Amônio de pulgões em groselhas
A amônia não é apenas um medicamento, mas também um excelente auxiliar para o jardineiro. Além do conhecido método de alimentar as plantas com uma solução aquosa de amônia, é frequentemente usado para combater muitos tipos de pragas. A amônia de pulgões em groselhas é excelente. Este método de se livrar de insetos não é apenas inofensivo, mas também útil para arbustos de bagas.
Benefício e dano
A amônia, que pode ser adquirida na farmácia, é um produto à base de amônia. Em sua forma pura, esse gás é muito perigoso, mas em solução aquosa sua concentração é de apenas 10%. Claro, para plantas e essa quantidade será muito, o que levará à queima das folhas. Portanto, a amônia deve ser diluída adicionalmente antes do uso.
Quanto ao uso de amônia de pulgões em groselhas, faz um excelente trabalho de repelir e destruir a praga. Este efeito é alcançado devido ao seu efeito irritante. Em primeiro lugar, os insetos não suportam o cheiro pungente de amônia e, em segundo lugar, quando entra no corpo de uma praga, causa paralisia do sistema respiratório e subsequente morte.
Importante! O uso de amônia para controlar pulgões em groselhas é permitido independentemente do período vegetativo da planta, ao contrário da maioria dos inseticidas.
Como procriar
Por si só, a amônia pode prejudicar a groselha, causando queimaduras na massa verde. Para evitar isso, o produto deve ser devidamente diluído. Além disso, se for necessário processar uma pequena área (vários galhos), então é melhor usar água com amônia, levando 2 colheres de sopa para 1 litro de água. eu. amônia. E se for necessário processar todo o arbusto ou várias plantações ao mesmo tempo, o produto deve ser preparado a partir de 10 litros de água. Nesse caso, deve-se adicionar um ligante para melhor adesão da amônia às folhas.
Além disso, a adição de infusão de alho ou pimenta vermelha moída ajudará a aumentar o efeito destrutivo de uma solução à base de amônia.
Preparação de uma solução com sabão ou sabão de alcatrão
A amônia junto com a lavanderia ou sabão de alcatrão é considerada uma das receitas mais comuns. O sabão atua apenas como um aglutinante para reduzir a taxa de evaporação da amônia.
Você pode preparar a solução da seguinte maneira.
- Em 10 litros de água, é necessário diluir 50 ml de amônia.
- Lavar ou sabão de alcatrão (também na quantidade de 50 g) é esfregado, despejado com água quente. Mexa bem e adicione ao recipiente à solução.
- O agente é misturado novamente, certificando-se de seguir as regras de segurança.
A solução pronta deve ser usada imediatamente após a mistura por pulverização do arbusto.
Para a receita, pode-se usar qualquer outro sabão ou detergente neutro, mas foi o uso de sabão em pó ou de alcatrão que mostrou o máximo efeito no combate aos pulgões.
Solução de detergente para roupas
Como alternativa, você pode usar sabão em pó. Mas a ação do remédio não será tão forte, porque o pó em si não afeta de forma alguma os pulgões, ao contrário do sabão em pó.
A solução é preparada na seguinte proporção por 10 litros de água:
- 80 ml de amônia são diluídos em água morna;
- adicione cerca de 40 g de sabão em pó à solução (você pode usar o mais barato);
- o agente é bem misturado até que o pó esteja bem dissolvido.
A composição de amônia com pó também é utilizada imediatamente após a diluição, observando-se todos os cuidados.
Recursos de processamento
O amoníaco, na opinião de muitos proprietários de chalés de verão, é considerado o meio mais barato e eficaz no combate aos pulgões da groselha, mas, como mostra a prática, sua eficácia depende diretamente do tratamento realizado. Jardineiros inexperientes podem cometer vários erros ao mesmo tempo:
- utilizar o produto algum tempo após o preparo - neste caso, sua eficácia será reduzida a zero, pois a amônia (substância ativa contra pulgões) evapora muito rapidamente;
- processamento fraco, que permitirá que os insetos que não obtiveram a solução sobrevivam e se multipliquem;
- não cumprimento da dosagem, o que levará à supersaturação do arbusto com nitrogênio ou poderá levar à queima da folhagem.
Se, no entanto, foi decidido processar os arbustos de groselha com amônia, então isso deve ser feito da forma mais correta possível. A melhor opção de tratamento é a pulverização com um dispositivo especial, por exemplo, uma pistola de pulverização para uma pequena área afetada ou um pulverizador de dorso de alavanca para o tratamento de todo o arbusto.
É importante que a solução não caia apenas na parte superior da folhagem, mas também na parte interna, uma vez que os pulgões costumam se instalar ali. Também é necessário pulverizar os caules da planta, incluindo a zona radicular.
Na ausência de um pulverizador, você pode usar um regador com um bico largo para tratamento. A rega, neste caso, começa do topo, movendo lentamente o riacho para o fundo do arbusto.
Durante a pulverização e rega, o solo ao redor das plantações também deve ser cultivado, pois isso destruirá os ovos do pulgão.
É melhor processar os arbustos de groselha pela manhã ou à noite para evitar a evaporação rápida.... Você também deve prestar atenção ao clima: deve estar calmo e seco. Se chover após o tratamento, o evento deve ser repetido no dia seguinte. Se necessário, a pulverização é realizada novamente após 10-14 dias.
As principais vantagens do uso de amônia contra pulgões em groselhas são a segurança da substância para a planta e a possibilidade de utilizá-la em diferentes estágios de seu desenvolvimento. Mas como a amônia ainda é um agente que contém nitrogênio, o tratamento de arbustos com bagas deve ser realizado com cuidado e não mais do que 1 vez durante o período de frutificação. O nitrogênio atua na planta como estimulante do crescimento, o que pode provocar o aumento da formação de rebentos, o que afetará adversamente a qualidade da colheita. Também é melhor recusar o processamento de outono, porque reduzirá a robustez geral de inverno das groselhas. Portanto, a época mais adequada para combater pulgões com um agente à base de amônia é a primavera, período de crescimento ativo do arbusto. Além disso, o processamento na primavera permite não só eliminar as pragas de insetos, mas também prevenir o seu aparecimento, pois contribui para a destruição dos ovos dos pulgões no solo.
Medidas de precaução
A amônia, apesar da pequena concentração de amônia em sua composição, ainda pode causar danos significativos a uma pessoa, pois a inalação de vapores de gases corrosivos pode causar queimaduras graves na membrana mucosa do nariz e traquéia. E com o contato prolongado com a amônia, pode ocorrer intoxicação ou mesmo interrupção temporária da respiração. Portanto, trabalhar com este medicamento é necessário exclusivamente ao ar livre ou em uma área bem ventilada.
A mistura dos componentes, bem como o processamento das groselhas com uma solução de amônia, deve ser feita com o uso de equipamento de proteção individual. É obrigatório usar luvas de borracha, óculos de proteção e, se possível, um respirador. Se você não tiver um respirador, pode usar uma máscara de pano multicamadas.
Se a solução entrar em contato com a pele das mãos, rosto ou olhos, o nariz deve ser lavado imediatamente com água limpa e morna, sem o uso de sabão.
A amônia dos pulgões das groselhas é um meio bom e acessível de proteger as plantações de frutas silvestres de uma praga prolífica. Os jardineiros há muito tempo usam a solução de amônia e lutam com sucesso não apenas contra os pulgões que se espalham rapidamente, mas também contra vários outros insetos nocivos, como as formigas e a mosca-branca.
O comentário foi enviado com sucesso.