Iodo de phytophthora em tomates
Todo residente de verão se esforça para cultivar frutas e vegetais sem o uso de produtos químicos agressivos. Essa técnica tem efeito positivo na segurança do uso dos produtos e afeta o sabor. Com a ajuda de alguns remédios populares, você pode não apenas fornecer nutrição vegetal eficaz e de alta qualidade, mas também combater a maioria das doenças. Por exemplo, um dos flagelos mais comuns do tomate é a requeima, que pode ser facilmente combatida com iodo comum.
Vantagens e desvantagens
A causa dessa doença é o fungo phytophthora, que pode ser encontrado não apenas no solo, mas também nas próprias plantas. Deve-se notar que este fungo tem um efeito bastante negativo e prejudicial nas plantas que começam a apodrecer, após o que perdem completamente o sabor. Normalmente, essas doenças aparecem já no meio do verão, se houver um nível de umidade suficientemente alto ou quedas de temperatura. Além disso, uma plantação mais espessa pode ser a causa da requeima.
Há muito tempo que o iodo é um dos remédios mais eficazes na luta contra esse tipo de fungo. No entanto, para garantir a máxima eficácia do uso desta ferramenta, é necessário aderir a regras claras e concentração de uso.
Caso contrário, você não só pode não proteger a planta do fungo, mas também causar sérios danos a ela.
A enorme popularidade e demanda de iodo na luta contra a requeima é ditada por uma série de vantagens, entre as quais podem ser distinguidas as seguintes.
- Segurança de uso tanto para as próprias colheitas quanto para os humanos. No entanto, isso ocorre apenas se a dosagem for selecionada corretamente. Se você usar muito iodo, os tomates irão absorvê-lo e podem prejudicar os humanos.
- Aumentando a resistência do tomate não só a este tipo de fungo, mas também a um grande número de outras infecções.
- O iodo tem um efeito positivo em todas as partes da planta, bem como no próprio solo.
- Mudança positiva no ovário do fruto.
A única desvantagem do uso do iodo no combate à requeima é que se a concentração for violada, esse agente pode causar sérios danos às folhas ou levar à deformação dos frutos.
Preparação de soluções com iodo
A eficiência de uso da solução depende de quão correta e competente ela foi preparada. Durante o processo de preparação, muita atenção deve ser dada a muitos pontos, incluindo a combinação de componentes.
Padrão
É um elemento químico extremamente importante não só para as plantas, mas também para os humanos. Tem um efeito tremendo no metabolismo e garante a resistência do corpo a várias doenças infecciosas e fungos. É por isso que a tintura de iodo padrão é ativamente usada para desinfecção e prevenção de uma série de doenças em tomates, bem como para proteção eficaz contra a requeima.
A terapia com iodo é considerada a mais adequada no combate a esta doença. Para fornecer proteção confiável contra esse tipo de fungo, as plantas devem ser pulverizadas continuamente com uma composição que seja fácil de preparar.
É necessário adicionar 15 gotas de iodo concentrado a 4 litros de água, depois despejar a composição em um pulverizador e caminhar ao longo do sistema radicular de cada arbusto.
Com cinza
Um dos componentes adicionais que podem ser adicionados à solução são as cinzas. É ela quem proporciona o máximo de eficiência com o uso deste produto e permite que você se livre da requeima em um curto período de tempo. Uma característica distintiva dessa solução é que ela não pode ser usada para profilaxia, mas é recomendável usá-la mesmo quando a requeima atingiu os tomates.
Com laticínios
É extremamente interessante que o leite não processado termicamente, geralmente não tratado, pode fornecer proteção confiável às plantas contra fungos. Este produto contribui para a formação de uma película densa, através da qual os fungos não conseguem penetrar. É por isso que o leite é considerado o componente adicional mais ideal da solução de iodo na prevenção da requeima.
O leite contém uma grande variedade de microelementos úteis que têm um efeito positivo no desenvolvimento da planta e aumentam a produtividade. Qualquer produto lácteo contém bactérias únicas que são consideradas extremamente eficazes contra esporos de fungos.
Para criar uma solução, você vai precisar de 10 litros de água, adicionar um copo de leite não pasteurizado ali. A solução ideal é a utilização de leite sertão, que não é submetido a tratamento térmico adicional.
Além disso, uma colher de chá de iodo é adicionada aqui, o que torna a solução o mais destrutiva possível para o fungo.
É melhor pulverizar os tomates com esta solução no início da manhã ou à noite, para que não haja luz solar direta, o que pode afetar negativamente a eficácia do produto. E se a solução for usada como medida preventiva, pode ser usada a cada 2 semanas.
Um dos meios mais eficazes é uma combinação de iogurte de leite, kefir, soro de leite e iodo, que conseguiu provar sua capacidade de destruir a fitotora em um curto período de tempo. Este leite fermentado inclui uma grande quantidade de aminoácidos úteis que podem aumentar a resistência das plantas aos efeitos de muitas infecções. O produto pode ser usado para proteger o tomate não só em terreno aberto, mas também em estufas.
Com ácido bórico
Outro verdadeiro estimulante da imunidade das plantas é o ácido bórico, graças ao qual é possível negar completamente a suscetibilidade do tomate à influência de vários patógenos fúngicos. O fato, de forma que a solução resultante apresenta alta acidez, condição desfavorável ao desenvolvimento de fungos e bactérias.
A combinação de iodo e ácido bórico permite obter uma solução eficaz na saída, que se mostra perfeitamente no combate à requeima do tomate. Um diferencial dessa ferramenta é que ela pode ser utilizada até mesmo no processo de cultivo de mudas. Por exemplo, é aplicável no processamento do solo antes do plantio, o que distingue favoravelmente esta solução em relação a outras.
O boro, que faz parte do ácido, fornece proteção confiável para as plantas e aumenta a produtividade. O fato é que contém muitos nutrientes que são extremamente benéficos para o tomate.
O tratamento com esta solução para fins profiláticos pode ser realizado uma vez por semana durante um mês.
Como manusear corretamente?
Para que a eficiência do uso do iodo no combate à requeima seja maximizada, é necessário tratar adequadamente o território ou as plantas com uma solução.
Estufa
É extremamente fácil cultivar tomates em uma estufa, e é por isso que a maioria dos residentes de verão escolhe esse método.Inicialmente, parece que nenhuma influência externa é capaz de prejudicar os vegetais, mas a requeima pode se desenvolver mesmo sob o filme. A principal razão para o desenvolvimento deste fungo e seu ataque aos tomates é um nível de umidade muito alto.
Uma característica distintiva do processamento de arbustos vegetais com solução de iodo em uma estufa é que, após cada procedimento, é necessário ventilar completamente o ambiente para fornecer um fluxo de oxigênio. Dado que não há chuva na estufa, o nível de umidade é controlado por irrigação. Por isso, após o processamento com a solução pronta, o produto ficará o maior tempo possível nas fábricas, o que terá um efeito positivo na eficiência.
No entanto, é por isso que a solução de iodo para tomates cultivados em estufas deve ser usada com muito menos frequência do que quando plantados ao ar livre. Caso contrário, pode ser observada uma concentração muito alta de iodo no solo, sendo necessário substituí-lo.
Já a alimentação com esta ferramenta deve ser realizada apenas no início do outono. Isso é especialmente verdadeiro para as variedades de tomate que são capazes de dar frutos mesmo no inverno.
O fato é que em setembro o clima é bastante fresco, pelo que existe o risco do aparecimento deste fungo.
As características únicas de design da estufa tornam possível usar não só a solução de iodo, mas também pequenas bolhas de iodo, que são colocadas em diferentes partes da estufa. Isso garante a concentração máxima de iodo e seus vapores no ar, o que também tem um efeito positivo no rendimento e na segurança das frutas. Para para obter o resultado máximo, é necessário combinar este método com a pulverização.
Os residentes de verão observam que a maneira mais eficaz de usar iodo é combiná-lo com leite. Devido às suas propriedades únicas, os produtos lácteos têm um efeito positivo no solo, pois fornecem as substâncias orgânicas necessárias ao seu desenvolvimento. Além do mais, ajudam a aumentar a resistência das plantas aos efeitos de vários microrganismos nocivos.
Para preparar uma solução para uma pequena estufa, basta adicionar cerca de 15 gotas de iodo a 1 litro de leite. Depois disso, são enviados cerca de 5 litros de água para cá, e a mistura resultante é usada para regar cada arbusto. A única limitação é que é impossível usar uma solução de iodo para proteger contra a requeima se não mais de 10 dias se passaram desde o plantio.
É necessário esperar que as plantas se tornem o mais fortes e fortes possíveis. Se nenhum fungo for observado nos tomates, o iodo pode ser usado na estufa como profilaxia, mas a rega não é permitida mais do que 3 dias por mês.
Priming
A utilização de uma solução pronta mostra sua alta eficiência não só em ambientes internos, mas também em áreas abertas. Pela primeira vez, esses fundos devem ser usados imediatamente após o plantio das plantas no jardim. Ao contrário das condições de estufa, não há necessidade de esperar 10 dias.
UMA em alguns casos, o uso de iodo como fertilizante é permitido, mas para isso deverá ser produzido em grande quantidade de água e regado separadamente a cada arbusto de tomate. Normalmente, não mais do que 5 gotas do medicamento são usadas por 1 litro de água, dependendo de sua concentração. Também será eficaz se as folhas das plantas ficarem amarelas imediatamente após o plantio.
Se a requeima já afetou completamente os tomates, será necessário usar iodo em uma concentração ligeiramente diferente. Para isso, são consumidos 10 litros de água, cuja temperatura não deve ultrapassar os 20 graus. É um líquido considerado o mais eficaz. Se estiver mais quente ou mais frio, isso pode anular completamente todas as propriedades benéficas do iodo e tornar o remédio absolutamente inútil.
Para 10 litros, bastam 40 gotas de iodo, depois disso um litro de soro de leite também deve ser adicionado aqui. Se você não conseguir o soro de leite, pode se limitar a usar leite comum.
Para potencializar o efeito, também é melhor colocar 20 ml de peróxido na solução, o que ajuda a fortalecer as raízes das plantas e as torna resistentes a um grande número de doenças infecciosas.
Plantas
Uma característica distintiva da solução de iodo é que ela só pode ser usada para tratamento de raízes. É claro que você pode borrifar nas folhas de tomate, mas essa solução não terá eficácia. O fato é que apenas o sistema radicular do tomate é capaz de absorver os componentes benéficos contidos na solução de iodo. É por isso que alguns usam esses recursos como um líquido para irrigação por gotejamento, o que permite medidas preventivas de proteção contra fungos e várias doenças infecciosas.
Durante o processo de preparo, é necessário estar atento à concentração do medicamento, pois uma dose muito grande pode causar danos irreparáveis à cultura e torná-la totalmente inutilizável.
Portanto, o iodo é um excelente remédio para proteger os tomates da requeima. Pelas suas propriedades únicas e pela possibilidade de combinações com produtos e substâncias adicionais, a solução resultante é extremamente eficaz e proporciona um aumento da produtividade e resistência das plantas a fungos e outras doenças infecciosas.
Se o tratamento não ajudar, é necessário verificar a receita e certificar-se de que as proporções são observadas com clareza. Pulverizar e processar plantas não será difícil, mesmo para um residente de verão inexperiente.
Iodo da requeima em tomates no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.