O que é o tomate fusarium e como tratar a cultura?

Contente
  1. Descrição
  2. Causas de ocorrência
  3. Métodos de tratamento
  4. Medidas de prevenção
  5. Variedades resistentes

O murchamento de Fusarium é um dos problemas comuns que os jardineiros que cultivam tomates em sua região enfrentam com frequência. Para não perder toda a colheita devido a essa doença, o residente de verão precisa estudar com antecedência todas as suas características e métodos para lidar com ela.

Descrição

A ferrugem do tomate Fusarium é uma doença fúngica que afeta a folhagem, os ovários, os caules e as raízes das plantas. A doença primeiro provoca o murchamento da folhagem jovem e, em seguida, leva completamente à morte dos arbustos. O ciclo de desenvolvimento da murcha do fusarium pode durar de vários dias a várias semanas. Tudo depende das características do ambiente, da variedade dos tomates e da sua idade.

Existem alguns sinais desta doença.

  • Rebentos fulminantes. Os topos dos rebentos são os primeiros a sofrer. Mesmo as plantas muito bem cuidadas parecem enfraquecidas e secas.
  • Mudando a cor das folhas. As placas das folhas começam a amarelar muito rapidamente. Primeiro, as folhas na parte inferior mudam de cor. Eles rapidamente perdem o turgor, começam a enrolar e secar.
  • O aparecimento de tecidos necróticos. Eles aparecem entre as veias alguns dias após a infecção do arbusto. Neste momento, a planta parece fraca e muito doente.
  • Danos ao sistema vascular. Isso pode ser visto cortando ou quebrando o caule. Sua parte interna rapidamente se torna marrom clara.
  • Decadência de frutas. Se a doença afetar plantas adultas e frutíferas, seus frutos começam a apodrecer. Tendo notado vestígios de danos na cultura, deve ser recolhida imediatamente. Essa é a única maneira de salvar a fruta.

O grande problema é que a doença é difícil de definir. Normalmente os jardineiros confundem com o simples murchamento dos tomates ou culpam tudo pela falta de minerais no solo.

Para entender que a planta está doente com fusarium, a pessoa precisa examinar o arbusto mais de perto. Uma planta madura geralmente começa a murchar em apenas um lado. A segunda parte do arbusto permanece absolutamente saudável.

Causas de ocorrência

Os esporos do fungo que causam a doença podem ser transportados por insetos e pássaros. Portanto, a doença fusarium se espalha muito rapidamente. Além disso, a doença fúngica permanece nos restos das plantas por muito tempo. Então, se as plantas cultivadas no local estavam previamente doentes, devem ser retiradas dos canteiros junto com as raízes e destruídas. Caso contrário, os esporos do fungo hibernarão no solo e infectarão novas plantas na próxima primavera. Pelo mesmo motivo, todas as ervas daninhas que crescem ao lado de colheitas doentes devem ser removidas dos canteiros.

Na maioria das vezes, o fungo penetra nos tecidos moles das plantas nas seguintes situações.

  • Ao beliscar tomates ou retirar folhas.
  • Na hora do transplante de mudas jovens. Isso geralmente acontece quando o jardineiro danificou as raízes das plantas.
  • Em caso de transplante intempestivo de mudas. Se as mudas jovens crescerem demais, suas raízes irão romper o orifício de drenagem e serão danificadas.

Fusarium se desenvolve mais rapidamente a uma temperatura de 26-27 graus. Na maioria das vezes, os tomates adoecem na segunda metade do verão. Mas a doença pode afetar mudas ou tomates jovens.

Se os tomates forem cultivados em uma estufa, as plantas podem adoecer se o ambiente for mal tratado.

Métodos de tratamento

A murcha de Fusarium é muito difícil de tratar.Vale a pena combater a doença apenas nos primeiros dias após a infecção dos arbustos. Agora, existem vários métodos de tratamento de fusarium. Todos esses métodos possuem características próprias.

Produtos químicos

A maneira mais rápida de lidar com a doença é usando fungicidas potentes. Na maioria das vezes, "Fitolavin" ou "Fundazol" é usado para combater a doença. Você precisa usar esses fundos seguindo as instruções. Somente neste caso o efeito após sua aplicação será realmente perceptível. Durante o processamento, o trato respiratório, os olhos e a pele das mãos devem ser protegidos.

Não é recomendado tratar o local com esses meios para fins preventivos. A habituação ao ingrediente ativo principal ocorre muito rapidamente. Portanto, quando a cultura realmente adoecer, já será muito mais difícil salvar as plantas.

Biológicos

Jardineiros que não desejam usar química em seu site preferem lidar com a doença de uma maneira diferente. Eles usam produtos biológicos para esse fim. Para se livrar da murcha de fusarium pode ajudar meios como "Fitosporin" ou "Planriz".

Produtos biológicos são geralmente usados ​​duas vezes. O produto é usado pela primeira vez após a detecção de uma doença. Na segunda vez, esse procedimento é repetido após mais cinco dias.

É importante seguir as instruções ao processar as plantas.

Remédios populares

Você também pode tratar tomates doentes com produtos caseiros. Os produtos a seguir são usados ​​com mais frequência para pulverizar plantas.

  • Leite. Para processar o site, você precisará de um litro de leite. Em um recipiente com este produto, é necessário diluir uma colher de sopa de sabão em pó ralado. Uma pequena quantidade de iodo também deve ser adicionada lá. O produto resultante é pulverizado na folha da planta. O leite pode ser substituído por soro de leite, se necessário.
  • Alho. A cabeça do alho deve ser dividida em dentes separados. Eles são passados ​​por uma prensa. A massa resultante é adicionada a um recipiente com um litro de água. Neste formulário, o contêiner deve ser enviado para um local escuro por um dia. No dia seguinte, a solução deve ser diluída com água na proporção de 1 para 10. Em seguida, o produto pode ser utilizado para borrifar a área. Borrifar tomates com infusão de alho também ajuda a afastar as pragas que têm medo de odores fortes.
  • Cinza de madeira. Este produto é frequentemente usado para combater várias doenças. Para que o remédio não agrave a situação, vale usar as cinzas que sobraram da queima de plantas sãs para preparar a infusão. Preparar um produto para tratar o sítio é muito simples. Adicione meio copo de cinza seca a um litro de água morna. Depois disso, você pode adicionar meia colher de sopa de sabão em pó ao recipiente. O produto é colocado em local escuro durante o dia. É importante notar que tal remédio pode ser usado para prevenção. Nesse caso, é necessário processar as plantas uma vez a cada 7 dias. Além disso, os arbustos podem simplesmente ser pulverizados com cinzas secas.
  • Casca de cebola. Você pode salvar as plantas da infecção pelo fusarium usando uma decocção de cascas de cebola. Para esta limpeza é colocado em uma panela e despejado com 5 litros de água. O produto é fervido por meia hora. Depois disso, o líquido é diluído para 10 litros e usado para regar os tomates.

Recomenda-se tratar arbustos com remédios populares apenas se a doença ainda não se espalhar muito. Em outros casos, você precisa usar produtos químicos imediatamente ou simplesmente destruir as plantas infectadas.

Medidas de prevenção

Para não perder tempo lutando contra a doença, o jardineiro deve aderir a algumas medidas preventivas.

  • As sementes devem ser desinfetadas antes do plantio. Se o jardineiro usar mudas compradas para o plantio, elas também precisam ser processadas antes do plantio. O sistema radicular das plantas jovens é geralmente colocado brevemente em um recipiente com uma solução fungicida. Depois disso, as raízes são ligeiramente secas e as plantas são plantadas no jardim.
  • Ao escolher um local para o plantio de tomate, o jardineiro precisa levar em consideração as regras de rotação de culturas. Não plante plantas no mesmo lugar por vários anos consecutivos. Além disso, não é recomendado plantar tomates onde batatas, morangos ou outras flores da noite foram cultivadas anteriormente. Se não for possível mudar o local de plantio do tomate todos os anos, então vale a pena remover, pelo menos em tempo hábil, a camada superficial do solo e substituí-la por uma nova.
  • O solo deve ser bem cultivado antes do plantio. No outono, o local é limpo de restos de plantas e desenterrado. Na primavera, o solo é solto e depois derramado com uma solução leve de sulfato de cobre ou permanganato de potássio. Se a acidez do solo aumenta, no outono deve-se incorporar giz triturado ou farinha de dolomita.
  • Não use para cobertura morta do local ou alimentar tomates com restos de plantas infectadas.
  • Não use uma ferramenta suja durante a fixação. Além disso, é muito importante soltar com cuidado o solo da área para não danificar as raízes das plantas. Na verdade, por meio dessas feridas, o patógeno penetra muito rapidamente nas plantas.
  • Não sature o solo em excesso com nitrogênio. Como regra, os fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados ao solo apenas pela primeira vez após o plantio das plantas.
  • Após a remoção das plantas infectadas do jardim, a área deve ser desinfetada. Isso evita a infestação de outros tomates crescendo na área.

Se você seguir essas regras simples, o risco de enfrentar uma doença como a murcha de fusarium não será muito grande.

Variedades resistentes

Muitos jardineiros também estão tentando selecionar variedades de plantas resistentes a doenças fúngicas para o plantio no local.

  • Macarena. Esta é uma variedade de tomate do meio da temporada. Essas plantas podem ser cultivadas em estufas ou estufas. Eles têm bons rendimentos. Os frutos são adequados tanto para consumo in natura como para conservação.
  • "Parceiro Semko". Uma variedade híbrida mid-late adequada para uso ao ar livre. Os tomates são saborosos e, na maioria das vezes, consumidos frescos.
  • Malika. É uma variedade versátil adequada para estufas e campos abertos. Plantas híbridas de alto rendimento e maturação precoce.

Deve ser entendido que essas variedades também podem ser infectadas com fusarium. Mas isso acontece com muito menos frequência. Em geral, a luta contra o fusarium é uma tarefa bastante difícil. Portanto, é importante que os jardineiros escolham cuidadosamente o material de plantio e cuidem das plantas jovens para prevenir o desenvolvimento desta doença.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário