Decks de lariço
Na hora de decorar uma varanda, terraço ou terraço, a escolha do material é estratégica. O material deve ser fiel às influências externas, ou seja, suas características de desempenho devem ter um alto coeficiente de resistência ao desgaste. E esses critérios incluem decks de lariço siberiano.
Peculiaridades
Este material apresenta excelente resistência à deformação e ataque natural. Ele, é claro, também tem desvantagens, mas as vantagens se sobrepõem a elas. Vamos ver por que o deck de lariço é preferido a outros materiais:
- é um produto com alta elasticidade, resistência à tração;
- parece bom: sua textura e textura tornam o acabamento sólido e elegante;
- a estrutura resinosa do painel o torna resistente aos efeitos biológicos;
- a condutividade térmica da placa é baixa, o material é quente ao toque e confortável para o uso diário;
- o funcionamento do material também é econômico: a placa do terraço não precisa ser atualizada a cada ano devido ao processamento com revestimentos de proteção;
- em condições de alta umidade, a vida útil da placa não diminui;
- a instalação da placa pode ser feita de forma independente.
No entanto, é importante notar o ponto negativo do deck: ele reage de forma relativamente negativa ao sol. Se a placa for colocada na forma em que foi comprada, a impiedosa luz ultravioleta afetará de fato a aparência do material com o tempo. Mas se você cobrir imediatamente a placa com verniz ou impregnação especial, esse sinal de menos desaparece. Outro ponto que preocupa o comprador é o preço. Na verdade, o decking vai custar mais do que muitos outros acabamentos, mas corresponde ao seu preço. Com certeza, você terá que cuidar do deck: assim o revestimento durará muito mais e manterá seu aspecto atraente. Se for notado que a prancha ficou opaca, deve-se tratá-la com um óleo protetor.
O revestimento é limpo duas vezes ao ano e, posteriormente, coberto com óleo, sempre em várias camadas. Assim, será possível não apenas se livrar do tom cinza fosco, mas também focar na cor natural do quadro. Você também pode usar um limpador especial: ele é usado se o revestimento cinza já se tornou expressivo. A composição do limpador é capaz de abrir os poros da madeira e renovar a camada superior. Este produto é geralmente vendido em pó. É derramado em uma placa limpa e já umedecida e, em seguida, lavado após 20-25 minutos.
Além disso, para dar uma chance à cor perdida, você pode usar um saturador. Geralmente é usado em conjunto com um limpador.
Visualizações
As placas de larício diferem no relevo da superfície externa. É difícil dizer qual alívio será melhor. A escolha deve ser feita com base na preferência pessoal.
"Velveteen"
Estes produtos distinguem-se por uma superfície ondulada com uma textura especial. Desta forma, as propriedades antideslizantes da prancha serão mais expressivas, mesmo que se acumule muita água e sujidade na superfície (face frontal). Esta prancha de lariço é frequentemente colocada à beira da piscina.
Suave
Um revestimento especial é aplicado a este tipo de placa - "antiderrapante". Parece muito impressionante, embora a prancha possa ficar escorregadia com umidade excessiva. De vez em quando, o revestimento antiderrapante precisa ser renovado. Freqüentemente, esses tipos de placas são chamados de unilateral e bilateral. Esta não é uma característica totalmente correta. Unilateral significa placa de "veludo cotelê", em que um lado é ranhurado e o outro não.Mas liso em ambos os lados é quase o mesmo, daí o nome. Você pode escolher a cor das placas, há opções.
Classes e variedades
O fabricante que oferece o material divide-o em diferentes variedades, que dependem das características técnicas, a saber: número de nós e alburno. O deck "Extra" é considerado de alta qualidade. Este será o material mais caro, na frente do qual não poderá haver nós e outros, mesmo os menores defeitos.
Existem várias outras classes também.
- Prima. Falhas são permitidas no tabuleiro, mas menores. Normalmente, uma prancha desta classe tem uma estrutura homogênea, ocasionalmente um nó é perceptível em elementos individuais.
- Variedade A. Quase não há defeitos, os painéis podem ser usados sem processamento adicional.
- Série b. A superfície da placa é lisa, alguns nós são permitidos nela.
- AB. O deck não tem defeitos, mas no mesmo lote as pranchas podem ter uma cor ligeiramente diferente.
- C. Esta variedade não difere em qualidade, existem muitos nós.
Em termos de preferências do consumidor, a variedade AB pode ser considerada a mais procurada devido ao seu custo-benefício.
Dimensões (editar)
A geometria de uma prancha padronizada é sempre a mesma: a largura do deck é de 90 a 140 milímetros, o comprimento é de 3-6 metros. A espessura varia em uma ampla faixa: os parâmetros ideais (e mais procurados) são 28, 35 e 45 milímetros. Quanto mais espesso for o deck, mais caro será. Em geral, o comprador é guiado por peso, comprimento e parâmetros mais adequados para instalação realizada sem o envolvimento de especialistas. Dos tamanhos mais solicitados, os seguintes são dignos de nota:
- 2000x142x27mm;
- 27x143x4000 mm;
- 27x143x3000 mm;
- 28x140 cm, etc.
Formulários
A tábua de terraço é usada principalmente para colocar o chão na varanda (na vida cotidiana), muitas vezes pode ser encontrada como um revestimento de piso para salas de concertos, instalações desportivas. É utilizado para decorar ambientes com alta umidade: para banho ou sauna, o deck será uma excelente opção.
Eles também decoram o terraço (o que é fácil de adivinhar pelo nome), o piso das dependências abertas ao ar livre para a casa. Nos últimos anos, o deck tornou-se especialmente popular para o acabamento de varandas. Ele também forma a superfície da piscina, cais e cais, gazebos e outras estruturas abertas, onde a chuva não é excluída.
Como escolher?
Qualquer madeira deve ser inspecionada cuidadosamente no momento da compra. É necessário verificar as especificações declaradas para garantir que o material as atenda. Por exemplo, é imperativo verificar se a largura declarada é a mesma em todo o comprimento do tabuleiro. O nível de umidade da madeira também está sendo estudado: este indicador não deve ultrapassar 12%, mas não deve ser inferior a 8.
Agora daremos conselhos mais detalhados sobre a escolha de uma prancha de deck.
- Se a escolha deve atender aos critérios de respeito ao meio ambiente, uma placa de madeira natural (madeira maciça) será preferível. Deve ser madeira natural forte, resistente à umidade e ao calor. Normalmente é a madeira de culturas exóticas (sequóia ou teca, por exemplo). Mas o larício também é bom - entre as árvores domésticas, é a espécie nº 1 para decks.
- Freqüentemente, a escolha recai sobre uma placa feita do chamado termolarco. Isso significa que a placa é tratada termicamente. Curiosamente, essa tecnologia tem sido usada desde os dias dos vikings. Hoje a madeira é "endurecida" com uma ação especial de vapor. E este tratamento muda significativamente as características da árvore: ela se torna inerte à umidade, luz solar e outros fatores externos agressivos. E uma vez que vernizes e impregnações não são usados para melhorar as propriedades do deck, a madeira tratada termicamente pode ser considerada amiga do ambiente.
- O deck WPC (composto de polímero de madeira) também é chamado de deck. É muito popular, uma vez que seu preço é considerado acessível e suas propriedades de desempenho estão além de elogios.Na composição deste cartão existe um enchimento (mineral ou orgânico), bem como um ligante: normalmente é polimérico, mas também pode ser natural. WPC é tingido durante a produção ou após a produção: se o primeiro método de tingimento for usado, a solidez da cor será melhor.
- Ao escolher uma cor, o principal critério deve ser a compatibilidade com o revestimento do piso próximo para que não haja transições abruptas. Se for escolhida uma tábua de madeira natural, é fácil repintar você mesmo.
- Se a prancha for escolhida para o lugar onde as pessoas querem usar sapatos ásperos (não chinelos), deve ser denso, caso contrário, com o tempo, aparecerá no material o efeito de um "caminho trilhado".
- Um ponto separado é o fabricante. Muitas empresas russas competem com líderes estrangeiros reconhecidos, e o fato de os produtos serem ativamente exportados confirma a atratividade de um produto nacional.
O principal é que o vendedor possa fornecer um certificado de qualidade.
O que pode ser processado?
Qualquer que seja o tipo de placa comprada, sempre surge a questão do processamento. Freqüentemente, há uma disputa sobre o que seria melhor: verniz ou óleo. O verniz é bom para todos, exceto que não é o material mais ecológico e sua abrasão é alta. No entanto, é familiar, conveniente e barato. Os óleos ainda não são usados de forma tão ativa, mas isso se deve ao desconhecimento de suas capacidades.
No entanto, tratar a placa com óleos tem vantagens significativas:
- eles repelem a umidade;
- proteger com segurança o material do acúmulo de sujeira;
- não borbulhe nem descasque;
- proteger de rachaduras e ressecamento;
- enfatizar lindamente a textura da madeira;
- não permita que os raios de sol afetem agressivamente o material.
Também é atraente que os fornecedores modernos ofereçam ao comprador óleos completamente diferentes: com adição de cera natural, com um corante, com efeito antiderrapante, com aditivos antibacterianos.
Vamos dar uma olhada em como lubrificar adequadamente a placa:
- a superfície do convés deve ser limpa de poeira;
- para o trabalho, é necessário levar pincel ou rolo (também pode molhar a prancha com óleo usando uma esponja);
- a composição deve ser aplicada exclusivamente em prancha seca;
- atenção especial é dada às extremidades do deck: devem ser cobertas com cuidado, sem folgas;
- antes do piso, a parte de trás do deck também é coberta (geralmente óleo é aplicado ao longo das fibras de madeira);
- após o término da obra, todas as ferramentas de trabalho devem ser tratadas com white spirit, caso contrário será impossível trazê-las ao estado inicial posteriormente.
Uma prancha de deck funcional de lariço se tornará funcional em cerca de uma semana. No entanto, não se esqueça que os decks naturais também podem ser pintados. Embora tais manipulações geralmente não sejam realizadas com uma prancha de lariço: a textura natural da árvore já é a melhor cor. Mas se você realmente quiser, é recomendável escolher tintas a óleo e alquídicas. Eles são baratos e acessíveis. Com eles competem compostos acrílicos, cuja peculiaridade é que proporcionam ótima adesão à base de madeira. As tintas acrílicas e as condições meteorológicas negativas não têm medo. Os corantes de poliuretano e látex também são amplamente usados.
Vale a pena prestar atenção às impregnações protetoras. Esta é a proteção mínima para uma prancha de lariço, que irá protegê-la de influências externas adversas. Existem produtos que se concentram estritamente na proteção contra mofo e bolor, e geralmente contêm ingredientes que impedem o desbotamento do deck. Existem composições com um efeito decorativo especial: contêm pigmentos corantes que conferem ao quadro uma tonalidade interessante. Existem também composições que formam uma barreira de proteção confiável no deck, que não teme nem mesmo uma chama aberta.
O larício é uma raça bonita e bastante despretensiosa. Ele se presta bem ao processamento, demonstra-se perfeitamente em uso e é uma excelente alternativa às raças exóticas mais caras para decks.
O comentário foi enviado com sucesso.