Qual a aparência do pulgão nas groselhas e como se livrar dele?

Contente
  1. Descrição das espécies
  2. Qual é o perigo de uma praga?
  3. Como os arbustos podem ser processados?
  4. Métodos populares de luta
  5. Repelentes de plantas
  6. Inimigos naturais
  7. Medidas de prevenção

Pulgões são considerados uma das pragas de plantas mais comuns. Pequenos bugs se espalham rapidamente por todo o site, capturando novos territórios. Portanto, tendo notado essas pragas em seu jardim, você precisa se livrar delas imediatamente.

Descrição das espécies

Existem muitos tipos diferentes de pulgões que atacam as plantas do jardim e da horta. As variedades a seguir são as mais perigosas para a groselha.

  1. Galha-vermelha... Existem dois tipos de pulgão. Wingless se distingue por seu tamanho maior. A cor desses insetos é verde. As pragas aladas têm um corpo amarelo translúcido e asas quase invisíveis. As folhas dos arbustos em que vivem esses pulgões são cobertas por manchas vermelhas volumosas.
  2. Cereja de pássaro... Este tipo de pulgão tem uma cor mais escura. Esses pulgões são um dos principais vetores de doenças. As folhas afetadas por pragas enrolam-se muito rapidamente e depois secam.
  3. Beterraba... Este pulgão também é conhecido como leguminosa. É perigoso não apenas para a groselha e a groselha preta, mas também para as raízes e leguminosas. O corpo do pulgão é de cor escura. As folhas afetadas ficam amarelas e ondulam gradualmente.
  4. Amora... Esta praga pode ser reconhecida por sua coloração verde-amarelada. O inseto se alimenta de botões de plantas. É por isso que os arbustos afetados frutificam muito mal. Você pode entender que a planta foi afetada pelo amarelecimento dos botões e pelo ressecamento das pontas dos galhos. Você precisa combater essas pragas muito rapidamente, caso contrário, os pulgões irão para as uvas, framboesas ou macieiras.
  5. Groselha... É o pulgão da folha verde que mais frequentemente ataca os arbustos de groselha. Ela geralmente faz isso em junho ou julho. Uma planta afetada por pulgões de groselha parece ruim. A folhagem se enrola nele. O arbusto fica mais lento e começa a secar.
  6. Pêssego... Este tipo de pulgão é muito pequeno. Ela tem uma cor verde muito clara. Essas pragas são consideradas as mais perigosas para a groselha, porque podem infectar os arbustos com um grande número de infecções.

Em geral, cada uma dessas variedades de pulgões é perigosa à sua maneira para as groselhas jovens e maduras. Portanto, você precisa se livrar de todas as pragas vistas nos arbustos.

Qual é o perigo de uma praga?

Pulgões são pequenos insetos que se alimentam de seiva de plantas... Tal efeito sobre os representantes da flora leva ao fato de que eles são significativamente enfraquecidos. Por causa disso, os arbustos se tornam mais suscetíveis a doenças. Groselhas fracas com folhagem amarelada e brotos finos podem ser acometidas por qualquer doença.

As plantas atacadas por pulgões também dão frutos muito piores. Arbustos enfraquecidos podem não sobreviver ao inverno.

Um papel importante também é desempenhado pela velocidade com que os pulgões se espalham, porque essas pragas podem capturar rapidamente todos os arbustos no local. Portanto, se você perder o momento, não um pequeno arbusto terá que ser tratado, mas toda a área infectada.

Como os arbustos podem ser processados?

Felizmente, existem muitas maneiras diferentes de controlar os pulgões. É possível destruir essas pragas por meios químicos ou biológicos e por métodos populares.

Produtos químicos

A forma mais eficaz de controlar pequenas pragas é o uso de produtos químicos. É mais conveniente envenenar pulgões com as seguintes composições.

  1. "Jaguar"... Este remédio funciona muito rapidamente. Para processar o local, o produto é diluído na proporção de 1 para 10. É melhor usar água morna para esse fim. O efeito do uso desta solução dura várias semanas. Depois disso, o procedimento pode ser repetido.
  2. Biotlin. Este produto também é altamente eficiente. Os pulgões morrem algumas horas após o tratamento dos arbustos com uma solução. O efeito após esse procedimento dura cerca de 2-3 semanas.
  3. "Karbofos"... Este medicamento também é bastante eficaz. Não é muito tóxico, por isso pode ser usado no jardim. A composição atua rapidamente. Usando-o, você pode se livrar dos pulgões em sua região em algumas semanas.

Produtos químicos modernos devem ser usados ​​com cuidado. Recomenda-se fazer isso em tempo seco. É importante proteger o trato respiratório e a pele usando óculos de proteção, respirador e luvas antes do manuseio.

Agentes biológicos

Os agentes biológicos também ajudam no combate aos pulgões. Os seguintes medicamentos provaram ser bons.

  1. Fitoverm. Este medicamento é vendido em pequenas ampolas. Ele não age imediatamente. O resultado será perceptível 5-6 dias após o tratamento. Vale lembrar que esse medicamento não deve ser usado durante o período de floração. Isso geralmente é feito após o término. Bagas de um arbusto processado no verão podem ser consumidas apenas 5-6 dias após o procedimento.
  2. "Fufanon". Esta composição também é considerada muito eficaz. É permitido usá-lo apenas duas semanas após alimentar os arbustos com quaisquer fertilizantes. A solução é usada para tratamento de manhã cedo ou tarde da noite. Para consolidar o resultado, o local precisará ser novamente tratado com esse medicamento após uma semana.
  3. "Acrófito". Este medicamento pode ser usado para salvar arbustos de ataques massivos de pulgões. A composição é vendida em pequenos frascos. Ele age instantaneamente. Imediatamente após o tratamento, as pragas são paralisadas. Nos próximos dias, eles morrem juntos. Este produto não é enxaguado, portanto você pode usá-lo com segurança para tratar áreas em qualquer clima. Se os arbustos de groselha estiverem muito afetados, eles podem ser tratados novamente com a solução após duas semanas. Deve ser lembrado que a composição preparada não é armazenada por muito tempo. Portanto, a cada vez a solução deve ser preparada de novo.

Produtos biológicos são menos perigosos para os humanos do que produtos químicos. Portanto, é mais lucrativo usá-los no verão.

Métodos populares de luta

No entanto, a maioria dos jardineiros prefere processar plantas com remédios populares. A escolha de soluções que podem ser preparadas a partir das ferramentas disponíveis é bastante ampla.

  • Solução de sabonete... Para preparar essa composição, é melhor usar alcatrão ou sabão em pó. Deve ser ralado em um ralador grosso. Em seguida, 2 colheres de sopa de sabão devem ser diluídas em 100 ml de água. Então, tudo deve ser bem misturado e colocado em um borrifador. A composição resultante pode ser aplicada imediatamente. A solução com sabão é boa porque fica nos galhos e nas folhas por muito tempo. Alguns jardineiros colocam um pouco de refrigerante em um recipiente com água e sabão. Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio comum é suficiente para 1 litro de água morna. A mistura é bem misturada. O pó deve se dissolver completamente. Depois disso, adicione um pouco de solução de sabão ao recipiente.

O produto acabado pode ser usado para tratar arbustos infectados imediatamente após o cozimento.

  • Peróxido de hidrogênio... Você pode comprar este tratamento de arbustos em qualquer farmácia. Uma solução baseada nele é muito simples de preparar. Em dez litros de água pura, diluir 50 ml de peróxido e a mesma quantidade de álcool. A composição resultante é despejada em um aspersor e usada para processar arbustos de groselha. Para consolidar o resultado, o procedimento de pulverização deve ser repetido várias vezes mais. A planta deve ser processada no máximo uma vez por semana.
  • Tabaco... Pó ou folhas de tabaco também ajudam a tratar arbustos infectados.Uma solução baseada neles é apreciada porque não representa perigo nem para as groselhas nem para as abelhas que ajudam na polinização do local. Para seu preparo, use 100 gramas de produto seco ou a mesma quantidade de folhagem fresca. Tudo isso é derramado com água fervente. O produto é insistido durante a noite, e pela manhã é usado para tratar a área. Com esta infusão, os arbustos podem ser borrifados mesmo durante a floração das groselhas. Para consolidar o resultado, a composição é usada a cada 10-14 dias.

Durante o período de maturação das bagas, esses procedimentos devem ser interrompidos. Você pode colher frutas de groselha apenas uma semana após o último tratamento do jardim.

  • Calêndula... A composição, preparada à base de malmequeres, é perfeita para o combate aos pulgões. É preparado de forma muito simples. Os malmequeres devem ser triturados e despejados em dez litros de água morna. O produto é infundido por três dias. Depois disso, deve ser filtrado em gaze e só depois usado para borrifar a área.
  • Mostarda seca. Para preparar esta solução, pó de mostarda seca é usado. Uma colher de sopa do produto é diluída em um litro de água. Depois disso, a composição é infundida por dois dias. Antes do uso, a infusão é diluída com água na proporção de 1 para 1. Se houver muitos pulgões nos arbustos verdes, o dobro do pó é tomado para preparar a solução.

O inseticida finalizado ajuda a remover não apenas os pulgões do local, mas também o rolo de folha.

  • Agulhas frescas. É melhor usar agulhas de pinheiro para processar o local. O produto deve ser fresco. Um quilo de agulhas deve ser derramado com cinco litros de água. Insista nisso por uma semana. Se a área estiver muito infestada de pulgões, não dilua o produto antes de usar.

Caso seja utilizada para profilaxia, a infusão deve ser diluída na proporção de 1 para 5.

  • Casca de cebola. Você pode proteger a área de pulgões sem o uso de produtos químicos, usando cascas de cebola secas. Você pode começar a colher com antecedência. Para preparar a solução, use 100 gramas de casca e 5 litros de água fervente. A composição é infundida sob a tampa por várias horas. Em seguida, ele pode ser usado para tratar o local. O produto ajuda a combater os pulgões da groselha ou da bílis.
  • Topos solanáceos. Você pode destruir pulgões usando uma infusão de topos de tomate ou batata. A composição também ajuda a remover carrapatos e mariposas do local. Para o seu preparo, 4 a 6 quilos de topos são despejados com 10 litros de água fervida por meia hora. Depois disso, é resfriado. Uma pequena quantidade de sabão é introduzida na solução acabada. É diluído 1 a 5 antes de usar.
  • Cinza... Este produto é utilizado não só para alimentar as plantas da horta ou horta, mas também para protegê-las de pragas. Uma solução à base de cinzas é preparada rapidamente. Para seu preparo, são usados ​​500 gramas de absinto fresco, 250 gramas de cinza pura de madeira e uma pequena quantidade de sabão em pó. Todos esses produtos são despejados com 10 litros de água morna. Os meios para tratar o local são exigidos por 5-6 horas. Depois disso, ele é filtrado.

A infusão pura pode ser usada imediatamente para pulverizar arbustos.

  • Iodo... Uma solução à base de iodo, como uma infusão concentrada de cinzas, serve tanto como meio de combate aos pulgões quanto como fertilizante. Para o seu preparo, um litro de leite é diluído em dez litros de água aquecida. Em seguida, adicione uma colher de chá de iodo. Este produto é tão eficaz quanto uma solução de sabão. A gordura do leite permanece na folhagem e brota por muito tempo, então as plantas estão bem protegidas de pragas.

Se desejar, o leite pode ser substituído por soro de leite. O produto auxilia no combate a todos os tipos de pulgões.

  • Citrino... O aroma forte dos cítricos repele ativamente as pragas. Para pulgões, é melhor usar óleos essenciais de limão e laranja. Dilua 15–20 gotas de óleo aromático em 500 ml de água. Para tornar esta composição mais eficaz, adicione 100 mg de creme ao recipiente. A mistura é bem misturada e usada para pulverizar os arbustos.É melhor processar o site várias vezes. Isso deve ser feito com um intervalo de 10 dias. Levará cerca de um mês para remover completamente os pulgões.
  • Celandine... Essa erva daninha é bastante comum. Pode ser encontrado nas margens de rios ou ao longo de estradas. Você pode reconhecer esta planta por suas flores amarelas brilhantes. Celandine é um excelente inseticida. Para preparar uma solução a partir dele, 4 quilos de verduras devem ser picados finamente e enchidos com 10 litros de água. Um balde com esta composição deve ser deixado por várias horas. Durante este tempo, o líquido mudará sua cor para marrom. A infusão resultante deve ser regada em abundância.

Luvas devem ser usadas no manuseio deste produto.

  • Vinagre... O vinagre de maçã pode ser usado para tratar a groselha no final da primavera ou no verão. Uma colher de líquido perfumado é diluída em um litro de água. A composição resultante é usada para tratar arbustos imediatamente.

Pulgões não toleram um produto com um aroma tão forte. Portanto, ela sai imediatamente dos arbustos.

  • Alho... A infusão de alho é usada na primeira metade do verão. Para prepará-lo, 400 gramas do produto devem ser picados finamente e preenchidos com 10 litros de água. Depois disso, o produto deve ser enviado para local escuro por quatro dias. O produto acabado deve ser filtrado e usado para processar a groselha.

Na utilização desses produtos, atenção especial deve ser dada ao processamento do interior das folhas, pois é lá que vive um grande número de pragas.

Repelentes de plantas

Você pode proteger suas groselhas de pragas plantando plantas repelentes no jardim. A proximidade de arbustos com tomates ou batatas é excelente para o estado das groselhas. Além disso, flores com um cheiro muito forte podem ser plantadas nas proximidades. Podem ser malmequeres, alfazema ou calêndula.

É útil plantar ervas aromáticas no local. É melhor usar sálvia, coentro ou hortelã para esse propósito.

Inimigos naturais

Inimigos naturais de pragas também podem ajudar a proteger o local de insetos. Pulgões se alimentam de hoverflies, insetos caçadores e joaninhas. Para atraí-los para o seu local, cenouras silvestres, lobularia e equinácea são plantadas ao lado de groselhas jovens.

Pássaros como pardais, chapins e pintassilgos também são perigosos para pulgões. Eles podem ser atraídos para o seu site colocando gaiolas e pequenos comedouros lá.

Medidas de prevenção

Auxiliar no controle de pragas e medidas preventivas.

  1. Inspeção regular do local... Os arbustos de groselha devem ser examinados constantemente. Se aparecerem vestígios de atividade dos pulgões nas folhas, as groselhas já precisam de proteção.
  2. Alimentação oportuna... Para que uma planta seja saudável e forte o suficiente, ela precisa ser fertilizada regularmente. Para isso, é melhor usar uma alimentação com baixo teor de nitrogênio.
  3. Luta de formigas... A presença de formigas no local também contribui para a rápida disseminação de pulgões. Portanto, você também precisa se livrar deles.
  4. Galhos de poda. Na primavera, os arbustos de groselha devem ser cortados, removendo todos os galhos desnecessários. Este procedimento deve ser realizado no início da primavera, antes mesmo dos botões incharem. Ajudará a proteger as plantas e borrifar os arbustos com água fervente. A água quente vai destruir os ovos.

Se você cuidar adequadamente dos arbustos de groselha e combater os pulgões em tempo hábil, as plantas permanecerão saudáveis ​​e o rendimento será alto.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário