O que é alternaria de tomate e como lidar com isso?

Contente
  1. Descrição da doença
  2. Causas de ocorrência
  3. Métodos de tratamento
  4. Medidas de prevenção
  5. Variedades resistentes

Qualquer cultura que uma pessoa cultiva precisa de cuidados adequados, caso contrário, em vez dos frutos desejados, o jardineiro terá muitos problemas. Os tomates são um dos vegetais mais populares, portanto, são cultivados na maioria das casas de verão e hortas.

Com cuidado indevido, a cultura pode ultrapassar a Alternaria, o que vai estragar o arbusto e impedir que dê frutos normais. Para reconhecer os primeiros sintomas da doença, você deve ser capaz de identificá-los e lidar com eles corretamente.

Descrição da doença

O tomate alternaria é um grande perigo para a cultura, uma vez que se espalha muito rapidamente e inflige um golpe esmagador na horta. Esta doença pode ameaçar não apenas os tomates, mas também é perigosa para as árvores frutíferas, arbustos de bagas, legumes, cereais, girassóis e culturas de erva-moura. A doença é causada por vários fungos que infectam uma cultura sem infectar outras.

O fungo se desenvolve no espaço intercelular, gradualmente ganhando força do arbusto. Se você não parar o processo, o micélio começará a crescer e os tomates murcharão. Os sinais podem ser vistos na fase de frutificação, mas o momento pode mudar dependendo da variedade e da região de crescimento da cultura. A alternaria pode afetar o tomate tanto em campo aberto como em estufa. Em um espaço fechado, os esporos se espalham mais rápido.

Para determinar se um arbusto está doente, você precisa saber como são os sintomas da doença. Quando manchas secas acinzentadas e marrons aparecem na folhagem, você deve ter cuidado, esses são os primeiros sinais de dano.

Se você agir, você pode salvar o jardim e garantir a cultura de crescimento e desenvolvimento normais. Em estado de descuido, não só as folhas, mas também os frutos se deterioram, escurecem e ficam cobertos de manchas marrons.

Causas de ocorrência

O tomate alternaria ocorre pela atividade do fungo Alternaria solani Sorauer, que cresce através da folha da cultura e secreta esporos que infectam outras folhas. Os esporos são espalhados pelo vento ou pela chuva. Uma planta saudável pode pegar a doença do solo em que cresce, ou de ervas daninhas e outras safras que não foram colhidas desde o ano passado. Se a cultura apodrece, é um ambiente desfavorável para a propagação e persistência da doença.

A alternaria ocorre onde quer que os tomates sejam plantados. O fungo é especialmente ativo nas regiões do sul, mas no restante seu poder avassalador não causa menos danos. As condições ambientais contribuem para a propagação da doença. O ideal para Alternaria será:

  • temperatura moderada do ar, de +22 a +24 graus, quando não houver secagem ativa da umidade do solo;
  • altas taxas de umidade, 80% ou mais;
  • a presença de chuvas frequentes, que são substituídas por um tempo curto e claro.

Sob tais condições, começa a ativação dos esporos dos fungos, se você não perceber o problema a tempo, ele se espalhará rapidamente e destruirá toda a cultura. Em mudas, essa doença é rara. O fungo entra na fase ativa no momento da formação dos frutos e seu amadurecimento. Nos tomates afetados aparecem manchas, os próprios arbustos pioram, os frutos ficam menores, o sabor piora. Se a fruta foi infectada com um fungo, nem os animais nem os humanos devem comê-la, pois ela se torna tóxica.Frutas estragadas precisam ser descartadas, nenhum processamento ajudará.

Métodos de tratamento

Para tratar o tomate, é necessário determinar com o tempo a presença de Alternaria nos arbustos. O principal sintoma é o aparecimento de manchas secas nas folhas inferiores da planta. A lâmina foliar não só muda de cor para marrom escuro, como também seca onde aparecem manchas. A derrota se espalha para todas as folhagens, após o que os brotos sofrem, e atrás deles os frutos. A folhagem gravemente afetada pela doença seca completamente e cai. Os caules tornam-se desiguais, surgem amolgadelas e, como resultado, os arbustos se partem e morrem. Os frutos afetados escurecem, e manchas escuras com um contorno claro também aparecem neles.

Se a lesão for grave, o feto cairá. O fungo pode se desenvolver em frutas verdes e maduras. É possível combater a doença, mas os prazos são muito apertados. Se depois de 3-5 dias você não ajudar os arbustos, o fungo se espalha tanto que não é possível salvar a cultura. A luta nas fases iniciais pode ser coroada com a vitória completa sobre o problema e a recuperação dos arbustos.

Existem várias maneiras de lidar com a Alternaria, mas os principais componentes do sucesso são o momento correto das atividades correspondentes.

Agrotécnica

Para lidar com a Alternaria, é importante usar diferentes métodos de exposição. Para prevenir o desenvolvimento do fungo, é necessário privar a doença de condições confortáveis ​​para ela.

Entre as medidas agrotécnicas que devem ser tomadas para eliminar a doença, é necessário fazer o seguinte.

  • Reduza a quantidade de umidade que entra sob os arbustos. O fungo se reproduz ativamente em um ambiente úmido.
  • Fornece boa ventilação; isso é especialmente importante para estufas onde não há fluxo de ar natural.
  • Remova as folhas inferiores dos arbustos. Se os primeiros sinais de doença aparecem na planta, é necessário cortar imediatamente a folhagem afetada para evitar a propagação de esporos. Para plantações espessas, é melhor podar as folhas saudáveis ​​para dar acesso ao ar fresco.

Se a probabilidade da doença for alta, é necessário retirar a folhagem dos arbustos começando de baixo e subir. Quanto mais cedo esse procedimento for realizado, maiores serão as chances de o arbusto sobreviver. A poda da folhagem é feita de forma gradual, não se deve retirar mais de uma folha por dia. É importante deixar intacta a parte superior do arbusto, onde ocorrerão a floração e a frutificação, e cortar e remover todo o resto do jardim. Após o término da frutificação, toda a vegetação do jardim deve ser removida e o solo processado.

A composição mais ativa e segura para processamento são agentes como:

  • três por cento de líquido bordalês;
  • 0,4% de oxicloreto de cobre;
  • dois por cento "Oxyhom".

Para erradicar a Alternaria do próprio solo, é importante cavar bem o terreno no outono. Quando os pedaços de terra são virados, ocorre o apodrecimento dos resíduos vegetais, o que é prejudicial para o fungo. Se o local for deixado intocado, a camada superior vai secar e criar condições ideais para o fungo Alternaria passar o inverno.

Produtos químicos

Com uma derrota visível de arbustos de tomate, é necessário salvar os arbustos o mais rápido possível. A maneira mais eficaz de impedir o desenvolvimento de um fungo é usar produtos químicos. Escolhendo este método de luta, é importante saber que a pulverização é realizada antes da floração e frutificação, caso contrário os frutos serão tóxicos e impróprios para alimentação.

O primeiro tratamento é feito após o plantio, ajuda a proteger as mudas de possíveis doenças. Para pulverização, as preparações de contato são selecionadas. O segundo tratamento é feito com o auxílio de preparações sistêmicas de contato, que protegem a cultura externamente e, penetrando na massa verde, resistem ao desenvolvimento do fungo.

As formulações de contato incluem:

  • "Kuproksat";
  • "Poliram";
  • Pico da Abiga;
  • "Bravo";
  • Novozir;
  • "Tsikhom";
  • "Maksim";
  • "Utan".

Os medicamentos sistêmicos de contato incluem:

  • "Acrobat MC";
  • Ridomil Gold;
  • Metaxil;
  • "Velocidade";
  • Infinito;
  • Oxyhom;
  • "Pylon";
  • Signum e outros.

Também é possível usar agentes biológicos que não agem tão rapidamente, mas ajudam a enfrentar o problema se forem usados ​​a tempo. Os mais exigidos são:

  • Fitolavin;
  • "Fitocida";
  • Fitosporin-M;
  • "Serenata";
  • Trichodermin.

Escolhendo o medicamento certo e tendo pulverizado os arbustos em tempo hábil, você pode contar com sua proteção ou rápida recuperação após os primeiros sinais da doença.

Remédios populares

Se houver necessidade de ajudar os tomates a superar a Alternaria, também podem ser usados ​​métodos alternativos. Eles são menos eficazes e não serão capazes de derrotar completamente a doença, mas como auxiliares serão úteis à cultura.

Dentre os métodos folclóricos, várias receitas podem ser notadas.

  • Despeje um litro de leite em 10 litros de água e adicione 20 gotas de iodo. Regue os arbustos a cada 2 semanas.
  • Adicione 30 gramas de raspas de sabão em pó e 30 gramas de carbonato de sódio a 10 litros de água e misture. Pulverize a cada 2 semanas.
  • Despeje meio quilo de cinza de madeira em 10 litros de água fervente, misture e coe, adicione 2 colheres de sopa. eu. sabão ralado, misture. Processe uma vez por semana durante um mês.
  • Despeje a infusão de alho em 10 litros de água, coe e adicione o permanganato de potássio. Pulverize a cada duas semanas.

Para proteger as próprias sementes, elas podem ser embebidas em uma solução fraca de permanganato de potássio ou em peróxido de hidrogênio antes da germinação.

Medidas de prevenção

Para proteger o jardim de tomates da Alternaria, é necessário cuidar devidamente deles. Aos primeiros sintomas, é necessário monitorar ainda mais de perto o desenvolvimento do tomate. Aqui estão as medidas mais eficazes para a prevenção de Alternaria.

  • Plantar abobrinhas a uma distância suficiente umas das outras. Culturas da mesma família não devem estar próximas para que o fungo não infecte todos os canteiros.
  • Os tomates são plantados na área onde qualquer cultura cresceu, exceto a erva-moura. Os restos do fungo podem infectar novas mudas e destruir a colheita.
  • O solo mais fértil para o tomate é o canteiro, onde crescem pepinos, cebolas, legumes, plantas herbáceas e ervas.
  • Para proteger as futuras mudas, vale a pena tratar as sementes antes do plantio.
  • Ao plantar mudas no solo, é importante deixar a distância necessária entre os arbustos e as fileiras para uma boa circulação das massas de ar.
  • A rega deve ser feita na hora certa. Não use irrigação por aspersão para esta cultura.
  • Na estufa, é necessário monitorar a umidade e a ventilação, evitando correntes de ar.
  • A introdução de sulfato de potássio para melhorar a imunidade da cultura. Em tempo chuvoso, este elemento é eliminado, o que torna as plantas mais vulneráveis ​​aos fungos.
  • Rastreie a deficiência de cálcio, se não for suficiente, então o arbusto é facilmente danificado por esporos de fungos e podridão.
  • Trate com agentes biológicos antes mesmo do aparecimento dos primeiros sintomas. Você pode ajudar a cultura a ser mais resistente com "Imunócito" e "Imunocitofito".
  • Ao infectar um arbusto, é importante se livrar imediatamente das folhas afetadas. Se isso não parar a doença, você precisará remover completamente o arbusto do jardim.
  • É bom limpar a área após o término da frutificação. Quaisquer partículas de copas ou frutos podem ser um local de concentração do fungo.
  • Ao cultivar tomates em uma estufa, você precisa trocar toda a camada superficial do solo todos os anos.
  • O solo para o inverno deve ser escavado profunda e completamente, o que minimiza as chances de sobrevivência do fungo.

Se todos esses requisitos forem atendidos, arbustos saudáveis ​​podem ser cultivados e uma colheita alta e saborosa pode ser obtida.

Variedades resistentes

Apesar de todos os tomates serem susceptíveis à Alternaria, existem variedades mais resistentes a esta doença. Esses incluem:

  • Bella Rossa;
  • Chama olímpica;
  • "Aurora";
  • "Bala de Ouro";
  • O Firebird;
  • "Tanya";
  • "Prima Donna";
  • "Katya";
  • "Lyubasha";
  • Yamamoto;
  • Flórida;
  • "Balada";
  • Linda;
  • Alena;
  • "Estréia";
  • "Steak";
  • "Esperança" e uma série de outras variedades.

Com os devidos cuidados, esses tomates terão mais resistência aos fungos e serão capazes de resistir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário