Tudo sobre o torno cruzado
Qualquer pessoa com experiência técnica sabe o quão importante é um torno para uma furadeira. Em primeiro lugar, eles são necessários para a fixação confiável das peças - sem isso, é impossível perfurar a cavidade com precisão e precisão. O mercado moderno é rico em todos os tipos de modificações de torno, e cada modelo tem suas próprias características e abrangência.
Peculiaridades
A principal característica de todo vício é facilidade de uso e design simples.
Com muita vontade, muitos modelos podem ser feitos de forma independente, mas há aqueles que são melhores comprar, por exemplo, um torno cruzado.
Um grande número de modelos diferentes são oferecidos no mercado moderno, os quais são complementados várias funções e dispositivos.
No entanto, o modelo básico do torno inclui:
- a base do torno, que deve ser bastante resistente, portanto, na maioria das vezes é feito de aço de alta resistência ou ferro fundido espesso;
- mandíbula fixa (cama) soldada à base;
- uma mandíbula móvel conectada ao parafuso de avanço;
- um parafuso com alavanca que movimenta a mandíbula móvel, prendendo a peça;
- almofadas que são presas às mandíbulas e podem ter vários formatos.
Visão geral do modelo
Os vícios da mesa de um chaveiro são divididos em dois tipos principais: giratório e não giratório.
Rotary (ou coordenada) pode ser girado 360 graus. O design permite fazer vários furos sem tirar a peça das mandíbulas. O torno transversal, equipado com guias transversais, e permitindo que o produto se mova em um ângulo com alimentação longitudinal e transversal, é chamado bidimensional.
Outro tipo de vício é globo (sinusite) ou tridimensional - trabalha com uma peça em três eixos, o que permite fazer furos em diferentes ângulos em muito menos tempo de trabalho.
No mercado de equipamentos, entre os tornos biaxiais rotativos, eles têm se mostrado excelentes Vice chinês Kobalt 246-012. Os proprietários destacam a alta qualidade, fixação sem deformação do produto. A desvantagem é o aperto estranho.
Uma novidade entre os vícios de coordenadas transversais - ferramenta BG 6368 3 ″ / 75. Este modelo agarra perfeitamente as peças cilíndricas graças a uma ranhura especial de dois eixos, possui parafusos para folga (no valor de três peças) e de elevada qualidade. No entanto, a principal desvantagem é o seu pequeno tamanho.
O torno fixo também é chamado de estacionário... Parece uma base com mandíbulas soldadas e uma alça. A peça é fixada estritamente em uma posição. Um torno fixo pode ser facilmente feito por você. O tipo mais comum de torno fixo é o torno de máquina. O torno é preso à máquina com parafusos que se encaixam nas ranhuras especiais em forma de T da mesa.
Um dos melhores vícios fixos é a ferramenta da marca Sparta 186255... Os proprietários notam o tamanho compacto, a impressionante força de aperto e o reforço em locais sujeitos a deformação. A base de ferro fundido tem uma desvantagem - se os parafusos forem apertados com firmeza, as saliências podem deformar.
Produção russa "Enkor 100" - torno transversal da máquina. Construção robusta, punhos confortáveis e mandíbulas reforçadas. Entre as desvantagens está uma aparência pouco apresentável.
Como escolher?
Primeiro, decida qual largura de espalhamento da esponja você pode precisar - depende da espessura da peça que pode ser fixada com um torno. Então é necessário decidir se o vício será removível ou aparafusado à mesa do chaveiro para sempre e sempre.Para equipamentos não removíveis, peso significativo será um diferencial, e para equipamentos removíveis, você precisa levar em consideração seu físico e a disponibilidade de um local onde serão armazenados. Muitas tarefas são resolvidas com uma ferramenta removível pesando 8-10 kg com uma largura de espalhamento de esponja de 100 milímetros.
Certifique-se de verificar a qualidade do torno antes de comprar: as mandíbulas devem mover-se suavemente, sem sacudir ou emperrar. Uma ferramenta de qualidade na extremidade do parafuso de avanço tem um fusível em forma de porca ou arruela - isso é necessário para evitar que a esponja saia completamente da base.
Todos os alargamentos nas extremidades da chave precisam de um diâmetro grande para evitar que o parafuso entre no interior.
Ao apertar as mandíbulas, as almofadas devem estar próximas umas das outras, a discrepância máxima permitida é 0,5 mm. É muito fácil verificar isso - primeiro prendemos uma haste fina de metal em uma borda das esponjas e medimos a largura das esponjas, depois prendemos a mesma haste na outra borda e também medimos a distância. A diferença entre esses valores não deve exceder o máximo permitido de 0,5 mm.
Você pode verificar a qualidade dos próprios revestimentos da seguinte maneira: remova os revestimentos das esponjas e instale-os ao contrário, os planos adjacentes também devem coincidir.
Os lábios são estritamente paralelos entre si, móveis - não anda nas laterais. Completamente inspecione a cama para ver se há rachadurassinta-se à vontade para tocar nele. O parafuso de avanço deve ser espesso - isso indica sua margem de segurança. Com um processamento de alta qualidade, a superfície do parafuso possui um brilho. Inspecione o parafuso quanto a rebarbas e arranhões. nele, você pode até tocá-lo com os dedos em caso de dúvida. Se estiverem, a qualidade do instrumento é ruim ou eles já foram usados. Depois de afrouxar os parafusos laterais, veja se o pivô irá girar.
Uma ferramenta de qualidade não pode ser barata, mas no processo de operação você não vai se arrepender desse dinheiro, pois esse equipamento serve por muito tempo e pode muito bem ser herdado de você para os filhos.
Às vezes eles se encontram restos de mofo ou ferrugem na parte inferior na junção da base e da esponja fixa. Isso é removido com uma escova de metal, lima.
Não utilize abrasivos para a remoção, pois partículas de tais materiais podem se depositar no parafuso de avanço ou na porca, acelerando seu desgaste.
Muitos artesãos, ao mesmo tempo que minimizam o ruído de trabalho, muitas vezes cole uma gaxeta de borracha na parte inferior da base do torno ou aparafuse o equipamento com ela na bancada. Isso não é necessário se você não os usa o tempo todo, mas para um trabalho permanente, o conselho é realmente útil.
Você pode discutir interminavelmente qual torno é melhor e quais modelos serão mais úteis para executar certas tarefas, mas antes de tudo você precisa se concentrar em suas necessidades e capacidades. Quase todos os apertos podem ser Faça Você Mesmo com base em seus pedidos, mas você pode gastar dinheiro uma vez na vida, mas compre uma boa ferramenta.
Para uma visão geral do torno transversal de coordenadas, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.