Descrição da mosca-branca em tomates em uma estufa e métodos de controle

Contente
  1. O que é essa praga?
  2. Razões para o aparecimento
  3. Sinais de ocorrência e perigo
  4. Como se livrar?
  5. Medidas de prevenção

A mosca-branca é um visitante frequente de plantas cultivadas, incluindo tomates. Falaremos a seguir sobre como identificar a praga e como você pode lidar com ela.

O que é essa praga?

A mosca branca pertence à família dos pequenos insetos homópteros. Ela pode parasitar em quase qualquer planta cultivada no jardim, mas na maioria das vezes ela prefere se estabelecer em estufas devido ao fato de que o clima lá é o mais favorável para ela. Este inseto é uma pequena borboleta com dimensões não superiores a 2,5 milímetros. Parece uma mariposa. Pelo fato da mosca-branca ser muito pequena, pode ser difícil encontrá-la de imediato, além disso, ela escolhe a parte inferior da folhagem de plantio como seu habitat inicial. Porém, se você tocar na planta, poderá ver todo um enxame desses insetos. Eles raramente voam para longe de seu local de residência, tentando circulá-lo na maioria das vezes.

Esta praga é fértil muito ativamente. Em apenas uma temporada, pode produzir até 15 gerações! Cada fêmea pode colocar até 290 ovos por vez. Nos períodos de frio, a atividade reprodutiva desse inseto diminui, mas ele não morre, mas se esconde até tempos melhores nas camadas superiores do solo ou sob a folhagem velha, no inverno as moscas-brancas vivem exclusivamente em estufas. Se a temperatura das massas de ar atinge 10 graus e depois cai abaixo, então os insetos adultos geralmente morrem, no entanto, os ovos postos são capazes de sobreviver a geadas curtas. As larvas desta praga são de cor amarela clara, seu tamanho é de apenas 0,8 milímetros. Eles vivem apenas na parte inferior da folha.

Esse parasita geralmente se apaixona por tomates e, se você não se livrar dele o mais rápido possível, isso pode levar à morte da planta.

Razões para o aparecimento

Pode haver muitas razões para o aparecimento da mosca-branca nos tomates.

  • As larvas desse inseto podem ser trazidas com mudas compradas, que poderiam ter sido afetadas antes, mas ninguém estava envolvido em seu tratamento. Além disso, um clima favorável tem grande influência no surgimento do parasita. Altas temperaturas, pouca ventilação e boa umidade são tudo o que é necessário para a reprodução ativa e o desenvolvimento da mosca branca.
  • O solo não tratado também pode ser um dos motivos. Pode conter larvas de insetos, o que, posteriormente, pode causar sua propagação e danos à cultura.
  • Outro terreno fértil para a praga podem ser as ervas daninhas, das quais se movem para as plantas cultivadas. Os restos da folhagem do ano passado, onde permaneceram as larvas, também podem infectar plantas saudáveis.
  • Afeta o aumento da população de mosca-branca e da densidade de plantio. O arranjo de plantas muito próximo umas das outras permite que a borboleta prejudicial precipite muito mais delas em um curto período de tempo.

Sinais de ocorrência e perigo

Este parasita, apesar de seu pequeno tamanho, causa grandes danos às plantas. A mosca-branca é especialmente perigosa para tomates enfraquecidos, que pode destruir muito rapidamente. O perigo dessa borboleta reside no fato de que, em primeiro lugar, ela se alimenta da folhagem das plantações e, em segundo lugar, libera uma substância doce, com a qual se forma um fungo, com o qual a folhagem começa a se enegrecer e se enrolar. , e a frutificação neste momento cai drasticamente ... Além disso, a planta perde sua massa verde, necessária para realizar um processo completo de fotossíntese.

Sinais como uma parada repentina no crescimento e desenvolvimento das plantações sem motivos específicos podem dar o aparecimento de uma praga., um grande número de mosquitos brancos, larvas na parte inferior da folha, uma substância pegajosa nas folhas, que é o resultado da atividade vital do parasita. Além disso, a folhagem do tomate repentinamente começa a enrolar, amarelar e morrer, e manchas serosas e enegrecidas podem se formar na própria planta, sinalizando o início do desenvolvimento de um fungo viral, cuja causa é a mosca-branca.

Se você não tirar essa praga a tempo e iniciar a situação, dificilmente conseguirá salvar as plantas no final, e neste caso nem sequer sonhará com uma colheita.

Como se livrar?

Produtos químicos

Muitos residentes de verão não gostam de usar métodos químicos porque os consideram um veneno. Basicamente, realizam o processamento apenas nos casos em que há muitos parasitas nas plantas, sendo impossível derrotá-los de outras formas. Nessas situações, recomenda-se não hesitar, tentar eliminar a praga com receitas populares, e recorrer a produtos químicos, caso contrário corre-se o risco de perder a planta e ficar sem cultivo. Os produtos químicos são muito eficazes e agem com bastante rapidez, mas devem ser usados ​​seguindo rigorosamente as instruções e observando as normas de segurança. Caso contrário, você só pode prejudicar a planta e a si mesmo.

Observe que é necessário combater os insetos com produtos químicos nas roupas de proteção; você pode borrifar as plantas com eles usando apenas um respirador. Caso contrário, os produtos químicos podem atingir a pele ou o trato respiratório. Os produtos químicos mais eficazes na luta contra a mosca branca são considerados Fitoverm, Karbofos, Aktara, Aktellik, Talstar, Iskra e Confidor. Observe que para envenenar totalmente as pragas, é necessário pulverizar não só as plantas infectadas, mas também todas as outras, que à primeira vista podem parecer saudáveis, mas também podem conter larvas.

Preste atenção ao fato de que tais drogas têm efeito não apenas sobre os parasitas, mas também sobre os insetos benéficos que estão envolvidos na polinização e eliminação de pragas. Os produtos químicos podem assustá-los e, portanto, são recomendados apenas para uso em situações críticas.

Métodos mecânicos

Esses métodos são mais adequados, desde que não haja muitos insetos em suas plantas. Esses métodos envolvem o uso de fitas adesivas, velcro e fumigadores. Eles ajudarão a reduzir significativamente o número de pragas, no entanto, todos esses dispositivos terão que ser instalados regularmente, pois são impotentes no combate às larvas. Você pode comprar armadilhas desse tipo em qualquer loja suburbana. Ao mesmo tempo, notamos que é recomendável dar preferência às armadilhas amarelas, uma vez que os parasitas são mais ativos nela.

Métodos biológicos

Esses métodos, ao contrário dos produtos químicos, são ecologicamente corretos. Eles envolvem o uso de insetos benéficos que são capazes de eliminar os parasitas alimentando-se deles. Esses insetos ajudantes incluem etnófagos, joaninhas, mosca-dos-olhos-rendados, besouro-vespa, inseto macrolophus e encarzia. Você pode comprar esses insetos em algumas lojas para residentes de verão.

Métodos populares de luta

Métodos desse tipo são eficazes nos estágios iniciais de desenvolvimento de pragas, bem como para fins preventivos. Em casos avançados, eles só podem ajudar em combinação com outros meios.

A grande vantagem desses fundos é que são totalmente seguros tanto para o meio ambiente quanto para a própria pessoa, e você mesmo pode fazer em casa.

  • Solução de sabão. Se a planta for ligeiramente afetada, este remédio pode definitivamente ajudá-lo. Para prepará-lo, você precisará de 20 gramas de sabão em pó ralado e um litro de água aquecida. Tudo isso deve ser misturado e bem batido, esperando que apareça a espuma.Depois disso, a solução pode ser usada esfregando as folhas infectadas várias vezes ao dia. Isso deve ser feito até que os insetos sejam completamente eliminados.
  • Vinagre. Esta solução também não é difícil de preparar. Você precisará de um balde de água, 10 colheres de chá de vinagre e algumas colheres de sopa de detergente que age como um velcro. O tratamento com essa ferramenta deve ser realizado em intervalos de 5 a 10 dias, isso irá livrar quase completamente suas plantas da borboleta prejudicial.
  • Tabaco. Para uma solução baseada neste componente, você precisa comprar cigarros sem filtro. Leva apenas um pacote. Você precisa tirar o fumo dos cigarros e diluí-lo em um litro de água aquecida. Tudo isso deve ser bem infundido, o que levará cerca de 5 dias. Você pode usar o produto após filtrá-lo. Em seguida, a pulverização deve ser realizada em intervalos de 3 dias, até que a praga seja completamente eliminada.
  • Alho. Para criar esta solução, você precisará de 2 dentes de alho picados e um litro de água. Toda a mistura deve ser infundida por cerca de um dia, após o qual deve ser filtrada e usada para borrifar tomates e processar as camadas superiores do solo da estufa. É necessário processar tudo isso 3 vezes com um intervalo de 7 dias.
  • Cinza. Outra receita eficaz que requer um copo de cinzas de madeira e 5 litros de água aquecida. Tudo isso deve ser bem misturado e dado 4 horas para a tintura. Em seguida, adicione 50 gramas de sabão em pó ralado à mistura, misture tudo e coe. A pulverização com esta ferramenta leva 3 dias consecutivos.
  • Amônia. Para criar uma solução baseada neste componente, você precisará de um balde de água e 35 mililitros de amônia. Tudo isso precisa ser misturado. É necessário processar as plantas em intervalos de 3 dias, conseguindo a eliminação completa da mosca branca no tomate.
  • Dandelions. Para esta infusão, você precisará de 30 gramas de rizomas finamente picados da planta, 40 gramas de suas folhas frescas e um litro de água. Tudo isso precisa ser misturado e insistido por 2-3 horas. Após a tintura, a solução deve ser filtrada e usada imediatamente para processar a folhagem do tomate.

É necessário repetir o processo de processamento em intervalos de 10-15 dias.

Medidas de prevenção

É difícil livrar-se completamente de uma praga como a mosca-branca. No entanto, você pode tentar prevenir seu aparecimento tomando medidas preventivas.

  • As plantas devem ser verificadas regularmente quanto à presença desta praga. Isso ajudará a se livrar do parasita nos estágios iniciais de desenvolvimento, evitando que ele se espalhe e agravando a situação.
  • As plantas precisam ser plantadas corretamente, mantendo uma certa distância entre os arbustos.
  • Para evitar a infestação do tomate, é necessária uma desinfecção periódica, o que evitará a infestação das plantações. Também é recomendado descontaminar o solo com sulfato de cobre. Uma solução a partir dele é feita com 200 gramas desse componente e 10 litros de água. O cultivo do solo é realizado 1 vez com um intervalo de 3 anos.
  • Também é necessário monitorar o clima, evitando o excesso de umidade. Se suas plantas forem plantadas em uma estufa, é recomendável ventilar regularmente.
  • Após a colheita final dos frutos, no outono, deve-se cavar o solo e retirar todos os resíduos das plantas velhas, já que nelas podem ficar larvas de pragas.
  • Além disso, para fins preventivos, recomenda-se tratar as plantas com remédios populares.

Ao fazer um esforço para cumprir todas essas medidas, você pode definitivamente desfrutar de uma boa e rica colheita que compensará todo o seu tempo e esforço.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário