Teixo médio: descrição, regras de plantio e cuidados

Contente
  1. Característica
  2. Variedades
  3. Características de plantio e cuidado

Na maioria dos casos, os proprietários de residências decoram seu território com plantas arbustivas perenes. Isso inclui teixo médio. A árvore pertencente a variedades híbridas ganhou imensa popularidade devido ao seu aspecto original.

O teixo médio se distingue por sua despretensão e alta resistência à geada.

Característica

Iniciando a descrição desta planta, é importante notar que se trata de um híbrido de baga e teixo pontiagudo. Uma planta incrível, que foi criada por criadores dos Estados Unidos no início do século passado, tem várias características.

  • As agulhas são coloridas em tom oliva com um tom esverdeado. Sob a luz direta do sol, as agulhas ficam avermelhadas.
  • Os tiros são direcionados para cima.
  • As agulhas nos ramos são organizadas em duas filas.
  • A árvore dá frutos anualmente. Os frutos não se parecem com cones, mas sim com bagas, cuja semente está escondida por um pericarpo maciço.
  • O amadurecimento das sementes ocorre no final do período de verão, início do outono.
  • Teixo médio tolera bem a sombra e não requer poda cuidadosa. É muito fácil dar a forma desejada à copa de uma árvore.

O teixo médio é conhecido por sua excelente tolerância à seca. Além disso, a planta tolera baixas temperaturas. As coníferas perenes crescem bem na Rússia central, bem como nas regiões do sul.

Variedades

Na horticultura moderna, distinguem-se mais de 30 variedades de teixo médio. Os mais comuns são os seguintes.

  • Hixie. Efedrina perene do tipo arbusto. Durante o ano, ganha 15 cm de altura e a altura de uma árvore adulta ultrapassa os 3 metros. O sistema radicular é forte e maciço. A variedade Hiksi se distingue por suas agulhas cor de esmeralda. As agulhas são macias e planas. Nas plantas jovens, as agulhas apresentam uma cor verde pálida, que escurece com o tempo. A forma da coroa é colunar. Os rebentos alongados são caracterizados por um crescimento desigual. Com o tempo, os galhos da árvore vão caindo no chão.

Observe que esta variedade não contém substâncias resinosas, então a árvore não exalará o aroma específico que é inerente às coníferas. "Hixie" está em perfeita harmonia com o zimbro e a thuja.

  • Voytek. Uma planta única com uma forma invulgar que é ideal para sebes. A efedra piramidal perene compacta combina bem com outras plantas de jardim. Possui agulhas verde-escuras suculentas com uma nervura central distinta. Esta variedade é muito confiável e resistente ao gelo. Voytek prefere solos úmidos férteis e cresce bem em locais sombreados e semi-sombreados.
  • Farmen. Forma de teixo densa, densa. Um arbusto compacto com agulhas de esmeralda, cresce lentamente (ao longo de 10 anos, sua altura aumenta em 1-1,5 metros). Os jardineiros aconselham o uso desta variedade para criar sebes de baixo crescimento.
  • Hillie. Um belo arbusto retangular atinge 2 metros de altura em 10 anos. Uma árvore jovem tem uma copa oval, que se torna colunar com a idade. Como todos os seus parentes, Hillie é ideal para sebes em pequenas áreas de jardim. É adequado para podas e tolera baixas temperaturas.

Características de plantio e cuidado

Todas as variedades de teixo médio são uma cultura de coníferas bastante despretensiosa. No entanto, certas condições de plantio para esta planta ainda existem. Portanto, os especialistas aconselham que você preste atenção às recomendações a seguir.

  • Ephedra prefere solo argiloso médio. Uma mistura de barro de jardim e húmus é adequada. Também é aconselhável adicionar cinzas de madeira.
  • O teixo é plantado no final do verão, até outubro. A planta prefere espaços abertos. No entanto, a árvore jovem deve ser protegida de rajadas de vento.
  • A cova de plantio não deve ser menor que 50 cm, e sua largura permitiria que o sistema radicular da muda com torrão de terra fosse acomodado livremente. É ele quem ajudará a proteger o delicado sistema de raízes da éfedra contra danos.
  • Uma cerca viva requer uma trincheira. A distância entre as mudas não deve ser inferior a 1 metro. No fundo da vala é necessário colocar uma camada de drenagem (tijolo partido, brita, areia ou seixos pequenos). Como todas as outras coníferas, o teixo médio reage negativamente ao excesso de umidade. Um ponto importante: o sistema radicular da éfedra deve estar no mesmo nível da superfície do solo.
  • Após o plantio da muda, o solo é regado abundantemente e polvilhado com uma camada de cobertura morta.

Turfa ou composto são perfeitos para esses fins.

      Não é difícil cultivar um teixo médio em uma horta. Esta planta precisa de rega regular e afrouxamento do solo. É importante manter o tronco da árvore limpo. As coníferas jovens devem ser cobertas para o inverno, protegendo-as da aderência da neve e das queimaduras solares com a chegada da primavera. Os tratamentos preventivos contra pragas não são menos importantes. Além disso, à medida que a planta cresce, é necessária uma poda regular.

      O teixo médio é propagado por estacas ou sementes. Também há outra maneira - por vacinação. No entanto, é relevante apenas para especialistas. O belo arbusto conífero é amplamente utilizado na paisagem do jardim.

      Todas as variedades de teixo médio são adequadas para a criação de sebes, bem como para paisagismo de parques na cidade e chalés de verão. Além disso, a despretensiosa efedrina, em combinação com outras plantas ornamentais, cria composições únicas ou em grupo originais.

      Para uma visão geral em vídeo da cultura, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário