Qual é a aparência do pulgão em uma macieira e como lidar com isso?

Contente
  1. Descrição das espécies
  2. Sinais de derrota
  3. Métodos mecânicos de luta
  4. Como processar?
  5. Quando processar?
  6. Profilaxia

Pulgões são um problema bastante comum para os proprietários de pomares de maçã. Felizmente, um grande número de produtos - de produtos químicos prontos a folk - permite que você lute com sucesso contra essas pragas.

Descrição das espécies

Os pulgões em uma macieira tendem a aparecer em grande número, concentrando-se no topo da árvore. Com o aumento do número de indivíduos e o aparecimento de asas neles, eles se movem para outras árvores, arbustos e plantas, e também começam a descer. Na macieira, os pulgões verdes, galha-vermelha, pretos e sanguíneos são mais freqüentemente encontrados. Alguns deles preferem apenas uma cultura, enquanto outros parasitam outras plantas. Quanto mais insetos, mais a árvore sofre, incapaz de se desenvolver plenamente e dar novos brotos, além de perder nutrientes constantemente.

Para começar, a vida do pulgão da maçã consiste em vários estágios. No início, as fêmeas põem ovos, cuja tonalidade muda de verde claro para quase preto. A partir deles nascem os fundadores sem asas, que se transformam em virgens sem asas de dois tipos - com e sem asas.

No estágio final da estação de crescimento, fêmeas e machos normais aparecem.

O prolífico pulgão verde da maçã parece um inseto verde-amarelo em miniatura, cujo corpo mal chega a 2 milímetros. Além das macieiras, a praga estraga as peras, o marmelo, as cinzas da montanha e algumas outras colheitas. À medida que o parasita se multiplica rapidamente, seus ataques causam grandes danos às colheitas. As próprias maçãs estão cobertas de manchas avermelhadas, as folhas enrolam-se e os rebentos são tortos.

O pulgão da galha vermelha é ainda menor - cerca de 1,6 milímetros. O inseto verde-acastanhado é coberto por vilosidades brancas e decorado com listras transversais pretas. O inseto danifica principalmente as placas das folhas e os frutos. Sob a influência de pulgões vermelhos, surgem inchaços, chamados de galhas, na superfície.

O pulgão cinza com corpo cinza escuro e cabeça preta ataca principalmente árvores maduras.. Seu efeito se concentra no verso das lâminas das folhas.

Os pulgões pretos são insetos que variam em cor do verde sujo e azul escuro ao preto. Com a ajuda da tromba, retiram o suco das folhas jovens e dos frutos, com o que o estado da planta se deteriora significativamente.

Depois de esmagar um pulgão sanguíneo, você pode ver uma mancha vermelha brilhante - daí o nome. A criatura em forma de ovo é colorida em uma rica tonalidade laranja. O parasita prefere se alimentar de brotos, estacas e caules jovens, deixando feridas profundas por onde as infecções entram mais tarde.

Se você não lutar contra os pulgões do sangue, o processo de frutificação será interrompido e a macieira morrerá em alguns anos.

Sinais de derrota

O fato de os pulgões terem aparecido nas macieiras pode ser adivinhado por vários sinais externos. Você deve ter cuidado se manchas vermelho-escuras começarem a se formar nas folhas, inchando levemente sobre o prato. Além disso, o tecido que a praga come gradualmente se enrola em um tubo, escurece e seca gradualmente. Além disso, o fato de o pulgão atacar a planta é indicado pelo aparecimento de uma substância pegajosa na superfície que atrai formigas.Por fim, logo nas estacas, rebentos e talos, bem como no dorso das folhas, a olho nu, pode-se observar um grande número de pequenos bichos, cuja cor difere consoante a variedade, os rebentos crescem tortos , e as copas das árvores são deformadas.

A propósito, a atividade dessa praga geralmente começa no topo. Gradualmente, pouca comida se transforma em pulgões, de modo que os insetos descem para as camadas inferiores. Em geral, a presença do inseto é detectada mais rapidamente em mudas ou ramos jovens. Devido ao pequeno tamanho, quaisquer alterações são imediatamente visíveis. É melhor combatê-los antes do início não só da floração, mas também da formação dos botões. Se os parasitas começarem a atacar durante o período de formação dos frutos, o combate aos mesmos é feito imediatamente.

