Tornos de perfuração: características, descrição dos tipos, dicas para escolher
Os furos em peças de metal, madeira, borracha e plástico são feitos com equipamentos especiais de perfuração. Para vários trabalhos em casa, geralmente poucos furos são feitos, então os artesãos podem usar uma furadeira manual com rotação mínima. Se for necessária uma perfuração mais precisa, então é necessário comprar máquinas e instalar tornos de alta qualidade nelas.
Peculiaridades
Tornos de perfuração são um acessório importante que permite fixar com segurança a peça de trabalho em um estado estacionário em relação ao mandril da máquina. Graças a este dispositivo, o mestre pode realizar operações de perfuração em série. Os tornos de máquina são amplamente utilizados não apenas em grandes empresas, mas também em oficinas domésticas. Eles geralmente são comprados para bancadas de marcenaria e outros equipamentos de mesa para aprimorar sua funcionalidade.
Os tornos de perfuração estão disponíveis com diferentes larguras de mandíbula. Na maioria das vezes, esse número é de 60 a 150 mm. Também estão à venda aparelhos com mandíbulas prismáticas. Eles permitem que você fixe peças redondas. A parte principal da estrutura produzido de acordo com os requisitos da GOST a partir de aço de liga, que passa por vários ciclos de endurecimento e é caracterizado pela alta resistência.
Compromisso
Vícios são o principal componente da maioria das máquinas, que são usados para fazer furos nas peças de trabalho. Sem este dispositivo, é impossível realizar com segurança e com a máxima precisão as operações tecnológicas de preparação das peças.
Para trabalhar com peças de plástico, madeira maciça, podem ser utilizadas máquinas com equipamentos básicos (sem torno).
Quanto à perfuração em série de orifícios em peças de material duro, é impossível sem uma fixação confiável. Neste caso, as máquinas são equipadas adicionalmente com um torno especial.
Projeto e princípio de operação
Até o momento, os vícios para máquinas de perfuração são representados por uma variedade chique, dependendo da finalidade, eles podem diferir em características de design e funcionalidade... Existem vários elementos obrigatórios deste dispositivo:
- Prancha (base). Ele atua como um elemento de suporte no dispositivo, ao qual todos os componentes do torno são fixados diretamente. Por ser sobre a barra que se realiza o processo de furação, ela se desprende do metal durável.
- Duas esponjas. Um deles é móvel, o outro é imóvel. Eles são responsáveis pela fixação das peças de trabalho. Para que a esponja se mova com precisão ao longo da base, sua parte inferior possui uma cauda retangular inserida em um recorte colocado na mandíbula fixa.
- Alça de parafuso. Ele é responsável por mover uma das mandíbulas e é conectado a ela por meio de um anel de retenção. Ao girar no orifício roscado, o parafuso coloca a mandíbula em movimento.
- Placas de trabalho. Este é um dos elementos importantes do dispositivo, que experimenta cargas significativas durante a operação do torno. As placas são geralmente feitas de metal de alta qualidade com resistência aumentada. Eles são fixados na superfície das garras de fixação com parafusos.
- Partes adicionais (sua disponibilidade depende dos recursos do modelo).Na versão usual, a superfície de trabalho do torno é plana, em alguns modelos pode ser côncava ou angular, o que permite o processamento de peças de vários formatos. Também estão à venda tornos, nos quais as barras de fixação são acionadas por mola. Eles são mais convenientes de usar.
Princípios de trabalho todos os vícios, independentemente de suas características de design, são idênticos e baseados em uma chave de fenda. Todas as peças instaladas na barra movem-se sob a influência do elemento rotativo. A posição dos grampos é alterada girando o parafuso. A precisão do movimento é garantida por uma cauda retangular localizada na parte inferior da braçadeira móvel.
Visão geral da espécie
Os fabricantes produzem torno para máquinas-ferramentas de várias modificações. Dependendo dos recursos de design, eles são divididos em 2 tipos: giratório e não giratório. Para furar peças de madeira, use serralheiro e vice-parafuso. Em grandes empresas, são instalados vícios especializados que têm muitas funções.
Para fazer furos em casa, geralmente são adquiridos minivices.
Swivel
Dispositivos deste tipo permite que no processo de processamento a peça de trabalho mude sua posição espacial sem desamarrar preliminarmente. Eles são ideais para salas de produção. Este torno é projetado com uma mandíbula giratória que pode ser girada 360 °. Portanto, tendo perfurado uma peça de trabalho em um lugar, a plataforma pode ser girada rapidamente para o ângulo desejado para preparar outro furo, deixando a peça de trabalho fixa.
No mercado também é possível encontrar modelos com base com guias transversais, permitindo não apenas virar a peça em um determinado ângulo, mas também movê-la horizontalmente ao longo de 2 eixos. Também existe uma variedade de dispositivos rotativos complexos. Dispositivos são chamados de globais, graças a eles, a peça fixada pode ser girada em 3 planos. Normalmente, este tipo de torno é usado para fazer orifícios inclinados.
Você pode assistir a um torno rotativo para uma máquina de perfuração em ação no seguinte vídeo:
Fixo
Este é um dos tipos de dispositivos mais populares. Esse torno tem um design estacionário. Muitos artesãos os fazem sozinhos em casa. Comparado com o torno giratório, ele só pode ser usado para perfurar peças de trabalho em uma posição. Com a ajuda de uma morsa não rotativa, você pode fazer um furo, então você precisa abrir a peça e movê-la para outra posição. Estruturas deste tipo têm maior rigidez e não são adequados para processamento profissional.
A principal vantagem dos tornos não giratórios é seu preço acessível.
No que diz respeito à funcionalidade e facilidade de uso, eles são, em muitos aspectos, inferiores aos modelos rotativos.
Como escolher
Antes de comprar um torno de perfuração, existem muitas nuances a considerar, uma vez que a sua vida útil e a quantidade de trabalho executado dependerão disso. Para usinagem em série de grandes peças de metal que precisam ser fixadas com firmeza, recomenda-se a compra de modelos profissionais... Eles vão reduzir os custos de produção e durar muito tempo, pois são duráveis e não têm medo de danos mecânicos e corrosão. Além disso, esse torno aumentará a precisão do processamento, o que reduzirá o risco de rejeições. Se você planeja usar a máquina no país para equipar racks, você pode comprar um pequeno torno não rotativo, eles têm um suporte seguro (mãos livres) e são fáceis de usar.
Ao escolher modelos rotativos, você precisa prestar atenção às suas dimensões. Mais frequentemente à venda existem modelos com tamanhos 80, 100, 125, 160, 200, 250 e 320 mm. Esses números, além das dimensões, também podem significar outros indicadores. Por exemplo, “200 mm” pode indicar a abertura máxima do torno e “100 mm” pode indicar a largura das mandíbulas.Além do mais, a escolha deve ser baseada no tipo de máquina, para o qual está prevista a compra de um torno, e sobre as características das peças, onde será necessário fazer furos (material, peso, forma, dimensões). A escolha do material das esponjas e do corpo (ferro fundido ou aço) depende diretamente disso.
Como fazer você mesmo
Muitos artesãos preferem fazer os tornos de máquina por conta própria, pois se trata de um processo simples e que economiza no orçamento familiar. Antes de começar a montar o dispositivo, você precisa decidir sobre a escolha do material, do qual está planejado fazer um vício. É melhor dar preferência a um tubo quadrado (perfil) medindo 60X40 mm.
Você precisará seguir as etapas em sequência:
- É necessário cortar um quadrado de metal, que servirá de base para o futuro dispositivo. Em cada lado do quadrado, você precisa fazer 4 furos, eles serão necessários para fixar o torno na máquina.
- Em seguida, devem ser feitas 2 esponjas com o cachimbo, em uma delas será necessário fazer um furo e inserir uma arruela.
- O próximo passo será a fabricação de guias, graças às quais a placa pode se mover ao longo do eixo da mandíbula estacionária. Um canto de metal comum é adequado como trilhos. Deve ser soldado em ambos os lados ao longo das bordas da placa. É importante que o canto não interfira na pressão da peça de trabalho.
- Em seguida, você precisa fazer um mecanismo de rotação soldando uma braçadeira com uma porca à base. Em seguida, um parafuso é aparafusado na porca, deve ser inserido no orifício da placa para que o parafuso não puxe para trás.
- A produção é concluída com a fixação do torno na máquina de perfuração. Isso pode ser feito com porcas e parafusos. Como o torno é feito em casa, ele difere em muitos aspectos do da loja. Portanto, você precisa prestar atenção especial à sua configuração, o que não deve ser feito com pressa. As máquinas de torno devem ser instaladas na oficina doméstica a uma distância de 70 cm uma da outra.
Uma visão geral mais detalhada de como criar um torno para um torno de perfuração com suas próprias mãos é apresentada no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.