Como usar sabonete para pulgões?
Por muito tempo, o sabonete tem sido usado ativamente por jardineiros para espantar e eliminar insetos nocivos. Soluções baseadas nele há muito são consideradas um remédio popular. Com a ajuda deles, você pode espantar os parasitas das plantas cultivadas, o que ajudará a manter a saúde das plantações e, por fim, a uma boa colheita. Leia sobre as propriedades do sabonete, como usá-lo no jardim, leia o artigo.
Açao
O sabão é um remédio popular eficaz que ajuda a eliminar os pulgões nocivos em muitas plantas cultivadas. Este remédio é freqüentemente usado por jardineiros para combater vários parasitas.
O sabão em pó não apenas remove bem as pragas do local, mas também pode curar a planta de doenças fúngicas.
Tudo isso devido ao fato de que a composição deste produto contém uma quantidade abundante de ácidos graxos, os quais possuem muitas propriedades úteis. Por exemplo, o ácido capróico contido no sabão sozinho é capaz de matar cerca de 90% dos pulgões, mesmo em uma mistura de baixa concentração.
Além do mais, o uso de sabão em pó em soluções em combinação com outros ingredientes ajuda a prolongar o efeito da mistura. Devido ao sabão, a mistura adere melhor na chapa laminada, o que aumenta o tempo de solução. Além disso, por causa do sabão, o próprio inseto adere à folhagem, e outra substância, por sua vez, contribui para a destruição completa do parasita.
Para combater o pulgão parasita, que suga os sucos das plantas das plantações, o que posteriormente faz com que sequem, você também pode lutar com outros tipos de sabonete. Por exemplo, para soluções, você pode usar sabão em pó, sabonete verde ou líquido. Mas é improvável que o sabonete cosmético o ajude a lutar contra os pulgões, pois tem altas propriedades desinfetantes e antibacterianas.
Como preparar uma solução com sabão?
Padrão
A solução padrão é fácil de preparar. No preparo, é importante observar a dosagem das substâncias para que a mistura seja realmente eficaz e destrua completamente os pulgões.
Portanto, a solução exigirá 300 gramas de sabão ralado 75%. É despejado em um balde e despejado com 2 litros de água aquecida, após o qual é mexido, esperando que o sabão se dissolva.
A mistura concentrada é diluída com 8 litros de água gelada, após o que também é bem misturada. A solução deve sedimentar, após o que ficará completamente transparente sem sedimentos. Além disso, a mistura resultante pode ser pulverizada nas plantas.
De sabonete líquido
Uma solução de sabonete líquido é preparada por analogia com o método padrão, apenas a dosagem das substâncias muda. Assim, 125 mililitros de sabonete líquido precisarão ser diluídos em 2 litros de água morna, e após 8 litros de água fria.
Receitas adicionais
Essas receitas envolvem o uso de quaisquer substâncias adicionais em combinação com sabão. Essas soluções são mais eficazes e eficientes no combate aos pulgões.
Com cinza
A cinza de madeira é um dos agentes mais eficazes na luta contra vários parasitas. Para preparar uma mistura com base nela, as cinzas devem primeiro ser peneiradas em uma peneira para remover os grãos grandes. No final, você deve obter 300 gramas de cinza de madeira peneirada... O produto é despejado em um balde de metal com 10 litros de água, após o qual o recipiente é colocado no fogão e fervido. Depois de levar a mistura para ferver, continue cozinhando por mais meia hora.No final do cozimento da solução, resfrie um pouco e acrescente 40 gramas de sabão em pó ralado ali.
Observe que não é recomendado o uso deste agente de controle de pulgões durante o período de floração das plantas.
Uma vez nas flores, as cinzas se assentam, o que as torna feias e perdem sua atratividade para os insetos benéficos que polinizam as plantas. Se a planta ainda precisa ser processada, é melhor usar uma solução de sabão comum sem impurezas.
Com refrigerante
A solução de refrigerante em combinação com sabonete é outro meio eficaz de combater os pulgões prejudiciais. Para preparar a mistura, você precisará de uma colher de sopa de carbonato de sódio e ¼ de barra de sabão em pó para esfregar. Tudo isso deve ser misturado e colocado em um recipiente de metal e, em seguida, enchido com um litro de água quente. A mistura deve ser agitada para que uma massa homogênea concentrada seja obtida. Além disso, a solução deve ser diluída adicionalmente com um balde de água gelada, após o qual pode ser usada para pulverizar plantações.
Com tabaco
A elevada eficácia do tabaco no combate aos insectos nocivos deve-se ao facto de possuir um aroma forte. A maioria dos parasitas não tolera odores fortes no espírito e, portanto, são frequentemente usados para aumentar a eficácia das soluções.
Portanto, para preparar uma mistura de tabaco, são necessários 200 gramas do componente principal na forma seca. As folhas e o makhorka são adequados para a solução.
O tabaco é esmagado até virar pó, depois do qual é despejado em um balde de água, 30-40 gramas de lascas de sabão em pó são adicionadas e, para maior eficiência, 1-2 vagens de pimenta.
Com tops de batata ou tomate
Esta receita também é popular entre os residentes de verão. Para preparar a solução, você precisará de 4 quilos de topos de tomate ou batata, que devem ser picados finamente e colocados em uma tigela de metal. Verdes são vertidos com 10 litros de água, após o que é infundido por cerca de 6 horas. Terminada a infusão, a solução é colocada no fogão e levada à fervura, em seguida, 50 gramas de sabão em pó ralado são adicionados à mistura, tudo isso é misturado, filtrado e utilizado para pulverização.
Extrato de coníferas
O extrato de coníferas, como o tabaco, tem um odor pungente. Você pode obter essa substância na forma de sal ou pó na loja.
Portanto, para preparar uma solução baseada neste produto, é necessário pegar 4 colheres de sopa de extrato de Pinus e diluí-las em um balde de água.
Em seguida, cerca de 30-40 gramas de sabão em pó ralado são adicionados ao recipiente, tudo isso é bem misturado e infundido por cerca de meia hora. Além disso, a mistura é usada para tratar plantas que foram afetadas por pulgões.
Óleo
A solução de óleo é preparada com base em óleo vegetal comum. Graças a este componente da composição, a solução adere firmemente à lâmina foliar, não desbota ao sol e não rola no solo, o que aumenta a eficácia da pulverização.
Óleo vegetal e aparas de sabão em pó são usados em proporções iguais. Portanto, 10 litros de água requerem um copo de óleo e a mesma quantidade de raspas de sabão. Todos os componentes da solução são bem misturados e batidos para que os chips sejam completamente dissolvidos. Além disso, essa mistura é usada para pulverizar plantações e alimentar o solo.
Apimentado
Para uma solução picante com um aroma pungente, você precisa de canela. Muitos parasitas têm medo de seu cheiro e, portanto, é o melhor componente para preparar misturas contra eles. Então, você precisa de uma colher de chá de canela, sabão ralado e um litro de água. Tudo isso é misturado e usado para pulverizar as plantas.
Aplicando sabonete verde
O sabonete verde é um produto especial que é uma mistura espessa de cor marrom ou esverdeada. Ele contém uma grande quantidade de sais de potássio e ácidos graxos. O uso de tal ferramenta pode interromper o desenvolvimento de pragas, impedindo-as de se alimentar e se reproduzir. A principal vantagem do sabonete verde é que ele é absolutamente inofensivo para o meio ambiente, ao mesmo tempo que é altamente eficaz.
Na maioria das vezes, o sabão verde é usado para profilaxia. Não é difícil preparar uma solução com base nisso.
Leva apenas 40 gramas do produto, um litro de água fervente e 2 litros de querosene. Tudo isso é misturado a tal ponto que a espessura da mistura se assemelha ao creme de leite. Antes de usar a solução, ela deve ser agitada.
Esse remédio é usado no período do início da primavera, antes da formação dos botões, bem como antes do inverno. Para prevenção, as plantas podem ser pulverizadas com uma solução com uma concentração de 2-4% para protegê-las de ácaros e pulgões.
Essa solução é adequada para plantas pequenas, como arbustos; para o tratamento de árvores, a solução deve ser diluída com água, aumentando sua quantidade em 2 vezes... Se você planeja pulverizar as plantas durante a alta temporada, quando a folhagem das plantas ainda está verde, esse sabonete precisa ser diluído em água até 12 vezes.
Ao mesmo tempo, lembre-se de que é necessário pulverizar as plantas em dias nublados ou ao entardecer, quando o sol se vai. Caso contrário, existe o risco de danificar a planta, pois pode sofrer queimaduras solares.
Além disso, durante o processamento, é necessário afetar apenas a colmeia, sem tocar em seu sistema radicular.
Por favor, note que o sabonete verde é um inseticida, embora não seja tão forte quanto muitos produtos químicos. Deve ser utilizado estritamente de acordo com as instruções e observando as precauções de segurança, utilizando máscara de proteção e luvas de borracha. Só pode ser usado no combate a insetos, para lavar pratos ou coisas, não é adequado.
Processando recursos
As soluções acima são adequadas para uma ampla variedade de plantas, incluindo árvores, flores e pequenos arbustos. No entanto, deve-se ter em mente que embora o sabonete seja uma ferramenta eficaz no combate a pulgões e outras pragas, em situações negligenciadas, quando os parasitas já se multiplicaram totalmente, ele será ineficaz, e, portanto, você terá que recorrer a outros, meios mais radicais e eficazes.
O processamento da planta deve ser realizado apenas à noite ou com tempo nublado.para que não se queime ou fique doente. Ao mesmo tempo, lembre-se que se chover após o tratamento, a pulverização deverá ser repetida, pois o produto não será capaz de afetar os parasitas e será rapidamente lavado com água.
Um critério igualmente importante para as plantas de processamento é sua meticulosidade. Na hora de pulverizar, não tenha pressa, dê tempo não só à parte superior da lâmina foliar, mas também à parte inferior, pois é aqui que se observa o principal acúmulo de pulgões. Se você não dedicar tempo para processar o verso do folheto, você não deve esperar um grande efeito.
Além disso, antes de processar, vale a pena fazer eliminação de formigueiros do local... As formigas têm uma relação amigável com os pulgões, pois se alimentam de seu suco doce, que secreta durante sua vida. São eles que muitas vezes trazem o parasita ao local.
O comentário foi enviado com sucesso.