Tudo que você precisa saber sobre o vice
Durante a usinagem das peças, é necessário fixá-las em uma posição fixa, neste caso é utilizado um torno. Esta ferramenta é oferecida em uma ampla gama, possibilitando a execução de trabalhos dos mais variados graus de complexidade.
O que é isso?
O torno é uma ferramenta cujo objetivo básico é fixar as peças em uma posição estática durante o aplainamento, serragem, furação e outros tipos de processamento. O design da ferramenta inclui vários detalhes.
- Base - o corpo junto com a placa de base, esta última é necessária para instalar o torno em uma bancada, máquina ou mesa. Em alguns casos, pode ser equipado com uma bigorna. O tipo de fixador geralmente é a vácuo (em ventosas), magnético ou aparafusado.
- Esponjas - são móveis e estáticos. Este último atua como elemento de base, neste caso, a fixação da peça é realizada movendo uma mandíbula em direção à outra. Cada esponja tem almofadas removíveis - são chamadas de "bochechas". Sua superfície interna é plana ou ondulada. Os produtos do primeiro tipo destinam-se a apertar macios, o segundo - para duros. Neste caso, as células do padrão ondulado podem ter uma forma piramidal ou consistir em ranhuras horizontais e verticais cortadas ao longo de todo o comprimento.
- Parafuso de aperto - um mecanismo especial diretamente responsável pela movimentação da esponja possui uma alça giratória. Passa da própria morsa até o cabo, permitindo a rotação sem o uso de chaves ou ferramentas semelhantes.
Alguns tipos de torno podem ter suas próprias características de projeto. Por exemplo, em alguns modelos, em vez de um parafuso mecânico, o sistema hidráulico é fornecido. Outros têm vários pares de esponjas, eles são colocados um em cima do outro. Cada tipo de variedade tem seu próprio escopo.
Visão geral da espécie
Os vícios são apresentados em uma grande variedade de modelos, diferindo em sua estrutura e funcionalidade. Os vícios podem ser domésticos, autocentrados, multifuncionais, de chão, portáteis, com ou sem acionamento. Os mais difundidos são os dispositivos mecânicos, nos quais a pinça é feita devido à aplicação de esforços físicos. Esses modelos são convencionalmente divididos em vários grupos.
- Parafuso - o design prevê uma espingarda de corrida que corre suavemente ao longo de todo o comprimento do torno. Normalmente confeccionado com fios trapezoidais.
- Sem chave - o parafuso de avanço move-se através da peça com mola. Difere na mobilidade no plano transversal. No momento da prensagem, o parafuso é solto de sua embreagem, para que possa ser movido livremente sem rotação.
- Liberação rápida - esses modelos abrem e fecham sem o uso de um parafuso. O projeto contém um mecanismo especial com uma alavanca ou gatilho, é responsável pelo ajuste operacional da posição das mandíbulas.
- Excêntrico - são usados quando é necessário apertar rapidamente as peças. Durante a operação da ferramenta, a mandíbula se move livremente até que o excêntrico seja preso.
Para aumentar a velocidade de processamento, outros tipos de torno também são usados.
- Pneumático - aqui a convergência e divergência das mandíbulas é garantida por um mecanismo especial com câmeras e diafragmas integrados. O projeto de tal ferramenta prevê uma linha pneumática conectada a um compressor do tipo de ar.Este dispositivo permite que você prenda peças de trabalho em alguns segundos sem aplicar nenhum esforço.
- Hidráulico - ferramentas do tipo parafuso com reforço hidráulico integrado. Esta categoria também inclui modelos cujo princípio de funcionamento lembra um macaco com bomba hidráulica de encaixe.
Dependendo das características do projeto, as ferramentas são divididas em serralheiro, carpintaria, bem como ferramentas manuais e de máquinas.
Serralheiros
Dispositivos de chaveiro são feitos de metal, todos os elementos nele são sólidos e densos. Elementos macios não são fornecidos no design. O torno é montado em uma mesa, bancada ou um suporte comum. Tal dispositivo pode ser fixo estacionário ou girado, dependendo disso, você pode processar a peça em qualquer ângulo. A largura das mandíbulas para tais produtos varia no corredor de 50 a 200 mm. Eles formam uma lacuna para segurar peças de trabalho de até 150 mm de espessura. O torno de serralheiro distingue-se por uma bigorna compacta, é muito procurado para nivelar peças de trabalho com golpes de martelo.
O torno fornece uma ligeira folga que ocorre quando as mandíbulas se movem. Mas isso não é crítico, uma vez que tais ferramentas são usadas principalmente para trabalhos pesados. As vantagens dessas ferramentas incluem confiabilidade estrutural e resistência de fixação. Eles se distinguem por dimensões relativamente compactas, enquanto o corpo é feito de ferro fundido ou aço, portanto, tais discos são resistentes a qualquer esforço mecânico.
Das desvantagens dos acessórios de encanamento, pode-se distinguir a presença de folga, enquanto durante a operação do torno, ela começa a aumentar. Os pontos mais vulneráveis deste design são reconhecidos arruelas de travamento... Como mostra a prática, eles se desgastam rapidamente e exigem substituição constante. É por isso que é inconveniente fixar peças compridas com esponjas de pequena largura. Se a peça de trabalho for pesada, uma das extremidades da peça pode cair.
Para evitar que isso aconteça, você terá que apertar o parafuso de vez em quando durante o trabalho. Se as mandíbulas fossem maiores, então, com força igual, elas forneceriam a fixação mais confiável devido ao aumento da força de atrito. No entanto, não existe tal vício entre os serralheiros.
Ferramentas de maquinas
Outro tipo popular de torno de máquina são máquinas-ferramentas. São dispositivos de maior precisão, não possuem parafuso. A rotação é realizada sobre uma determinada área em um único eixo com seções adicionais de fixadores, portanto, as mandíbulas não proporcionam folga. Esses dispositivos são relevantes na produção industrial. Normalmente são montados em bancadas, enquanto o estande pode ter vários eixos de ajuste - graças a isso, a peça pode ser girada em qualquer inclinação, tanto na direção vertical quanto na horizontal.
Os tornos do tipo máquina são caracterizados pelo aumento da pressão. O design prevê mandíbulas largas, elas permitem que você aperte e segure as peças de trabalho mais alongadas e pesadas. Seu corpo é feito de materiais mais resistentes do que os modelos de chaveiro. No entanto, esses dispositivos têm suas próprias falhas. Eles comprimem a parte demais.
Se você apertar o parafuso com força, traços de esponjas serão impressos nas peças de trabalho. Claro, isso não pode ser considerado uma desvantagem séria, mas ao trabalhar com tal torno, é importante ter cuidado.
A vantagem de tal torno é a confiabilidade do projeto. Eles podem ser facilmente desmontados, lubrificados e limpos, se necessário. Quase não há folgas neles, e a alça é coberta com santoprene ou couro. Isso evita escorregar e congelar as mãos no frio. As desvantagens do modelo são o seu pequeno tamanho, o que impossibilita o processamento de peças grandes.
Alguns vícios fornecem funcionalidade especial.
- Inclinado - produtos nos quais é fornecida uma junta de dobradiça. Permite alterar o ângulo da peça ao longo do eixo vertical.
- Globo - torno de dois eixos, no qual a inclinação da colocação da peça pode ser alterada girando-se na horizontal e em diferentes direções.
- Articulado - a base da estrutura é uma bola comprimida em uma gaiola. Isso permite, se necessário, girar o dispositivo em qualquer ângulo em diferentes direções.
- Coordenada - nesses discos, as peças de trabalho podem se mover horizontalmente em duas direções.
Carpintaria
Torno de carpintaria é projetado para segurar peças de madeira. Sua característica é em lábios largos, o que permite aumentar a área de pressão e garante que não haja marcas na superfície das peças a trabalhar. Os modelos usados na carpintaria são geralmente feitos de variedades densas de madeira - na grande maioria dos casos, são faia, carvalho ou freixo. Eles são fixados à mesa com parafusos.
A vantagem desses modelos é a capacidade de processar peças macias. Mas eles não são adequados para a fixação de rígidos. Se você prender metal em tal torno, pode danificar as mandíbulas.
Manual
Dispositivos manuais são necessários para garantir a imobilidade de peças de trabalho de pequeno porte que são difíceis de segurar com as palmas das mãos. No projeto tradicional, essas opções são representadas por um par de mandíbulas de aço, presas por uma ponte. Um parafuso de fixação é fornecido na parte traseira no meio da estrutura. Externamente, eles se parecem mais com carrapatos. Outra forma de execução é um torno em forma de grampo. Eles se assemelham a um alicate de bico com alavancas de centro morto e um mecanismo de alavanca simples. Esses produtos são procurados na modelagem de cópias em miniatura de aeronaves, carros ou barcos. Eles também são procurados na indústria de joias.
Essas ferramentas parecem diminutas e podem caber facilmente até mesmo no bolso de uma jaqueta de trabalho. Ao mesmo tempo, você não deve confundir essas ferramentas com ferramentas compactas de chaveiro. Estes últimos em qualquer situação devem ser fixados em alguma superfície, enquanto os de mão não exigem isso - eles são simplesmente mantidos na palma da mão livre como uma alça, segurando uma pequena parte. Ao mesmo tempo, a outra mão realiza o processamento com uma lima, esmeril ou outra ferramenta.
As máquinas-ferramentas são universais ou projetadas especificamente para os requisitos de um determinado tipo de máquina-ferramenta.
- Perfuração - usado para elementos de fixação em uma máquina de perfuração.
- Moagem - facilitar a fresagem. Essas peças podem alterar o ângulo de inclinação e girar.
- Curvado - são procurados para usinagem de produtos de aço de alta liga, representam uma ferramenta de alta precisão. Eles são muito procurados em medições, bem como em instalações de lixamento e polimento.
- Seio - permite o processamento em diferentes ângulos.
- Girando - necessário para montagem em instalações giratórias.
Materiais (editar)
Dependendo do material de execução, o torno pode ser o seguinte.
- Metálico - geralmente são dispositivos de ferro fundido, alumínio, duralumínio e aço são vendidos com menos frequência.
- De madeira - são usados exclusivamente em conjunto com uma bancada de marceneiro, com menos frequência são um projeto independente. Eles são necessários para fixar blocos de madeira em um estado estático. Todos os elementos neles, com exceção do mecanismo de fixação, são feitos de tipos de madeira duráveis, mas macios, por exemplo, pinho.
As esponjas para ferramentas são feitas de metais não ferrosos ou madeira. A borracha dura é usada com menos frequência. Alguns fabricantes oferecem esponjas temperadas em aços de até 45 HRC. Ferramentas de plástico são raras porque não são práticas e duram pouco.
Dimensões e peso
Tendo em conta a grande variedade de variedades de torno, podemos citar a impressionante gama de suas dimensões. A ferramenta padrão vem nos seguintes tamanhos. Pequena:
- comprimento - 280 mm;
- altura - 160 mm;
- a altura das mandíbulas - 40 mm;
- curso da mandíbula - 80 mm;
- peso - 10 kg.
Média:
- comprimento - 380 mm;
- altura - 190 mm;
- altura da mandíbula - 95 mm;
- curso da mandíbula - 145 mm;
- peso - 15 kg.
Grande:
- comprimento - 460 mm;
- altura - 230 mm;
- altura da mandíbula - 125 mm;
- peso - 30 kg;
- curso da mandíbula - 170 mm.
Existem também tamanhos especiais muito maiores do que os listados acima. Por exemplo, o torno T-250 clássico tem 668 mm de comprimento e pesa 60 kg. Suas mandíbulas têm 240 mm de largura e 125 mm de altura.
Os seguintes tamanhos são típicos para um torno de cadeira:
- comprimento - 380-400 mm;
- largura - 190-210 mm;
- altura - 190-220 mm;
- curso de esponja - 130-170 mm;
- a altura das mandíbulas - 60-75 mm;
- peso - 13-20 kg.
O comprimento dos modelos portáteis varia de 30 a 100 mm, a largura é de 6 a 5 mm e a altura é de 100-150 mm.
Fabricantes populares
No mercado de ferramentas domésticas e profissionais, os modelos alemães e americanos são especialmente populares, os produtos de fabricantes nacionais também são de boa qualidade. De acordo com a descrição dos usuários, a classificação dos melhores fabricantes inclui empresas estrangeiras de renome:
- Wilton;
- Trição;
- TOPEX;
- BOVIDIX;
- Ombra;
- Irwin;
- Biber;
- NEO;
- Stanley;
- AJUSTE;
- RIDGID;
- NORGAU;
- NÓS FAZEMOS;
- REKON.
Os vícios de fabricação russa são altamente valorizados:
- "COBALTO";
- “Negócio de Técnica”;
- "Calibre";
- "Âncora";
- "Stankoimport".
Nas lojas, você encontra produtos fabricados na Coréia ou na China, que se diferenciam pelo preço baixo. No entanto, como mostra a prática, essa ferramenta tem vida curta e deve ser trocada rapidamente. Portanto, o uso de tal torno só faz sentido se você planeja prender os elementos de uma vez e, posteriormente, não pretende fazer este trabalho.
As nuances de escolha
Antes de escolher um torno, você precisa determinar para que você precisa deles - para uma casa ou garagem, para soldar, furar ou para trabalhos de precisão. Isso determina em grande parte os requisitos para eles. Ao escolher um vice, é necessário focar na presença de folga. Se o produto proposto os tiver, você não precisa tomá-los, logo pode se tornar um problema bastante sério.
Ao escolher um produto adequado, você precisa partir do fato de que quais partes você estará prendendo... Isso permitirá que você selecione o material para a produção do torno e os parâmetros de preensão ideais.
Especifique separadamente o tipo de fixação das lonas nas mandíbulas, elas são fixadas com parafusos ou com rebites. Os rebites oferecem uma fixação mais forte, mas você não conseguirá trocar as almofadas rapidamente, se necessário.
O comentário foi enviado com sucesso.