deficiência de manganês ou nitrogênio, caso em que a planta deve ser alimentada. Nesse caso, pode haver uma fraqueza perceptível na aterrissagem. Alguns tipos de mosaicos também podem provocar esse fenômeno. Além disso, a temperatura e a umidade também afetam isso. Em uma corrente de ar ou geada, a planta também pode desbotar.
Folhas onduladas
A folhagem pode ser dobrada a qualquer momento. As folhas podem crescer imediatamente deformadas, o que provavelmente indica que o vírus entrou na plantação no nível celular. Para identificar a causa exata, o pouso deve ser inspecionado cuidadosamente.
Então, folhagem crespa pode indicar uma falta aguda de cálcio. Ao mesmo tempo, a folhagem do tomate começa a amarelar e secar, e sua coagulação começa desde a ponta.Se faltar boro aos tomates, a folhagem, neste caso, começa a se enrolar a partir da base.
Freqüentemente, outra razão para esse fenômeno pode ser a falta de luz e ar fresco. Isso muitas vezes pode ser observado em condições de casa de vegetação, bem como em plantios inadequados. Para evitar tal problema, é necessário evitar o engrossamento das mudas, durante o plantio, procurando manter uma certa distância entre as mudas.
O comentário foi enviado com sucesso.