Tudo sobre grampos Vise
No encanamento e na carpintaria, você não pode prescindir de um torno. Esta ferramenta simples é uma grande ajuda para fixar peças. Os vícios são diferentes. Uma atenção especial deve ser dada às vice-braçadeiras. Quais são as características, tipos, materiais de fabricação, tamanhos e critérios de seleção - isso será discutido abaixo.
Peculiaridades
Vise-clamps - uma ferramenta auxiliar que realiza a fixação de peças de trabalho durante os trabalhos de carpintaria e serralharia. O projeto do torno consiste em dois elementos: uma estrutura e um mecanismo de fixação. A estrutura fornece a rigidez da ferramenta e o mecanismo de fixação fixa a peça com segurança. O corpo é equipado com travamento esponjas, entre os quais a peça de trabalho está localizada. Uma esponja imóvel, o segundo é material rodante... O movimento da mandíbula de chumbo é executado girando o parafuso de chumbo com uma alça.
Alguns produtos destinam-se ao trabalho com peças de madeira. As esponjas são equipadas com almofadas especiais, o que evita danos à superfície dos produtos de madeira.
Modelos existem grampos de torno para trabalhar com metal... Eles têm diferentes forças de fixação e larguras de mandíbula. Para fixar peças de metal maiores, é usada uma ferramenta com uma grande empunhadura.
Alguns fabricantes produzem grampos antiderrapantes. Essa ferramenta é usada para trabalhar com peças grandes. Uma camada protetora especial elimina a mudança na posição da peça e seu deslizamento.
Todas as ferramentas possuem características e finalidades próprias. Vale a pena se familiarizar com as variedades de pinças-pinças com mais detalhes.
Visão geral da espécie
Existem os seguintes tipos de grampos.
- Em forma de G... A braçadeira tem um corpo de aço forjado durável. O torno permite que você conserte várias peças ao mesmo tempo. Eles têm um passo de rosca fino. Isso fornece uma boa retenção, que é necessária durante a soldagem. O G-vise também é usado para trabalhar com produtos de madeira. Neste caso, almofadas esponjosas especiais são utilizadas para evitar a deformação da madeira.
- Fim... O grampo final tem um design semelhante à letra "C". O torno fundido e forjado é equipado com três grampos de parafuso. A ferramenta é mais utilizada para trabalhos de carpintaria. O uso de uma pinça causa alguns inconvenientes. Durante o trabalho, você terá que segurar simultaneamente a própria estrutura e apertar os parafusos.
- Em forma de T. Uma característica distintiva dos dispositivos em forma de T é o perfil de orientação na forma da letra "T". Seu comprimento pode ser superior a 1 metro. As mandíbulas de fixação estão localizadas no perfil. A fixação das peças é realizada por meio de um parafuso com cabo, que é conectado à mandíbula.
- Em forma de F... O corpo da ferramenta é menos confiável e durável, mas o torno é bastante requisitado devido à presença de uma variedade de ajustes. A estrutura é composta por uma tira com uma esponja de um lado. Ele está fixo e imóvel. Por outro lado, a mandíbula móvel possui um parafuso de fixação com uma arruela. O comprimento da ferramenta pode variar. Alguns modelos possuem uma aderência profunda, o que permite fixar vários produtos ao mesmo tempo.
- Canto. A ferramenta apresenta um design saliente. Ao trabalhar, um ângulo de 90 graus é claramente observado. A abraçadeira angular possui um parafuso de fixação para fixação e orifícios, graças aos quais o torno pode ser fixado em qualquer superfície.
- Manual... Os modelos do tipo manual são semelhantes a um prendedor de roupa comum. Eles também são chamados de vícios de primavera.Esta ferramenta simples é usada sempre que não é necessária muita downforce.
- Sem chave... O design simples possui uma barra com uma mandíbula fixa. Na parte oposta da ferramenta existe uma mandíbula móvel com duas alças. Um mecanismo com alças é chamado de gatilho e é mais parecido com um gatilho. Portanto, uma pinça de fixação rápida é freqüentemente chamada de pinça de pistola. A fixação do produto é realizada por meio da pinça do cabo. A ferramenta é considerada universal.
Se você girar as mandíbulas em direções diferentes, a braçadeira se transformará em um espaçador.
- Tubo. A ferramenta se parece com um tubo com mandíbula fixa. A segunda esponja é o material rodante. Ele é fixado com um mecanismo de travamento especial. A fixação é realizada por meio de parafuso com alça. Vícios são usados ao trabalhar com peças dimensionais.
- Swivel... A ferramenta é usada para usinar peças em diferentes ângulos. A estrutura está firmemente fixada a qualquer superfície. A mandíbula fixa possui uma parte móvel que se conecta à base por meio de um parafuso guia. O parafuso está equipado com uma pega. Isso permite que a braçadeira seja girada em torno do eixo.
Materiais e tamanhos
Os grampos de torno têm uma propriedade de fixação, cuja resistência depende não apenas da estrutura. A confiabilidade da braçadeira também depende do material de fabricação.
Os vícios são feitos dos seguintes materiais.
- Ferro fundido é considerado o material mais comum para um torno. Os produtos de ferro fundido são maciços e duráveis, podendo durar mais de uma dúzia de anos.
- Aço... As braçadeiras mais baratas são feitas de aço de baixo carbono. Na fabricação de produtos caros, é usado aço durável de alta qualidade.
- Alumínio / duralumínio... Os materiais têm baixa resistência, portanto, pequenos vícios são feitos deles, cuja força de fixação não é muito alta. São usados no conserto de aparelhos eletrônicos ou na joalheria.
- Madeira... Grampos de madeira são usados ao trabalhar com madeira. O torno de madeira não deforma os produtos. Toda a estrutura é de madeira, exceto o parafuso de fixação.
Os parâmetros das pinças são importantes. Parâmetros principais - a largura das mandíbulas e seu curso. Com base nesses parâmetros, a profundidade e a largura da peça de trabalho são determinadas.
Dimensões (editar) as pinças são diferentes. Alguns modelos têm mandíbulas a partir de 50 mm. Captura máxima - 250 mm. Força de aperto varia de 15-55 F. Comprimento o torno pode atingir 667 mm, altura - 311 mm.
O vício é considerado pequena, se seu comprimento for 290 mm, altura - 140 mm, curso da mandíbula - 50 mm. Média os tornos têm dimensões - 370 mm, 180 mm, 126 mm. Opções ampla braçadeiras - 457 mm, 221 mm, 161 mm.
Como escolher?
Ao escolher, você deve prestar atenção às seguintes nuances.
- Material... É melhor escolher uma ferramenta de ferro fundido com mandíbulas de aço.
- Fixando o tamanho da mandíbula... Antes de comprar, você precisa decidir para que serve a ferramenta. A escolha do tamanho da mandíbula é baseada nas dimensões das peças a serem processadas.
- Método de montagem. Para trabalhos de carpintaria e serralharia, escolha um torno com mecanismo de aperto por parafuso. São confortáveis e não requerem esforço máximo durante o trabalho. Existem modelos que permitem ajustar a fixação da peça com uma só mão. Para trabalhos mais sérios e frequentes, recomenda-se a utilização de modelos fixos que são fixados à bancada.
- Versatilidade... Ao trabalhar com peças de diferentes formas e materiais, você deve prestar atenção aos grampos universais. Via de regra, esses tornos são equipados com mandíbulas substituíveis.
- Tamanho da ferramenta... Instrumentos pequenos e leves são recomendados se a pinça for movida.
- Qualidade... Um fator importante na hora de escolher. É preciso estar atento à superfície do torno, ao estado de cada detalhe. A ferramenta deve estar livre de defeitos, arranhões, distorções. Um produto de qualidade tem uma forma regular com linhas retas bem definidas. Os elementos roscados devem ser revestidos com graxa. Os mecanismos móveis funcionam perfeitamente.
- O preço depende do destino. Para fins profissionais, é melhor adquirir um modelo mais caro. Para uso infrequente, modelos baratos farão.
As pinças de aperto profundo manuais de Jonnesway são apresentadas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.