Yew berry: descrição, melhores variedades, regras de plantio e cuidados
O teixo da baga é uma árvore conífera que pode se tornar uma verdadeira decoração de jardim. É caracterizada por um crescimento lento, excelentes propriedades decorativas e, no período do outono, seus ramos são cobertos por sementes de uma cor vermelho-laranja brilhante.
A planta pertence ao grupo das relíquias e em seus habitats naturais é gradualmente exterminada, não sem a participação humana. Deve-se notar que nas condições de cultivo do jardim, a forma mais utilizada de propagação vegetativa, em que o teixo assume a forma de um arbusto.
Descrição
As plantas maduras são uma fonte muito valiosa de madeira - este mesmo "mogno", considerado um dos materiais mais caros e luxuosos para a fabricação de móveis e artigos de interior. Mas os frutos e outras partes da planta são venenosos e requerem um manuseio bastante cuidadoso.
É por isso A baga do teixo é um hóspede raro em jardins, e o cuidado e o plantio dessa árvore costuma ser uma área inexplorada para os moradores comuns do verão... E isso é uma grande omissão, porque a planta é muito pouco exigente e cria raízes bem. Para estar convencido disso, vale a pena estudar mais detalhadamente a descrição do teixo "Repandens", "Elegantissima", "Fastigiata Robusta" e outras variedades.
Árvore conífera ou arbusto de teixo pertence a plantas perenes do norte da Europa e África, encontradas na Ásia, América do Norte. Não cresce muito rápido, tem ramos abundantes e é adequada para o corte da copa, o que é importante para jardins onde se exige a correta geometria das formas das plantas. As variedades resistentes ao inverno no país ou na área local são adequadas para a formação de sebes.
A vida útil desta árvore relíquia é impressionante. Pode ter 1500-4000 anos, o mais antigo dos teixos de baga existentes atualmente - Fortinghalle - está localizado na Escócia. De acordo com os cientistas, tem de 2.000 a 5.000 anos. A altura de uma árvore adulta raramente excede 20 m, mas são conhecidos exemplares de até 40 m de altura.
Teixos freqüentemente formam bosques mistos com buxos ou formam florestas sem outras espécies. O teixo pode ser encontrado no norte do Cáucaso, nas curilas, na Crimeia e em outras regiões com um clima costeiro ameno. Nas condições da Rússia central, a árvore requer abrigo obrigatório no inverno, com exceção das variedades canadenses e norte-americanas resistentes ao inverno.
O diâmetro médio do tronco da baga do teixo chega a 1,5 m, a copa é ramificada, densa, a formação de vários picos é frequentemente observada. A casca tem uma tonalidade cinza-bordô ou cinza-rosa, lamelar ou lisa, dependendo da idade, estrutura.
Na superfície do tronco nota-se a presença de botões em formação abundante, dos quais partem posteriormente os rebentos laterais. As agulhas são alongadas, macias, largas, atingindo 25-35 cm. As sementes das subespécies de jardim aparecem pela primeira vez aos 30 anos de vida, mais tarde na natureza, ao atingir os 70 anos.
Revisão de variedades populares
O teixo da baga tem cerca de 150 variedades, incluindo silvestres e cultivadas em jardins botânicos ou arboretos. Para uma área suburbana ou suburbana, as seguintes variedades são consideradas as mais preferíveis.
"Fastigiata robusta"
Variedade colunar com copa densa e rebentos ramificados junto ao tronco. As agulhas são pequenas, de cor verde escura, atingindo um comprimento de 2 a 2,5 cm.A taxa de crescimento por ano é de 5 a 8 cm, aos 10 anos a árvore atinge de 100 a 200 cm, mas na maioria das vezes permanece bastante baixa. A copa se presta bem à poda, podendo ser usada como base para a criação de esculturas verdes.
"Reembolsos"
Variedade arbustiva de baixo crescimento, com altura não superior a 0,5 m e copa rasteira ampla. As agulhas deste teixo de baga são coloridas de forma bastante viva, em um tom azul esverdeado, e têm uma tonalidade azulada.
A variedade é muito apreciada no paisagismo, sendo muito utilizada no arranjo de jardins de pedras, na criação de mixborders e na decoração de áreas ao redor de lagos artificiais.
"David"
Uma variedade de arbustos que amam a luz com características ideais para a faixa do meio. É resistente e não precisa de abrigo. A variedade é recomendada para plantio em áreas ensolaradas para preservar o amarelo das agulhas. Na sombra, as agulhas adquirem uma tonalidade verde claro brilhante.
O teixo Berry "David" é adequado para criar padrões originais ou cortes de cabelo cacheados.
"Elegantissima"
Uma variedade arbustiva subdimensionada com abundante ramificação, não atinge mais de 1 m de altura, a copa pode ter até 1,5 m de diâmetro. Uma característica do teixo da baga Elegantissima é a cor incomum das agulhas - é amarelo claro, próximo do creme, pode mudar dependendo da iluminação do local. A variedade é resistente à seca devido ao seu sistema radicular desenvolvido. Nas condições da Rússia central, "Elegantissima" raramente cresce mais de 0,5 m devido às condições climáticas muito frias.
Summergold
Esta variedade distingue-se pela rica cor dourada das agulhas, que lhe deram o nome. A coroa tem forma de almofada, o arbusto cresce bem devagar, aos 10 anos chega a 80 cm. Entre as desvantagens da variedade está a alta demanda por umidade. Mas é resistente à geada, adequado para cultivo na Rússia central, muito decorativo e fica bem como parte de parques e vielas de flores.
"Semperaurea"
Uma variedade de arbusto com uma coroa decorativa exuberante. Na estação quente, as agulhas têm um tom dourado rico e, no frio, ficam mais alaranjadas. Ela cresce rápido o suficiente para teixos berry - para adultos, atinge 3-4 m de altura e até 5 m de diâmetro, se presta bem para aparar e modelar.
O arbusto é tolerante à sombra, não gosta de luz solar direta, é sensível a queimaduras na copa.
Cooper Gold
Variedade arbustiva com uma exuberante coroa esférica e agulhas amarelo-claras. A altura de uma planta adulta não excede 1 m, é resistente ao inverno, adequada para uso em sebes, fica bem em um jardim de pedras.
"Foguete Verde"
Uma árvore com uma copa colunar e galhos firmemente presos ao tronco. Ela cresce até 4-5 m com um diâmetro de não mais de 1 m, agulhas do tipo agulha, verde brilhante. A planta vai bem com sebes, próprias para a formação de complexas formas arquitetônicas na paisagem do local.
Características de pouso
O teixo da baga é relativamente despretensioso e adequado para o cultivo em diferentes condições climáticas. Mas o transplante de um recipiente não é recomendado em solo ácido ou pantanoso, solo excessivamente seco ou em locais com ventos fortes. A solução ideal seria escolher uma área ensolarada e bem iluminada, mas, neste caso, a resistência à geada da árvore será visivelmente reduzida. No plantio em locais claros, mas sombreados, é possível manter o brilho das agulhas, para conseguir a formação de frutos abundantes.
O solo correto para o teixo da baga é úmido e bem fertilizado com nutrientes. A melhor opção é o uso de solo argiloso ou calcário.
Se houver reservatório, é melhor colocar a planta mais perto dele. Isso evitará que as agulhas percam o brilho e a árvore ou arbusto sequem. No inverno, é melhor fornecer à planta abrigo adicional contra geadas e vento.
Antes de plantar o teixo da baga, vale a pena soltar com cuidado a camada de solo existente com antecedência, para fornecer a saturação necessária com os nutrientes. Para isso, utiliza-se uma mistura de 2 partes de turfa e areia com 3 partes de turfa. Com uma ocorrência próxima de água subterrânea, uma boa drenagem é garantida. A estagnação da água é inaceitável, ela simplesmente destruirá o sistema radicular.
Na escolha de uma muda, deve-se dar preferência aos exemplares que correspondem à cor das agulhas e do tronco à sua descrição botânica. No vaso, não deve haver placa no solo, na casca - manchas, rachaduras e outros danos.
O pouso é feito na primavera, depois que a neve derrete e o nível do lençol freático desce. É importante que o solo tenha tempo para aquecer o suficiente. Se várias plantas são plantadas, uma distância de pelo menos 0,5-3 m é mantida entre elas, dependendo da variedade, dos parâmetros estimados de uma árvore ou arbusto adulto. Um plantio mais próximo é possível para uma sebe.
A preparação da cova de plantio requer a criação de uma depressão de 60-80 cm, uma mistura de solo fértil, turfa e areia, colhida mais cedo, é colocada no interior, a adição de fertilizante complexo para coníferas é permitida. A muda é retirada do recipiente, colocada no solo de forma que o colo da raiz fique acima do nível da camada superior do gramado, o restante do solo é vertido, compactado e regado. A superfície do local de plantio é coberta com turfa ou serragem.
Regras de cuidado
Para que o teixo da baga cresça e se desenvolva corretamente, ele precisa de cuidados completos. Inclui os seguintes procedimentos.
- Rega. Deve ser regular durante os primeiros 24 meses após o plantio. Mas vale sempre a pena focar exclusivamente nas condições meteorológicas e climáticas. Nos períodos de seca, 10-12 litros de água são adicionados mensalmente sob um arbusto ou raiz de uma árvore, e a copa é borrifada a cada 14 dias. Isso não é necessário durante as temporadas de alta chuva.
- Top dress. É realizada no plantio, na proporção de 1 g de nitroammophoska e 15 mg de sulfato de cobre por 1 litro de água, a fertilização é repetida um ano depois. Durante a estação de crescimento ativa, a planta é alimentada adicionalmente com preparações Florovit e seus análogos.
- Poda. Corte de cabelo decorativo dividido para formação de copas e higienização. A primeira é feita de 3 a 4 anos após o plantio, depois que os galhos já cresceram com bastante abundância. A poda sanitária é realizada uma vez por temporada, em março ou abril, retirando os galhos secos e mortos após o inverno.
- Preparando-se para o inverno. No inverno, você não pode prescindir de um abrigo adicional para a muda. Entre os arbustos, há espécies mais resistentes ao inverno, geralmente são simplesmente polvilhadas nas raízes com uma camada de turfa de 6 a 7 cm de espessura. Em plantas jovens com copa exuberante, os ramos são amarrados em um cacho para o inverno. Os espécimes adultos vivem sem abrigo.
Métodos de reprodução
A propagação do teixo da baga, como a maioria das coníferas, é possível por meio de sementes ou estacas. Na natureza, a árvore se reproduz da primeira maneira. Mas esse método é muito complicado para uso doméstico. As sementes podem germinar por anos e a germinação dura cerca de 4 anos. Podem surgir dificuldades com a escolha de uma árvore para reprodução.
Esta é uma planta dióica, então você precisa se certificar de que há arbustos machos e fêmeas no local.
A reprodução por estacas é muito mais fácil e eficiente. Brotos de 1 e 2 anos são adequados para enraizamento, quando cortada na parte superior, a nova planta será mais alongada. Para obter uma bucha de espalhamento, o corte é cortado de um galho localizado horizontalmente. Os brotos são cortados no outono, a parte inferior do material de plantio é liberada das agulhas e colocada em uma caixa de mudas sob um filme.
O substrato de crescimento é feito de 1 parte de areia e 2 de turfa. O enraizamento das mudas por estacas ocorre em 90 dias. Na primavera, eles estão prontos para serem transplantados para vasos separados.Os teixos jovens são transferidos para campo aberto no final da primavera.
Doenças e pragas
Que doenças e pragas ameaçam o teixo da baga durante o período de seu crescimento e desenvolvimento? Entre os infortúnios mais comuns estão os seguintes.
- Amarelecimento das agulhas. Se não estamos falando de formas em que as agulhas deveriam ter um tom palha, o motivo pode ser o tingimento natural de uma parte da capa. As agulhas freqüentemente ficam amarelas e secam ao sol se o arbusto for jovem. De queimaduras de primavera durante o dia, é melhor sombrear a planta.
- Fomoz. Doença fúngica, manifestada por necrose da casca, escurecimento e ressecamento das agulhas (a princípio fica amarelado). A infecção é bastante persistente, não morre durante o inverno. Os corpos frutíferos do fungo gradualmente rompem a casca, parecendo pequenos crescimentos pretos. O tecido seco da árvore tem que ser totalmente retirado, a prevenção e o tratamento consistem em borrifar com uma solução de bordeaux a 1% na primavera e no outono.
- Preto. Doença fúngica caracterizada pela formação de uma película preta semelhante a fuligem nos brotos e agulhas da planta. Via de regra, a turba acompanha o aparecimento de um falso escudo em uma árvore ou arbusto. Primeiro, você terá que remover o parasita principal, a planta jovem pode ser transplantada para uma parte mais iluminada do território, desbastada para melhorar as trocas de ar. A pulverização de cobre pode ser usada.
- Yew gall midge. Esse parasita afeta a aparência da planta, prejudicando-a muito. Um sinal do aparecimento é o encurtamento das agulhas nas pontas dos brotos, recolhendo-as em cachos. Dentro de uma dessas neoplasias, você pode encontrar uma larva de mosca, uma mosca de teixo, que tem uma cor avermelhada. A luta é realizada pulverizando a planta com uma solução de preparações especiais, "Enzhio 247 SC" fará a uma concentração de 3,6 ml por 10 litros de água.
- Escudo falso de teixo. Insetos voadores parasitas que põem ovos embaixo de seus corpos. As larvas que aparecem no meio do verão, que povoam a camada inferior de galhos e danificam as agulhas, são perigosas para a árvore. A capa fica preta, se desfaz, um fungo aparece nos resíduos da praga. As preparações para o controle de pragas são selecionadas individualmente, a pulverização é realizada na primeira década de julho, repetida após 2 semanas.
Uso em paisagismo
O uso de teixo de bagas em projetos paisagísticos é bastante amplo. Com a sua ajuda, pode ser criada uma sebe decorativa, igualmente atraente no verão e no inverno. As formas de arbustos toleram bem a poda e modelagem, podem ser usadas para criar formas – de bolas a cubos ou colunas.
Sem poda, as variedades compactas também não se desintegram, têm uma aparência cuidada - neste caso, é melhor escolher inicialmente opções com uma pequena copa arredondada ou em forma de almofada.
Ephedra decorativa - teixo de baga - fica bem no quadro de reservatórios, caminhos de jardim, é ativamente usada em jardins de topiária, jardins de pedra. Este look combina harmoniosamente com esculturas. Em plantações em grupo, pode desencadear mixborders. Como vizinhas do teixo, é melhor escolher outras coníferas com um tipo diferente de agulhas - zimbros ou thuja. Além disso, você pode criar composições interessantes com rododendros e samambaias.
O vídeo a seguir falará sobre o teixo da baga e suas variedades.
O comentário foi enviado com sucesso.