Métodos mecânicos de luta

Antes de decidir sobre o método de controle de pragas completo, você pode tentar remover as criaturas já presentes na macieira. Essa medida não é eficaz o suficiente, pois não evita a reinfecção, mas ainda vale a pena usar o tratamento mecânico. Você pode remover pulgões de uma árvore dando descarga, aplicando uma pressão de água de uma mangueira nas áreas infectadas. A desvantagem desse método é a preservação da vida dos insetos e seu posterior retorno. Galhos e folhas afetados devem ser cortados imediatamente e devem ser queimados. Ao mesmo tempo, porém, é importante lembrar que o excesso de poda pode prejudicar a cultura.

Finalmente, pequenos parasitas podem simplesmente ser removidos manualmente. Isso é feito, é claro, com luvas, os próprios insetos são destruídos. Esse tratamento vai ajudar em pequenos danos à planta, bem como nos casos em que a população deva ser reduzida para medidas mais graves.

Recomenda-se acompanhá-lo retirando as ervas daninhas do espaçamento entre filas, espaços ao redor dos troncos e removendo o crescimento excessivo próximo aos troncos.

Como processar?

Você pode se livrar dos pulgões em uma macieira com a ajuda de inseticidas, produtos biológicos mais seguros ou remédios populares.

Produtos químicos

O uso de produtos químicos permite que você destrua as pragas permanentemente, e elas geralmente morrem imediatamente ou várias horas após o veneno ser pulverizado. Devem ser utilizados de acordo com as instruções, observando algumas regras simples. É melhor borrifar a solução na árvore em clima seco e calmo. Os produtos químicos, no entanto, funcionam depois da chuva, mas o efeito será maior se não forem lavados com água. É necessário trabalhar com máscara de proteção, óculos e luvas. Moletons de mangas compridas e calças com as pernas da calça combinando devem ser lavadas imediatamente após o procedimento.

A maneira mais conveniente de borrifar uma macieira é usando um borrifador de jardim. É aconselhável borrifar os restos do produto nas árvores vizinhas e enxaguar bem o próprio aparelho, evitando que as substâncias tóxicas cheguem aos corpos d'água. O movimento da pistola deve ocorrer de baixo para cima para processar a parte posterior das lâminas das folhas. Se o inseticida atingir as frutas, faça o seguinte: deixe-os nos galhos por algumas semanas e depois enxágue bem. Não é permitido o uso de produtos químicos enquanto a árvore está em flor. Se isso acontecer, as abelhas morrerão, o que significa que não ocorrerá polinização e as maçãs não aparecerão.

O medicamento diluído é usado imediatamente ou ao longo do dia. Deixar para depois levará a uma diminuição da eficiência. Os especialistas também recomendam que, quando os pulgões retornarem, alternem os inseticidas para que a praga não desenvolva imunidade à mesma substância.

Você pode lutar contra pulgões, lagartas e caracóis com a ajuda de Nitrafen. A pulverização realizada no início da primavera também servirá como prevenção de algumas doenças. O medicamento é comercializado na forma de pasta marrom, que deve ser diluída em água. Normalmente, são necessários 10 litros de líquido para 200 gramas da substância.

O nitrafen pode ser usado no início da primavera e no final do outono, mas é importante chegar a tempo antes que os botões apareçam.

Será possível matar rapidamente o parasita usando o "Oleocobrite". Ele contém óleo de petróleo, que causa danos irreparáveis ​​aos insetos. Para atingir a máxima eficiência, a concentração da solução deve chegar a 4%, ou seja, 400 gramas do produto são diluídos em 10 litros de água. Salvar a macieira vai ajudar e "Kinmix", pertencente ao grupo de preparações de ação contato-intestinal. Pulgões morrem poucas horas após a pulverização, junto com lagartas, formigas e outras pragas. Cada ampola do medicamento requer 10 litros de água.

Inúmeras pragas podem ser removidas com o Iskra. O medicamento está disponível na forma de comprimidos, cada um deles dissolvido em um litro de água. Após a filtração, a solução concentrada é diluída com mais 4 litros de água. Como regra, para remover os pulgões, é necessário um tratamento duplo com um intervalo de 2 a 3 semanas.

A cipermetrina pode ser adquirida na forma de comprimidos ou solução solúvel em água. Os isômeros presentes na composição destroem rapidamente os pulgões, paralisando larvas e adultos. Suas vantagens significativas são um efeito de longo prazo de cerca de 30 dias, bem como a resistência a altas temperaturas e luz solar.

"Karbofos" atua imediatamente após o tratamento da cultura. Seu efeito dura cerca de 14 dias, o que pode ser considerado um resultado muito bom. O principal componente ativo da droga é o malatião.

Para processar uma macieira, é necessário diluir 90 gramas de pó em 10 litros de líquido, com o que se forma uma emulsão para pulverização.

"Decis" lida com muitas pragas devido à ação do contato intestinal. A praga morre 12 horas após o tratamento. O medicamento é comercializado em sachês contendo 1 grama de pó, que é diluído em 20 litros de água. A proteção da macieira dura um mês.

Outro medicamento comprovado é o chamado "Inta-Vir", que funciona devido à cipermetrina contida. A droga, ao se encontrar no corpo de um inseto, leva à sua paralisia e, conseqüentemente, à morte. O Inta-Vir está disponível na forma de comprimidos, cada um diluído em 10 litros de líquido. Sua ação dura 14 dias.

Bons resultados são obtidos devido ao uso da droga "Karate"que é comercializado sob a forma de um líquido solúvel em água. A cada 250 gramas é diluído em 10 litros de água, após o que a pulverização é organizada em clima calmo.

Biológicos

Um produto biológico universal para se livrar dos pulgões é Fitoverm... O medicamento é vendido em ampolas ou em solução. O fitoverm, que é seguro para a flora, entra no organismo do inseto e causa sua paralisia.

Como resultado, a praga morre. O produto biológico atóxico "Aktofit" funciona de maneira semelhante.

Remédios populares

Vários remédios populares são mais bem usados ​​no estágio inicial da derrota da cultura. Lesões únicas devem ser tratadas propositalmente e pulverização completa deve ser usada como profilaxia. Muitos jardineiros preferem proteger os pomares de maçã com amônia. Via de regra, uma garrafa padrão é diluída em 15 litros de água e o processamento é feito no início da manhã ou no final da tarde. Um resultado interessante pode ser alcançado usando bicarbonato de sódio... Para preparar uma solução medicinal, 10 colheres de sopa do pó são misturadas com 10 litros de água com sabão. Ao pulverizar, é importante evitar o contato excessivo com o inseticida caseiro nas folhas e galhos, caso contrário, o desenvolvimento da árvore diminuirá.

Dos meios disponíveis para combater pulgões, uma variedade de especiarias com um aroma brilhante e rico são adequadas. Os jardineiros preferem preparar soluções à base de pimenta, canela, cravo ou erva-doce.Normalmente, 200 gramas de especiarias são combinadas com 10 litros de água recém fervida. Depois de mexer a mistura e deixá-la fermentar por um dia, você pode prosseguir com a pulverização.

Uma receita ligeiramente diferente se aplica ao usar pimenta quente... Neste caso, 200 gramas de frutos são enchidos com alguns litros de água. Tudo é fervido por cerca de 30 minutos e infundido por dois dias, após os quais a solução concentrada é diluída com água na proporção de 1: 7. Na presença de pimenta seca, a concentração deverá ser reduzida em 2 vezes.

O sabão em pó é considerado um inseticida popular universal devido à presença de ácido capróico na composição. Um bloco de 300 gramas é esfregado com aparas finas e depois combinado com 2 litros de água quente. A mistura é agitada até que as partículas se dissolvam e diluídas em 8 litros de água.

O uso de pó de tabaco ou mesmo de alguns maços de cigarros terá um bom efeito. Depois de colocar o componente principal em um balde, despeje água fervente sobre ele e deixe esfriar naturalmente. Após filtrar a solução, retirando-a das embalagens de cigarros, é necessário complementar a composição com a mesma quantidade de água pura. Em dias de vento, você também pode fumigar o pomar de maçãs acendendo uma fogueira e jogando pó de tabaco nele.

Depois de picados os dentes de uma grande cabeça de alho maduro, é necessário despejar a massa com um litro de água a ferver e deixar em infusão durante 24 horas. A solução filtrada é complementada com 8 litros de água, 30 gramas de espuma de sabão e 2 colheres de sopa de óleo vegetal. Você pode lavar a planta à mão com o líquido ou usá-lo para pulverizar.

Celandine contra pulgões pode ser usado de várias maneiras. O primeiro envolve polvilhar as áreas afetadas com pó de galhos secos triturados misturados com água. Normalmente 200 gramas de celidônia têm 5 litros de água. Sem adicionar água, o pó é adequado para esfregar as lâminas das folhas afetadas.

Você também pode fazer uma tintura de celidônia. Por esta a quinta parte do balde deverá ser enchida com folhas e caules secos, após o que tudo é despejado com 5 litros de água fervente. Depois de insistir na solução por cerca de 30 minutos, você precisará coar e despejar mais 5 litros de água limpa. O inseticida finalizado é adequado para pulverizar e regar os brotos. Finalmente, a celidônia fresca pode ser simplesmente amarrada a galhos de maçã.

Seu cheiro assustará os indivíduos que voam, e a seiva venenosa causará a morte de parasitas. Para evitar que as formigas tragam pulgões para a árvore, você também deve colocar alguns galhos embaixo dela.

Cinza lida com insetos muito rapidamente sem prejudicar a própria cultura. Para fazer isso, 3 quilos de pó podem ser misturados com 5 litros de água fervente e insistidos por 2 dias. A solução filtrada é complementada com 3 colheres de sopa de sabão líquido ou aparas de sabão.

Como outra opção, um quilo e meio de cinzas são combinados com 150 gramas de lascas de sabão e preenchidos com 10 litros de líquido recém fervido. Após infusão diária e coação, 10 gotas de óleo essencial de lavanda são adicionadas ao inseticida caseiro.

Finalmente, as cinzas podem ser misturadas com makhorka na proporção de 1 para 1 e despejadas com água fervente de modo que haja um litro de água para 200 gramas de produto seco. A mistura de ingredientes também é infundida por 24 horas e filtrada.

Tem bom desempenho mostarda, não apenas destruindo indivíduos existentes, mas também espantando novos. A maneira mais fácil é espalhar o pó sobre a área e também usá-lo para esfregar as lâminas das folhas.

Vale a pena preparar um spray de 100 gramas de mostarda e um litro de água. Após a mistura e infusão diária, a mistura deverá ser diluída com água na proporção de 1:20.

Para melhor fixação na superfície da planta, adiciona-se também 40 gramas de espuma de sabão.

A infusão de cascas de cebola é caracterizada por um aroma muito específico que os pulgões não gostam. Para prepará-lo, 200 gramas do ingrediente principal são despejados com 10 litros de água e infundidos por cerca de 5 dias.A mistura filtrada pode ser usada imediatamente para salvar macieiras. Uma receita bastante incomum requer o uso de "Coca-Cola" contendo ácido fosfórico na composição. A solução é preparada a partir de refrigerante e água, na proporção de 1: 7.

Vinagre de mesa ou vinagre de cidra de maçã também são bons para o controle de pulgões. O primeiro deve ser diluído na proporção de 1 colher de chá da substância por litro de água, e o segundo - 1-2 colheres de sopa do medicamento por 10 litros de água. Para potencializar a ação, aparas de sabão também são adicionadas à composição.

Adequado para trabalho e Alcatrão de bétula. Meia barra de sabão de alcatrão precisará ser ralada, misturada com uma colher de sopa de alcatrão e cheia com um litro de água fervente. Antes da pulverização, a mistura é complementada com 10 litros de água.

O ácido bórico destrói não apenas pulgões, mas também formigas. Cada 2 gramas de pó são diluídos em um litro de água. Finalmente, também é recomendável usar uma infusão de topos de tomate ou batata. É preparado da seguinte forma: 400-500 gramas de massa verde fresca são picados finamente e despejados com a mesma quantidade de água.

A infusão é deixada por 12-16 horas, sendo então filtrada e diluída em 5 litros de água.

Quando processar?

Para processar uma macieira de pulgões em diferentes épocas do ano, deve haver pequenas diferenças. Na primavera, as árvores jovens são examinadas em busca de pragas. Ao comprar mudas "à parte", é melhor pulverizar com uma solução fraca de permanganato de potássio, complementada com lascas de sabão. Nesta fase, não é recomendado envenenar a praga com produtos químicos, pois isso pode afetar negativamente o desenvolvimento posterior da macieira. Nessa época, as árvores adultas já podem ser regadas com um inseticida que destrói as larvas, porém, após a floração, recomenda-se limitar-se aos remédios populares.

No início do verão ocorre geralmente o ovário da fruta, durante o qual faz sentido realizar alguns tratamentos. O crescimento ativo dos frutos continua durante junho-julho e, durante este período, os jardineiros preferem pulverizar as árvores algumas vezes como medida preventiva, geralmente após cada chuva.

Durante a frutificação, são feitas uma ou duas desinfecções, mas é importante lembrar que o uso de produtos químicos pode envenenar as frutas e prejudicar seu desenvolvimento. Para economizar plantações, é melhor usar pó de tabaco, refrigerante ou pó de mostarda. No processamento, atenção especial é dada ao topo da árvore, onde o inseto faz ninhos.

Antes do inverno, as macieiras são novamente processadas a partir das larvas. A parte morta do tronco é limpa com uma escova especial, após a qual todos os restos da casca são queimados.

Vale ressaltar que quanto mais antigo o jardim, mais pulverização e fumigação ele necessita.

Profilaxia

Um componente importante da proteção das macieiras contra pulgões é a implementação oportuna de medidas preventivas. As mudas adquiridas devem ser examinadas antes do plantio, especialmente a folhagem das árvores jovens. Apenas amostras saudáveis ​​devem ser usadas ao ar livre. Para proteger o jardim não só de pulgões, mas também de outras pragas, a pulverização preventiva deve ser realizada no início da primavera. Como os ovos do parasita podem tolerar facilmente as baixas temperaturas do inverno, eles hibernam pouco antes do aparecimento das primeiras folhas. Se você realizar o procedimento neste momento, poderá se livrar do problema sem prejudicar a planta.

Uma boa solução seria atrair para o local pássaros que se alimentam de pulgões, bem como plantar ervas e plantas aromáticas, seja atraindo joaninhas ou espantando os próprios pulgões. Então, plantar próximo à macieira é matricária. Ele contém piretrina, que destrói o sistema nervoso do inseto. Lavanda também é boa, pois seus óleos essenciais e fragrâncias fortes irão distrair a praga. Os pulgões também não gostam do cheiro específico de calêndula, alho e malmequeres.

Quanto aos pássaros, você terá que atrair chapins, pardais, tordos e estorninhos. Isso é feito mais convenientemente com comedouros, tigelas de água e gaiolas.Lacewing e joaninhas comedoras de pulgões "vêm" para casas impermeáveis ​​feitas de materiais naturais, preenchidas com palha e aparas de madeira.

É importante remover regularmente as ervas daninhas, nas quais os insetos hibernam, bem como realizar uma alimentação balanceada da cultura. Esta praga não é capaz de picar através de placas de folhas densas e, portanto, se reproduz apenas em brotos enfraquecidos. Porém, não se deve esquecer que o excesso de nitrogênio, ao contrário, atrai o inseto e contribui para sua rápida reprodução. Periodicamente, faz sentido usar remédios populares: irrigar árvores com soluções e fumigar com misturas secas. Os especialistas também recomendam que você monitore cuidadosamente a condição da casca e limpe-a antes da hibernação.

Freqüentemente, os pulgões são trazidos para o jardim por formigas, então ainda é melhor destruir formigueiros perto de macieiras.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário