Como processar a groselha de pulgões durante o período de amadurecimento das bagas?

Contente
  1. Recursos de processamento
  2. Visão geral dos produtos químicos
  3. Métodos populares de luta

O aparecimento de pulgões nos arbustos de groselha é um fenômeno comum, mas não dos mais agradáveis, já que esse inseto causa muitos danos à planta. Iremos dizer-lhe de que forma pode eliminá-lo no artigo.

Recursos de processamento

Plantar, regar, fertilizar e outros cuidados com a groselha é um negócio problemático. No entanto, o maior problema para muitos residentes de verão que se dedicam à jardinagem é o momento em que os pulgões aparecem nos arbustos. Esse problema ocorre com freqüência, todos os anos. Diante disso, os jardineiros têm uma dúvida sobre como e como processar esta planta durante o período de amadurecimento das bagas ou quando já existem bagas de groselha.

Se os pulgões atingirem a planta, medidas devem ser tomadas rapidamente, se você não deseja ficar sem uma safra de groselha. No entanto, independentemente de ter groselha preta ou vermelha, é necessário prestar atenção à segurança dos meios utilizados. Você precisa escolher algo que não torne os frutos inadequados para o consumo humano.

Na maioria das vezes, para esses fins, eles usam fundos preparados independentemente de componentes improvisados ​​que são usados ​​ativamente na vida cotidiana, no entanto, alguns também não hesitam em recorrer à ajuda de produtos químicos comprados em lojas.

Na maioria das vezes, esta planta é atacada por um pulgão, também é uma folha. Além disso, ela não ataca uma a uma, mas em grupos inteiros ou em colônias. No caso de ataques de pulgões, manchas inchadas de tonalidade avermelhada aparecem nas folhas da planta, e pequenos insetos pretos estão localizados abaixo delas. Se você não tomar certas medidas, a planta começará a secar e morrer no menor tempo possível.

Ele adora groselhas e uma variedade de pulgões como a groselha, que também é um broto. Nesse caso, os topos dos brotos da planta começam a se torcer, parecendo um casulo. Na maioria das vezes, essa espécie de pulgão vive neles, o que invariavelmente ataca a planta junto com as formigas. O inseto é muito pequeno, tem até 2 milímetros de comprimento, é de cor verde. O pulgão do caule deposita um grande número de larvas na groselha, por isso a planta pode murchar rapidamente.

O inseto glutão se alimenta dos sucos das folhas e frutos da planta, por isso perde os nutrientes de que necessita. Além disso, isso pode acontecer em diferentes períodos - tanto durante a floração e a frutificação de um arbusto, quanto depois dela. E, portanto, ao ver características em seu arbusto que indicam que pulgões apareceram nele, comece a tomar certas medidas de controle o mais rápido possível para salvar e não perder a planta.

Visão geral dos produtos químicos

Existem diferentes medidas para o controle de pulgões: pulverização, cultivo de raízes, preparo do solo e amontoamento. Considere as ferramentas que você pode usar para isso.

Pulverização

Este método é um dos mais eficazes desta lista. A maioria das vezes é realizada de manhã, antes do aparecimento do sol, ou à tarde, quando o sol já se pôs. Além disso, se houver vento forte ou chuva lá fora, este procedimento é altamente desencorajado. Esse método deve ser usado antes da abertura dos botões, para não prejudicar os insetos benéficos, e o último tratamento deve ser feito pelo menos um mês antes da colheita dos frutos. Durante o amadurecimento, esses fundos não podem ser usados.

Os mais populares entre os jardineiros para este método são produtos químicos como "Aktara", "Inta-vir" e "Aktellik".

No entanto, deve-se ter em mente que esses fundos são bastante eficazes, e o espectro de sua ação é muito amplo, pelo que, depois de usá-los, morrem não só os pulgões nocivos, mas também os insetos que beneficiam o arbusto. Essa é considerada uma das maiores desvantagens desses métodos.

Além do mais, alguns produtos orgânicos também são usados ​​para pulverização. Sua grande vantagem é a ausência de qualquer dano às pessoas e insetos benéficos como, por exemplo, as abelhas. A composição dos fundos inclui vários componentes de bactérias, fungos e plantas. O tratamento com tal preparação pode ocorrer mesmo durante um período em que os frutos já estão amadurecendo nas groselhas.

As formulações mais populares e eficazes desse tipo são Fufanon, Fitoverm e Aktofit.

Uma desvantagem perceptível de tais fundos é que o efeito não é instantâneo, só será perceptível depois de uma semana, pelo menos. Essa substância, que é prejudicial aos pulgões, ainda deve se acumular em seu corpo. Além disso, a eficácia deste remédio diminuirá se o tempo piorar repentinamente e chover. Ao mesmo tempo, muito provavelmente, borrifar com esse agente uma vez não será suficiente - repetir esse processo de processamento com esses medicamentos costuma ser necessário mais de uma vez, com um intervalo de 10 dias.

Processamento de raiz

Este método é usado principalmente durante a primavera, quando a neve já derreteu. O processamento de uma planta, visto que seus botões ainda não despertaram, pode incluir absolutamente qualquer meio. Para isso, realizam a limpeza do distrito de raízes, retirando tudo o que sobrou da folhagem do ano anterior e desenterrando. Ao mesmo tempo, a camada superior da Terra é tratada com produtos químicos. Os mencionados "Aktara", "Inta-vir" e "Aktellik" são perfeitos para isso.

No verão, orientado por esse método, é preciso monitorar o aparecimento das ervas daninhas e removê-las de forma contínua, pois são elas que, em sua maioria, contribuem para o aparecimento de pulgões e outros insetos que prejudicam o arbusto.

Lavoura

O procedimento implica a desinfecção da terra. Começam a realizá-lo desde a primavera, utilizando o líquido bordalês ou uma solução de sulfato de cobre de produtos químicos. A grande vantagem desses recursos é seu baixo custo e, ao mesmo tempo, alta eficiência, o que contribui para a destruição não só de pulgões vorazes, mas também de eliminação de bactérias e fungos nocivos. A lavoura com esses meios geralmente é realizada durante a temporada.

No outono, eles costumam recorrer ao uso de uma substância química, como alvejante. É bastante eficaz, mas deve ser usado com muito cuidado e segurança. Essa solução é muito tóxica, o que é sua grande desvantagem.

Métodos populares de luta

Para combater pulgões nocivos, não é necessário o uso de produtos químicos, você também pode experimentar o que está à mão.

Amônia

O produto contém os seguintes componentes:

  • 50 mililitros de álcool amoniacal;

  • 10 litros de água;

  • 100 g de sabão em pó ou uma pitada de sabão em pó.

Bastará mexer esta solução e regar o arbusto por cima com um regador. Graças ao uso de sabão ou sabão em pó na composição de uma solução, todas as substâncias necessárias ficam bem fixadas na folhagem da planta, o que contribui para a duração e durabilidade da ação.

No entanto, notamos que muitas vezes não é recomendado o uso desse tipo de tratamento, caso contrário você só corre o risco de prejudicar as plantas, pois uma grande quantidade de nitrogênio não as beneficiará. Este procedimento pode ser repetido apenas 2 semanas após o primeiro tratamento.

Infusão de malmequeres

Outra solução eficaz para a destruição de pulgões em arbustos de groselha, é usada ativamente por muitos jardineiros. Para preparar este produto, você precisará dos seguintes componentes:

  • 10 litros de água;

  • meio balde de pequenas matérias-primas - flores secas esmagadas de malmequeres;

  • 50 gramas de sabão ralado.

O sabão é adicionado à solução por último. Antes disso, deve-se infundir por 3 dias, depois deve ser bem filtrado e só depois adicionar o sabonete já ralado. Depois disso, a solução pode ser usada: eles precisam pulverizar bem as plantas que foram afetadas por pulgões.

Vinagre

Para esta solução, você precisará de ingredientes como:

  • 200 mililitros de vinagre de mesa;

  • 9 litros de água;

  • 100 gramas de sabão em pó.

Tudo isso deve ser misturado, após o qual você pode começar a processar o arbusto. Essa solução funciona por cerca de uma semana, enquanto afugenta todas as pragas, incluindo pulgões, com seu aroma. Esta solução não prejudica os frutos de forma alguma.

Sal

As pragas do sal simplesmente não toleram o espírito e, portanto, será apropriado adotar esta ferramenta. A composição de tal solução é bastante simples:

  • 10 litros de água;

  • 1 quilo de sal.

Para que o sal se dissolva melhor, recomendamos que aqueça um pouco a água. Depois disso, você precisa tratar todos os arbustos problemáticos com uma solução. No entanto, notamos que é melhor usá-lo para arbustos com botões dormentes, para uma planta com folhagem jovem ou antes da colheita dos frutos, isso não é recomendado.

Soda

Outro método bastante comum de lidar com insetos nocivos. A composição inclui os seguintes componentes:

  • 10 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, que podem ser substituídas por duas colheres de sopa de carbonato de sódio;

  • 100 gramas de sabão em pó;

  • 9 litros de água fria.

Todos os componentes devem ser bem misturados, após o que a planta deve ser pulverizada com um borrifador. Observe que é necessário dedicar algum tempo ao processamento da parte inferior da folhagem da groselha, pois é aqui que vive a maioria dos insetos.

Recomenda-se repetir o tratamento após 3 dias.

Cinza

Esta solução é igualmente popular. Inclui:

  • 0,2 quilogramas de cinzas;

  • 0,2 kg de sabão em pó;

  • 10 litros de água.

Todos os componentes listados, exceto o sabonete, devem ser misturados e a solução resultante deve ser infundida por cerca de um dia, após o qual deve ser fervida bem em fogo médio, isso deve ser feito por meia hora. Então você pode adicionar sabão.

É necessário pulverizar os arbustos com uma solução pelo menos 3 vezes para destruir completamente o inseto nocivo.

Soro de leite

Esta solução é a mais fácil, pois nem sequer se preocupa em prepará-la. O soro de leite só precisa ser despejado em um borrifador e a planta é processada. Este produto pode ser reutilizado após 3 dias. Se pretende realizar o tratamento com whey regularmente, é melhor fazê-lo uma vez por semana.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário