Tudo sobre torno giratório

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Fabricantes
  4. Como escolher?

A carpintaria, o encanamento e outros ofícios possuem uma série de sutilezas importantes. Aqueles que vão lidar com eles devem descobrir por si mesmos essas sutilezas imediatamente, a fim de eliminar vários problemas e dificuldades. É útil saber, por exemplo, tudo sobre o torno rotativo, suas possibilidades e as nuances de escolha.

Peculiaridades

Ao caracterizar o torno rotativo, é impossível ignorar sua principal vantagem sobre os dispositivos não rotativos. Esta é a própria possibilidade de girar a peça de forma arbitrária. Em um torno não rotativo, para realizar esta manipulação aparentemente simples, você tem que retirar a peça de trabalho e depois fixá-la novamente. Isso aumenta imediatamente o tempo total gasto.

Deve-se notar que tornos giratórios são procurados principalmente em trabalhos de perfuração.Eles podem até vir com a furadeira.

Mas a mesma técnica exata é vendida separadamente. Inclusive para uso doméstico. O torno do pivô geralmente contém uma bigorna... Ele não apenas expande a gama de operações realizadas, mas também aumenta a resistência geral da ferramenta.

Variedades

Em primeiro lugar, deve ser dito sobre torno do tipo pivô... Produtos desse tipo são oferecidos por qualquer fabricante que se preze.

Freqüentemente, essa ferramenta é usada para um trabalho particularmente preciso em casa ou em uma pequena oficina.

Os projetistas podem fornecer uma braçadeira especial para uma broca. O diâmetro da braçadeira em projetos avançados é ajustado amplamente, o que expande a funcionalidade geral.

Relativo torno giratório, então eles são usados ​​mesmo em uma produção bastante séria. Lá, esses dispositivos são geralmente usados ​​em conjunto com equipamentos de corte de metal. Isso se refere não apenas à perfuração, mas também aos sistemas de moagem e moagem. Muitas amostras de tais vícios são equipadas com uma base giratória por padrão, no entanto, a configuração exata é recomendada para ser acordada ao fazer um pedido.

Amplamente utilizado torno paralelo... A liberação de tais dispositivos é regida pelas disposições da norma de 1975. A parte móvel se afasta do bloco estacionário tão uniformemente quanto possível, enquanto mantém o paralelismo estrito - daí o nome geral.

O tamanho da peça pode ser qualquer - todos iguais, a prensagem será feita na mesma parte das bochechas.

Torno paralelo:

  • são colocadas livremente em qualquer ponto da bancada, inclusive em seu centro;
  • pode ser instalado no chão;
  • equipado com uma base com três furos;
  • pode ter base de aço ou ligas de ferro fundido, desde que a carga mecânica não atue sobre ela.

Algum modelo girar em dois planos... Eles geralmente são feitos com um mecanismo de posicionamento de dois eixos. Quase todos esses dispositivos são equipados com uma base de ferro fundido, mas às vezes também são encontradas estruturas de aço.

Merecem atenção especial torno de três voltas... Eles podem ser usados ​​mesmo para os trabalhos mais difíceis e exigentes. Essa ferramenta é útil para afiar e finalizar cortadores em várias instalações.

Importante: todos os planos de pivô são perpendiculares entre si.

Outro torno de três voltas é útil para polimento sistemático de rodas diamantadas.

Resta descobrir mais um tipo de ferramenta, a saber torno pneumático... Eles não são mais operados manualmente, mas pela energia do ar comprimido. A fixação elétrica é freqüentemente usada em linhas de produção, especialmente em suas áreas de serralharia.Nesse caso, a força de compressão pode chegar a 1500 kg.

Claro, nenhum dispositivo mecânico do tipo tradicional é capaz de tal resultado, ou mesmo próximo.

Essa ferramenta reduz os custos não apenas de força física, mas também de tempo, mas é irracional usá-la em casa.

Os tornos pneumáticos de alta velocidade foram criados nas décadas de 1940-1950. Mas desenvolvimentos mais ou menos perfeitos desse tipo apareceram apenas na década de 1960. Foi então que começaram a ser amplamente utilizados nos formatos de chaveiro e máquina-ferramenta. O problema é que os antigos estoques de tal ferramenta chegaram ao fim e as novas cópias compradas no exterior são insatisfatórias em várias características. Por isso, nos últimos anos, iniciou-se o restabelecimento da produção de tornos rotativos pneumáticos em nosso país.

Fabricantes

Gosta de demanda modelo FIT 59425... O aparelho pesa 0,965 kg. A largura das mandíbulas é de 50 mm. O quadro é feito de ferro fundido. O dispositivo destina-se principalmente ao trabalho de chaveiro.

Não pode ser uma escolha ruim torno giratório modelo WILTON 65021EU... O peso do aparelho na embalagem chega a 15,45 kg. A largura das mandíbulas é de 0,225 m. Eles abrem até 0,345 m. A estrutura é feita de ferro fundido.

As características de tal produto podem ser consideradas:

  • finalidade da carpintaria;
  • liberação rápida;
  • movimento automático.

Outra opção atrativa é vice "Glazov"... Por exemplo, modelo 18667. O dispositivo destina-se ao trabalho de serralheiro e possui mandíbulas de 0,14 m de largura e estrutura em aço de alta qualidade. As mandíbulas podem abrir até 0,18 m.

As seguintes marcas também estão amplamente representadas no mercado russo:

  • "Calibre";
  • Forsage;
  • Skrab;
  • "Búfalo";
  • Martelo;
  • Stalex.

Como escolher?

O torno da cadeira é valorizado por sua instalação rápida, mesmo na borda da mesa de trabalho. Você também pode desmontá-los com rapidez suficiente. Finalmente, a ferramenta da cadeira é bastante conveniente para armazenamento.

A diferença entre as questões de torno de aço e ferro fundido... Algumas versões de ferro fundido são particularmente robustas e mecanicamente resistentes a danos. Verificou-se que o ferro fundido ferrítico é 10 vezes mais forte do que a liga cinza. Mas os tornos de aço são ainda mais populares. Com a mesma resistência, mesmo em comparação com dispositivos de ferro fundido, eles acabam sendo muito mais leves.

Se os projetistas usaram aço endurecido forjado, a ferramenta funcionará com segurança por vários anos.

Você também precisa prestar atenção às características do dispositivo. Quanto maior o tamanho das peças a serem processadas, maior deve ser a divergência das mandíbulas..

Aqui estão mais algumas recomendações:

  • leve em consideração a quantidade de movimento da peça;
  • preste atenção à margem de segurança;
  • verificar a qualidade da fixação das peças;
  • compre um torno apenas em locais confiáveis ​​e comprovados;
  • leia comentários em sites diferentes.

Abaixo está uma visão geral em vídeo de tornos rotativos populares de diferentes fabricantes.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário