Tipos de pulgões e como lidar com eles

Contente
  1. O que é e por que é perigoso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Quais plantas são afetadas?
  4. Uma visão geral dos medicamentos anti-insetos
  5. Remédios populares
  6. Medidas de prevenção

O aparecimento de pulgões no jardim ou na horta é chamado de grande infortúnio. Este inseto causa danos significativos à colheita de frutas e frutos silvestres, além disso, possui grande potencial de rápido desenvolvimento e reprodução. De onde vem essa praga e como tratá-la para se livrar dela para sempre - falaremos sobre isso em nossa análise.

O que é e por que é perigoso?

Pulgões são pequenos insetos sugadores. O corpo é elíptico, macio. Dependendo da espécie, o inseto pode parecer verde, marrom, preto, bege escuro e até vermelho. Há um tronco na cabeça - pode ser longo ou curto, afiado ou rombudo, com o qual o pulgão perfura os tecidos suculentos das plantas.

As espécies aladas têm dois pares de asas. As pernas são finas e alongadas. As fêmeas têm glândulas que secretam feromônios e atraem os machos. O corpo é coberto por uma penugem esbranquiçada ou protuberâncias, que escapam da umidade e da poluição às pragas do jardim.

O aparecimento de um inseto representa uma grande ameaça para os brotos verdes e as mudas. Os pulgões parasitam os tecidos verdes, sugando os sucos e nutrientes vitais. Isso leva a um enfraquecimento dos desembarques, o que é complexo por natureza:

  • os brotos morrem;
  • as folhas verdes são deformadas e murcham;
  • o crescimento das safras diminui;
  • a floração e a formação dos frutos são retardadas.

Através da saliva de um inseto, os patógenos de doenças fúngicas e virais são transmitidos de uma planta para outra. De acordo com as estatísticas, 80% das patologias virais são transmitidas por esse inseto em particular.

As secreções da praga são a principal fonte de alimento das formigas - ao usá-las, elas também se tornam portadoras de vírus e os transportam por todo o distrito.

Pulgões também prejudicam insetos polinizadores... Eles confundem sua almofada com néctar nutritivo e morrem. Se você não agir imediatamente, depois de algumas gerações, poderá dizer adeus ao pensamento de uma rica colheita.

A reprodução ativa desta praga começa com a chegada do calor da primavera, quando as larvas eclodem da ninhada preparada para o inverno. Eles cavam instantaneamente as partes verdes das plantas hospedeiras do jardim e sugam seus sucos vitais. Logo após a muda, eles se transformam em fêmeas sem asas - são indivíduos férteis que não colocam garras, mas dão à luz larvas vivas. As larvas que apareceram desta forma estão prontas para uma nova rodada de reprodução após 10-14 dias.

Assim, cada um deles em 3-4 semanas é capaz de dar mais de uma geração com um número total de até várias centenas de milhares de novos insetos.

Na segunda geração, aparecem indivíduos alados que podem se mover por longas distâncias. Este pulgão se reproduz em plantações jovens e se instala em plantações relacionadas. Em geral, durante o verão, nascem até 15 gerações de pulgões de todas as espécies: alados e sem asas.

A colônia que apareceu no outono não consiste apenas de mulheres. Ela já é heterossexual, os homens podem ser encontrados nela - eles fertilizam as mulheres. E esses, por sua vez, arrumam suas garras para o inverno em plantas perenes. Com o início da primavera, este ciclo começa novamente.

Você pode identificar pulgões a olho nu:

  • aglomerados de pequenos insetos são visíveis em botões, brotos verdes e folhas;
  • as áreas afetadas são pegajosas ao toque;
  • com um grande número de pragas, um fungo fuliginoso pode aparecer nas placas das folhas.

Visão geral da espécie

No total, existem cerca de 4 mil variedades de pragas no planeta, sendo que um terço delas vive no território do continente euro-asiático.

  • Melões - inseto onipresente com 3-4 mm de tamanho. Tem uma cor verde e uma forma do corpo ligeiramente alongada.
  • Galha de folha e galha vermelha - insetos medindo 3 mm. Levam ao aparecimento nas folhas e rebentos suculentos de inchaços de cor amarelada ou púrpura.
  • Beterraba - uma praga com comprimento de 3-4 mm. Tem uma forma oval, alargando ligeiramente nas laterais. É mais difundido no sul do nosso país.
  • Repolho - uma praga com corpo oval estendido. Coloração - verde, comprimento - 3-4 mm. É encontrada em todas as zonas climáticas, exceto nas subtropicais.
  • Filoxera - ataca exclusivamente uvas. Provoca o aparecimento de inchaço nas raízes e deterioração da produção. O inseto tem uma cor marrom-amarelada, o tamanho não ultrapassa 2 mm.
  • Rosanna - pulgão de cor verde, vive em todas as regiões da Rússia.
  • Ameixa - vive principalmente no Cáucaso e na parte europeia do nosso país. Tem um tamanho pequeno - apenas 2-3 mm, coloração verde pálida e um corpo oval alongado.
  • Yablonnaya - uma praga verde com cabeça vermelha escura e patas pretas. Se espalhou pela Ásia e Europa.
  • Batata grande - pode crescer até 3-5 mm, tem uma cor verde. É capaz de afetar plantas em áreas abertas, bem como em estufas.
  • Pêssego grande - uma das maiores variedades (até 5 mm de comprimento). O corpo é cinza, a cabeça é preta. É um parasita de árvores frutíferas e arbustos.
  • cereja - o adulto é de cor preta. Na primavera, este inseto é muito ativo, mas com a chegada dos dias de verão, quando as áreas verdes e suculentas da planta começam a amadurecer, a maior parte da população morre.
  • Farinha - pulgão bege escuro com flor esbranquiçada e cerdas nas laterais.
  • Casa - afeta muitas plantas, tem cores preto, branco, vermelho vivo ou verde.

Quais plantas são afetadas?

Apesar do seu tamanho, esta pequena praga é bastante voraz e não perde uma única cultura de jardim.

  • O pulgão biliar afeta groselhas e leguminosas. Alimenta-se dos sucos vitais de girassol, beterraba, ervilha, feijão, além de viburnum e jasmim.
  • A variedade de pepino prefere plantas de melão: melancia, melão, abóbora... Pode ser encontrada em camas de pepino, abobrinha e beterraba.
  • O repolho é comum em representantes da família das crucíferas: rabanete, rabanete e repolho, assim como cenouras.
  • O pulgão-rosa causa danos às plantações de maçã, pêra, framboesa, morango, bem como roseiras e rosas.
  • A espécie de maçã se reproduz ativamente em plantas frutíferas: irge, espinheiro, é encontrado nas cinzas da montanha, macieiras e peras.
  • Ameixa e grandes pulgões de pêssego se assentam em ameixas, cerejas, e também em damasco e ameixa cereja.
  • A cereja pode ser encontrada em cerejas, cerejas doces e morel.
  • Variedades de estufa podem matar batatas, pimentões, berinjelas e ervas: endro e salsa.

As plantas de casa também podem sofrer de pulgões: dracaena, dieffenbachia, pelargonium, Kalanchoe. O inseto infecta bálsamos, violetas e begônias.

Uma visão geral dos medicamentos anti-insetos

Existem muitos métodos de controle de pulgões: químico e biológico. A escolha do mais eficaz depende da época de crescimento da cultura afetada.

Químico

O maior resultado na luta contra os pulgões é dado por métodos químicos. A indústria moderna desenvolveu muitos medicamentos especializados, esse veneno ajuda a remover a colônia de insetos no menor tempo possível. Todos eles pertencem ao grupo dos inseticidas leves e trazem o mínimo de danos ao meio ambiente. O uso de compostos sérios como acaricidas não é recomendado.

Dependendo do tipo de componente de trabalho, todas as preparações químicas são divididas em três grupos:

  • piretróides para efeitos intestinais: Decis, Iskra e Confidor;
  • formulações de nicotina: "Vector", "Ratibor", "Bombardier";
  • compostos organofosforados: Aktellik, Fufanon, Karbofos, Aktara, Nurel e Fitoverm.

O grupo de produtos biológicos se destaca "Bitoxibacilina", "Lepidocida", "Bicol", "Batsikol", "Trichopol".

Todos esses medicamentos são vendidos na forma de ampolas ou pós. Se a dosagem for observada, eles destroem a população em 3-4 horas.

Se o uso de inseticidas não deu um resultado de 100% e eliminação completa da planta da praga, o retratamento deve ser realizado. No entanto, deve-se lembrar que existem restrições temporárias ao uso de drogas:

  • formulações de piretróide não pode ser usado antes de três semanas após o primeiro tratamento;
  • organofosforado - não antes de 2 semanas.

O uso de produtos químicos é altamente eficaz, mas também tem suas desvantagens. O seu uso na fase de emergência dos botões, floração, amadurecimento dos frutos e colheita não é permitido. No entanto, os pulgões podem crescer no jardim e na horta em qualquer estágio vegetativo. É necessário tratá-lo com prontidão, portanto, em alguns casos, outros meios são utilizados.

Biológico

Nos estágios em que é impossível envenenar pulgões com produtos químicos, os meios biológicos de controle de pragas de jardim entram em ação. Eles envolvem o uso de oponentes naturais de insetos e não causam nenhum dano às plantações, pessoas, insetos polinizadores e animais de estimação.

  • Scarers... Nessa capacidade, são utilizadas plantas com odor pungente e persistente. Isso pode ser mostarda, camomila, lavanda, calêndula, tansy, coentro e erva-doce. Eles são plantados em locais onde os pulgões se movem com a maior firmeza possível.
  • Atratores... O método oposto de influência, envolve atrair pulgões para outras partes do jardim para plantações que não têm um valor agrícola especializado. Estas são a capuchinha, bem como a malva e a begônia. Essas plantas são plantadas em grandes grupos, longe das frutas, é melhor cultivá-las a sotavento.
  • Predadores... De todas as coisas vivas, o pulgão de jardim está na parte inferior da cadeia alimentar. Não tem defesas naturais, por isso se torna alimento para muitos pássaros e outros insetos (maiores). Os inimigos naturais dos pulgões são as carriças, os insetos, bem como as joaninhas, as borboletas e as tesourinhas. Os pássaros pequenos também podem matar pulgões: tordos, mamas, pardais. Para atraí-los para o seu site, você pode plantar outras plantas perfumadas e equipar as casas de pássaros com caixas-ninho.

Remédios populares

Você pode remover pulgões usando remédios populares. Eles envolvem pulverizar as áreas afetadas com decocções e infusões. O processamento é realizado com regularidade uma vez a cada 7-10 dias, você pode pulverizar as camas usando uma pistola manual ou profissional. É aconselhável fazer isso à noite ou tempo nublado.

É aconselhável incluir sabão na composição de trabalho. A adição deste componente ajuda a melhorar a adesão à superfície e, assim, proporciona uma ação prolongada do tratamento.

Entre as receitas mais eficazes, destacam-se as seguintes.

  • Com cebola. 100 g de cebola e cascas de cebola são picadas finamente e vertidas em 3 litros de água. Conservar em local aquecido por 5-7 horas e adicionar 10 g de sabonete líquido.
  • Com iodo. 2 colheres de chá o iodo é dissolvido em 5 litros de água e são adicionados 50 g de sabão. Use esta mistura imediatamente após a preparação.
  • Com refrigerante... 2 colheres de sopa. eu. refrigerante é dissolvido em 4 litros de água. Adicione 20 g de sabão de alcatrão amassado e mexa até a dissolução completa. Esta composição oferece proteção eficaz por até 1 mês.
  • Com camomila. 200 g de camomila de farmácia são infundidos em um litro de água por 12-15 horas. Após este tempo, adicione mais 1 litro de água e adicione 20 g de sabão.
  • Infusões de calêndula, dente de leão e hortelã dão um bom efeito. Para a sua fabricação, 300-400 g de matéria-prima são despejados em 1,5 litros de água e 5-10 g de sabão são adicionados, de preferência com alcatrão.
  • Com álcool... Para tratar as árvores, 200 ml de vodka são dissolvidos em 3 litros de água e 30 g de uma base de sabão são adicionados. Para as culturas ornamentais e frutíferas, o volume do componente contendo álcool é reduzido em 2 vezes.
  • Com vinagre. Deita-se 15–20 ml de essência de vinagre (250 ml de vinagre 9%) em um balde de água e adiciona-se 50 g de sabão líquido.
  • Com água oxigenada. 50 ml de peróxido são misturados com 2 colheres de sopa. eu. álcool, adicione 3 g de detergente para a loiça e dissolva em 1 litro de água. Você precisa usar a composição dentro de 15 minutos após a mistura.
  • Com alho... Pique 100 g de dentes de alho, despeje 0,5 litro de água e deixe fermentar bem por 3 dias. Após este tempo, a solução preparada é diluída com água na proporção de 1 para 2.
  • Com tabaco. 100 g de tabaco são despejados em 3 litros de água, mantidos por dois dias. Este concentrado é diluído com água fria (esta última deve ser o dobro) e as plantações afetadas são tratadas. Um bom efeito é a adição de 100 g de cinza a esta solução.
  • Com agulhas. 3 kg de agulhas de pinheiro são despejados em 10 litros de água e deixados em infusão por uma semana com agitação diária. Antes de usar, despeje a mesma quantidade de água e pulverize.
  • Com frutas cítricas... Os pulgões dificilmente toleram o aroma dos cítricos. Para combatê-lo, você pode usar qualquer óleo aromático pronto ou tintura de casca de laranja, limão. Porém, tal composição tem atividade bioquímica aumentada, portanto deve ser utilizada em dosagens mínimas.

Além disso, os pulgões têm medo de ácido bórico.

Medidas de prevenção

Para evitar o aparecimento de pulgões no jardim, é necessário seguir as regras da tecnologia agrícola.

  • Remova ervas daninhas e corte o crescimento das raízes em tempo hábil - é neles que a peste costuma fazer suas garras.
  • Destrua formigueiros, pois as formigas são portadoras de pulgões. Para fazer isso, você precisa cavar mais fundo e enchê-los com água quente. Nos troncos de árvores grandes, as armadilhas de cinto são geralmente dispostas.
  • Siga as regras de alimentação. Um excesso de nitrogênio não deve ser permitido, uma vez que a massa verde de rápido crescimento torna-se uma fonte de alimento para a praga.
  • E, claro, não se esqueça da cobertura morta, afrouxamento da terra e aspersão periódica das plantações.... A parte principal da colônia de pulgões pode ser lavada com um jato. Porém, lembre-se que não é recomendável irrigar as plantas com água muito fria - isso pode enfraquecer a imunidade das lavouras.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário