Tudo sobre a instalação de decks
O deck é um material popular e prático com grande demanda. Hoje, o acabamento de tal revestimento pode ser encontrado com muita frequência. Uma tábua de decking de alta qualidade pode ser instalada não apenas por especialistas, mas também por artesãos que decidiram colocá-la por conta própria.
Regras básicas para assentamento
Se você decidir iniciar a instalação do deck, é aconselhável se familiarizar com as regras básicas relacionadas a essas obras.
- A superfície onde as placas serão colocadas mais adiante deve ser perfeitamente plano, reto, forte e confiável... Caso contrário, a estrutura não durará muito.
- Em nenhum caso, as defasagens podem ser montadas simplesmente no solo no local... Essas peças também não devem permanecer na água, pois rapidamente começarão a se deteriorar e entrar em colapso.
- Piso de alta qualidade sempre terá embaixo drenagem ou calha.
- O deck pode ser feito formando uma inclinação em direção ao dreno, mas não inferior a 1%. Mais precisamente, 1 cm por metro linear.
- Deve haver circulação de ar desobstruída. Isso removerá todo o excesso de umidade com rapidez e facilidade. Isso evitará a formação de mofo ou bolor.
- Os parafusos que você planeja usar para colocar a placa devem ter revestimento protetor anti-corrosão.
- Após a conclusão de todo o trabalho de instalação relacionado ao assentamento do deck, o revestimento é necessário lave pelo menos 2 vezes com água em alta pressão.
Ferramentas e materiais
O processo de instalação de placas de terraço não dispensa o uso de ferramentas especiais e de todos os materiais necessários. É necessário coletar esses componentes bem antes do início do trabalho de instalação. Para instalar tábuas de decking de alta qualidade e sem problemas, o mestre deve estocar as seguintes ferramentas:
- broca ou chave de fenda;
- nível de construção (dispositivos de laser e bolha são os mais práticos e convenientes de usar);
- um conjunto de chaves de fenda diferentes;
- fita métrica e lápis;
- cantos;
- Arquivo especial para trabalhar madeira.
A partir dos materiais, o mestre precisará do seguinte:
- o próprio tabuleiro do deck tem um tamanho adequado;
- apoios de montagem (cópias de alumínio são adequadas);
- tiras de extremidade;
- um número suficiente de parafusos;
- stubs;
- colchetes intermediários e iniciais (caso contrário, esses componentes são chamados de travas);
- começando o clipe de montagem;
- suportes ajustáveis.
Recomenda-se concentrar todos os componentes necessários em um só lugar para que durante o trabalho o mestre tenha tudo à mão. Então você não precisa perder tempo procurando o item desejado, pois ele já estará lá. Todas as ferramentas que serão utilizadas para a instalação do deck devem ser de alta qualidade, utilizáveis.
Se esses dispositivos estiverem com defeito ou simplesmente quebrados, será extremamente difícil trabalhar com eles e será impossível obter bons resultados.
Como preparar a superfície?
Antes de prosseguir com a instalação do deck, é importante preparar corretamente a superfície que servirá de base. Deve ser uniforme, sem buracos e gotas. Existem muitas opções para o que colocar o deck, mas na maioria dos casos argamassa de concreto é escolhida para isso. Não deve ser apenas seco, mas também perfeitamente plano e confiável, preparado de acordo com a tecnologia.
Se o piso for planejado para ser colocado diretamente na base do solo, mesmo com tal decisão, o mestre deve cuidar de sua confiabilidade e nível de uniformidade. O solo no qual as placas serão montadas deve ser forte o suficiente.
Para atender a esses requisitos simples, a base em questão pode ser pré-assentada com elementos de concreto, lajes de pavimentação, blocos ou outros componentes semelhantes que podem ser dispostos sob o deck.
Antes de instalar as placas, a camada superior de sujeira é totalmente removida. Depois disso, você precisa formar uma almofada de areia e cascalho.
O melhor será uma base de concreto. Não é permitido montar placas em terreno aberto assim.
Antes de proceder à instalação das placas, é aconselhável certificar-se de que não se acumula água na base. As defasagens devem ser fixadas ao longo do dreno. Você pode fazer de forma um pouco diferente: deixe um pequeno espaço entre as defasagens, graças ao qual o líquido será drenado sem obstáculos.
As defasagens são dispostas na base, fixando-as com buchas. Pequenos espaços devem ser deixados entre os elementos indicados, que não deve ultrapassar a marca de 35-45 cm. Se a placa tiver um parâmetro de espessura de 19-20 mm, então a folga entre as defasagens pode ser de apenas 40 cm. Se o material colocado tiver uma espessura mais impressionante, então é permitido deixar folgas de 60 cm. Uniformidade, então nós permitir a instalação de defasagens ajustáveis. Ao instalá-los, é necessário fazer um pequeno declive. Devido a isso, o excesso de água pode escoar facilmente.
Métodos de postura
O piso, como qualquer outro material deste tipo, deve ser colocado de acordo com uma série de regras. A maneira exata de montar esse revestimento depende da base sobre a qual ele é colocado. Por exemplo, em concreto e madeira, o deck deve ser instalado de maneiras diferentes. Vamos examinar mais de perto quais métodos de instalação existem e quais ações eles fornecem.
Em concreto
Se for decidido colocar a placa sobre uma base vazada de solução de concreto, é muito importante levar em conta que o mestre deve primeiro cuidar da instalação da impermeabilização. Não é necessário realizar trabalhos sem o uso de impermeabilizantes. As próprias tábuas começam a ser instaladas, deslocando-se das paredes, fazendo um recuo de 0,8 cm.
- É necessário colocar uma placa de deck WPC inicial. O lado “cravado” da peça deve ficar voltado para a parede. Além disso, a fixação é realizada diretamente por meio de fechos. Ao fixar, recomenda-se aderir a um degrau de 30-35 cm.
- A lateral da tábua do deck, que fica mais próxima da parede, deve ser bem pressionada contra a base de concreto usando o pedestal. Recomenda-se o uso de uma peça prática de resina. Mais frequentemente, escolha um pedestal de plástico.
- O próximo componente do piso precisará ser cravado no interior da próxima prancha. Neste caso, é necessário manter uma distância de 0,2 cm O componente fixo deverá ser fixado com cavilhas especiais.
- Será necessário colocar todas as outras tábuas do terraço da mesma maneira.... Se a ancoragem for executada ao longo do comprimento do piso de acabamento com um comprimento inferior a 400 cm, os elementos deverão ser encaixados o mais firmemente possível. Ao ajustar as tábuas mais compridas, é necessário deixar uma pequena folga de 0,45 cm. As secções das juntas das diferentes tábuas do terraço não devem, em caso algum, coincidir perfeitamente. A menor distância permitida entre as áreas de encaixe é de 20-25 cm.
- As seções das bordas do novo piso de madeira podem ser fixadas adicionalmente. Para garantir uma fixação confiável e de alta qualidade, cantos de alumínio com parâmetros de 30x30 mm são adequados. A orla aberta, onde se encontra o "espinho", deve ser fixada com um parafuso cuja cabeça é "escondida" por meio de um chanfro. A borda é coberta com um canto de alumínio.
É muito difícil colocar corretamente uma placa de deck em uma base de concreto, mas é possível. O principal é agir por etapas, não ter pressa.
É importante seguir rigorosamente a tecnologia de assentamento desse material. Então, o mestre pode esperar obter resultados excelentes.
Na árvore
O tipo de material em consideração é montado não apenas em concreto, mas também em bases de madeira. Geralmente é o piso da varanda ou pátio ao redor da piscina. Esse trabalho de instalação também pode ser executado de forma independente, sem chamar uma equipe de artesãos experientes. Se, para a posterior instalação de decks de uma tábua de decks, um ripado de madeira ou um piso sólido "surdo" já tenha sido preparado, então, para fixar as tábuas de decks é melhor usar parafusos galvanizados de alta qualidade.
Se a base não for uma versão contínua, então Recomenda-se pré-tratar a placa com soluções anti-sépticas que desempenham uma função protetora. Após a aplicação de anti-sépticos, também é aconselhável pintar as placas com uma cor adequada. Isso tornará o material não apenas mais atraente, mas também mais durável. O processo de instalação de tábuas de terraço sobre uma base de madeira é executado deixando vãos padrão de 10-15 cm.
A própria tecnologia de fixação dos elementos considerados de um piso atraente acaba sendo exatamente a mesma que no caso de uma base de concreto.
Em metal
Madeira e concreto não são todas as opções para fundações nas quais as tábuas do deck podem ser instaladas. Freqüentemente, esse tipo de piso é fixado a uma estrutura de metal. Para colocar a placa do deck em uma estrutura soldada resistente, você precisará das seguintes etapas.
- Primeiro, você precisa de uma definição competente do lag. Para isso, as peças de alumínio são as mais adequadas. Claro, você pode usar lags de WPC ou wood, mas no final, sua instalação pode ser menos conveniente.
- As toras de alumínio devem ser colocadas, deixando espaços de 30-50 cm. Tudo depende do tipo e parâmetro da espessura do deck. Não devemos esquecer que as toras não devem ser colocadas sobre a própria base metálica em forma de moldura, mas sobre almofadas de borracha ou polímero previamente colocadas. Esta técnica simples evita o contato desnecessário entre o aço e o alumínio. Além disso, a expansão dos metais é efetivamente compensada pelo enchimento adicional.
- As travas devem ser fixadas o mais firmemente possível.... Para tal, são adequados parafusos auto-roscantes ou chumbadores de alta qualidade. Primeiro, o terminal é fixado, após o qual a placa de terraço inicial é inserida. Será necessário fixá-lo do outro lado por meio dos terminais principais. Uma fixação do tipo passante também é adequada, quando a primeira placa é simplesmente aparafusada com parafusos auto-roscantes. Em seguida, a próxima tábua é colocada e fixada e assim por diante até o fim.
- Se a própria base, na superfície da qual a tábua do terraço é colocada, for elevada, e no futuro não se planeja fechar cegamente o espaço subterrâneo, as placas podem ser instaladas lado a lado.
- Se a lacuna na parte inferior não for capaz de fornecer o nível adequado de ventilação, é aconselhável manter espaços de 3-5 mm entre as placas do piso.
- Depois de concluir a instalação de todas as placas do terraço em uma base de metal, permanecerá para vedar adequadamente as bordas dos materiais usando tiras de borda especiais ou perfil F... Depois disso, o piso de deck de alta qualidade pode ser considerado pronto para uso.
Características da decoração da fachada
Tábuas de terraço são adquiridas com freqüência invejável para decorar fachadas lindamente. O material de revestimento em questão é instalado nas bases indicadas de acordo com um determinado esquema.Para consertar as placas na fachada, você pode chamar especialistas ou pode fazer todo o trabalho sozinho. Analisaremos as instruções passo a passo sobre como montar corretamente a placa em questão na base da fachada.
- Este tipo de deck também é chamado de fachada.... A barra de arranque é fixada na caixa, pré-montada na fachada, por meio de parafusos auto-roscantes diretamente ao longo dos planos localizados no exterior. Depois disso, o fixador deverá ser instalado no final da tira. Isso deve ser feito de forma que o segundo plano dobrado do material comece a encostar no plano da ripa de ripa.
- Em seguida, usando um prego, o fixador é preso diretamente para o final da faixa de fachada.
- Outro prego precisa ser conduzido para a caixa.
- A segunda placa deve ser instalada em cima da primeira, fazendo uma braçadeira para a base - a caixa.
- A barra superior é inserida na ponta do fixador. Para isso, é melhor usar um martelo e um pequeno bloco de madeira. Os impactos devem ser feitos o mais próximo possível das áreas onde as ripas do quadro estão localizadas.
Todas as placas de fachada são instaladas de acordo com este princípio. O diagrama é simples e direto. Na maioria dos casos, um método de instalação semelhante é usado para fachadas ventiladas. No vão que fica entre o revestimento e a parede, fica sempre um pequeno espaço livre. A partir dele, os vapores de ar úmido que penetram nas dependências do edifício são descarregados no andar superior, sem permanecer nos materiais de revestimento de madeira.
Freqüentemente, os materiais de isolamento térmico são colocados sob o deck instalado na fachada.
Erros comuns
Ao montar uma placa de deck, o mestre pode cometer muitos erros diferentes. É melhor conhecê-los com antecedência para tentar contorná-los. Vamos considerar quais erros são mais comuns ao instalar decks em certas bases.
- Na maioria das vezes, os artesãos não observam as lacunas necessárias ao colocar o deck. Essas folgas devem ser deixadas entre as próprias pranchas e entre as pranchas e as paredes. Tendo cometido tal erro, existe um risco muito alto de que um novo e bonito piso comece a se deformar em breve, perdendo sua atratividade anterior. Assim que defeitos externos começarem a aparecer, torção de hardware será adicionada a eles.
- Um dreno de água mal equipado também é um erro comum. Freqüentemente, os mestres novatos se esquecem completamente dele. Como resultado dessa omissão, as tábuas do terraço logo começam a apodrecer devido ao excesso de líquido acumulado nas toras.
- Um erro é a falta de preparação da base sobre a qual se planeja o assentamento das tábuas do terraço.... Esses materiais só podem ser colocados em bases bem preparadas, sendo totalmente inútil colocá-los no chão e aguardar os bons resultados.
- Evite apertar todos os fechos com muita força ao colocar o deck.... Este é um dos erros mais comuns a serem observados.
- Uma junta correta deve ser fornecida entre as tábuas do deck. Se o piso for montado sem observar a correta junção entre as peças, pode começar a deformar.
- Muitos artesãos se esquecem de que as toras de madeira que serviram para assentar o futuro piso devem ser tratadas com compostos anti-sépticos. Se a estrutura for baseada em retardo de metal, será necessário untá-los com soluções anticorrosivas.
Se você esquecer esses procedimentos, os materiais na base logo começarão a se deteriorar e se deteriorar.
Dicas e sugestões úteis
Antes de você mesmo começar a colocar a tábua do deck, convém familiarizar-se com as várias dicas e truques úteis relacionados à execução desses trabalhos. Talvez sejam apenas dicas simples que permitirão que você não enfrente problemas graves e encontre respostas para suas dúvidas.
- Não é tão fácil montar sozinhos as tábuas do terraço como pode parecer. Nesse quesito é muito importante seguir a técnica correta, para atuar com competência. Se o mestre duvida de suas habilidades e tem medo de não estragar o material mais barato, então é melhor recusar “produtos caseiros” e chamar especialistas.
- O mestre deve estar ciente de que os kleimers estão absolutamente expostos em todas as defasagens. Se você não seguir esta regra, o piso posteriormente colocado a partir da placa simplesmente começará a se curvar.
- Recomenda-se certificar-se de que os grampos entram claramente nas ranhuras do deck.... Isso fornece uma fixação mais confiável e forte, bem como uma folga obrigatória entre as placas individuais.
- É importante garantir que o deck não permaneça inundado com água por mais de 4 dias. Este requisito é especialmente importante se o material foi usado para decorar a área ao redor da piscina.
- O deck, como qualquer outro material de revestimento, deve ser mantido limpo... Para limpar e tirar a sujeira das tábuas, não use esponjas de metal, raspadores que se parecem com facas cegas ou espátulas. Melhor pegar um pedaço normal de algodão ou tecido de microfibra. Esses produtos não danificam as placas, não deixam riscos ou lascas sobre elas.
- Se certos defeitos aparecerem na placa do terraço, por exemplo, vestígios de cigarros, então você pode removê-los com uma lixa.
- Para lavar o deck, é recomendável usar apenas água corrente limpa e regular. Apenas detergentes não abrasivos são adequados, que não contêm ácidos agressivos.
- Se necessitar de escolher as pranchas ideais para o revestimento da zona da piscina ou base da fachada, vale a pena dar preferência aos decks de madeira nobre... Os revestimentos são mais práticos e duráveis.
- O deck pode ser composto ou feito de madeira sólida pura... Ambos os materiais selecionados para futuros trabalhos de acabamento devem ser de alta qualidade. Recomenda-se escolher produtos de marca que estejam isentos de defeitos ou danos. As placas de baixa qualidade não durarão muito e parecerão francamente baratas.
- Escolha pranchas de deck com o tamanho e a espessura corretos. Se necessário, o excedente pode ser cortado ou serrado com ferramentas especiais para madeira.
- Se você preparou a base para o trabalho de instalação futuro, um conjunto de toras e tiras pode ser entregue no local. Esses componentes devem repousar um pouco para poderem passar pelo processo de aclimatação necessário.
- Se a placa do terraço for instalada dentro de uma sala aquecida, então é permitido cobri-la com verniz de parquete de alta qualidade.... Deve ser aplicado em várias camadas (pelo menos 2).
- A placa do deck pode ser combinada com o piso radiante.
- Manuseie materiais de madeira com cuidado... Tente não deixar cair ou arranhar suas placas de deck novas. Eles devem ser instalados estritamente de acordo com as instruções.
- O gap tecnológico, que deve ser previsto na fase de instalação da lag, deve ser de no mínimo 2 cm... É neste vão que se assentam as calhas ou lancis, pelo que não se pode esquecer de tais componentes.
- Se você está procurando uma prancha de deck para um lugar onde muitas pessoas se movem, então é aconselhável dar preferência espécimes com alta densidade. Na maioria das vezes, são esses revestimentos que são montados em áreas ao redor de gazebos, terraços ou edifícios residenciais.
- Se você decidir instalar o isolamento sob o revestimento, montado na base da fachada, então você pode fixar por meio de uma solução adesiva, bem como cavilhas-fungos com uma haste de metal.
No próximo vídeo, você conhecerá as regras de instalação de decks de materiais naturais.
O comentário foi enviado com sucesso.