Como lidar com a requeima em tomates em campo aberto?
A requeima é uma doença comum do tomate causada por Phytophthora Infestans. A doença avança rapidamente, se o jardineiro não começar a luta a tempo, ela destruirá a cultura. Descobriremos como reconhecer os primeiros sinais da requeima no tomate e o que precisa ser feito para salvar a safra.
Descrição da doença
São conhecidos mais de 50 tipos de fungos que causam a requeima, mas o mais perigoso para os tomates é o infestante. A atividade desses parasitas aumenta em condições de alta umidade, em que as plantas são infectadas em poucas horas. Não só as plantas são suscetíveis a doenças, mas também suas sementes.
Quando os tomates são infectados, os primeiros sinais da doença aparecem em 2 a 3 dias. Para minimizar os danos, os arbustos devem ser inspecionados diariamente.
Vamos listar os sinais de infecção.
- O aparecimento de manchas castanhas escuras na folhagem. Crescem rapidamente e adquirem uma cor esbranquiçada com flor densa.
- O aparecimento de manchas marrom-acinzentadas nas hastes... A planta fica fraca, dolorida. Suas inflorescências começam a cair rapidamente. Nesta fase da doença, é tarde demais para tentar salvar os arbustos.
- A formação de manchas oleosas informará sobre os sinais de requeima nas frutas. A próxima etapa é a deformação e apodrecimento da fruta.
O próprio jardineiro costuma ser o culpado pela ocorrência da requeima. Muitos são os fatores que podem provocar o aparecimento e a reprodução ativa do fungo.
- Umidade excessiva. É observada com regas inadequadas, chuvas prolongadas, arbustos muito densamente plantados (neste caso, a circulação natural do ar é prejudicada). A umidade estagnada e a ventilação insuficiente são as melhores condições para ativar o agente causador da doença.
- Imunidade vegetal reduzida. Os arbustos enfraquecem se o regime de irrigação não for seguido, a falta de micro e macroelementos.
- Aplicação excessiva de suplementos nutricionais à base de nitrogênio... A substância estimula não só o desenvolvimento do fungo, mas também o crescimento de ervas daninhas próximas aos tomates, que impedem a troca adequada de ar.
- Plantando tomates em solo altamente alcalino... A alcalinização da terra ocorre com a aplicação excessiva de farinha de calcário ou dolomita.
Phytophthora em tomates em campo aberto é menos comum do que em uma estufa, já que normalmente a umidade lá é muito mais baixa.
Como processar tomates?
A pulverização é eficaz apenas nos estágios iniciais da doença. Com áreas abundantes de danos, não adianta lutar contra o fungo - nesse caso, os arbustos precisam ser arrancados e queimados. Você pode pulverizar os tomates afetados com produtos biológicos, farmácia e agentes químicos.
Existem também métodos populares eficazes - é aconselhável recorrer a eles quando os arbustos estão danificados em 5-10%. Qualquer que seja o método escolhido, antes de tudo, antes de processar, é necessário remover a folhagem afetada e queimá-la.
Produtos químicos
Alta eficiência comprovada nos estágios iniciais de desenvolvimento da requeima. Esses fundos são tóxicos, eles representam um perigo para os humanos, por isso é recomendável usá-los antes da floração do tomate.
Aqui estão alguns produtos químicos eficazes.
- "Hom"... Fungicida à base de oxicloreto de cobre. Não penetra por dentro, mas age apenas na superfície das folhas, caules e frutos. O medicamento é recomendado para a prevenção da requeima. A substância é um pó azul esverdeado.Para borrifar tomates, o produto deve ser diluído em água de acordo com as instruções. As previsões do tempo devem ser levadas em consideração antes do tratamento, pois a preparação é rapidamente lavada pela chuva.
- Ordan. O produto está em pó de fabricante nacional. Consiste em 2 componentes ativos: oxicloreto de cobre e cimoxanil. O oxicloreto de cobre combate ativamente o fungo na superfície do tomate, o cimoxanil tem um efeito interno. A vantagem do medicamento é a baixa toxicidade. Ele penetra no solo, mas é completamente removido do solo no final da temporada. O produto é perigoso para as abelhas e outros insetos, pelo que é inadmissível o seu uso durante o período de floração. Para preparar uma solução de trabalho para pulverização, dilua 50 g de pó em um balde de água (a solução preparada não pode ser armazenada).
- Thanos. Pertence ao grupo dos fungicidas de contato sistêmico. Seus ingredientes ativos são famoxadona e cimoxanil. O primeiro destrói os esporos dos fungos, o segundo previne a ocorrência da requeima, cura as áreas afetadas e cria uma concha protetora na superfície dos arbustos. O produto é apresentado na forma de grânulos solúveis em água. Eles não estão sujeitos a cristalização e congelamento. Não geram poeira ao preparar a solução de trabalho e não precipitam. A popularidade do Thanos se deve à sua eficiência, consumo econômico e forma conveniente de liberação. As substâncias ativas da droga não se acumulam no solo e nos frutos. Para borrifar tomates, deve-se diluir 15 g do produto em 10 litros de água.
- Ridomil Gold... É um fungicida sistêmico de um fabricante suíço. A composição das substâncias ativas: mancozeb - um componente que é responsável pela proteção externa, mefenoxam - para interno. O medicamento está disponível na forma de pó e grânulos dispersíveis em água. Suas principais vantagens são: destruição rápida de fungos, falta de resistência, eficácia comprovada mesmo em altas invasões. As desvantagens da droga incluem sua alta toxicidade (classe de perigo 2 para humanos), alto custo, capacidade de se acumular no solo. Para preparar uma solução para pulverização, é necessário dissolver 25 g de produto granulado em 5 litros de água.
No tratamento da requeima, eles também são eficazes. Fundazol, Topaz, Quadris, sulfato de cobre. Este último medicamento é produzido na forma de líquido Bordeaux ou soluções com diferentes concentrações da substância ativa.
Este medicamento é universal - é usado tanto para pulverizar plantas quanto para tratar o solo antes de semear ou plantar mudas. A principal desvantagem da ferramenta é sua baixa eficiência em comparação com outros produtos químicos.
Biológicos
Os agentes biológicos, ao contrário dos químicos, não são produzidos em laboratório. Suas substâncias ativas são produzidas por organismos vivos - fungos ou bactérias. Não representam perigo para a saúde humana, não se acumulam nos frutos e no solo - esta é a sua principal vantagem.
Apresentaremos as preparações biológicas mais populares e eficazes contra fitophthora.
- "Baktofit" - um produto que contém células e esporos de Bacillus subtilis (bacilo do feno). É produzido no formato de um pó solúvel em água amarelo ou cinza claro. Recomenda-se o uso de "Baktofit" como medicamento profilático. Não só infecta o fungo phytophthora, mas também tem um efeito anti-stress - mitiga os efeitos negativos da utilização de pesticidas-químicos. Adequado para vários tratamentos. Acessível.
- Fitosporin. Produto biológico à base de bacilo do feno. Suprime ativamente phytophthora e outros fungos. O medicamento é feito na forma de pasta, pó ou solução líquida. Você precisa preparar a solução em um local quente. Para ativar os microorganismos, deixe agir por um dia.
- Trichoderma Veride. O produto contém fungos do gênero Trichoderma, que são capazes de suprimir mais de 60 variedades de microrganismos nocivos.Quando as plantas são pulverizadas com o agente, um micélio é formado, parasitando a fitotora. Os fabricantes fazem o produto em pó. É acondicionado em sacos de 15, 30 ge recipientes plásticos de 120 g Antes do uso, o medicamento é diluído de acordo com as instruções. A solução pronta é usada para regar tomates pela raiz, processamento externo de tomates e imersão de material de plantio para prevenir a requeima.
Os produtos biológicos podem ser usados em qualquer estágio do crescimento e desenvolvimento da planta. Eles são seguros não apenas para os humanos, mas também para os insetos e o meio ambiente.
Produtos farmacêuticos
Os medicamentos podem restaurar a saúde humana e alguns deles podem combater a requeima e outras doenças fúngicas das plantas. Aqui estão os medicamentos populares e baratos da farmácia.
- "Metronidazol"... Os comprimidos são eficazes contra a flora anaeróbica, vários protozoários e invasões de fungos. Para preparar a solução, é necessário diluir 20 comprimidos em 1 litro de água e, em seguida, levar o volume para 10 litros. Para maior eficácia, recomenda-se adicionar 2-3 colheres de sopa de sabonete líquido. A solução de trabalho não pode ser armazenada - deve ser usada algumas horas após a preparação.
- "Furacilin"... Uma solução baseada nesses comprimidos inibe o desenvolvimento de esporos de fungos e destrói completamente o micélio. Antes de preparar a solução, os comprimidos devem ser triturados, caso contrário a substância se dissolverá na água por muito tempo. Para 10 comprimidos, é necessário ingerir 1 litro de água quente não clorada e, após dissolver o medicamento, aumentar o volume para 10 litros. A solução de trabalho pode ser preparada para uso futuro, desde que não perca suas propriedades quando armazenada em local fresco e escuro.
- Iodo... Esta não é apenas uma preparação anti-séptica, mas também um bom tempero para tomates. Para preparar uma solução de spray, adicione 20 gotas de iodo a um balde de água, misture bem. O jardineiro também utiliza um meio para fortalecer as mudas, para isso é necessário colocar potes abertos de iodo ao lado do material de plantio.
- "Trichopolus". Sua ação é semelhante ao "Metronidazol". Para preparar uma solução, 20 comprimidos devem ser diluídos em 1 litro de água. Para agilizar o processo, recomenda-se pré-triturar o preparo. Antes de pulverizar, a solução deve ser infundida por 20-30 minutos. Para aumentar o efeito, você pode adicionar 1 frasco de verde brilhante à solução.
Soluções à base de ácido bórico, cloreto de cálcio, peróxido de hidrogênio e permanganato de potássio (permanganato de potássio) também são eficazes.... As preparações farmacêuticas não prejudicam as plantas, no entanto, com o uso regular, eles causam dependência em patógenos, o que reduz sua eficácia.
Para evitar que isso aconteça, é necessário alternar o uso de medicamentos, preparações biológicas e químicas.
Métodos populares de luta
Os métodos populares ajudarão a eliminar a phytophthora em tomates em campo aberto. Sua eficácia é inferior à dos produtos químicos, mas não prejudicam as plantas e o meio ambiente. Eles podem ser usados como medida preventiva ou no estágio inicial da infecção fúngica do tomate.
Aqui estão alguns métodos eficazes.
- Infusão baseada em cavalinha. Esta planta é um depósito de cálcio, fósforo, ferro e manganês. Ele também contém ácido silícico, que impede o crescimento de fungos no tomate. Para preparar a solução, é preciso despejar meio quilo de verduras de rabo de cavalo com 5 litros de água e insistir por um dia. Depois disso, a solução deve ser fervida por meia hora, resfriada e filtrada. A composição resultante deve ser diluída com água na proporção de 5: 1 e pulverizada sobre o tomate. O produto pode ser armazenado na geladeira, mas não mais do que 15 dias. Pela mesma analogia, você pode preparar um caldo de urtiga.
- Fermento... Para preparar uma solução para processamento, dissolva 100 g de fermento cru em um balde de água morna. Esta composição deve ser pulverizada em arbustos de tomate.Após uma semana, recomenda-se repetir o tratamento.
- Extrato de alho. O alho tem propriedades anti-sépticas e fungicidas. Além disso, seu cheiro pungente repele pragas de insetos: mosca-branca, ácaros-aranha e pulgões. Para preparar o extrato, é necessário picar 200 g de alho, despejar um balde de água e deixar fermentar por 24 horas. Após a filtragem, o produto está pronto para uso. Para obter um efeito positivo, é necessário realizar tratamentos regularmente - pelo menos 2-4 vezes por mês.
- Soro de leite... Pode ser utilizado sozinho ou em solução diluída em água na proporção de 1: 1.
- Sal de mesa. Para preparar uma solução, você precisa dissolver 100 g de sal em 1 litro de água. Ao pulverizar, uma película protetora se forma nos arbustos, o que impede a entrada da infecção fúngica.
As receitas populares são seguras, podem ser utilizadas durante o período de floração e maturação dos tomates.
Como borrifar corretamente?
Para preservar a colheita, é necessário não só realizar o processamento em tempo hábil, mas também de maneira correta. A pulverização de tomates deve ser feita apenas em climas calmos e secos. Se houver precipitação fora da janela, é melhor adiar o procedimento. O tratamento por pulverização de tomate deve ser feito à noite ou de manhã cedo.... Se você negligenciar esta regra, os raios do sol incidindo sobre a folhagem molhada tratada podem causar queimaduras.
Ao usar agentes tóxicos, deve-se usar equipamentos de proteção individual: respirador, luvas, óculos de proteção. Lembre-se de que não é recomendável tratar o tomate com produtos químicos quando já houver frutas.
Observação! Não é permitido preparar soluções em recipientes de metal - isso levará à oxidação.
Medidas de prevenção
Existem várias regras segundo as quais os riscos de requeima serão reduzidos significativamente.
- Antes do plantio, as sementes precisam ser processadas: deixe de molho por 2 horas em água quente a uma temperatura de 50 graus. O superaquecimento deve ser excluído, pois quando a temperatura subir 10 graus, as sementes morrerão.
- As mudas devem ser plantadas de acordo com o esquema, evitando a proximidade dos arbustos entre si. Para variedades de baixo crescimento, a distância ideal entre as fileiras é 60-70 cm, e entre arbustos - 40-50 cm.
- Para formar uma boa imunidade, você precisa alimentar regularmente os tomates com fertilizantes contendo fósforo e potássio... É importante eliminar o alto teor de nitrogênio do solo.
- Para evitar a ocorrência de doenças fúngicas, é necessário regar adequadamente os tomates. - sob a raiz, evitando que a umidade entre na folhagem. As plantas devem ser regadas durante o dia para que o líquido tenha tempo de ser absorvido antes do frio noturno.
- Quando o arbusto se curva no chão, você precisa amarrá-lo... O fato é que os esporos de fungos podem se espalhar pelo solo, então uma liga ajudará a reduzir os riscos de infecção da requeima.
- As ervas daninhas precisam ser removidas regularmente - isso irá melhorar a aeração do solo e promover um crescimento mais ativo do tomate.
- É necessário observar a rotação de cultura. Os tomates não são recomendados para serem plantados onde as batatas cresceram no ano passado. É altamente indesejável plantar tomates ao lado de pimentões e berinjelas. Mas plantá-los ao lado do alho ajudará a proteger os tomates da infecção da requeima.
- Os esporos do fungo que causa a requeima morrem após cerca de 3 anos. Por isso, para proteger a colheita futura dessa doença, jardineiros experientes recomendam o uso de sementes com 3 anos.
O processamento regular de tomates com preparações biológicas ou decocções e infusões populares ajudará a prevenir o aparecimento de manchas marrons na folhagem, caules e frutas.
Variedades resistentes
As variedades de tomate que são completamente resistentes à requeima ainda não foram criadas. No entanto, existem alguns tipos de tomates de amadurecimento precoce - eles produzem safras antes do início do desenvolvimento da doença e, portanto, não adoecem. Existem variedades que apresentam um grau médio de resistência à requeima. Estes incluem: "Dubrava", "Ballada", "Honey Drop F1", "Preenchimento branco", "Blizzard", "Kostroma", "Pink Dwarf", "Etual", "Ephemer" e outros.
Phytophthora é uma doença perigosa e destrutiva para os tomates, mas pode ser tratada com sucesso. Se não for tratado, o fungo se desenvolverá ativamente no local, destruirá a plantação e infectará outras plantações.
O comentário foi enviado com sucesso.