Como fazer um torno com as próprias mãos?
Um torno padrão pode não ser adequado para um artesão por vários motivos. E comprar um grande número de ferramentas não é apenas financeiramente não lucrativo - elas ocuparão muito espaço na oficina. Fazer um torno com as próprias mãos é a solução ideal para este problema. Tudo o que é necessário para a implementação é um pouco de paciência e cuidado ao seguir as instruções. Em casa, você pode fazer qualquer tipo de torno com um mínimo de investimento de tempo e dinheiro, muitas peças podem ser retiradas desses modelos que estão fora de serviço.
Dispositivo e princípio de operação
Grande torno de marcenaria têm várias vantagens sobre outros designs. Eles podem ser montados em uma bancada de trabalho ou em qualquer suporte adequado na oficina. Também é fácil retirá-los da superfície no final da obra. Portanto, apesar do tamanho, a ferramenta não ocupa muito espaço e você pode trabalhar até com peças grandes.
Inclui mais do que apenas uma alça, tripé e perna de ancoragem. O projeto de qualquer torno inclui:
- suporte com todas as peças fixas;
- uma mandíbula móvel projetada para fixar o material a ser processado em uma posição;
- asas que movem a peça durante o processamento;
- parafuso de avanço;
- porta, que transmite o torque ao parafuso.
Apoio, suporte montado em uma bancada ou suporte com parafusos ou pernos. Pranchas em muitos modelos de fábrica, as mandíbulas podem ser trocadas dependendo do nível de desgaste, mas essa possibilidade aumenta o preço do torno várias vezes.
Para essas tiras caseiras, é recomendado o uso de ferro fundido ou aço polímero. Além da versatilidade da cinta, é possível evitar que outras partes do torno se deformem durante sua operação ativa.
Também torno de bancada inclui uma mola, com o qual você pode trabalhar com peças verdadeiramente dimensionais. Parafuso de avanço o mantém no lugar com facilidade. Se não estiver no projeto, o mestre terá que se curvar para segurar a mola com seu próprio peso, o que complica muito o trabalho. É melhor navegar pelo processo de fabricação no desenho do modelo selecionado para evitar erros.
Do que pode ser feito?
O número de materiais com os quais você pode fazer um torno caseiro para o trabalho é praticamente limitado apenas pela imaginação do usuário. É comum fazer as peças principais de um torno de metal, é muito mais confiável do que todos os outros materiais. Mais adequado para este propósito aço e ferro fundido... Eles não enferrujam por mais tempo e são muito mais resistentes às influências ambientais negativas. Ferro fundido desses tipos de metais que podem servir ao proprietário por várias décadas.
Se falamos não apenas sobre o material, mas também sobre a base para o torno, então eles geralmente são feitos de uma série de utensílios domésticos:
- de blocos de automóveis;
- de tubos redondos;
- do canto;
- dos trilhos;
- de um tubo de perfil.
Em média, a vida útil de um torno de fábrica com operação ativa é de pouco mais de um ano. A causa da falha é frequentemente a quebra da pata das esponjas, às vezes o desgaste aumenta devido à má qualidade do próprio material.
Uma morsa é necessária para trabalhar com peças de trabalho, quando elas precisam ser fixadas em um lugar. Se forem necessários com urgência, podem ser rapidamente feitos até mesmo de madeira. Para fazer artesanato, você precisa de pregos, madeira e um machado.Se o projeto for planejado para ser complexo, não será supérfluo e serra na lista geral de instrumentos.
A árvore é serrada quase em ângulos retos, a parte estacionária, chamada de esponja ou talão de diferentes maneiras, é presa à estrutura com pregos cravados obliquamente. O ângulo é importante para que as unhas não dobrem ao trabalhar com o torno.
A mandíbula móvel deve deslizar livremente na cama. Uma braçadeira também é necessária, geralmente um galho afiado cortado. Mas a nitidez deve ser controlada, caso contrário o torno não suportará a parte e toda a estrutura como um todo, se, ao contrário, a nitidez não for suficiente. Este projeto é confiável durante a operação e é relativamente simples: para retirar a peça de trabalho do torno, basta retirar a cunha.
Na tecnologia e na vida cotidiana, as pinças são usadas para diversos fins, portanto, antes de dizer qualquer coisa sobre as características e diferenças dos modelos de fábrica, vale a pena determinar que tipo de torno você precisa fazer.
Nem todo design pode ser reproduzido em casa, para algumas coisas é necessário equipamento profissional e certo Habilidades.
Portanto, a próxima questão que vale a pena prestar atenção é: o que é necessário para fazer um torno com as próprias mãos?
O que você precisa?
O segredo de fazer qualquer ferramenta de orçamento em casa é treinamento de qualidade.
Os materiais necessários incluem:
- canto 50 por 50 mm;
- canal até 0,5 m, aço;
- Parafusos M6, porcas, arruelas, gravador em média até 18 peças;
- parafuso roscado (às vezes são usados parafusos de tornos antigos);
- folha de metal até 5 mm;
- metal espesso até 10 mm e mais;
- 1-2 latas de tinta;
- uma porca adequada para a rosca do parafuso selecionado;
- barra de aço sob a alça.
Em seguida, você deve coletar todos os instrumentos para trabalho. Esses incluem:
- máquina de solda;
- furar;
- Búlgaro;
- escovar;
- lixa;
- chave inglesa;
- bússolas de construção;
- régua de metal;
- lima de aço;
- o marcador da cor mais viva.
Etapas de fabricação
No processo de fabricação, você precisa levar em consideração muitas pequenas coisas diferentes. Diferentes modelos exigirão seu próprio algoritmo de ações. Por exemplo, para fazer um torno hidráulico com as próprias mãos, entre outras ferramentas, você precisará usar uma máquina de plasma. Além disso, o principal elemento do projeto, neste caso, é o vapor hidráulico da bomba e do cilindro. A chapa de aço com espessura de 10 mm ou mais é usada como material principal. Antes de começar a trabalhar, o assistente precisará de:
- chapa de aço de 10 mm;
- cilindro hidráulico;
- bombear;
- Mangueira;
- molas;
- parafusos;
- sobreposições;
- canal.
Se falarmos sobre ferramentas, você precisará de:
- furar;
- máquina de solda;
- Búlgaro;
- braçadeiras;
- lixadeira de cinto;
- marcas de linha;
- máquina de pêndulo.
O processo de fabricação da casa pode ser dividido em várias etapas. Um dos principais será criando uma placa de base, em outras fontes os artesãos também chamam de base para o vício. Uma peça de um certo tamanho é cortada de uma folha de aço usando um cortador de plasma ou ferramenta semelhante. Avançar vários orifícios são criados para proteger a placa em uma posição. As marcas de broca podem ser definidas independentemente usando um marcador. As peças são unidas por soldagem.
Então você pode equipar o interior do torno, onde a mandíbula móvel é fixada no futuro. Aqui você precisará de um canal preparado anteriormente. Para ele placas e todas as outras peças são fixadas por soldagem.
Para não se confundir com o tamanho, pode-se utilizar um desenho ou esboço, onde estão indicados todos os parâmetros principais. É na parte interna que o cilindro hidráulico é posteriormente instalado. Todas as costuras devem ser retificadas de forma confiável para que o torno não emperre durante a operação.
Depois de organizar o interior, você pode prosseguir para para foraonde está instalado lábio fixo. Várias peças de chapa de aço devem ser cortadas e soldadas a todas as outras partes. Para evitar erros, é recomendável fazer isso diretamente acima da parte móvel.
Como parada da bomba hidráulica atrás da estrutura, a parte traseira é soldada. O uso do aço neste caso é bastante justificado, uma vez que deve ser forte o suficiente para suportar pressões. Na fase final a parte móvel interna deve ser lixada usando um moedor e uma lixa. A superfície final deve ser perfeitamente lisa, após o que todas as partes podem ser soldadas.
A seguir vem fase de instalação do cilindro hidráulico. Por um lado, está apoiado no rebordo da parte estacionária do torno, por outro lado trabalha activamente com a móvel. Assim que o cilindro é estendido, o torno é fechado. Uma mola deve ser fornecida na estrutura para retornar a morsa à posição aberta. A pressão é então reduzida a zero.
Os lábios do torno são feitos do material mais durável, pois são eles que experimentam o grosso da carga. A chapa de aço e a soldagem devem ser de boa qualidade, com costuras lisas e polidas. Os orifícios para a instalação dos lábios geralmente são perfurados com antecedência. Eles são fixados com parafusos ou parafusos auto-roscantes.
Os detalhes são adicionalmente revestidos com tinta não só por razões estéticas, mas também para que o metal não fique mais tempo exposto à ferrugem. O peso da obra final será de cerca de 30 quilos, normalmente são de mesa e ocupam um espaço mínimo na garagem ou oficina.
Outra opção de ferramenta é torno de aperto rápido com aperto excêntrico. É muito mais fácil trabalhar com eles devido ao fato de que você não precisa se ajustar constantemente ao tamanho da peça, basta fixá-la no centro. Muitas peças de aço são utilizadas como material, como cantos pré-dimensionados, porca, arruela e base. Também neste kit você vai precisar de um dreno de absorção de choque, um canal, uma bucha de borracha e um excêntrico direto.
O canal é cortado e a peça de trabalho marcada para futuro torno. Depois que os centros são marcados e a peça de trabalho é oleada, vários orifícios de entrada são feitos para a haste. A haste é inserida ali, um dos cantos, cujo comprimento deve ser de pelo menos 230 mm, é cortado ao meio.
Em seguida, as peças são cozidas juntas em forma de canal e limpas com um disco. Além disso, as peças de trabalho são soldadas umas às outras, presas com um torno e uma base. Mandíbulas móveis e fixas são instalados na fase final e fixados com porcas. Excêntrico instalado no meio da peça de trabalho, em seguida é necessário verificar a qualidade da garra e finalmente soldar todas as costuras.
Serralheiros
Torno esférico sem braçadeira de parafuso - geralmente uma ferramenta de chaveiro, que é feita de um canal e aço. Uma parte importante do projeto também é o parafuso de avanço, uma das placas de aço fica estritamente no meio, dividindo a estrutura em duas partes. A base de aço e os cantos são soldados uns aos outros, as costuras devem ser limpas. Às vezes, parafusos e porcas são usados para a conexão. Os furos podem ser marcados com um marcador. Jaws e uma haste são colocados na extremidade, uma alavanca é anexada para controlar o torno. Esse torno pode ser usado para couro ou madeira, eles suportam o nível de tensão necessário.
Ferramentas de maquinas
O torno giratório exigirá um trabalho de metal demorado. Mais adequado para esses fins aço inoxidável... O torno é preso na estrutura com uma braçadeira, eles são fixados diretamente na bancada. As peças-guia são montadas em várias placas de aço, cujos orifícios são previamente perfurados. Ao longo das bordas das placas, devem ser fornecidos pinos lisos para a fácil instalação das guias, sobre as quais ficarão as garras de fixação. Uma alavanca de controle é instalada em um lado do pino do parafuso.
A esponja é aparafusada nos parafusos, as porcas estão sempre localizadas do lado de fora, para que, se necessário, seja possível desmontar a estrutura. O suporte da mandíbula é soldado e aparafusado em uma extremidade, assim como a própria mandíbula. Isso permitirá que o mestre os altere quando for necessário. A dobradiça da peça também é fixada por solda, pino e porcas.
Carpintaria
Faça um simples torno de carpintaria de tornar-se ou ferro fundido para a casa você mesmo pode fazer, basta pegar um desenho e todos os componentes necessários. Por uma questão de simplicidade, as mandíbulas de fixação podem ser de madeira e o metal é fixado no lugar da placa de bancada, que servirá de suporte para a ferramenta.
Importante! A chave neste projeto será um parafuso de fixação com diâmetro de até 20 mm, dependendo desse parâmetro, a finalidade da morsa também muda. Quanto maior for o diâmetro, maiores serão os detalhes com que o mestre será capaz de trabalhar usando um torno doméstico.
As asas serão feitas de aço ou ferro fundido com espessura de 10 mm ou mais. Outro detalhe importante é manivela, com o qual você pode controlar o vice. Qualquer tira de aço é adequada para isso. As dimensões devem se encaixar perfeitamente para o ajuste mais confortável das peças. Quanto mais longa a manivela, mais força é aplicada ao trabalhar com a peça de trabalho.
Se nada adequado for encontrado em mãos, pode surgir e chave inglesa, um parafuso roscado é pressionado em seu conector. E neste caso, não há risco de errar no tamanho, você pode escolher o que precisa rapidamente, focando apenas na coincidência visual. Uma opção clássica é uma chave inglesa, com a ajuda de um orifício especial, o deslizamento livre na rosca do parafuso é garantido. Isso torna muito mais fácil para um iniciante trabalhar com um torno.
Você pode fazer um dispositivo para uma bancada de trabalho - uma mandíbula móvel e fixa - de blocos de madeira. O pinho é mais adequado devido à sua resistência e maciez no processamento. Em seguida, são feitos três furos para as peças restantes, as marcações podem ser feitas com pregos, podem ser facilmente removidas no final desta etapa.
Depois disso, a instalação do torno começa diretamente. Isso pode ser feito sem solda com porcas e outros fixadores, a rosca é sempre pré-planejada para não errar no tamanho. Primeiro, uma mandíbula fixa, asas e um parafuso são instalados. Uma mandíbula móvel é instalada na borda da superfície frontal e fixada com várias porcas para confiabilidade estrutural. O colar é instalado por último após a fixação de todos os outros elementos. O princípio de funcionamento de tal torno é simples: assim que o botão gira, o parafuso entra na porca e atrai a mandíbula móvel, mudando sua posição. Eles podem ser feitos sem um torno e outros equipamentos complexos.
Tubo
Os tornos de tubo desmontados são bastante simples, podem ser feitos de quase todos os materiais disponíveis. Eles podem agarrar facilmente peças de metal e cilíndricas. Para a fabricação, serão necessárias várias partes do perfil, seções de tubos e uma folha de metal com espessura mínima de 10 mm. O projeto definitivamente precisará fornecer um parafuso.
A primeira etapa é considerada a fabricação do corpo, para isso várias peças de parâmetros iguais são cortadas dos tubos e do perfil. Depois disso, todas as peças são conectadas entre si por meio de furos passantes e prendedores. A moldura com a base é soldada, as costuras são limpas o mais cuidadosamente possível. Depois disso, você pode usar com segurança um torno de tubo caseiro!
Recomendações
A primeira coisa a considerar: dimensões do futuro instrumento. Eles podem ser divididos em várias categorias principais.
- Tamanho pequeno - o comprimento é de 290 mm, a altura - de 140 mm. Mandíbulas de até 50 mm de altura. O peso total é de 8 kg.
- O tamanho médio - comprimento até 372, altura - até 180 mm, mandíbulas - até 70 mm inclusive. O peso total é de até 14 kg.
- Tamanho grande - comprimento é 458 mm, altura até - 220 mm, mandíbulas - até 90 mm.O peso total, dependendo da complexidade do projeto, é de até 30 kg inclusive.
Esses são apenas parâmetros médios de tamanho, que podem ser guiados durante a autoprodução.
Alguns modelos no mercado podem ultrapassar sensivelmente o peso de 30 kg, muito também dependerá do material escolhido. O ferro fundido, por exemplo, é muito mais pesado do que certos tipos de aço ou madeira. Cada mestre terá que escolher o material e calcular as dimensões para as futuras garras individualmente.
Outro parâmetro importante a se prestar atenção é força de aperto... Quanto mais alto for este parâmetro, mais forças serão necessárias para processar a peça de trabalho. Se a força de fixação for insuficiente, isso pode levar à quebra da ferramenta durante a operação, sem mencionar o fato de que a própria peça de trabalho será danificada.
Se o diretor planeja fazer um torno rotativo, então muito é importante compreender os principais recursos de design do próprio mecanismo. Além da mandíbula móvel e fixa, inclui a haste. Neste caso, recomenda-se selecionar a largura padrão das mandíbulas: 80 e 140 milímetros. Dependendo do projeto do mecanismo de fixação, o torno pode ser diferente. Para a autoprodução, os modelos com grampo mecânico são especialmente populares. Eles podem ser divididos em tipos específicos.
- Parafuso onde o parafuso de chumbo - a parte principal da estrutura, controlada por uma alça ou uma alavanca do lado de fora.
- Sem chave - também existe um parafuso de avanço, mas ele passa através da peça e durante a operação pode se mover livremente sem atrito e rotação desnecessários.
- Liberação rápida - aqui o parafuso não é fornecido no projeto, ele é substituído por um mecanismo com uma pequena alavanca para alterar a posição das mandíbulas.
- Excêntrico - o principal é um mecanismo excêntrico com uma alavanca de controle. Se não estiver lá, você precisará prender o excêntrico.
Conhecendo essas características, será muito mais fácil escolher um projeto adequado e montar um torno com suas próprias mãos. Vale a pena focar não apenas no peso ou complexidade da estrutura, mas também na finalidade prática da ferramenta... Na maioria das vezes, é o torno de serralheiro que é usado para a oficina em casa devido à sua versatilidade.
A seguir, assista a um vídeo sobre como fazer um torno de um macaco antigo com as próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.