Como o pulgão aparece nas árvores e como se livrar dele?

Contente
  1. Como é e de onde vem?
  2. Tratamento químico
  3. Como lutar com métodos populares?
  4. Dicas úteis

Apesar de seu pequeno tamanho, os pulgões são um dos piores inimigos das plantações hortícolas. Essas pragas não apenas privam as plantas de vitalidade, alimentando-se de seus sucos celulares, mas, ao mesmo tempo, carregam várias doenças virais que representam um perigo mortal para as plantações culturais. O aparecimento de pulgões nas árvores é um sinal extremamente alarmante que requer medidas urgentes a serem tomadas para destruí-lo. Que meios e métodos devem ser usados ​​para combater pulgões nas árvores? Como evitar o seu aparecimento no site?

Qual é a sua aparência e de onde vem?

Os pulgões são insetos muito pequenos, com corpo oval ou em forma de lágrima e, na maioria das vezes, translúcido, cujo tamanho varia de 2 a 5 milímetros. Em representantes de algumas espécies, o comprimento do corpo chega a 7 a 8 milímetros.

A cor da praga pode ser branca, verde claro, marrom acastanhado, vinho, areia dourada, azul escuro, cinza sujo e até preto. Vale ressaltar que muitas vezes a cor do inseto corresponde à cor de seu substrato alimentar.

Visualmente, os pulgões são semelhantes a um pequeno inseto com pernas longas e finas. O aparelho bucal da praga é uma tromba, com a qual o pulgão perfura a superfície dos caules e folhas e suga a seiva celular.

O produto residual dos pulgões é a melada - uma solução doce secretada pela praga que atrai as formigas.

Para árvores de jardim, os pulgões são um perigo sério. Alimentando-se de sucos celulares, essa praga interrompe o processo natural de fluxo da seiva, em que a folhagem e os brotos das árvores não recebem nutrientes e começam a secar e amarelar. Junto com isso, nas árvores frutíferas afetadas por pulgões, as flores murcham, os ovários secam, os frutos se deformam e encolhem. Em caso de infestação em massa por pulgões, as árvores jovens e as mudas podem morrer rapidamente.

Na maioria dos casos, os pulgões do jardim aparecem durante a migração de locais vizinhos, cujos proprietários não tomam quaisquer medidas para destruir a praga. Além do mais, muitas vezes os pulgões entram no jardim junto com as formigas, com as quais coexistem alegremente. Quando se mudam de um canteiro para outro, as formigas transferem a praga e seus ovos com eles para um novo local de residência.

Outra razão para o aparecimento de pulgões no jardim é o plantio de plantas infectadas. Ao comprar mudas e mudas “de mãos” ou de vendedores de reputação duvidosa, o jardineiro corre o risco de trazer a praga para o seu sítio junto com o material de plantio. Considerando que é extremamente problemático remover pulgões do local, jardineiros experientes recomendam comprar mudas de árvores, bem como mudas de quaisquer plantas cultivadas, apenas em viveiros licenciados ou de fornecedores confiáveis ​​e de boa reputação.

Uma razão indireta para o aparecimento de pulgões no jardim é o descaso com as medidas preventivas, que prevêem o tratamento regular do jardim com meios que espantem a praga. Além disso, uma jardinagem analfabeta ou irregular contribui para o aparecimento e propagação do inseto. Percebe-se que não só os pulgões, mas também outras pragas perigosas aparecem muito rapidamente nas áreas desordenadas e cobertas de vegetação.

Deve-se notar que uma das características biológicas dos pulgões é sua capacidade de se multiplicar rapidamente. Então, apenas uma praga fêmea em 1-2 meses é capaz de dar à luz várias centenas de milhares (!) de sua própria espécie.

Diante dessa circunstância, o jardineiro, ao detectar pulgões no jardim, deve tomar imediatamente as medidas mais decisivas para destruí-lo.

Tratamento químico

Para destruir a praga, os jardineiros usam vários produtos químicos (inseticidas) com os quais as árvores afetadas são tratadas. Dependendo do tipo de substância ativa (veneno), os inseticidas têm um efeito tóxico de contato intestinal ou contato-intestinal sobre os insetos. A substância tóxica, que é o componente ativo da droga, afeta a praga de qualquer uma das formas acima, paralisando seus sistemas vitais. Os fumigantes, preparações químicas que envenenam a praga quando ela entra em seu sistema respiratório, agem aproximadamente da mesma maneira.

Na maioria das vezes, os jardineiros envenenam os pulgões com os produtos químicos listados abaixo.

  • Fitoverm - um bioinseticida moderno usado para combater vários tipos de pragas agrícolas. O componente ativo da droga é a Aversectina-C, uma substância com efeito neurotóxico. Para destruir as pragas, as árvores afetadas são pulverizadas com uma solução do medicamento 2 a 3 vezes com um intervalo de 6 a 7 dias. A morte de insetos geralmente ocorre em 2-3 dias. O medicamento demonstra sua eficácia máxima nos dias 5-7. Durante o período de floração, o medicamento não é usado.
  • "Fufanon" É um pesticida organofosforado eficaz, amplamente utilizado na agricultura. O componente ativo da droga é o malatião, que tem efeito fumigante e tóxico intestinal sobre a praga. Para se livrar dos pulgões no jardim, as árvores são tratadas com uma solução do medicamento 1-2 vezes em intervalos. É fortemente desencorajado o uso desta química durante a floração das plantas, quando elas atraem abelhas e outros insetos polinizadores benéficos para o jardim. É ideal usar este medicamento após o florescimento do jardim (no meio ou no final de junho).
  • Biotlin - uma preparação inseticida de nova geração que permite a remoção permanente de pulgões das árvores do jardim. O componente ativo da droga é o imidaclopride, que tem efeito paralítico dos nervos. Vale ressaltar que esse medicamento tem efeito sistêmico: após a pulverização, penetra principalmente nas partes verdes das plantas, acumula-se nos sucos celulares. Conseqüentemente, após o tratamento das árvores afetadas, os pulgões que se instalaram nelas e se alimentam da seiva celular morrem muito rapidamente. Para obter o efeito desejado, segundo o fabricante do veneno, é necessário processar as árvores uma vez. Ao mesmo tempo, durante o período de floração, o medicamento, como nos casos anteriores, não é utilizado, para não destruir os representantes da entomofauna útil.
  • "Aktara" - uma preparação muito eficaz com um amplo espectro de ação, proporcionando proteção confiável de jardim e plantas agrícolas contra pragas sugadoras e comedoras de folhas. Tem um efeito tóxico intestinal nos insetos, paralisando seus sistemas vitais. Este inseticida penetra nas folhas das plantas, mas dificilmente se acumula nos frutos. A morte dos parasitas ocorre dentro de 2 a 24 horas após o tratamento das árvores. A droga é altamente tóxica para as abelhas, portanto, não é utilizada durante o período de floração.

O tratamento de árvores de jardim com produtos químicos é realizado em clima seco e calmo. As soluções de trabalho são preparadas estritamente de acordo com as instruções, observando-se as taxas de consumo recomendadas do medicamento e os cuidados. É importante notar que muitos fabricantes não recomendam misturar produtos químicos com outros pesticidas (como alguns jardineiros costumam fazer ao preparar soluções de trabalho para aumentar seu efeito tóxico). As soluções de trabalho são usadas no dia da preparação. Eles não estão sujeitos a armazenamento.

Para destruir as colônias de pragas, as árvores devem ser tratadas completamente (galhos, brotos, folhas, tronco). Mesmo que os pulgões tenham sido vistos em árvores individuais, todo o jardim está sujeito a processamento, assim como as plantas localizadas nos territórios adjacentes.

Como lutar com métodos populares?

Os jardineiros costumam usar remédios populares para o controle de pragas em combinação com produtos químicos (inseticidas). As observações mostram que tal abordagem integrada torna possível tornar o combate aos pulgões ainda mais eficaz.

Além do mais, os métodos tradicionais são frequentemente usados ​​pelos jardineiros durante o período de floração das árvores, quando o uso de inseticidas é indesejável. Os remédios populares, nesse caso, permitem que você resista à praga sem prejudicar os insetos benéficos.

Soda

Para combater pulgões em árvores de jardim, são usados ​​tanto o regular (cozimento) quanto o carbonato de sódio. Jardineiros experientes afirmam que a solução de refrigerante irrita os corpos delicados dos pulgões ao entrar em contato, forçando a praga a se retirar às pressas do local. Além disso, o bicarbonato de sódio é o remédio mais simples, seguro e eficaz para o oídio, que costuma afetar as árvores frutíferas. O uso de uma solução de soda, portanto, permite não só lutar eficazmente contra pulgões e outras pragas, mas também previne o aparecimento de oídio (ou ao mesmo tempo cura as árvores dessa doença).

Para combater a praga, use uma solução preparada com 4-5 colheres de sopa. eu. refrigerante e baldes de água. A composição resultante deve ser bem pulverizada nas árvores afetadas e saudáveis. O processamento é melhor realizado nas horas da manhã e à noite em clima seco e calmo.

Para obter o resultado desejado, o processamento é realizado 2 a 3 vezes com um intervalo de 3 a 4 dias.

Ao pulverizar árvores de jardim em clima úmido, a eficácia da solução acima é drasticamente reduzida. Nesse caso, é melhor usar uma solução de soda preparada com um balde de água, 100 gramas de sabão ou sabão de alcatrão e 2-3 colheres de sopa. eu. soda. A vantagem do uso dessa composição é que o sabão diluído em água, ao atingir as folhas e as próprias pragas, forma uma película, com a qual o produto permanece na árvore tratada (folhas, galhos, copa) por muito mais tempo.

No entanto, os jardineiros lembram, Ao usar este produto anti-afídeo, é imperativo que você siga a dosagem recomendada de sabonete sem excedê-la a seu critério. Caso contrário, a película de sabão ficará muito densa, o que pode prejudicar os habitantes verdes do jardim.

Freixo de madeira

Usando cinzas de madeira, os residentes de verão não apenas espantam pulgões e muitas outras pragas de seu jardim por um longo tempo, mas também contribuem para sua recuperação. Sabe-se que a cinza é um dos fertilizantes complexos mais simples e baratos, contendo mais de 30 microelementos valiosos. Assim, durante o beneficiamento do jardim com cinzas de pulgões, o dono do quintal pode, simultaneamente, atender às necessidades das árvores para uma fertilização fácil e segura e, com isso, aumentar seu rendimento.

Para tratar o jardim de pulgões, execute:

  • pulverizar árvores com soluções de cinzas;
  • polvilhar com uma mistura de cinzas e outros componentes.

Para preparar uma solução de cinzas contra pulgões para pulverizar árvores de jardim, você deve:

  • dissolva 50-70 gramas de sabão em pó em um balde de água moderadamente morna;
  • adicione 2-3 xícaras de cinza de madeira bem peneirada à solução.

Esta solução deve ser pulverizada nas árvores afetadas e nas plantas localizadas próximas a elas. Ressalte-se que este remédio não deve ser utilizado durante a floração do jardim, pois o aroma do sabão espanta as abelhas e os insetos polinizadores.

As cinzas para o preparo de soluções ou pós medicinais são utilizadas exclusivamente de madeira.Não é permitida a utilização para estes fins de cinza obtida a partir da incineração de resíduos domésticos de origem inorgânica.

Para preparar pó de cinza, que é muito bom no combate a pragas, é necessário colocar cinzas de madeira, mostarda em pó e pimenta vermelha quente na proporção de 1: 1: 1 em um saco limpo de tecido denso. Todos os ingredientes são completamente misturados, após o que as árvores afetadas são pulverizadas com a mistura de pó resultante. É extremamente importante aderir às precauções adequadas durante o processamento: use um respirador, luvas e roupas para proteger a pele da entrada do pó preparado.

A mostarda e a pimenta, que fazem parte do pó das cinzas, espantam as pragas devido ao seu cheiro forte e efeito irritante. Para aumentar o efeito, o pó é repetido após 2-3 dias.

Árvores de poeira só devem estar em clima calmo. Depois de tirar o pó do jardim, é altamente recomendável que você lave suas roupas de trabalho e tome um banho.

Infusões de ervas

Outra forma simples e ecológica que permite remover pulgões das árvores do jardim no verão envolve o uso de várias infusões de ervas, que são fáceis de preparar em casa. Alguns deles têm odores pungentes e desagradáveis ​​que a praga teme, outros criam condições extremamente incômodas para sua existência.

Para preparar uma dessas infusões, jardineiros experientes recomendam o uso de copas de tomate, que com seu cheiro espantam as pragas. As tampas devem ser colocadas em um recipiente de três litros e cheio de água quente. Além disso, após um dia, a infusão deve ser filtrada e 2 colheres de sopa. eu. detergente para a loiça ou aparas de sabão em pó.

A infusão resultante em um dia seco e sem vento deve ser bem pulverizada nas árvores afetadas, não esquecendo de processar os galhos e troncos. Após 4-5 dias, é aconselhável repetir o procedimento.

Também deve ser notado que, em vez de tomates, você pode usar os topos de batata com o mesmo sucesso. Depois que a praga desaparece do local, é recomendável enxaguar as árvores no jardim da solução de sabão restante com água de uma mangueira.

Muito eficazes no combate aos pulgões, são as infusões preparadas à base de absinto, folhas de raiz-forte, erva celidona, tanansy, cebola ou casca de alho. Essas infusões, com odores fortes e pungentes, também são capazes de criar condições extremamente incômodas para a praga.

Para preparar a infusão, 0,5-1 kg de materiais vegetais são usados ​​(das opções acima), a grama é derramada com um balde de água fervente. Insista no remédio por várias horas. Além disso, a infusão resultante é usada para pulverizar árvores afetadas e saudáveis. Os restos da infusão são despejados no solo nos círculos próximos ao tronco.

Alcatrão de bétula

Para preparar uma solução de alcatrão de pulgões, 15 gramas de alcatrão e 50 gramas de sabão em pó são diluídos em um balde de água (ambos os componentes, se ausentes, podem ser substituídos por meia barra de sabão de alcatrão). Com a composição resultante, é necessário processar todas as árvores do jardim e regar o solo sob elas.

Uma mistura de alcatrão e cinza de madeira é usada para espantar as pragas. A massa pastosa resultante é revestida com troncos de árvores e a superfície dos galhos.

Deve-se notar que o alcatrão, que tem propriedades anti-sépticas, ajuda a proteger as árvores não apenas de pulgões, mas também de patógenos de várias doenças bacterianas.

Amônia

Uma solução de amônia é permitida para tratar as árvores de jardim de pulgões a qualquer momento, incluindo o período de floração. Para seu preparo, 50 ml de amônia e 1 colher de sopa são diluídos em um balde de água. eu. aparas de sabão em pó. A solução resultante é pulverizada na copa e nos troncos das árvores afetadas. Não armazene o resto da solução.

Vodka, aguardente e álcool etílico

As bebidas alcoólicas fortes, como o álcool etílico puro, também podem acelerar significativamente o processo de eliminação dos pulgões. As soluções de trabalho que contêm álcool têm um cheiro desagradável para as pragas e, se entrarem em seu corpo delicado, podem causar queimaduras. Para preparar uma solução alcoólica, é necessário diluir 2 garrafas de meio litro de vodka ou moonshine (ou 1 garrafa de meio litro de álcool) em um balde de água, adicionar 1 colher de sopa. eu. lascas de sabão de alcatrão e borrifar as árvores.

Recomenda-se repetir o tratamento após 2-3 dias.

Vinagre

Vinagre de mesa, vinagre de cidra de maçã e vinagre de vinho permitem que você salve o jardim dos pulgões em um tempo bastante curto. Como as soluções contendo álcool, ele tem um odor desagradável e pungente e também causa irritação e queimaduras quando uma praga atinge o corpo.

Para preparar a solução de trabalho, é necessário diluir 4 colheres de sopa em um balde de água. eu. essências ou 10 colheres de sopa. eu. 9% de vinagre e, em seguida, borrife todo o jardim. Após 2-3 dias, o procedimento deve ser repetido.

Óleo vegetal

O óleo de girassol misturado à água, ao atingir as folhas afetadas por pulgões, forma uma película escorregadia que impede a praga de sugar o suco celular. Para o processamento, utiliza-se uma mistura óleo-água preparada a partir de 10 litros de água, 200 g de lascas de sabão e 200 ml de óleo.

É impossível abusar desse remédio, já que uma densa película oleosa, em crescimento, vai interferir na respiração natural das árvores.

Dicas úteis

Para proteger seu local da invasão de pulgões, é necessário criar condições desfavoráveis ​​à praga. Então, as observações mostram que os pulgões preferem contornar as áreas onde crescem flores e ervas aromáticas: tansy, malmequeres, gerânios, crisântemos, erva-doce, calêndula, coentro, hortelã. Além disso, o cheiro dessas plantas atrai para o local joaninhas, principais inimigos dos pulgões. Além das joaninhas, outros insetos benéficos também são perigosos para os pulgões: crisopídeos e hoverflies.

Jardineiros experientes argumentam que é melhor criar pulgões com formigas, mantendo uma população limitada destas no local. Percebeu-se que o rápido aumento do número de formigas no local quase sempre antecede o aparecimento dos pulgões, cujas colônias migram com elas. Diante dessa circunstância, é necessário controlar o número de formigas no local, não permitindo que ele cresça.

Os pássaros também ajudam a prevenir o aparecimento de pulgões no local. Para atraí-los ao seu jardim, você deve pendurar bebedouros e comedouros com grãos nas árvores.

Antes de tratar o jardim de pulgões, você deve examinar as árvores afetadas, remover folhas e brotos gravemente danificados. As partes removidas das plantas afetadas devem ser queimadas. É categoricamente proibido usá-los para depositar em uma pilha de compostagem.

É importante lembrar que a manutenção insuficiente ou analfabeta do jardim contribui para o aparecimento de pulgões. Por esse motivo, as ervas daninhas e os brotos de raízes, nos quais a praga hiberna, devem ser prontamente destruídos no local.

Antes do início do tempo frio, é necessário remover todos os formigueiros do local (ou agitá-los), uma vez que as colônias de pulgões neles também sobrevivem ao período de inverno com segurança.

Veja abaixo dicas sobre o controle de pulgões.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário