Pulgões em berinjela

Contente
  1. Sinais de derrota
  2. Razões para o aparecimento
  3. Maneiras de lutar
  4. Medidas de prevenção

A berinjela é uma planta sem a melhor imunidade, não possui uma resistência invejável a doenças e nem sempre pode resistir a pragas, principalmente na forma de pulgões, perigosos e traiçoeiros, ameaçando a morte de toda a cultura.

Sinais de derrota

Como a berinjela é uma cultura termofílica, geralmente é plantada em uma estufa. Mas isso não é um obstáculo para os pulgões, que podem entrar na estufa durante a ventilação ou simplesmente permanecer no solo durante o inverno. E também as formigas são "motoristas de táxi" para os pulgões, elas carregam a praga consigo mesmas - e também na estufa.

É possível determinar quais pulgões parasitam as berinjelas pelos seguintes critérios:

  • uma flor branca apareceu na planta;
  • parece que há mais formigas no chão;
  • se você examinar as folhas, caules e flores da berinjela, poderá ver colônias de pequenos insetos;
  • secreção açucarada apareceu nos pecíolos da folhagem;
  • as folhas se enrolam e ficam amarelas, ficam cobertas de manchas marrons;
  • flores, ovários murcham e caem.

A tarefa do pulgão é beber todo o suco da planta, é assim que sobrevive. Mas privando as berinjelas de nutrientes, também bloqueia seu fluxo para as raízes. Conseqüentemente, o crescimento das mudas diminui, começa a secar. Se houver muitos pulgões na berinjela, existe um grande risco de surgimento de bolor negro, que praticamente mata os processos metabólicos dentro da planta. Mas esse não é todo o perigo dos pulgões - muitas vezes infecta a cultura com doenças, serve como seu portador, ou seja, pode destruir completamente o plantio.

Naturalmente, em um estágio inicial de dano às plantas, é possível lidar com a praga. Mas, talvez, todo um complexo seja necessário para isso: uma mudança na tecnologia agrícola, e o uso de agentes químicos, e o uso de receitas populares.

Razões para o aparecimento

A principal razão, que parece mais convincente, é considerada a não observância do regime de temperatura. Se o ar na estufa estiver muito quente, especialmente à noite, o local atrai pulgões literalmente. Se houver muita umidade perto das raízes da berinjela, isso também é um fator de risco. Finalmente, se as mudas forem plantadas em solo infestado com larvas de pulgões, a planta quase não terá chance.

É por isso que você precisa monitorar as formigas, que muitas vezes são pragas no local, e os parâmetros de temperatura e umidade na estufa, e o nível de umidade no solo. Por isso, antes do início da safra, o solo deve ser inspecionado, desinfetado e preparado para novos plantios.

Maneiras de lutar

Felizmente, isso pode ser tratado - se um ataque de pragas às plantas for detectado em tempo hábil. O uso de produtos químicos dará um resultado rápido e bom, você não pode fazer em casa, mas pode comprá-los em qualquer loja especializada.

  • Inta-Vir. Análogo sintético de veneno natural. O componente natural pode ser encontrado no tansy e no crisântemo. Se você tratar as plantas com ele, elas não serão mais adequadas para a alimentação, mas as pragas também morrerão com elas - o que significa que será possível salvar a colheita intocada pelo parasita. A substância é comercializada na forma de pó ou de comprimido, devendo ambos ser dissolvidos em água. A berinjela deverá ser borrifada duas vezes com uma diferença de 7 dias.
  • Kortlis. Um agente sistêmico que destrói uma praga ativa. Penetra nos tecidos da planta, que se torna venenosa para o futuro agressor. É verdade que o efeito dura apenas 3 semanas. A droga também é dissolvida em água. É considerado especialmente eficaz para uso em campo aberto.
  • Tanrek. Produto conhecido por muitos agricultores, lida bem com a destruição dos pulgões da horta. É um inseticida que penetra no tecido da berinjela, podendo permanecer no solo e destruir até as larvas postas.
  • Fitoverm. O produto residual de organismos que vivem no solo também pode lidar com o domínio dos pulgões. Mas você também não pode dizer que é seguro. Após pulverizar por 7-8 horas, o inseticida não sai da planta com a lavagem. E o efeito da vitória completa sobre os pulgões pode ser esperado por mais uma semana.
  • "Fagulha". Substância não tóxica para humanos e animais de sangue quente. É dissolvido em água para posterior pulverização. É frequentemente usado como agente profilático.

O tratamento químico é sempre acompanhado da utilização de equipamentos de proteção individual.

