Como é o tomilho rasteiro e como cuidar dele?
O tomilho rasteiro é uma planta perene amplamente utilizada na medicina popular, culinária e muito mais. Ela cresce na Rússia, Crimeia, Ucrânia, Bielo-Rússia, encontrada na parte sul e na zona temperada da Europa, no Cáucaso, no Mediterrâneo e em algumas regiões da Ásia Central. Na maioria das vezes, a planta está localizada na borda da floresta, clareiras, na estepe e em encostas rochosas.
Anteriormente, esta planta era usada ativamente durante os serviços divinos. Este é um bom tempero para cozinhar. O tomilho dá excelentes molhos aromáticos, é adequado para peixes e carnes. Não é menos ativamente usado na perfumaria.
As propriedades benéficas do tomilho rasteiro foram bem estudadas por cientistas modernos, por isso é frequentemente usado no tratamento de certas doenças.
Descrição
Tomilho rasteiro tem outro nome, no sul do Cáucaso do Norte é conhecido como tomilho. A descrição botânica da família do tomilho é simples - é uma planta pequena, cuja altura raramente ultrapassa os 30 cm. Os arbustos desta erva crescem várias dezenas de centímetros de largura.
Possui numerosos rebentos elevados e altamente ramificados que crescem na base. É sobre eles que crescem folhas verdes muito pequenas, com cerca de 1,2 cm de comprimento e 0,5 cm de largura, de formato elíptico. As placas foliares têm pecíolos muito curtos, abaixo deles são mais claros na sombra e cobertos por numerosas glândulas. São eles que emitem o aroma característico do tomilho.
Esta planta floresce de junho a setembro-outubro, as flores são pequenas, a cor depende da variedade. Pedúnculos estão localizados no topo dos brotos. Após o período de floração, as sementes aparecem nos brotos. Eles são pequenos e de cor marrom.
A planta, via de regra, tem um sistema radicular fracamente ramificado, mas cada arbusto eventualmente se transforma em um denso tapete floral. Esta é uma das muitas razões pelas quais esta planta é tão amplamente utilizada em paisagismo. O tomilho rasteiro é encontrado com mais frequência em climas temperados. A zona de estepe é uma opção ideal para ele. Se você puder encontrá-lo na floresta, então apenas em uma área aberta e ensolarada.
Variedades
O tomilho rasteiro é encontrado em várias formas:
- comum;
- com aroma de limão;
- cedo.
No primeiro caso, os rebentos raramente crescem mais de 10 cm de comprimento. A folhagem é tão pequena que mais parece uma penugem. As flores podem ser brancas ou roxas.
A segunda variedade tem um aroma sutil de limão, daí o nome. Folhagem em tenra idade de delicada cor amarela. Este tipo de tomilho rasteiro é plantado no início da primavera ou outono. O rastejamento do tomilho do terceiro tipo floresce mais rápido do que a folhagem aparece em seus brotos.
Há também uma variedade varietal desta planta de cobertura do solo.
- Bertram Anderson - difere de outras variedades na folhagem verde, na qual um grande número de manchas amarelas estão presentes.
- "Áurea" - caracterizado por uma tonalidade amarela brilhante.
- "Menor" - como outras variedades, esta possui folhas pequenas nas quais os pêlos são bem visíveis. Uma das características distintivas desta planta é o seu crescimento muito lento.
- "Dorflera" - este tomilho não tolera o frio, pertence às primeiras variedades. De sinais externos - os arbustos são pequenos em altura, uma pequena pilha na superfície dos brotos. Uma visão incrível se abre quando começa a florescer.No chão, forma-se um tapete roxo, muito denso e composto por muitas flores pequenas.
- "Siberiano" - esta variedade distingue-se pelo seu poderoso sistema radicular, flores rosadas, que se formam em grande quantidade. Reproduz-se vegetativamente.
- "Japonês" - a variedade floresce no último mês de verão, agrada-se com um tom rosa vivo das flores e com um agradável aroma que vem dos arbustos. Parece ótimo em canteiros de flores do arco-íris.
- "Tapete mágico" - arbustos com cerca de 10 cm de altura, as flores são distinguidas por uma tonalidade carmesim brilhante. Esta variedade recebeu um nome diferente entre as pessoas - "grama Bogorodskaya", uma vez que costumava ser levada aos ícones da Virgem Maria.
- Donna Valley - uma variedade que se caracteriza por um crescimento rápido. Em pouco tempo, ele preenche um espaço vazio e cria um tapete de flores rosa de beleza inimaginável.
- "Cólquida" - este tomilho espalha-se literalmente pelo solo, cobrindo-o de flores lilases.
- "Silver Queen" - esta variedade de tomilho tem uma característica distintiva significativa - a folhagem tem uma tonalidade cinza e uma borda branca.
Em geral, a variedade varietal do tomilho rasteiro é enorme, há plantas com flores vermelhas, brancas, de diferentes tons de lilás. Qualquer uma das espécies de cobertura do solo é ideal para decorar um canteiro de flores, um slide alpino.
Aterrissagem
Existem duas maneiras de cultivar tomilho. Ele pode ser cultivado com sucesso no jardim e em um vaso no parapeito da janela. Ambos os métodos requerem cuidados adequados com as plantas.
Se você pretende cultivar tomilho no jardim, primeiro precisa obter mudas saudáveis. Para isso, em meados de março ou início de abril, as sementes das plantas são plantadas em caixas e colocadas sob uma película em uma sala quente, no parapeito de uma janela - o principal é que estejam protegidas do gelo. Você também pode semear o tomilho em xícaras pequenas. As sementes são colocadas a uma profundidade de cerca de 0,5 cm, regadas e cobertas com papel alumínio. Os primeiros brotos aparecem em 10-14 dias.
A partir do final de maio, as mudas de tomilho devem ser expostas à rua, sujeitando-as ao endurecimento. As mudas são movidas para o solo após o desaparecimento da ameaça de geada. O esquema de plantio utilizado é de 30x40 cm.
Se você planeja continuar cultivando a planta em um vaso, então em novembro ela deve ser removida para uma sala com uma temperatura de 10-15 ° C. Nesse momento, será necessário limitar a rega para que o tomilho rasteiro tenha a oportunidade de entrar em estado de dormência.
O local ideal para cultivar tomilho rasteiro é uma zona onde o sol está presente a maior parte do dia e não existe corrente de ar. O solo arenoso-argiloso permite obter o máximo efeito decorativo desta planta. Nesse caso, o nível de pH deve ser próximo ao neutro ou levemente ácido.
Se você planeja semear diretamente no solo, o algoritmo de trabalho será um pouco diferente. O território precisa ser preparado com a chegada do outono. Neste momento, o trabalho está em andamento para introduzir nutrientes no solo. Adicionar húmus na quantidade de 10 kg por 1 m2, além de superfosfato (30 g) e sulfeto de potássio (25 g) na mesma área. Quando o calor chegar, o lugar onde você planeja semear precisa ser nivelado.
Algoritmo de aterrissagem:
- devem ser feitos sulcos de 1 cm de profundidade, com distância de 30 cm entre eles;
- umedeça bem o solo;
- distribua a semente uniformemente nas ranhuras;
- polvilhe com uma pequena camada de areia.
Ao final, o plantio é coberto com agrofibra. Quando os brotos aparecem, são colhidos, as plantas jovens mergulham.
Cuidado
O tomilho, como qualquer outra planta, possui requisitos próprios para o cultivo ao ar livre, os quais devem ser observados para garantir o seu melhor desenvolvimento. Se você decidir cultivar esta flor no jardim, deve cuidar para que o solo seja fértil e leve.
Regar e remover ervas daninhas
A rega desempenha um papel importante no cuidado das plantas de jardim, mas no caso das gramíneas, isso é especialmente importante, uma vez que muitas espécies de tomilho rasteiro amam solo úmido, mas reagem negativamente ao transbordar.Esta planta deve ser regada com moderação, mas regularmente - é melhor umedecer menos o solo, mas realizar o procedimento com mais freqüência. Lembre-se que o tomilho é regado com um pequeno jato de água, evitando o contato com as folhas.
Se a planta for cultivada em vaso doméstico, deve-se providenciar um vaso com orifícios no fundo e boa drenagem. Antes da próxima rega verificamos a camada superior do solo, que a esta altura já deve secar ligeiramente, e em nenhum caso humedecemos o solo se ainda estiver húmido. No verão, a planta é regada uma vez por dia, se estiver muito quente - duas vezes.
Quanto à capina do tomilho rasteiro que cresce em campo aberto, o procedimento é realizado regularmente, quando aparecem as ervas daninhas. Normalmente não há muito, pois esta planta de cobertura do solo cobre completamente o solo e não fornece luz para o crescimento de um grande número de ervas daninhas.
Top curativo
O tomilho rasteiro não precisa de fertilizantes, porque na natureza ele cresce em solos marginais. De vez em quando pode ser fertilizado com matéria orgânica. Estrume ou composto podre são perfeitos para isso. O excesso de fertilizante pode fazer com que o tomilho cultivado no exterior perca seu sabor.
Poda
Cultivar tomilho requer poda oportuna. Estamos falando sobre a higienização dos arbustos. É realizada duas vezes por ano, a primeira na primavera, a segunda no outono.
Quando a neve derrete e fica quente do lado de fora, os seguintes tipos de brotos são removidos do tomilho rasteiro:
- congeladas;
- doente.
Dessa forma, o produtor abre espaço para o crescimento de novos brotos. Os caules desta planta não devem ser crostosos. O corte é feito em 2/3. Após esse tratamento, o tomilho rasteiro forma arbustos densos e bonitos.
Transferir
Uma vez a cada três anos, será necessário trocar o local para o desenvolvimento dos arbustos de tomilho. Este procedimento aumentará a vida útil da planta. A área anteriormente utilizada pode ser aproveitada para a semeadura de outras culturas que não estão relacionadas a ela. O solo mantém sua fertilidade, já que o tomilho rasteiro não tira dele muitas substâncias úteis para o crescimento e o desenvolvimento.
Reprodução
Para obter novos arbustos de tomilho rastejantes, você pode dividir arbustos velhos ou estacas que precisam germinar e enraizar para transferência para um terreno aberto.
Se você planeja propagar o tomilho rastejante dividindo o arbusto, no início da primavera é necessário desenterrar a planta e dividi-la em partes. Ambas as plantas obtidas desta forma devem ter raízes bem desenvolvidas. Após a divisão, é necessário plantar imediatamente o tomilho em local pré-preparado, regar. A cobertura adicional com fibra de agrofibra ajuda a agilizar a adaptação dos arbustos de tomilho.
No segundo caso, você deve cortar os ramos do tomilho rasteiro no início do verão. Os rebentos apicais são escolhidos, os quais são cortados com um comprimento de 8-10 cm. As estacas devem ser plantadas numa mistura de solo húmido. O melhor é comprar um pronto, pois já tem tudo para o enraizamento posterior da planta.
Antes de mergulhar o corte no solo, você deve limpar a folhagem a dois centímetros do fundo. "Kornevin" ajuda a ativar o crescimento de novas raízes no caule, portanto, você não deve negligenciá-lo. Depois as mudas são plantadas em pequenos recipientes com mistura de solo, cobertos com um saco transparente, que permite criar as condições necessárias para o desenvolvimento de um sistema radicular de alta qualidade.
Periodicamente, as mudas precisarão ser ventiladas e umedecidas com um borrifador.
Doenças e pragas
Como muitas flores, o tomilho rasteiro pode ser atacado por insetos e doenças. Esta planta contém uma grande quantidade de óleos essenciais, que são uma defesa natural, mas às vezes não são suficientes para proteger as mudas. A tecnologia agrícola inadequada faz com que o tomilho rasteiro adoeça ou seja comido por pragas. O processamento oportuno é necessário para manter os arbustos saudáveis.
Insetos
Insetos que geralmente infectam esta planta:
- mariposas;
- gorgulhos;
- areia lenta;
- pulgão
Lagartas e adultos de vermes são geralmente encontrados na parte inferior do tomilho rastejante. Eles comem verduras, flores e nem hesitam em atirar. O aparecimento de uma teia de aranha em uma planta indica um problema que deve ser resolvido imediatamente. Nesse caso, o Decis ajuda muito. Como profilaxia - remover ervas daninhas do local e cavar o solo.
Se na plantação do tomilho se enrolar um pequeno besouro preto, trata-se de uma lentidão arenosa. Danifica partes do tomilho próximas ao solo, estragando os arbustos. Como combate, utiliza-se a isca e o processamento posterior com produtos químicos.
As inflorescências são geralmente afetadas por outro inseto - o gorgulho. A ninhada de seus ovos está localizada lá. Fitoverm, que mata as larvas, tem se mostrado muito bem na luta contra ele, ao mesmo tempo que é totalmente seguro para animais e humanos.
Na maioria das vezes, os jardineiros precisam lidar com pulgões, e isso se aplica não apenas ao tomilho rasteiro, mas também a outras flores do canteiro. Os pulgões se alimentam da seiva da planta, portanto, a falta de processamento oportuno leva à morte do tomilho.
Vale a pena experimentar o Biotlin ou o Antitlin, que são fáceis de encontrar em lojas especializadas em jardinagem.
Doenças
As doenças mais comuns:
- fungo;
- bolor.
Eles aparecem quando o solo está encharcado, por isso é tão importante garantir que a água não fique estagnada nas raízes da planta. O melhor remédio é qualquer fungicida de amplo espectro. Na maioria das vezes, os jardineiros preferem usar Topázio ou Horus, pois são os mais fáceis de encontrar nas lojas.
Aplicação em paisagismo
Rastejando de tomilho parece incrivelmente bonito no jardim, em um canteiro de flores ou apenas no local.
O comentário foi enviado com sucesso.