Por que o pulgão aparece no endro e como tratá-lo?

Contente
  1. Descrição
  2. Causas e sinais de aparência
  3. Produtos químicos para afídeos
  4. Métodos de controle biológico
  5. Visão geral dos remédios populares
  6. Profilaxia

Nenhum prato quente em nossa mesa está completo sem a adição de ervas. O endro é um tempero muito picante e saudável. A planta em si não é suscetível a pragas específicas, mas devido ao fato de que ela cresce bem acima do solo durante todo o verão, muitos parasitas não são avessos a festejar com ela. Uma dessas pragas é o pulgão. Neste artigo, analisaremos o que é e como lidar com isso.

Descrição

Os pulgões pertencem à ordem dos homópteros, na qual existem mais de 3500 espécies. É o representante mais comum da classe de insetos que sugam todos os sucos vitais dos brotos jovens e, portanto, carregam vírus.

A aparência do inseto é muito diversa e depende da espécie. O corpo pode ser ovalado, semicircular ou oblongo, e os tamanhos variam de 0,3 mm a 0,8 mm com tegumentos transparentes macios. A cor do corpo é semelhante à cor da planta em que o inseto está localizado. Pode ser coberto por tubérculos, penugem ou pêlos de diferentes comprimentos e densidades. Existem antenas na testa, responsáveis ​​pela audição e pelo tato, e o pulgão também tem excelente visão.

Causas e sinais de aparência

Os culpados do aparecimento de pulgões são as formigas que se alimentam de sua seiva. Emite um líquido especial com gosto adocicado e, portanto, atrai insetos. Para se alimentar constantemente, as formigas devem carregar os pulgões com elas até o local onde se instalarão. Além das formigas, os pulgões podem ser trazidos por uma pessoa, um animal de outros canteiros ou de mudas infectadas.

Para reconhecer o ataque de pulgões a tempo, você deve primeiro prestar atenção se há formigas por perto. Se sua atividade for forte o suficiente e a planta estiver coberta com orvalho pegajoso, isso significa que o pulgão já está comendo endro. O inseto, no processo de sua atividade vital, desprende escamas antigas, semelhantes às cinzas. Se você considerar cuidadosamente o broto de endro, poderá ver uma colônia de pragas que formam secreções mucosas. Eles se prendem às partes mais suculentas do endro e sugam o suco.

Por causa disso, os topos da planta mudam de forma e murcham, como resultado, a cultura morre. Os verdes ficam amarelos, aparecem manchas e muco. O líquido liberado é um terreno fértil ideal para insetos e fungos. Entre outras coisas, essa camada pegajosa interfere no processo de fotossíntese e isso afeta negativamente a planta.

Produtos químicos para afídeos

Se houver sinais de pulgões no endro, as preparações químicas ajudarão a salvá-lo rapidamente. Os mais eficazes contra a praga são os compostos químicos que penetram nos tecidos da planta e a protegem por dentro. As pragas morrem em 1-2 dias, porque o agente é tóxico para elas, mas para os humanos é absolutamente inofensivo.

Confidor Extra é um pesticida intestinal contra insetos e pragas roedoras. Eficaz tanto para pulverização como para aplicação no solo. O produto é altamente ativo, resistente à umidade, possui propriedades sistêmicas que lutam ativamente contra as pragas ocultas no jardim. A substância pode ser usada junto com fertilizantes.

A preparação "Tanrek" também é um inseticida de contato entérico, usado tanto para pragas de jardim como de interiores, especialmente pulgões. O imidaclopride atua nos receptores nervosos e causa paralisia e morte neles.Tem um período de proteção de até 30 dias, é altamente estável, a eficácia do medicamento independe das condições climáticas e mudanças de temperatura. Combina-se perfeitamente com Fitosporin e alguns fungicidas.

Sem a necessidade, não se deve abusar dos inseticidas, pois as drogas, junto com os insetos nocivos, matam os úteis. Ao trabalhar com uma solução, você deve seguir estritamente as recomendações.

Se os pulgões atacarem o endro, a droga "Biotlin" ajudará a destruí-lo e a limpar o arbusto. Os componentes da droga têm um efeito depressivo sobre o sistema nervoso de pulgões já maduros e também destroem seus ovos e larvas. A substância é estritamente proibida de ser misturada com outras.

De acordo com as instruções, o produto é diluído em água morna. Eles precisam borrifar endro em clima seco 6 horas antes da rega e, se chover após a pulverização, o procedimento é repetido.

Remover pulgões rapidamente ajudará "Karbofos", que é considerado um remédio popular e barato. Ele é usado tanto para danos únicos quanto para grandes danos ao local. O uso dessa droga deve ser alternado com outros produtos químicos, já que o uso de apenas "Karbofos" pode causar dependência de pragas. Qualquer um dos produtos químicos também destrói insetos benéficos, portanto, use-os em caso de danos graves, quando outros meios são impotentes.

Métodos de controle biológico

Outros medicamentos também ajudam a combater os pulgões. Mais suaves são os agentes biológicos que têm um efeito retardado, em contraste com os produtos químicos. Basicamente, são alternados com produtos químicos, já que o uso de alguns agentes biológicos pode agravar a população de pulgões.

A droga "Bitoxibacilina" é um pesticida intestinal, eficaz contra pulgões. Não possui toxicidade, acumula-se em plantas e frutos, mas garante um uso ecologicamente correto e inofensivo para o homem. É usado em qualquer estágio do desenvolvimento da planta, combinado com pesticidas químicos e preparações biológicas. A planta pode ser comida alguns dias após o processamento.

Visão geral dos remédios populares

Infusões e decocções de ervas

Para a destruição segura de pragas, são feitas várias soluções e infusões, que podem ser preparadas rapidamente em casa e processar o mato todas as semanas. Um remédio eficaz para controlar os pulgões é uma tintura feita de tabaco ou pó de tabaco. Para fazer isso, você precisa de folhas de tabaco secas, pesando 200 g, despeje 5 litros de água e deixe por cerca de um dia, depois acrescente mais 5 litros e leve ao fogo por cerca de 2 horas.

Sabão

  • Topos de batata também são um controle de pragas. Para fazer isso, você precisa de meio quilo de tampas secas ou 1 kg de tampas frescas, pique finamente e despeje 10 litros de água, depois deixe em infusão por cerca de 3 horas. Depois disso, é necessário esticar a composição e adicionar 40 g de sabão em pó.
  • O refrigerante, devido à sua composição alcalina, é seguro para a planta e destrói rapidamente os pulgões. Para fazer isso, dissolva 100 g de alcatrão ou sabão em pó comum em 1 litro de água morna e adicione 1 colher de sopa de refrigerante. Para um volume maior, você pode adicionar mais 5 litros de água.
  • Uma solução de 40 g de sabão em pó com a adição de 2 colheres de sopa grandes de refrigerante e 1 pequena iodo é bastante eficaz. Todos esses componentes são diluídos em 10 litros de água.
  • Um copo de alho picado deve ser picado finamente e despeje 10 litros de líquido, adicionando 2 colheres de sopa de sal e 100 g de sabão. Esta solução pode ser pulverizada com verduras imediatamente após a sua produção, de manhã ou à noite.

Cinza

As cinzas comuns ajudam a remover pulgões. Para tal, é necessário fazer uma decocção especial de 300 g de cinza (pré-peneirada) e 2 litros de água. Tudo isso precisa ser fervido por 20 minutos, após os quais a solução é resfriada, acrescenta-se água para 10 litros. A solução preparada pode ser usada para pulverização. Com o mesmo remédio, vale a pena regar a planta pela raiz, já que o caldo é um adubo adicional.

Vinagre

O vinagre de mesa comum também mata os pulgões do endro. Para isso, é necessário diluir 1 colher de chá do produto em 1 litro de líquido. Se for vinagre de maçã, tome 1 colher de sopa. Para um efeito mais rápido, você pode adicionar uma pitada de sabão em pó ralado. O endro deve ser pulverizado em tempo seco, repita o procedimento após uma semana.

Amônia

A combinação de amônia e sabão em pó comum é bastante eficaz contra as pragas. Para isso, tome 5 ml de amônia e dilua em 1 litro de água, acrescentando uma pitada de raspa de sabão. A composição atua como eliminador de pragas e também como fertilizante.

Refrigerante e sal

O sal e o refrigerante, que estão disponíveis em todas as casas, ajudarão a se livrar dos pulgões. Se o endro estiver infestado de pulgões, o melhor remédio seguro após o qual as ervas podem ser ingeridas é refrigerante comum. Para fazer isso, você precisa preparar uma solução - para 1 litro de água 25 g de refrigerante. Você pode processar endro imediatamente após preparar um produto que não perde sua eficácia por muito tempo.

Uma forma muito simples e segura é usar sal, mas se o endro ainda não tiver sido afetado pela praga. Para fazer isso, espalhe sal ao redor do arbusto de endro em uma linha fina. Graças a isso, o mato pode ser protegido, pois as formigas não vão cruzar a área restrita e, portanto, não vão trazer pulgões com elas.

Profilaxia

  • Para evitar o aparecimento de pulgões, antes de mais nada, é necessário escolher áreas de semeadura de endro com boa ventilação e iluminação. As sementes devem ser plantadas corretamente, deve haver um espaço para ventilação entre as linhas, cerca de 25-30 cm.
  • Todos os anos é necessário mudar a localização do jardim, mas principalmente não plantar depois de sementes de salsa, aipo e cominho, pois são suscetíveis às mesmas pragas do endro. É melhor que as plantas cresçam ao lado do endro para atrair joaninhas, que por sua vez comem pulgões. Estes são alho, cebola e manjericão.
  • Regularmente, você precisa remover ervas daninhas e afrouxar o solo perto da planta - as raízes respirarão e os pulgões serão destruídos. Como medida preventiva, trate remédios populares contra pulgões, inspecione regularmente o arbusto em busca de pragas e limpe o solo de ervas daninhas a tempo.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário