Fazendo uma varanda com uma tábua de terraço

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Design e projetos
  4. Instalação de alpendre sobre estrutura metálica
  5. Como fazer uma escada em outras bases?
  6. Belos exemplos

O alpendre da entrada da casa é o primeiro a receber o visitante. E para que o encontro seja agradável, o prédio deve ter uma aparência bonita, um revestimento confortável e seguro. Existem muitos materiais a partir dos quais essas extensões são criadas, falaremos sobre um deles - no artigo, falaremos sobre uma placa de terraço.

Peculiaridades

Decks são chamados de produtos de diferentes materiais:

  • produto de resíduos de madeira (aparas comprimidas);
  • feito de madeira maciça;
  • compósito polímero de madeira (WPC).

No primeiro caso, a madeira residual (serragem e aparas) é prensada em placas, a partir das quais são feitas as placas para a construção.

Produtos de madeira maciça são usados ​​para produtos de madeira maciça - lariço, carvalho. Os produtos são tratados com compostos de proteção.

Decks (WPC) são feitos de polímeros e amadeirado farinha. Externamente, o material é semelhante à madeira, mas adquire propriedades reforçadas, duráveis ​​e confiáveis. Quando eles falam sobre uma placa de deck, na maioria das vezes eles se referem a WPC. Existem muitos fabricantes no mercado russo, tanto nacionais como estrangeiros. Do mercado doméstico, vale a pena notar: Terradeck, MultiDeck. Esses fabricantes ocupam posições de liderança em nosso mercado.

A aparência do produto depende da porcentagem de matéria-prima de madeira, quanto mais alto, mais o tabuleiro se parece com madeira.

Além do terraço, são utilizadas tábuas para forrar o alpendre, para fazer o piso da varanda, do mirante, da pérgula, e para construir amarrações e áreas de lazer junto à piscina.

Devido às diferentes formas de tratamento das pranchas para evitar o escorregamento, obtêm-se quatro tipos de superfícies:

  • escovado com a ajuda de escovas de metal, o cartão torna-se ondulado, envelhecido artificialmente;
  • polido - com uma superfície plana e fácil de restaurar com um abrasivo;
  • em relevo deck tradicional com nervuras de veludo cotelê, muito utilizado na construção do alpendre;
  • extrusão.

O deck pode ser sólido ou oco... O primeiro suporta cargas pesadas e é mais caro. É instalado em locais de permanência ativa de pessoas - em cafés, em cais, aterros. Para criar uma varanda de uma casa particular, uma versão oca mais barata também é adequada.

De acordo com o método de conexão, as placas com costura e sem costura são produzidas. Os produtos de sutura são colocados com um intervalo de 3 mm entre as placas. O escoamento da água deve-se às chaves de metal ou plástico do terraço.

A cobertura da varanda, obtida com a ajuda de um material sem costura, não necessita de chaves de terraço, é mais confiável e se parece com uma bela superfície monolítica.

Ao escolher uma tábua de terraço para a construção de uma extensão e outras superfícies, leve em consideração várias vantagens que possui:

  • o produto é forte e durável, pode servir até 30 anos;
  • resistente à abrasão, especialmente para a versão de polímero;
  • você pode escolher pratos com uma superfície decorativa para criar um padrão;
  • todos os tipos de decks são ecologicamente corretos;
  • eles podem suportar grandes flutuações de temperatura;
  • Não escorregue;
  • não tem medo de água;
  • não formam fungos e bolores;
  • quente e agradável ao tato para os pés descalços;
  • a instalação pode ser realizada sem a participação de um especialista.

As desvantagens incluem o alto custo do material. O WPC é dividido em três tipos pela resistência ao desgaste: quanto maior a resistência, mais caro é o produto.

Materiais (editar)

A confiabilidade e durabilidade do pórtico dependem da correta construção da estrutura e da qualidade do material. Para uma extensão, você pode comprar uma placa de madeira sólida natural ou um composto de polímero de madeira. Para determinar a escolha, você deve se familiarizar com cada um desses produtos.

Madeira

A aparência da madeira natural, incomparável, quem ama tudo o que é natural, vai escolher. E embora a madeira seja inferior em várias características ao WPC, muitos a preferem por seu aroma agradável. Não é segredo que uma placa de polímero, aquecendo ao sol, emite um cheiro forte de plástico queimado.

Ao escolher um produto de madeira para terraço, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • a altura das costelas de veludo cotelê afeta a durabilidade do material;
  • as espécies de plástico podem ser dobradas, é mais fácil trabalhar com elas;
  • preste atenção ao grau da placa, pois afeta a aparência estética do produto acabado;
  • para madeira natural, na determinação do grau, são levadas em consideração trincas, nós e bolsas de resina;
  • quanto mais larga a placa, mais rápido e fácil de montar e menos fixadores serão colocados nela.

Deck de madeira não tem medo de água, sol escaldante e geada. É obtido a partir de madeiras nobres, é submetido a um processamento especial e destina-se a ser utilizado no exterior.

KDP

O deck é feito de polímeros, resinas de poliéster, pigmentos de coloração e resíduos de marcenaria (aparas, serragem, farinha de madeira). Antes de se tornar um deck o material passa por tratamento mecânico, químico e térmico.

A aparência do produto depende da porcentagem de resíduos de madeira, quanto mais alto, mais o tabuleiro se parece com madeira. Existem tipos que contêm até 50 ou 80 por cento de aparas de madeira. Mas esses produtos são inferiores em resistência a um material com alto índice de polímero e perdem a cor sob a influência da radiação ultravioleta.

O componente plástico do deck também é heterogêneo, sendo dividido em vários tipos: à base de cloreto de polivinila (PVC), polipropileno (PP), polietileno (PE). Cada tipo tem suas próprias características, elas também afetam o custo de produção.

  • Os suplementos mais baratos incluem polietileno... Os produtos feitos a partir dele são menos protegidos do deslizamento, abrasão, radiação ultravioleta, têm resistência insuficiente e queimam no mesmo nível da madeira.
  • Tábua do terraço criada com base em polipropileno, é mais caro do que a versão anterior. Sua aparência é semelhante a produtos de madeira reais. Essa superfície é boa para repelir água e sujeira, mas também é suscetível à combustão e não deve ser instalada em locais com risco de incêndio. Além disso, ambos os tipos se dissolvem sob a influência de óleos; se ocorrer um derramamento, deve-se limpá-lo imediatamente.
  • Produtos baseados em PVC mais caro do que outras opções. Não desbota sob a influência da luz solar, é resistente à combustão, abrasão, resiste bem às mudanças de temperatura, não é suscetível a fungos e mofo, é forte, durável. Mas é esse tipo de produto que exala cheiro de plástico, superaquecendo ao sol.

O deck à base de polímero está disponível em diferentes tamanhos. Blocos com parâmetros de 500 mm quadrados começaram a aparecer no mercado de construção. Fragmentos grandes podem acelerar o processo de montagem e tornar a varanda mais interessante.

Design e projetos

O desenho da extensão deve ser escolhido em combinação com a estrutura geral. Por exemplo, um alpendre pode ter uma base de tijolo, pedra ou madeira, dependendo do material de construção da casa. Uma estrutura de metal, um deck, uma viseira de polímero são bons vizinhos de qualquer edifício.

Dependendo da aparência e características do projeto, a varanda é de três tipos.

  • Abrir... Construída em forma de plataforma com degraus, sem bordaduras, grades, paredes.
  • Com grades. Eles podem ser de diferentes alturas e densidades.
  • Fechadas... A estrutura é dotada de paredes envidraçadas e assemelha-se a uma pequena casa anexa ao edifício principal.

A escada pode ter um ou dois lances, situar-se no centro ou na lateral.

Para construir uma varanda com as próprias mãos, é melhor usar um projeto simples composto por quatro etapas. Duas placas de terraço são montadas em cada degrau, uma no espelho. Para uma estrutura com um metro de largura, você precisará de 4 cordas de arco.

Instalação de alpendre sobre estrutura metálica

Muitos podem construir uma varanda por conta própria. Você deve começar com um esboço e cálculos claros. As instruções fornecidas por nós ajudarão na instalação da estrutura e no assentamento do deck. A seguir, falaremos sobre o dispositivo do corrimão, seu revestimento com material de acabamento.

Preparando a base

Se a fundação para a varanda não foi fornecida durante a construção da casa, ela é construída como um objeto separado. Dois edifícios são obtidos com vários graus de carga. Neste caso, uma costura sedimentar é colocada entre as fundações.

A estrutura de metal é instalada em uma fundação colunar. Os trabalhos são executados na seguinte sequência:

  • cavar 4 reentrâncias com uma pá ou usar uma broca;
  • faça a drenagem: a areia é despejada no fundo dos poços preparados, depois o cascalho;
  • instale apoios, verifique a posição vertical dos pilares com um nível, segure-os com espaçadores e despeje o concreto.

Todas as ações subsequentes são realizadas após o cimento estar completamente seco. Quando a fundação está pronta, eles começam a soldar a estrutura de metal, ela é feita de tubos moldados:

  • todos os elementos da estrutura metálica são preparados com antecedência, as peças são conectadas com grampos;
  • o restante dos perfis é cortado em um ângulo de 90 graus;
  • as soldas são executadas alternadamente em diferentes lados dos tubos e, em seguida, as costuras soldadas são feitas;
  • após cada ação, a correção da forma da estrutura é verificada;
  • a estrutura acabada é pintada com esmalte primário.

Se a moldura for de perfil galvanizado, em vez de soldar, utilizam-se parafusos auto-roscantes para a ligação dos elementos.

Instalação de etapas

A instalação da escada começa com o apoio de vigas inclinadas, são chamadas de corda de arco. Em uma estrutura metálica, as vigas são soldadas a partir de tubos moldados com passo de 40 cm, sendo as partes superiores do perfil fixadas na plataforma do alpendre, as inferiores baixadas sobre uma base de concreto.

Em seguida, eles fazem marcações para os degraus e soldam cantos de metal a eles, que serão seus suportes.

O assentamento dos degraus começa por cima, fazendo espaços entre as tábuas de 20 mm. Eles evitarão a deformação quando o deck se expandir ao sol.

A primeira placa é presa à estrutura com clipes especiais de início, todas as etapas subsequentes são montadas nas vigas com clipes de conexão comuns.

Cantos em forma de L são usados ​​para instalar os risers. Quando o trabalho estiver concluído, os plugues são colocados nas juntas dos cantos.

Crie uma cerca

Os principais elementos de proteção do alpendre são em perfil metálico. Corrimãos e postes, fixadores e adaptadores são preparados com antecedência. Os suportes são montados nas cordas extremas do arco usando solda ou parafusos de fixação. Os corrimãos podem ser feitos de madeira, tubo de metal, perfis quadrados e outros materiais.

Como fazer uma escada em outras bases?

A base das escadas não pode ser feita apenas de metal. O revestimento com uma placa de deck também se encaixa bem em uma base de concreto. É ligeiramente inferior a ele em força, mas a moldura de madeira ganha na aparência.

Uma cova é cavada sob a estrutura de concreto, areia e brita são colocadas no fundo e a fundação é derramada. Quando seca, a fôrma é feita a partir das placas. A superfície aberta é reforçada e vazada com concreto. O cimento é derramado nas etapas em etapas. Após a secagem, é montada uma placa de terraço.

Para uma varanda sobre uma base de madeira, você precisará de uma base colunar. A corda do arco (Kosour) é feita de vigas de madeira. Neles são feitos recortes para as etapas de instalação. O pavimento é feito de uma tábua áspera, sobre a qual é colocada a tábua do terraço.

Belos exemplos

Um alpendre feito de uma tábua de terraço muitas vezes torna-se uma verdadeira decoração da casa, como pode ser visto nos exemplos:

  • estrutura semicircular aberta ao ar livre;
  • o espaço de entrada está localizado no canto de um grande alpendre;
  • bela extensão com colunas;
  • escada dupla;
  • estrutura com piscina e grades de ferro forjado;
  • Escada WPC em uma longarina.

Não vale a pena poupar na varanda, a beleza do seu desenho pode salvar até uma casa rústica de um aspecto monótono.

Para obter mais informações sobre os meandros de fazer uma varanda a partir de uma placa de terraço, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário