O que é um torno de máquina de precisão e para que serve?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos e propósito
  3. Critérios de escolha

O trabalho de torneamento, especialmente na usinagem de peças pequenas, pode exigir alta precisão. É para isso que é usado um torno de precisão, o que permite segurar com muita segurança a peça a ser processada. Este tipo de torno tem uma superfície perfeitamente polida das mandíbulas de fixação e um movimento suave do mecanismo de travamento, o que garante a fixação mais precisa e precisa mesmo de peças pequenas.

O que é isso?

As máquinas de precisão são um dispositivo que permite garantir a posição mais precisa da peça e seu desvio mínimo em relação às mandíbulas.

Em muitos modelos, as mandíbulas podem ser substituídas e o curso ajustado dependendo do tipo de dispositivo. Os tornos de precisão clássicos possuem um parafuso que, quando o cabo se move, é aparafusado neles e ajusta a distância entre as mandíbulas.

As vantagens dessas máquinas incluem:

  • instalação rápida do torno na superfície de trabalho;
  • 100% alinhamento do equipamento em relação ao plano requerido;
  • alta precisão de posicionamento da peça, bem como seu deslocamento mínimo;
  • guias de dureza aumentada;
  • força de aperto constante, sem afrouxamento;
  • aumentando a velocidade de corte e remoção de material.

Os tornos de precisão são amplamente utilizados não apenas em grandes indústrias, mas também em pequenas empresas envolvidas na fresagem e outro processamento de metal, madeira e outros materiais.

Tipos e propósito

Máquinas-ferramentas de precisão vêm em diversas variedades.

  1. Estacionário (não rotativo). Eles permitem fixar a peça em relação às mandíbulas apenas em ângulos retos.
  2. Multi-eixo. Eles têm a capacidade de girar ao longo de diferentes eixos de coordenadas.
  3. Seio. É possível processar a peça em qualquer ângulo necessário para a conveniência do trabalho.

O torno de precisão tem uma variedade de designs de acionamento e também é equipado com garras de metal endurecido extra fortes. O equipamento é usado para moagem, moagem e outros trabalhos muito precisos. Os tornos de precisão estacionários (não rotativos) complementam necessariamente as operações realizadas em máquinas CNC e dispositivos de processamento.

Critérios de escolha

Ao escolher o modelo de torno ideal, vários pontos importantes devem ser esclarecidos.

  1. As dimensões das peças planejadas para serem processadas na máquina. Este indicador afeta diretamente o tamanho do torno de precisão. No entanto, como observam os profissionais, as máquinas grandes são mais práticas do que as pequenas. Eles quebram com menos frequência e servem por muito tempo.
  2. A presença de rolamentos de esferas. Este detalhe importante permite que o torno seja apertado com muito mais conforto e reduz a quantidade de força física usada.
  3. A presença de um mecanismo de elevação. Esta é uma função muito conveniente que permite realizar qualquer trabalho em uma determinada altura.
  4. Correspondência dos principais parâmetros do torno de precisão e a superfície na qual eles estão planejados para serem instalados.

Para obter o máximo do torno de precisão, os modelos com placas de fixação substituíveis devem ser preferidos. Isso permitirá que você processe uma variedade de materiais, bem como troque as esponjas rapidamente, se necessário.

Também é importante considerar como o parafuso será isolado. Isso é muito importante para minimizar o contato da morsa com poeira e aparas de metal e, portanto, para aumentar a vida útil do equipamento.

Orientado por essas recomendações, você pode escolher a melhor opção de torno de precisão, o que significa que será possível não só simplificar o trabalho e reduzir a carga física dos trabalhadores, mas também ampliar as possibilidades de produção.

Tudo sobre o torno de precisão da máquina-ferramenta MVN-150, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário