Remédios populares para a requeima em tomates
A requeima, conhecida por muitos como podridão parda, é uma doença fúngica causada por Phytophtora Infestans. A doença é notoriamente conhecida pela maioria dos jardineiros. Afeta tomates, batatas e outras safras, preferindo plantas cultivadas em estufas e arruinando até 70% da safra. Alguns jardineiros, percebendo o surgimento de phytophthora, correm imediatamente para a loja em busca de meios especiais, outros recorrem a métodos populares. Sobre eles, seus prós e contras, e serão discutidos.
Vantagens e desvantagens
Antes de iniciar o tratamento, primeiro você precisa lidar com os sintomas da doença. Phytophthora é um fungo, respectivamente, que se multiplica por esporos. Esses esporos são facilmente transportados pela água e pelo vento, adoram ambientes úmidos e são altamente resistentes à geada. Combatê-los é muito, muito problemático, especialmente se o momento for perdido, porque a requeima é chamada de "comedor de plantas" por seu rápido desenvolvimento e fatalidade.
Aqui estão alguns motivos para disparar o alarme:
- o aparecimento de manchas e listras marrons nas folhas e caules;
- flor branca e fofa na parte inferior da folha após a chuva;
- apodrecimento de manchas marrons em alta umidade, secando - em tempo seco;
- frutas podres, mesmo que parecessem saudáveis quando colhidas;
- espalhando manchas marrons sob a casca da fruta.
A doença se manifesta no tomate na terceira década de julho. Combatê-la é travar uma guerra constante, pois é quase impossível eliminar totalmente as disputas. Medidas preventivas são necessárias. As estufas devem ser tratadas para a requeima na primavera, assim que a temperatura do ar atingir +10 graus - é nessa temperatura que os esporos são ativados.
Se você decidir combater a requeima com remédios populares, precisa imaginar seus prós e contras.
Prós:
- a maioria dos métodos populares não usa pesticidas poderosos e outras substâncias que podem prejudicar a saúde de humanos e animais domésticos;
- as formulações caseiras costumam ser mais baratas do que as compradas;
- muitas receitas populares foram testadas por décadas de uso;
- alguns remédios que ajudam a tratar a fitofora também são um excelente tempero para tomates (iodo, kefir, permanganato de potássio, cinzas etc.).
Desvantagens:
- a eficácia dos fundos nem sempre é confirmada pela ciência;
- alguns dos componentes ainda podem ser perigosos se forem usados em excesso ou incorretamente;
- se a receita que escolheu repentinamente não funcionar, existe o risco de perder um tempo precioso e perder toda a colheita;
- uma série de receitas exige uma certa habilidade, experiência e muito cuidado ao seguir as instruções durante a preparação.
Assim, podemos concluir que é melhor deixar remédios caseiros complexos para a requeima para jardineiros experientes e para iniciantes - recorrer a receitas simples ou remédios prontos.
O que pode ser processado?
Se você decidir tratar a requeima com remédios caseiros, aqui estão alguns dos mais populares e comprovados. Alguns deles são fáceis de fazer, enquanto outros terão que ser modificados.
Soro de leite e kefir
Um litro de kefir diluído em 5 litros de água é a maneira mais elementar de prevenir a requeima. Eles só precisam pulverizar os tomates algumas semanas após o plantio e repetir o tratamento semanalmente.
Uma receita bem conhecida para jardineiros com soro de leite (você pode usar kefir) e iodo. Ingredientes: 1 litro de soro de leite, 15 ml de peróxido de hidrogênio (3%), 40 gotas de iodo por 10 litros de água. A planta inteira deve ser pulverizada com a mistura preparada.O soro de leite agirá como um escudo contra os esporos, formando uma película na parte superior. Outra opção semelhante é diluir o kefir ou soro de leite um a um com água, coar e, novamente, borrifar os tomates com a mistura.
A desvantagem de todos os métodos à base de leite azedo é a fragilidade, eles não sobrevivem nem mesmo à chuva de cogumelos, o que significa que tal processamento deve ser realizado regularmente. Mas esta é uma opção segura e amiga do ambiente.
Sal
Para proteção (especificamente para proteção, não para tratamento!) Da requeima, a solução salina é bem adequada. Uma vez na planta, forma uma película que não permite a passagem dos esporos. A receita da solução é a seguinte: para 10 litros de água, é necessário 1 copo de sal de cozinha. O líquido resultante deve ser pulverizado na planta, retirando os fragmentos previamente afetados, se houver.
Vinagre
Usar uma solução de vinagre a 9% não é menos eficaz. Dissolva 100 ml de vinagre em 10 litros de água e processe regularmente os tomates com esta mistura.
Água quente
No entanto, a água pode ajudar sem aditivos adicionais. Com a ajuda de água quente, tomates verdes já colhidos podem ser salvos da requeima. Você só precisa lembrar que o método funciona contra as disputas que ainda não conseguiram penetrar profundamente no feto.
O curso de ação é o seguinte:
- remover estacas;
- enxágue as frutas em água corrente;
- despeje água aquecida a cerca de 60 graus em uma panela, balde ou bacia (não água fervente!);
- mergulhe as frutas em um recipiente;
- segure os tomates na água por cerca de 2 minutos;
- transfira rapidamente os tomates para a água fria;
- seque a fruta.
Essas manipulações simples permitirão que os tomates amadureçam com calma e cheguem à sua mesa, e não à lixeira.
Tintura de alho
Um coquetel de alho e iodo é outro remédio caseiro para a requeima. Uma mistura vigorosa é preparada de acordo com a seguinte receita: 200 gramas de água são 20 gramas de iodo, 200 gramas de alho picado, 30 gramas de sabão em pó. Primeiro, o alho é adicionado à água. Deve ser infundido por alguns dias, após os quais a composição deve ser filtrada e diluída em 10 litros de água. Depois disso, você pode adicionar o resto dos componentes. A receita é interessante, embora muitos jardineiros recomendem fortemente adicionar muito menos iodo ou abandoná-lo completamente nesta mistura.
Zelenka
Para 5 litros de água, você precisa adicionar 20 gotas de verde brilhante e, se desejar, 5 gotas de iodo. O volume de verde brilhante e iodo é melhor medido com uma pipeta. A mistura de mudas resultante deve ser processada duas semanas após a mudança para campo aberto ou estufa, e o procedimento deve ser repetido a cada 14 dias. Este método é um dos controversos, uma vez que não está totalmente claro como exatamente o verde brilhante afeta o tomate. Mas até as crianças sabem como ela dá cor a tudo que toca. As marcas que você obtém ao preparar a mistura ficarão com você por muito tempo.
Jardineiros experientes usam a receita apenas como outra medida preventiva.
Permanganato de potássio
O segundo anti-séptico usado na luta contra o fungo é o permanganato de potássio. Ele funciona bem em plantas e seus constituintes potássio e manganês ajudam no crescimento da planta. Ao usar permanganato de potássio, a receita deve ser rigorosamente observada para não danificar a planta.
Com o permanganato de potássio, você pode processar sementes de tomate abaixando-as por alguns minutos em sua solução (1 grama de permanganato de potássio por litro de água fria), ou você pode borrifar as próprias plantas com uma solução. Isso deve ser feito com uma solução de framboesa clara ou rosa, mas de forma alguma roxa no final da primavera - início do verão e meados de julho, se não houver calor intenso. Do momento da precipitação até o momento da pulverização, os recursos devem ter decorrido pelo menos um dia.
Frutos e folhas de tomate são borrifados uma vez a cada 7 dias com uma mistura de 3 gramas de anti-séptico para cada 10 litros de água. Além disso, para combater uma doença que já se manifestou, utiliza-se uma mistura de permanganato de potássio com alho - 100 gramas de alho moído são colocados em um copo d'água por um dia, mantendo-o em local protegido da luz solar direta. Em seguida, um grama de permanganato de potássio é adicionado à infusão.Antes do uso, o concentrado da composição é diluído em 10 litros de água e utilizado a cada 10-15 dias.
Muitos jardineiros processam frutas já colhidas com permanganato de potássio para o caso de perigo de que o phytophthora as mate antes que amadureçam. Os tomates são mantidos em água morna com permanganato de potássio, secos e embrulhados em papel. Nessa forma, eles são deixados para amadurecer.
Iodo
Você precisará diluir 4-5 gotas de iodo em 10 litros de água. O iodo é um excelente desinfetante, conhecido por todos e por todos, e também é um fertilizante útil para as plantas. A solução obtida a partir dele, infundida por 6 horas, deve ser pulverizada nos arbustos a cada 15-20 dias. Melhor o inimigo do bom. A concentração de iodo na mistura pode ser aumentada apenas na alimentação durante o período de frutificação, porém aqui as opiniões dos jardineiros divergem, pois existe o risco de queimar a planta.
Cloreto de cálcio
O próximo remédio é um método para lidar com uma infecção fúngica forte. Isso exigirá uma solução de cloreto de cálcio a 1%. E como uma solução a dez por cento é vendida nas farmácias, você terá que gastar um pouco de tempo diluindo-a dissolvendo 200 ml da substância em 2 litros de água.
Com a composição finalizada, é necessário processar os arbustos, despejá-lo cuidadosamente no caule - o principal portador da doença do arbusto à fruta.
Soda
A solução de refrigerante é um dos métodos de proteção mais simples. Em 10 litros de água, é necessário dissolver um copo de refrigerante e borrifar os pés de tomate com esse líquido 10 dias após o plantio. Você pode adicionar sabão em pó ralado ao refrigerante. A propósito, refrigerante seco ou dissolvido em água é um excelente remédio para formigas e pulgões. Mas é perigoso espalhar pó sobre os brotos jovens ou regar abundantemente as raízes dos tomates com uma solução - existe um grande risco de que a planta morra junto com as pragas.
Cinza
A cinza de madeira simples não é apenas um bom fertilizante, mas também uma ajuda na guerra pela colheita da requeima. Dissolva 5 litros de cinzas em um balde de água e deixe fermentar por 3 dias, mexendo ocasionalmente. Escorra a infusão e adicione água até um volume de 30 litros. Encha 35 gramas de sabão e moa previamente.
Você precisa usar a composição 10 dias após o plantio das mudas, antes da floração e após o aparecimento dos ovários.
Pasta de dentes
Os jardineiros consideram uma mistura à base de creme dental branqueador um dos métodos eficazes de combate à requeima. Um tubo de pasta deve ser diluído em 2 litros de água, depois adicionar 10 litros de água quando a pasta começar a se dissolver. É necessário borrifar o solo e as próprias plantas com a composição - tanto sãs como já doentes.
Infusões de ervas
Até a grama seca pode ajudar a proteger os tomates. Despeje um quilo de feno com 10 litros de água, acrescente um punhado de uréia e deixe fermentar por 3-4 dias.
A infusão de tomate deve ser pulverizada a cada 2 semanas.
Fungo de isca de árvore
Para esta mistura, primeiro você precisará encontrar um fungo pavioeiro, o que não será difícil na maioria das regiões da Rússia e da CEI. Cogumelos frescos (100 gramas) devem ser picados, secos e depois picados. O pó resultante deve ser dissolvido em um litro de água fervente, deixe esfriar e coar. É necessário borrifar a planta com esse líquido uma vez a cada uma semana e meia. O processamento deve ser feito em clima calmo, pela manhã.
Mistura de bordeaux
Esse método pode ser chamado de elo de transição entre os remédios populares e os especiais apresentados nas lojas. Para não prejudicar a si mesmo ou às plantas, a calda deve ser preparada e aplicada estritamente de acordo com as instruções, observando com precisão a dosagem. Se você não está confiante em suas habilidades, compre um medicamento pronto para uso. Se você quiser fazer tudo sozinho, precisará comprar cal virgem e sulfato de cobre. A mistura bordalesa é usada em 3 opções de concentração: 0,75%, 1% e 3%.
A proporção dos ingredientes deve ser a seguinte:
- 100 gramas de sulfato de cobre, 75 gramas de cal, 10 litros de água - 0,75%;
- 100 gramas de vitríolo, 150 gramas de cal viva, 10 litros de água - 1%;
- 300 gramas de sulfato de cobre, 450 gramas de cal, 10 litros de água - 3%
Um exemplo de receita de mistura.
- Despeje 2 litros de água quente em um recipiente não metálico com volume de 10 litros.
- Adicione 100 g de vitríolo à água.
- Misturar.
- Despeje mais 3 litros de água.
- Prepare uma solução de cal na proporção de 150 g por 1 litro de água.
- Prepare um recipiente com água fria (4 litros).
- Despeje o limão diluído em água fria.
- Misturar.
- Coe a mistura por um pano de algodão.
- Despeje com cuidado uma solução de sulfato de cobre.
- Misturar.
- Mergulhe um objeto de metal na solução. Se ficar vermelho, adicione um pouco mais de limão.
O consumo da solução não deve exceder 2 litros por 10 quadrados. Ao processar, pulverize especialmente em plantas danificadas. Na temporada, os tomates devem ser pulverizados 4 vezes.
Em nenhuma circunstância processe plantas com frutas. Isso pode ser perigoso para sua saúde. Esse método requer atenção e cuidados especiais, mas é um dos mais eficazes e eficientes.
Medidas de precaução
Embora a maioria dos métodos pareça completamente inofensiva, deixar as coisas passarem e esquecer as regras de segurança é a última coisa a fazer. Mesmo o iodo usual, o permanganato de potássio, o verde brilhante e o peróxido não deixam de ser drogas só porque os enfrentamos desde a infância. E quase qualquer remédio, como você sabe, rapidamente se torna um veneno, se você não se importar com a dosagem. O que podemos dizer sobre o sulfato de cal ou cobre.
Portanto, ao preparar soluções e usar métodos populares de guerra com esporos de phytophthora, você precisa seguir as seguintes regras.
- Se a receita contiver produtos farmacêuticos, inseticidas ou outros produtos químicos, deve-se trabalhar com eles com luvas e respirador.
- A sala onde a mistura é preparada deve ser bem ventilada.
- Os medicamentos acabados devem ser armazenados em recipientes assinados, fora do alcance de crianças e animais.
- É importante seguir estritamente as receitas e não experimentar sua composição e proporção de componentes.
- Tome cuidado! Nem todos os produtos podem ser usados nos pés de tomate onde os frutos já se formaram. Um exemplo de tal composição é a mistura de bordeaux. É estritamente proibido trabalhar com seus componentes sem luvas e proteção respiratória!
- Não fume enquanto prepara e usa o líquido Bordeaux.
- Beber ou comer durante a fabricação da maioria dos medicamentos e trabalhar com eles nas camas também não é recomendado. A mesma mistura de vitríolo e cal é a toxina mais forte.
- Se após o tratamento você sentir sintomas de envenenamento, falta de ar ou desconforto nos olhos, consulte um médico imediatamente.
Mas não se deixe intimidar pelas complexidades. Receitas com kefir, sal, refrigerante, cinza, etc. são completamente inofensivas, eficazes e fáceis de implementar, elas ajudarão a se livrar da doença no estágio inicial. Você pode começar com eles, e então, se as medidas preventivas de combate à infecção não surtiram o efeito esperado, cabe a você decidir. Você pode, seguindo estritamente as regras, continuar a luta com os métodos populares, escolhendo o ideal, ou pode ir a uma loja de jardinagem e escolher entre ferramentas prontas. Boa sorte!
Para remédios populares contra a requeima, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.