Escolhendo um torno de fresagem
Na produção de carpintaria e serralheria, é necessária uma fixação confiável das peças antes de serrar, furar, aplainar. Um dispositivo especial do princípio mecânico de operação, que é usado para tal fixação de peças de trabalho, é chamado de torno de máquina. Use este dispositivo quando for necessário manusear a peça com segurança, para um bom nível de fixação e para que ambas as mãos fiquem livres.
Peculiaridades
O dispositivo executa duas tarefas: fixa a peça de trabalho com firmeza e afeta positivamente a qualidade do seu processamento. E também uma boa velocidade de execução é alcançada.
É difícil encontrar um local de trabalho que não esteja equipado com um torno de fresadora. Nas empresas de manufatura onde as peças são produzidas em massa, os locais de trabalho são equipados com dispositivos especiais que permitem sua fixação. Onde a produção é pequena ou estão fazendo reparos, ou há oficina própria na garagem, o torno é um dispositivo que dificilmente pode ser superestimado.
O parâmetro principal e significativo para um torno de máquina é a rigidez. A ausência de guincho, que esmaga o ouvido, ao processar uma peça é conseguida pela rigidez do torno. Sem isso, o cortador iria chocalhar. Uma ferramenta cara simplesmente falharia antes de sua vida útil pretendida. A superfície da peça também não seria devidamente processada, ela teria rugosidade. Esses detalhes são frequentemente rejeitados, o que leva a perdas financeiras.
Os tornos de serralheria universais são equipados com mordentes ondulados e os tornos de máquina sempre têm mordentes lisos. A superfície deve ser acabada - exclui-se o uso de uma versão rugosa imediatamente após a fundição. O processamento das esponjas é realizado em uma ferramenta de corte (é utilizada uma fresa ou um cinzel). O próximo passo é moer. É utilizada uma retificadora de superfícies, com a qual é possível obter o resultado desejado: a rugosidade e a forma da superfície adquirem os valores especificados.
O lançamento de qualquer produto, incluindo torno de máquina para CNC, possui um conjunto completo que atende aos requisitos da norma exigida - GOST (norma estadual):
- o torno atende aos requisitos de GOST 16518-96;
- usando os parafusos incluídos - 13152-67;
- vice - 4045-75;
- grampos - 4735-69;
- braçadeiras - 18758-80.
Compromisso
O movimento nas máquinas equipadas com dispositivo rotativo é feito pelas ferramentas, não pela peça. Este princípio ajuda a reduzir o custo da engrenagem giratória. mas realizar o trabalho por trás da peça do mestre é teoricamente possível. Na prática, é improvável que seja feito, a visibilidade da peça pelo mestre ao executar o trabalho é quase ausente.
A seguinte situação é um bom exemplo. É necessário processar uma peça metálica cujo formato é uma barra. Em cada lado, deve ser feito um recesso, cujo formato é um meio-cilindro. O mestre não vê a cortadora e não sabe se chega ao final do processamento - isso não é permitido pela altura da peça. As peças podem ser corrigidas se o cortador não tiver concluído seu trabalho até o fim. Mas existem recessos difíceis em que isso não será possível.
Ao usar um torno de máquina rotativo de 160-250 mm, a situação é diferente. O contramestre terá que parar o trabalho para dar a volta na máquina, para continuar depois. O cortador deve ser retraído com antecedência.
É possível usar uma morsa giratória, na qual o mestre girará a peça na direção desejada. Ambas as opções diferem no tempo de 1 minuto, a produtividade aumentará em 25%.
Os tornos de fresagem de máquina são usados ao trabalhar em dispositivos onde o controle da máquina é realizado por uma série de razões.
- A máquina pode ser programada de forma que a peça a ser usinada gire do lado onde pode ser vista. O mestre será capaz de controlar o processo de processamento. Isso será útil para ele, especialmente ao colocar um novo programa em operação. O erro pode ser percebido imediatamente, e não após a fabricação da peça.
- Existem situações em que é necessário girar a peça de trabalho e a fresa deve permanecer no lugar. Pode ser um círculo perfeito.
- Um grande número de peças de trabalho é conveniente para o processamento ao fixar em um torno de máquina girado em 90 °. Em seguida, a posição de trabalho é definida.
Dispositivo e princípio de operação
Ao processar peças de metal, madeira ou plástico em uma fresadora, elas são fixadas em um torno. A simplicidade do dispositivo torna possível instalá-los em uma oficina doméstica e em empresas de manufatura de vários tamanhos.
Os principais elementos do torno são um par de mandíbulas opostas. Com a ajuda deles, uma peça é fixada para processamento posterior em uma máquina. A fixação é realizada pela ação dos parafusos roscados e operada com o auxílio das mãos. Há uma mandíbula móvel na morsa e uma mandíbula fixa fixada na cama. Isso garante a fixação da peça.
O design do mecanismo de travamento tem um parafuso em forma de trapézio fornecido com uma rosca contínua. O mecanismo é conectado a uma parte móvel, que é acionada durante a rotação devido ao fato de haver uma porca na parte interna. O mestre gira o eixo com as mãos, acionando o cilindro pneumático e o excêntrico. Com a ajuda de furos especiais que a fresadora possui, o torno é fixado nela.
Visão geral da espécie
O mercado oferece diversos modelos e variedades com campo de aplicação próprio. O torno de fresagem é dividido em:
- torno com sistema hidráulico;
- máquinas-ferramentas rotativas;
- global;
- egocentrismo;
- seio;
- pneumático.
Máquina rotativa
O dispositivo possui um elemento principal - um disco rotativo. Com sua ajuda, a peça é movida de acordo com os parâmetros do programa especificados para processá-la. Existe uma braçadeira apertada para fixar o torno. Assemelha-se a uma haste na qual há um fio. O regulador é removido fora da parte rotativa. O disco rotativo é fornecido com ranhuras especiais que permitem que o controle manual seja fixado com segurança. Possui duas placas de metal paralelas.
O ajuste na cama é feito por meio de uma haste especial. É rosqueado e perpendicular. O lado oposto está equipado com uma alça. A seleção das características técnicas que possui o eixo motriz é feita respeitando a condição principal - as mandíbulas não devem ser danificadas durante o funcionamento. Esses parâmetros permitem ajustar a distância de uma mandíbula a outra e a força de compressão. Para facilitar o trabalho do mestre, alguns modelos de torno possuem ambas as mandíbulas móveis e estão equipados com uma alavanca para comprimir as peças com aceleração.
O uso de torno manual com mecanismo rotativo é realizado nas condições de pequenas oficinas privadasonde os materiais frágeis são processados. Eles podem ser danificados por dispositivos automáticos.
O ajuste manual permite o controle da fixação e a capacidade de calcular a força. São baratos.
Pneumático
A estrutura de base possui duas placas giratórias, o torno possui placas paralelas e está equipado com trilhos. O ajuste é feito por meio de um tubo, ele tem uma conexão com a parte móvel da estrutura do dispositivo. Uma bomba manual ou elétrica fornece ar comprimido. Quando você precisa consertar a peça de trabalho, o ar é fornecido em um tubo conectado a um pistão que se move para frente. Para enfraquecer os esforços e abrir as mandíbulas do torno, a válvula pneumática é acionada para purgar o ar do sistema.
As máquinas-ferramentas com controle programado são equipadas com uma morsa elétrica. Nesta modificação, eles giram automaticamente quando a peça está sendo usinada. O processo de fresagem ocorre com boa eficiência, a força de compressão é maior do que em um dispositivo manual.
Hidráulico
O princípio de operação e design é o mesmo do torno pneumático. Mas eles não são preenchidos com ar comprimido, mas com líquido.
Água é freqüentemente usada, mas se mais força for necessária, um fluido com uma viscosidade aumentada e mais elástico pode ser aplicado. Deve-se observar que nas máquinas hidráulicas a bomba não está aberta para a entrada do ar ambiente, mas está conectada a um reservatório especial no qual se encontra o líquido.
Dispositivos hidráulicos são usados em diversos tipos de empresas de manufatura, que têm a oportunidade de adquirir equipamentos caros e altamente eficientes que permitem que o processo seja totalmente automatizado. Vícios de baixa potência são encontrados em uma oficina típica. Mas sua vantagem sobre os modelos manuais é questionável.
Regras operacionais
Para não danificar as peças de trabalho e não ferir os funcionários no local de trabalho, deve seguir as recomendações de especialistas.
- Vale a pena evitar o uso de objetos pesados para fixar as peças de trabalho. Isso afetará negativamente a precisão do projeto.
- O dispositivo é instalado na área de trabalho e também é fixado lá.
- O torno é usado como um equipamento auxiliar quando a peça é processada com uma fresadora.
- A fixação da peça de trabalho é realizada por meio de mandíbulas; um cálculo separado da força é realizado para cada material.
Quando o trabalho é concluído, o torno é limpo, removendo cavacos e sujeira. Em seguida, o dispositivo é lubrificado. Observando os requisitos tecnológicos e as precauções de segurança para a fresa, o master poderá produzir processamento de peças de alta qualidade utilizando a máquina.
Para um processamento conveniente das peças em uma determinada posição, elas são fixadas na superfície de trabalho por meio de uma morsa de fresagem com mecanismo rotativo. Com a ajuda deles, é alcançada uma força de compressão alta e precisa da peça. Existem vários tipos de dispositivos, e cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Veja abaixo como usar um torno de fresagem.
O comentário foi enviado com sucesso.