Como preparar e processar o caldo de spray de tomate bordeaux?
A mistura de bordeaux é um remédio altamente eficaz para doenças do tomate. Muitos jardineiros novatos estão se perguntando como fazer este spray de tomate por conta própria. Falaremos sobre isso no artigo.
Precisa usar
A mistura bordalesa é usada por jardineiros há mais de 100 anos. Este primeiro fungicida do mundo foi uma invenção do botânico francês P. Milliard. A mistura surgiu na segunda metade do século XIX. Mesmo agora, a ferramenta é muito popular, é usada ativamente para a prevenção e tratamento de várias doenças de plantas.
A mistura é composta por 3 ingredientes: sulfato de cobre, cal e água. A luta contra as infecções ocorre no nível celular.
O sulfato de cobre é frequentemente usado como um elemento independente como estimulador do crescimento, estabilizador dos processos de fotossíntese.
A cal é uma substância feita de giz reciclado. A cal é formada a partir dos seguintes componentes: calcário, dolomita, calcita. Ele contém outros minerais, mas em quantidades extremamente pequenas. O escopo do cal é bastante amplo. Por exemplo, os troncos das árvores são branqueados com ele, pois é resistente à precipitação e não perde suas qualidades curativas primárias por muito tempo.
O líquido bordalês é pulverizado com várias árvores frutíferas, arbustos, beterrabas, cebolas, batatas, pepinos, tomates. É um remédio insubstituível para manchas na folhagem das plantas, oídio, podridão e outras doenças. O líquido também é indispensável para a prevenção da requeima no tomate, para o tratamento de infecções virais perigosas e fungos. É importante não perder a hora em que o processamento é necessário, caso contrário você não poderá colher a safra da tão querida cultura dos moradores de verão.
A mistura é adequada para cultivo em canteiros e estufas.
A droga lida bem com doenças: requeima, mancha marrom, estria.
-
Requeima É uma doença fúngica que pode infectar um grande número de arbustos em pouco tempo. Tem aparência de manchas marrons e floração branca. O fungo infecta arbustos de tomate, enquanto infecta canteiros vizinhos. Jardineiros experientes são aconselhados a iniciar o tratamento com o líquido Bordeaux com urgência.
-
Mancha marrom Os tomates que crescem em estufa são os mais comumente afetados. As partes inferiores são afetadas com manchas marrons e as superiores são mais claras. Em primeiro lugar, é recomendável retirar e queimar todas as partes doentes, para só depois processar as plantas.
-
Onda - uma doença transitória que come as folhas e raízes dos tomates. Os frutos perdem o sabor e os caules morrem muito rapidamente.
Prós de usar o líquido Bordeaux:
-
efeito positivo no tomate;
-
alta eficiência em comparação com outros meios;
-
a capacidade de tratar uma ampla gama de doenças;
-
todos os componentes da mistura podem ser facilmente comprados em quase todas as lojas agrícolas;
-
efeito de longo prazo após a pulverização (mais de 2 semanas);
-
não prejudica os insetos que polinizam o tomate;
-
resistência à precipitação, não lava por muito tempo.
Contras de usar:
-
é preciso ter muito cuidado no preparo da mistura, todas as proporções devem ser observadas, caso contrário a planta pode ser prejudicada;
-
o cobre se acumula no solo, o que afeta negativamente o crescimento das plantas;
-
a mistura não pode ser usada em conjunto com outros meios;
-
existe perigo de intoxicação humana, portanto, cuidados devem ser tomados, a mistura deve ser preparada na ausência de crianças e animais;
-
se a mistura for usada incorretamente, você pode perder parte da colheita.
Preparação
O líquido bordalês é tóxico, portanto, considere as precauções de segurança com antecedência. Toda a preparação é melhor feita com roupas de proteção, óculos de proteção, luvas e um respirador.
Os recipientes usados não devem ser levados para outros fins. Enterre qualquer líquido remanescente no solo fora do jardim.
Para preparar com sucesso a mistura de bordeaux, você precisará dos seguintes componentes e estoque:
-
agua;
-
sulfato de cobre;
-
cal viva;
-
dois recipientes, mas não de metal e plástico (são adequados vidro, faiança, pratos esmaltados);
-
vara forte;
-
um pedaço de gaze.
Você pode comprar misturas prontas em lojas especializadas. Você precisa adicionar água de acordo com as instruções, e a composição está pronta. Você pode preparar a mistura sozinho. Para tomates, uma solução de 0,75% e 1% é necessária, para árvores frutíferas - uma solução de 3%.
Em uma área com plantas de 10 sq. m é necessário preparar 2 litros de solução. O cumprimento da proporção é obrigatório, caso contrário o desvio das normas é perigoso para as plantas.
Preparação:
-
em um recipiente (não metálico) em 2 litros de água quente, é necessário dissolver o sulfato de cobre;
-
despeje a solução com água fria na quantidade de 3 litros, você obtém uma solução de vitríolo;
-
a seguir prepararemos uma argamassa de cal - em 1 litro de água, é necessário misturar cal virgem até obter uma consistência espessa (como o creme de leite), a cal entra em contacto com a água e apaga;
-
diluir a solução em 4 litros de água fria;
-
a gaze deve ser dobrada em quatro, e por ela filtrada a argamassa de cal;
-
mexa bem cada solução resultante;
-
a solução de vitríolo deve ser cuidadosamente, em um jato fino, despejada na solução de cal com agitação constante;
-
você deve obter um líquido azul brilhante - a mistura está pronta.
É importante lembrar que a pulverização só é possível após verificar a mistura quanto a uma reação ácida. Para fazer isso, qualquer objeto de metal (um pedaço de arame, um prego) é mergulhado em um balde com solução. Se a cor for vermelha, deve-se adicionar mais álcali, mas com muito cuidado para não prejudicar as plantas.
O medicamento deve ser preparado no dia do uso. Se, por algum motivo, a pulverização demorar até o dia seguinte, adicione 5 a 10 g de açúcar à fórmula para preservá-la.
Recursos do aplicativo
Não é difícil processar o tomate corretamente, mas não se esqueça de algumas regras.
-
Os tomates podem ser pulverizados 4 vezes em uma temporada.
-
Se você perceber que as mudas começaram a doer, borrife-as com um borrifador 2 semanas antes do plantio em terreno aberto.
-
Para prevenir a requeima, assim como outras infecções, os tomates são processados pela primeira vez no final de junho - início de julho.
-
Durante o período de floração ativa e formação de ovários, o líquido não pode ser usado.
-
Deve haver intervalos de pelo menos 10 dias entre as pulverizações.
-
Vale a pena evitar o uso da mistura durante a frutificação. Gotas da mistura são perigosas para os humanos.
-
2 semanas antes de colher tomates, você pode pulverizar as plantas uma última vez.
-
Regar antes e depois da pulverização é indesejável. Os altos níveis de umidade contribuem para as queimaduras nas folhas.
Muitos se perguntam: é possível comer frutas que foram pulverizadas recentemente? Claro que não. Os tomates não devem ser consumidos por 8 dias após o processamento. Antes de comer, os tomates devem ser bem lavados em água corrente.
Além das propriedades profiláticas e medicinais, a mistura bordalesa contribui para que os frutos sejam armazenados por mais tempo e retenham o sabor.
Além da mistura bordalesa, você pode usar preparações que contenham oxicloreto de cobre. Eles também são bons porque podem ter um efeito curativo "de dentro", porque são capazes de penetrar profundamente nas células vegetais. Uma vantagem indiscutível é que é permitido misturar esses fundos com outras substâncias.
Como fazer o Bordeaux líquido, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.