Obviamente, na era do ecoativismo, os agricultores são os menos propensos a usar a “química” para salvar as safras. E, de fato, é possível lutar com os chamados remédios populares com grande sucesso.

  • Tabaco. O pó de tabaco é um nobre curandeiro no jardim. Se você regar primeiro as plantas com uma solução leve de sabão e depois polvilhar com tabaco, poderá se livrar dos pulgões. Ou apenas despeje água sobre o tabaco, insista por um dia, depois adicione sabão e borrife os arbustos com essa mistura duas vezes por semana. Para 5 litros de água, são retirados 250 g de pó de tabaco.
  • Cinza. Se você diluir as cinzas em água fria e adicionar um pouco de sabão em pó ali (a composição deve ficar pegajosa), você obterá uma boa solução para a berinjela afetada. As proporções são as seguintes: 5 litros de água, 150 g de cinzas, 40 g de sabão. O verso das folhas deve ser processado com especial cuidado. As cinzas tornam o suco vegetal amargo, o que afugenta as pragas. Isso não afetará o sabor das berinjelas.
  • Decocções de ervas. O veneno natural para pulgões pode ser obtido a partir da tanásia e do absinto. A grama é derramada com água, insistiu por 3 dias. Em seguida, adicione sabão e processe o plantio.
  • Tomate tops. As copas devem ser picadas finamente, enviadas para um balde e cozidas por meia hora, ou melhor, fervidas. Um copo do produto acabado é adicionado a 850 ml de água.
  • Alho. Para 1 litro de água, tomar 200 g de alho picado, o produto acabado é diluído na proporção de 25 ml de infusão para 10 litros de água. Às vezes, o alho é substituído por casca de cebola, mas a primeira opção será mais poderosa.
  • Vinagre. O vinagre de mesa comum repele bem os insetos, e os pulgões também têm medo dele. 5 litros de água para 100 ml de vinagre - a berinjela é tratada com essa mistura a cada 3 dias durante 3 semanas. Em vez de vinagre, a amônia também pode ser usada: 5 ml por 5 litros de água, tratamento único por semana.

Os remédios populares listados podem ser alternados. O mais simples e não agressivo é uma solução de sabão. O sabão em pó de 72% é ideal para isso. O sabão é ralado e 1 colher de sopa dessas aparas é adicionada a 1 litro de água. Durante esse processamento, é muito importante prestar atenção especial às pontas das folhas, pois são os maiores acúmulos de larvas de pragas.

Vamos dar mais algumas dicas.

  1. Se alho, erva-doce ou cebola forem plantados ao longo das bordas das fileiras de berinjela, os pulgões relutarão em atacar essas áreas.
  2. Pardais, peitos, toutinegras e pintassilgos adoram banquetear-se com pulgões. Para atraí-los para o jardim, você precisa atraí-los com gaiolas ou pelo menos comedouros.
  3. Ajudará a remover pulgões e outros insetos que os comem, por exemplo, moscas. Para atraí-los ao local, você precisa plantar margaridas ou erva-doce nele. E o besouro-terrestre, que também extermina pulgões, "vem" até o amaranto. As tesourinhas serão atraídas ao local por contêineres com serragem - eles só precisam ser colocados em todo o território.

O principal é perceber a tempo a praga, evitar que ela ocupe todo o plantio e se fixe na folhagem verde dos futuros frutos. Casos negligenciados são sempre uma perda significativa de rendimento.

Medidas de prevenção

Para não atrair pulgões ao local, você precisa se alimentar corretamente. A superalimentação de uma planta costuma ser mais perigosa do que a subalimentação. O parasita gosta muito de berinjelas superalimentadas, que são especialmente nutritivas para ele.

O sistema de estufa é um espaço fechado, e se os pulgões já apareceram nele, você precisa determinar o que o levou a isso. Claro, é impossível parar de arejar a estufa ou entrar raramente, com medo de colocar uma praga em seus sapatos. Mas algumas medidas de segurança ainda estão nas mãos do dono do site.

Regularmente na estufa você deve:

  • inspecionar plantas, o dorso das folhas;
  • remover resíduos de plantas sem demora, especialmente partes mortas de colheitas;
  • elimine as ervas daninhas ao máximo, sem dar aos canteiros a chance de crescerem demais.

E a estufa também pode ser fumigada: para isso são usados ​​tabaco e verificadores de enxofre. Esses verificadores são vendidos, inclusive aqueles com inseticidas na composição. A fumaça desinfeta perfeitamente o solo, portanto, no início da safra, no final da mesma, e também durante a safra, é muito útil fazer isso.

O vídeo a seguir mostrará como lidar com pulgões na berinjela.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário