Como tratar o repolho de pulgões?
É difícil imaginar uma horta sem repolho. Esta cultura é tão popular que quase todos os residentes de verão a cultivam. Mas, como qualquer outra planta do local, o repolho costuma ser atacado por pulgões. Como lidar com esta praga, iremos informá-lo no artigo.
Métodos químicos de luta
Os preparativos inseticidas são uma opção vantajosa para todos, graças à qual você pode destruir rapidamente a praga do repolho. Existem muitos produtos químicos que podem ser usados para processar a couve diretamente a céu aberto, basta escolher um deles e seguir as instruções da embalagem. Uma lista de remédios populares disponíveis é mostrada abaixo.
- "Acorde"... Esse agente atua diretamente no sistema nervoso do inseto, matando-o meia hora após o tratamento. A dosagem pode ser diferente, portanto, você deve ler atentamente as instruções. Após a pulverização, novas pragas não aparecem por uma semana. O procedimento é realizado em qualquer período, mas sempre duas vezes por temporada.
- "Piretro"... É um produto pulverulento à base de camomila. Se os pulgões aparecerem no repolho, será muito eficaz. Dilua 60 gramas do produto em um balde de água, então só falta polvilhar as verduras. Isso deve ser feito a cada 14 dias, e é desejável que não haja vento no momento da pulverização.
- BI-58. Um composto muito tóxico, disponível em frascos. Apresenta uma cor branca ou azul escura. Um litro de água requer 1 mililitro do medicamento. Comendo-os, o pulgão fica instantaneamente envenenado, causando paralisia.
- Karbofos. Esta é outra droga venenosa que pode destruir rapidamente os pulgões e, assim, economizar o repolho. Em um balde de cinco litros, 7,5 g da substância são diluídos e a seguir a cultura é pulverizada. Ao fazer isso, é importante proteger a pele e o trato respiratório. Depois de algumas horas, a praga morrerá e o efeito durará quase um mês.
- "Fagulha"... Uma droga muito boa, muitos residentes de verão a escolhem. Disponível em diversas variações, a dosagem dependerá de qual versão da substância foi preferida. Se for um líquido, a dosagem mais comum é 5 ml por 5 litros de água. Após o procedimento, as pragas não aparecem no repolho por cerca de 21 dias. Aplique o produto uma vez por mês.
- "Decis"... Um produto eficaz, praticamente inodoro. Uma característica distintiva é que não se acumula no solo. Para pulverização, prepare uma solução composta por 5 litros de líquido e 0,5 g do medicamento.
- "Seguro"... Medicamento não muito tóxico, na maioria das vezes é utilizado na ausência de pré-tratamento das mudas antes do plantio. Para um balde de dez litros de água, bastam 10 gramas da substância. Em apenas alguns dias, a praga morrerá.
- "Inta-Vir"... Um inseticida bastante eficaz e popular, o efeito dura um mês inteiro. O comprimido é diluído em uma pequena quantidade de água e, em seguida, despejado em um balde de 10 litros de líquido.
Além dos fundos já descritos, os residentes de verão podem escolher os seguintes medicamentos:
- "Prazer";
- "Deltamerin" e outros produtos baseados nele;
- "Kalash";
- Corado;
- "Laço";
- Rovikurt.
Qualquer processamento com produtos químicos deve ser realizado em clima calmo e seco. É importante lembrar sobre os equipamentos de proteção individual, uma vez que as substâncias são tóxicas. Outra desvantagem é o efeito direto em animais e insetos benéficos.
Além disso, você não pode pulverizar vegetais que estão para ser colhidos com produtos químicos. Em tal situação, é melhor recorrer aos métodos populares.
Como se livrar do uso de métodos populares?
Existem muitos métodos populares eficazes com os quais você pode envenenar pulgões em casa. Se faltar pouco tempo para a colheita, vale a pena escolhê-los. Por exemplo, a água comum será a mais inofensiva. É servido sob forte pressão. Pegando o repolho, o líquido gradualmente lava os insetos. Se você regar regularmente, com o tempo será possível remover completamente os parasitas. No entanto, esta não é a única técnica.
Cinza e tabaco
Esses fundos podem ser usados separadamente ou em conjunto. Vamos considerar as duas opções.
- Infusão de cinzas. Serão necessários 2 copos de cinzas, além de um balde de 10 litros de água. Tudo é misturado e depois derramado sobre as folhas de couve. Muitas vezes, outros ingredientes são adicionados às cinzas. Por exemplo, pimentão vermelho ou canela. Esses componentes são tomados na quantidade de uma colher de sopa cada, e então misturados com um copo de cinzas. Paralelamente, levam 200 gramas de sabão em pó ralado, diluídos em um litro de água. A última etapa é misturar todos os ingredientes em 9 litros de líquido limpo.
- Caldo de tabaco. O tabaco é o perfume mais odiado para pulgões e pode ser usado com sucesso. Para preparar o caldo, pegue 200 gramas de folhas secas amassadas, despeje 5 litros de água fria. A mistura é cozida por uma hora e meia e depois esfria. Durante o processo de fervura, parte do líquido pode evaporar, então é necessário adicioná-lo. Já um caldo fresco é borrifado com repolho. A segunda opção é misturar tabaco com sabão. Duzentos gramas de folhas de tabaco são despejados com 5 litros de água fervente e um pouco de sabão é adicionado. Isso permitirá que o caldo grude na folhagem.
- Ambos os fundos juntos... Misturam-se cinzas e tabaco, obtendo-se um bom e eficaz remédio que permite eliminar o parasita. Ambos os componentes levam 200 gramas cada, despeje em um balde de dez litros de água. Mexido, deixe por um dia. Após 24 horas, a mistura está pronta.
Os caldos e infusões resultantes são borrifados com repolho uma vez por semana. Se os insetos são dominantes, a frequência de pulverização pode ser aumentada, não haverá nenhum dano particular à planta.
Tops de batata ou tomate
Se você tiver safras semelhantes crescendo em seu site, elas podem ser facilmente usadas para combater pulgões. Você pode pegar as plantas separadamente ou juntas de uma vez. Os topos depenados devem ser picados finamente, a quantidade é de cerca de um quilo. Em seguida, a matéria-prima é despejada com água fervente - 10 litros. Tudo deve ser insistido por três dias. Recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de sabão para maior eficácia. Você precisa usar a mistura pronta duas vezes por semana.
Solução Yarrow
Outra solução eficaz com a qual você pode tratar as culturas afetadas. Se a grama for fresca, você precisa de 400 gramas, se seca - 200. A matéria-prima é despejada com um litro de água fria, levada para ferver e fervida por vários minutos. Depois disso, a mistura é resfriada e, em seguida, filtrada. No entanto, não pode ser utilizado desta forma: deve ser diluído em água na proporção de 1: 10.
Vinagre
Não é nenhum segredo que o cheiro de vinagre é incrivelmente forte. É graças a esta característica que repele eficazmente os pulgões. Você não deve usar vinagre em sua forma pura, mas você pode fazer uma solução com ele. 190 mililitros de vinagre são dissolvidos em um balde de dez litros de água, cerca de 40 gramas de sabão líquido são adicionados lá... Tudo que você precisa para misturar bem. Você pode borrifar uma vez a cada duas semanas.
Sabão em pó
Para fazer uma solução com sabão em pó, você precisa dissolver uma colher de sopa deste produto em cinco litros de água e mexer. É melhor borrifar o repolho com essa mistura à noite. Se não houver sabão em pó em casa, o alcatrão pode substituí-lo com sucesso. É bom porque pode ser usado para fornecer desinfecção adicional da folhagem, e isso irá prevenir o aparecimento de podridão branca e cinza. Cem gramas de sabão são diluídos em um balde de dez litros, as folhas são tratadas com a mistura preparada.
Amônia
Esta substância pungente ajuda a remover larvas e insetos adultos. Para seu preparo, dilui-se 50 gramas de amônia em um balde de 10 litros, onde se adiciona sabão em pó amassado na quantidade de 100 gramas. A mistura precisará ser bem mexida. É necessário processar o repolho a cada 15 dias, com o uso mais frequente pode-se observar deformação das cabeças do repolho.
Alho
O cheiro do alho é "agradável" para os pulgões, quase igual ao do tabaco. Esse vegetal está quase sempre no local e você pode usá-lo no combate a insetos. É necessário tomar cabeças frescas, dividir-se em fatias. No total, devem sair 800 gramas, enquanto a pele não é retirada das fatias. Coloque o alho em um recipiente e encha-o com um balde de 10 litros de água. Deixe ferver e cozinhe por cerca de 2 horas.
Quando o caldo esfriar, ele pode ser usado. Porém, antes disso, deve-se diluir com água na proporção de 1: 1.
Folha de louro
Os óleos essenciais das folhas de louro não são apreciados pelas pragas. O caldo deste produto é muito simples: despeje 10 gramas de louro com um litro de água fervente e deixe esfriar completamente. Tudo - uma decocção eficaz contra pulgões está pronta. Você pode pulverizar a cultura com eles uma vez por semana.
Soda
Se os pulgões comem repolho regularmente, você sempre pode usar bicarbonato de sódio. Uma colher de sopa de refrigerante é dissolvida em 10 litros de líquido, metade do pedaço ralado de sabão em pó é despejado ali. Tudo é misturado, despejado em um borrifador e borrifado na planta.
Cebola
Como o alho, esta planta pode gerar pulgões com sucesso. Você precisará de 3 cabeças grandes. Não é necessário descascá-los, basta cortá-los bem com uma faca. A matéria-prima resultante é despejada com um litro de água fria, levada à fervura e fervida por meia hora. No final, adicione um pouco de sabonete líquido.
Celandine
Este é um anti-séptico bastante conhecido, mas nem todos sabem que também pode ser usado no combate aos pulgões. A grama seca é obtida na quantidade de um quilo, fresco - quatro. A massa é preenchida com água quente e depois infundida por um dia. Antes de usar, é suplementado com 2-3 colheres de sopa de sabonete líquido.
Alcatrão de bétula
Este produto tem um odor forte que os insetos não gostam. Para prepará-lo, você precisa diluir 15 gramas de alcatrão e 50 gramas de sabão em pó ralado em um balde de dez litros. Depois disso, você precisará levar a mistura à homogeneidade. Pulverizado à noite.
Ácido bórico
O ácido bórico causa paralisia do sistema nervoso com a subsequente morte dos parasitas. Você pode usar a forma líquida e em pó. No primeiro caso, o pó é espalhado pelos locais onde a praga se acumula. No segundo, o ácido é dissolvido em um balde de dez litros e, em seguida, as folhas da couve são borrifadas com a mistura. Além disso, os formigueiros podem ser regados com a mesma solução.
Finalmente, daremos mais algumas receitas, bastante incomuns.
- Leite com iodo... Este produto destrói pulgões e oídio. Para prepará-lo, tome 100 gramas de leite desnatado e complemente com 30 gotas de iodo. O leite iodado é diluído em um litro de água fria e a pulverização é iniciada imediatamente.
- "Coca Cola"... Esta bebida prejudicial pode fornecer um suporte tremendo se as plantas forem atacadas por pulgões. É diluído com água na proporção de 1: 1, e as folhas são tratadas com a mistura resultante.
- Mostarda... A solução de mostarda é obtida de forma simples: 50 gramas de pó são diluídos em cinco litros de água. Mexa e use imediatamente.
- Vodka ou aguardente... Curiosamente, essas bebidas alcoólicas destroem rapidamente as pragas. Antes de usar, a quantidade selecionada é diluída pela metade com água. Caso contrário, você pode queimar as folhas.
- casca de laranja... Para criar uma infusão, você precisa de dois copos de casca de laranja picada e seca. Eles são derramados com água quente e infundidos por 24 horas. Passado esse tempo, a mistura é fervida por um quarto de hora e depois resfriada. No final, dilua em um balde de água para 10 litros e adicione 100 g de sabão em pó. Misture e aplique sobre folhas de repolho.
Medidas biológicas e mecânicas
O método biológico é o mais inofensivo. Trata-se de criaturas reprodutoras no local que lutarão contra os próprios pulgões. Por exemplo, podem ser pássaros. Espécies como chapim, pardal e toutinegra fornecem um suporte muito bom na luta contra os insetos. Para atrair pássaros, você precisa pendurá-los na área do comedouro. Eles estão cheios de sementes de girassol, aveia, painço. Quanto aos peitos, gostam muito de queijo cottage e de ovos triturados cozidos. Além de pássaros, é recomendável atrair insetos para o local. Algumas das mais populares são joaninhas, que não têm medo das secreções venenosas da praga. Se a região for quente, você pode construir casas especiais para joaninhas, nas quais os insetos podem passar o inverno. Em climas frios, será mais fácil plantar plantas como mil-folhas, tansy, endro, trigo sarraceno. Eles atraem esses insetos.
Outro inseto eficaz será uma mosca flutuante. Essas moscas começarão onde as margaridas e a erva-doce crescem. Vão aparecer enormes besouros de terra onde há tomates e outras sombras. A lacewing começará se houver uma samambaia crescendo no jardim. Bem, tesourinhas podem ser atraídas colocando pequenos recipientes com serragem ao redor do perímetro de crescimento do repolho. Existe apenas um método mecânico e envolve a coleta manual de insetos. Para fazer isso, você terá que percorrer os canteiros e inspecionar cada planta. Os parasitas encontrados são esmagados e depois lavados com água.
O método é bastante tedioso, além disso, é eficaz apenas com um pequeno número de pragas.
Profilaxia
Não é difícil proteger o repolho dos pulgões, o principal é estudar as regras de prevenção com antecedência.
- Após o término da temporada de colheita de legumes, você precisa se familiarizar com o local. Desenterre todos os restos de vegetais, colete folhas e galhos caídos das árvores. Pegue em todo o site e queime-o.
- Desenterre toda a área bem antes do início do inverno.... A profundidade de escavação deve ser de pelo menos 25 centímetros.
- Não se esqueça das regras de rotação de culturas... Recomenda-se plantar repolho em locais onde cresciam cebola e cenoura, além de feijão.
- Cuide bem de suas plantas, especialmente de suas mudas. As plantações não devem ser densas. Regue as plantações regularmente, aplique os fertilizantes necessários na hora certa. É importante realizar a remoção de ervas daninhas e remover todas as ervas daninhas emergentes.
- Não abuse de produtos químicos... Muitos jardineiros acreditam que quanto mais produtos químicos usarem, melhor será o efeito. O resultado será o oposto: você destruirá os pulgões e o repolho junto com ele. Tudo deve ser dosado e de acordo com as instruções. Se a época da colheita está chegando, a preferência é dada apenas aos métodos populares.
- Plante plantas repelentes de pragas no local... Pode ser tabaco, cebola, alho, lavanda, ervas.
- Controle o número de formigas na área. Qualquer formigueiro encontrado deve ser destruído imediatamente.
Para obter informações sobre como processar repolho de pulgões, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.