Tudo sobre torno de madeira

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Princípios de trabalho
  3. Como montar?

Para o processamento e montagem de vários produtos, dispositivos de fixação têm sido usados ​​há muito tempo. Existem muitos tipos de torno, sendo os principais chaveiro e carpintaria. No artigo vamos falar sobre as opções de madeira.

Peculiaridades

O torno de madeira é essencial na oficina de bricolagem. Os serralheiros não são adequados para trabalhar com painéis de madeira, uma vez que deixam riscos ou amassados ​​nas superfícies. As dimensões dos produtos desempenham um papel importante: eles geralmente são muito maiores do que os de metal.

Existem três tipos principais de torno:

  • estacionários destinam-se a uma bancada de trabalho;
  • ajuste portátil em uma bolsa, o que é especialmente conveniente para trabalhar na estrada;
  • removível facilmente montado e desmontado se necessário.

Princípios de trabalho

O objetivo de uma morsa de qualquer tipo é fixar a peça de trabalho para que as operações tecnológicas necessárias possam ser realizadas, o que determina o conjunto de nós do dispositivo:

  • cama - mesa, bancada de trabalho;
  • suporte - uma parte fixa, outros nós são anexados a ela;
  • mandíbula fixa para fixação da peça;
  • esponja móvel;
  • dois ou um pino guia;
  • parafuso de chumbo com alça.

Como montar?

É muito fácil fixar uma peça de madeira para facilitar o processamento em casa. Por exemplo, para repreender uma placa, você só precisa apoiar sua extremidade contra algum obstáculo. Isso é bom, mas claramente não é adequado para casos mais complexos onde a qualidade e a precisão do processamento são necessárias. É nesses casos que um vice é necessário.

A primeira coisa que vem à mente é usar serralheiros padrão. Muitos do-it-yourselfers os têm, mas não em uma cópia - instalados e prontos para usar. Você só precisa proteger a madeira da peça de trabalho do impacto das faces de metal dos teixos.

É muito simples fazer isso: insira espaçadores feitos de material não traumático, por exemplo, compensado.

Comprar o modelo certo de torno de madeira é uma boa escolha. Existem muitos modelos, para todos os gostos, e os preços são diferentes - desde centenas de rublos. Os de alta qualidade custam muitos milhares. Se você não quer gastar dinheiro e não há um chaveiro adequado à mão, então a única saída é faça você mesmo em madeira caseiro de acordo com os desenhos em anexo.

Começaremos a fazer um torno com o desenho mostrado na figura. Observe que, usando esses desenhos, é fácil fazer um torno de ambos Madeirae de Madeira compensada... Além disso, em várias escalas, por exemplo, para trabalhar com uma serra de vaivém em contraplacado fino, todas as dimensões devem ser reduzidas pelo número de vezes necessário. Além dos mostrados, existem mais dois grampos que prendem o dispositivo à bancada.

A peculiaridade deste vice na mobilidade: levou e carregou, montou e trabalha, o que é muito conveniente para realizar trabalhos em diferentes lugares. Torno estacionário para fixação em uma bancada ou mesa. Eles possuem apenas dois parafusos, que também atuam como guias.

O design é descomplicado e facilmente escalonável.

Materiais requisitados:

  • barra de madeira;
  • Madeira compensada;
  • porcas de encaixe 10-12 mm, 4 unid.;
  • 2 pinos (М10-М12) Х250 mm;
  • parafusos auto-roscantes;
  • arame;
  • Cola de madeira;
  • lixa.

Cortamos madeira e contraplacado mandíbula em branco... Perfuração dois buracos para pregos... Realizamos essas duas operações simultaneamente em ambas as peças, fixando-as com grampos. Em contraplacado fazemos 6 furos para parafusos auto-roscantes (d = 3 mm), com uma broca de 10 mm retiramos chanfros para esconder as cabeças. Fixamos a esponja acabada na bancada com parafusos auto-roscantes.

Através de grandes buracos perfurando a placa da bancada sob os grampos de cabelo. Na parte de trás do quadro nós pressionamos as porcas de encaixe M10... A mandíbula de suporte está pronta. Nós fazemos alças.

Usando uma broca e coroas de anéis de tamanhos grandes e pequenos (arbitrários), cortamos 4 círculos de um pedaço de madeira compensada, dois para cada.

Em grandes círculos com uma broca de penas fazemos pequenos entalhes para esconder as cabeças das porcas de encaixe. Em pequenos círculos nós pressionamos essas porcas e aparafusamos os pinos nos lados lisos das nozes, sem sair. Perfurando um buraco (d = 2-3 mm) entre a porca e a rosca para travar o prisioneiro. Colocamos os pedaços de arame nesses buracos.

Grande circulo Cola lado com um entalhe para o pequeno, escondendo os dentes da noz. Nós prendemos ambos os círculos com parafusos auto-roscantes. Nos conectamos um segundo par de círculos. As alças estão prontas.

Montamos nossos produtos caseiros a partir de peças prontas. A mesa de serrar quebra-cabeças é outro exemplo interessante de teixo. Ambos os espaços em branco podem ser feitos de qualquer material: contraplacado, aglomerado, placas. O principal é que sua espessura seja maior que a espessura da parte superior da pinça.

Recortamos ambas as partes de acordo com os desenhos. Processamos com lixa de rebarba. Após a colagem, reforçamos a conexão com parafusos, para não atrapalhar o trabalho. Insira a braçadeira e aparafuse-a na borda da mesa. Preparar.

Em seguida, damos torno caseiro, permitindo manusear itens muito pequenos, como joias.

O que é usado:

  • duas peças de madeira de lei (cabide velho de faia);
  • um par de parafusos;
  • duas nozes, uma com asa;
  • um pedaço de camurça;
  • várias arruelas;
  • cola para sapatos;
  • lixa.

Os diâmetros dos parafusos, porcas e arruelas são determinados pelo tamanho das barras.

        1. Serrar peças de trabalho do mesmo comprimento, convenientes para o trabalho, de barras. Processamos com lixa.
        2. Nas pontas de um lado de cada um colamos pedaços de camurça com cola de sapato para não riscar os produtos.
        3. Aproximadamente no meio e de uma borda em ambas as barras, fazemos furos simultaneamente.
        4. Inserimos no parafuso extremo, aparafusamos uma porca simples. Também enroscamos um parafuso nos do meio, colocamos uma porca com uma asa - uma porca de ajuste. O alicate de torno está pronto.

        Ao trabalhar com objetos relativamente grossos, você pode aumentar a força descendente colocando arruelas entre as barras no parafuso traseiro.

        Veja um vídeo sobre como você pode fazer um torno de madeira.

        1 comentário

        Gostei especialmente do fato de que quase nenhuma usinagem é necessária.

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário