Terraços e varandas de policarbonato: prós e contras
Uma das principais vantagens das casas particulares é a possibilidade de criar conforto adicional para os moradores. Isso pode ser conseguido de diferentes maneiras: adicionando um sótão e uma garagem, construindo um mirante de jardim, construindo um banheiro. E, claro, raros proprietários de imóveis suburbanos se recusarão a ter terraço ou varanda - são esses elementos arquitetônicos que completam as férias nos subúrbios e também participam da formação do exterior da casa, dotando-a de características individuais e expressividade.
Para a construção de tais edifícios, juntamente com materiais tradicionais - madeira, tijolo, pedra e vidro, é utilizado o favo de mel transparente e colorido ou o policarbonato monolítico. Este moderno material de construção tem propriedades de alto desempenho e permite criar estruturas translúcidas estéticas, confiáveis e funcionais - estacionárias, deslizantes, fechadas e abertas. Nosso artigo discutirá as possibilidades do policarbonato e as opções de arranjar varandas e terraços com ele.
Peculiaridades
As casas de campo de um ou dois andares podem ter apenas varanda ou terraço, ou oferecer as duas opções para esses edifícios. Vamos descobrir imediatamente a diferença fundamental entre eles.
O terraço é uma área aberta com uma fundação de pilha monolítica ou elevada. O desenho externo dos terraços é amplamente determinado pelas condições climáticas locais. Nas regiões meridionais, justifica-se uma versão totalmente aberta com cercas de plantas em vez de grades tradicionais, enquanto na parte centro-europeia da Rússia com clima continental temperado, os terraços são caracterizados pela presença de um toldo ou telhado. A varanda pode ser chamada de terraço fechado. Na maioria dos casos, este espaço interno não é aquecido e forma uma única unidade com o edifício principal, graças a uma parede ou corredor comum como elo de ligação.
Por muito tempo, estruturas translúcidas - pavilhões de estufa, estufas, gazebos, toldos e todos os tipos de decoração - foram criadas a partir de um material transmissor de luz tradicional amplamente difundido - vidro de silicato. Mas seu alto custo, aliado à fragilidade, não agradou a todos.
A situação mudou com o surgimento do policarbonato - um material plástico de alta resistência e grande capacidade de carga.
Este material de construção acontece:
- monolítico, com semelhança externa ao vidro de silicato devido à superfície plana, lisa e transparente;
- stovy em forma de placas ocas com uma estrutura celular. Na forma, as células formadas por plástico multicamadas podem ser retangulares ou triangulares.
Forças.
- Leve. Em comparação com o vidro, as folhas monolíticas pesam a metade, enquanto para o celular, esse número pode ser multiplicado por 6.
- Propriedades de alta resistência. O policarbonato, devido à sua maior capacidade de carga, resiste a cargas intensas de neve, vento e peso.
- Qualidades translúcidas. As folhas monolíticas transmitem a luz em um volume maior do que as estruturas de vidro de silicato. As folhas em favo de mel transmitem a radiação visível em 85-88%.
- Características de alta absorção acústica e isolamento térmico.
- Seguro. No caso de danos nas chapas, são formados fragmentos sem arestas vivas que podem causar ferimentos.
- Pouco exigente em serviço.Cuidar do policarbonato se resume a lavar com água e sabão. É proibido o uso de amônia como agente de limpeza, sob a influência da qual a estrutura do plástico é destruída.
As desvantagens do material incluem:
- baixa resistência à abrasão;
- destruição em condições de intensa exposição à radiação ultravioleta;
- altas taxas de expansão térmica;
- alta refletividade e transparência absoluta.
Fornecido uma abordagem competente para a instalação, essas deficiências podem ser corrigidas sem problemas.
Projeto
O principal valor da habitação suburbana é a capacidade de relaxar no seio da natureza. A presença de um terraço ou varanda contribui para a plena realização deste desejo e garante o passatempo mais confortável fora das paredes da casa. Ao mesmo tempo, a preparação independente do projeto desses edifícios tem uma série de características.
Ao projetar um terraço, você precisa levar em consideração alguns pontos.
- É importante calcular a altura do edifício para que a estrutura não se molhe.
- Os residentes da faixa do meio são recomendados para orientar o edifício para o sul. Quando o terraço está previsto para ser utilizado principalmente à tarde, é lógico colocá-lo no lado oeste.
- A localização ideal do anexo implica uma boa visão da beleza do designer no local contra o pano de fundo das paisagens circundantes.
Além de construir uma área aberta padrão, várias opções podem ser consideradas.
- Combinando o sótão e o terraço criando uma saída separada para a área aberta. Isto criará um local ideal para relaxar, onde é conveniente tomar chá de manhã ou à noite, admirar as vistas pitorescas e desfrutar do fluxo sem pressa da vida no campo.
- Ereção de fundação colunar para terraço. Neste caso, é feita uma cobertura no edifício e, de fato, obtém-se uma ampla e confortável varanda aberta.
Se os residentes de países quentes costumam descansar nas varandas, então em nosso clima, essas salas têm uma ampla gama de aplicações e são classificadas de acordo com vários critérios.
- Localização e tipo de fundação. A varanda pode ser uma estrutura independente ou uma divisão embutida e anexa ao edifício principal e, consequentemente, ter uma base separada ou comum ao edifício principal.
- O tipo de operação é o ano todo ou sazonal. As instalações utilizadas apenas na estação quente, em regra, não são aquecidas e dispõem de cortinas de protecção contra a luz, persianas, venezianas, biombos em vez de vidros. Edifícios com aquecimento e janelas com vidros duplos são adequados para uso pleno no inverno.
Como construir?
Devido ao sistema de montagem da moldura e à facilidade de fixação do plástico policarbonato, que também tem baixo peso, é possível construir uma varanda por conta própria sem envolver especialistas externos.
A tecnologia de construção em policarbonato é idêntica ao processo de erguer varandas ou terraços de quaisquer outros materiais e ocorre em várias etapas.
- um projeto para a estrutura futura está sendo desenvolvido;
- a cofragem é instalada, após o que a fundação é vazada (fita, colunar, monolítico);
- são montados postes de apoio (em vez de um perfil de metal, pode ser usada uma barra) e pisos;
- vigas de madeira ou metal são instaladas;
- as paredes e o teto são revestidos com folhas de plástico de policarbonato.
Independentemente do tipo de construção futura - terraço ou varanda, é importante escolher a espessura certa de policarbonato, calculando a carga do vento e da neve, tendo em consideração as condições específicas de funcionamento. Os artesãos não recomendam revelar estruturas externas com polímero em favo de mel com espessura mínima de chapa.
Se você embainhar um edifício com plástico fino, sob a influência de um ambiente externo agressivo, o material perderá rapidamente sua margem de segurança, começando a deformar e rachar. A espessura ideal do material para dosséis é considerada 4 mm, e é melhor fazer dosséis com folhas de 6 mm.
As estruturas abertas são revestidas com folhas de 8-10 mm de espessura e as fechadas são revestidas com material mais espesso com espessura de 14-16 mm.
Seleção de projeto
Uma varanda aberta com telhado inclinado é adequada para uma residência de verão. Esta opção de telhado fica bem em terraços de verão, gazebos ou pequenas casas de campo. Este revestimento fornece um nível suficiente de luz natural, fazendo com que a estrutura pareça leve e arejada.
Na parte frontal, você pode instalar cortinas de rolo como pára-brisa, e nas extremidades já pode fechar a estrutura com folhas de policarbonato. Uma alternativa ao telhado transparente pode ser a instalação de uma cobertura forrada com telhas de metal.
A transmitância de luz do policarbonato monolítico não é pior do que a do vidro de silicato. Portanto, estruturas fechadas em arco com cobertura de plástico transparente semicircular, devido às quais a insolação interna se multiplica muitas vezes, podem servir de estufas ou estufas com o início do inverno.
As estruturas redondas são fáceis de construir, com exceção do único inconveniente na forma de uma parede externa protuberante, que é compensada pelo aumento do espaço interno de tal edifício.
As vantagens das construções quadradas ou retangulares são a compactação e a facilidade de montagem, devido à geometria correta das estruturas.
A construção de um terraço de dois pisos, anexo à casa principal, permite aproveitar o deck superior para banhos de sol e o deck inferior, devido à sombra da copa, para relaxar com conforto. A plataforma superior é vedada por guarda-corpo sobre estrutura metálica revestida a policarbonato monolítico.
A popularidade dos módulos em arco que combinam a cobertura com as paredes deve-se à possibilidade de criar varandas deslizantes multifuncionais com uma área envidraçada regulável manualmente. Além disso, externamente, tais designs parecem esteticamente agradáveis e elegantes devido às linhas suaves e graciosas.
Projeto
A construção de um terraço ou varanda permite ligar o espaço fechado da habitação e a natureza num todo e abre amplas possibilidades para a concepção destes edifícios.
- Esgrima. Eles podem ser feitos de proteção ou decorativos, por exemplo, na forma de uma cerca baixa e graciosa ou pérgulas - copas de vários arcos, decoradas com botias ou composições em vasos de plantas ampelosas brilhantes. É bom decorar o perímetro com arbustos e flores ornamentais.
- Em vez de um telhado padrão, você pode usar um toldo removível, toldos retráteis, um guarda-chuva portátil.
- Quando um terraço ou varanda não está anexado à casa, mas está localizado separadamente no quintal, então um caminho é usado como um elo de ligação entre os edifícios. Para decorar o caminho, são adequados holofotes embutidos nos nichos do revestimento do solo, ou iluminação LED mais um ou mais arcos abertos para criar o efeito de um túnel luminoso.
Para uma varanda de verão ou um terraço aberto, é aconselhável escolher plástico de cores escuras suaves - esfumaçado, tom tabaco, cor de vidro de garrafa com um tom acinzentado ou azulado. Estar na varanda em vermelho, azul ou verde brilhante pode ser irritante.
Quando a moldura é feita de madeira, após tratamento anti-séptico e envernizamento, a madeira adquire uma coloração avermelhada. Neste caso, policarbonato acastanhado ou laranja é selecionado para o telhado. Esses tons criam uma atmosfera relaxante e aumentam a temperatura da cor do interior da varanda.
Adendo
Recomendações de mestres para trabalhar com plástico policarbonato.
- Para proteger a estrutura na estação fria da formação de gelo e evitar a convergência da neve em forma de avalanche, foram instaladas calhas e coletores de neve.
- É melhor não arriscar e não usar módulos em arco, pois é extremamente difícil montar você mesmo a varanda em forma de cúpula. Devido a erros mínimos, o design começa a "liderar".
- Evite a sobreposição de chapas, o que leva à despressurização acelerada da estrutura e, consequentemente, a vazamentos. Para isso, são obrigatoriamente utilizados perfis de conexão.
- A correta fixação dos perfis de conexão implica uma profundidade de entrada no corpo do perfil de pelo menos 1,5 cm, e os próprios perfis devem ser exclusivamente de alumínio.
- É aconselhável instalar o telhado com uma inclinação de 25-40 °, para que a água, a poeira e a folhagem não permaneçam na superfície, formando poças e montes de detritos.
- É estritamente proibido o uso de perfis de PVC. O cloreto de polivinila é sensível aos raios UF e é quimicamente incompatível com o plástico policarbonato.
- Para proteger o policarbonato celular de danos, as folhas são lacradas com uma fita especial e as pontas são colocadas nos cantos. A película protetora é removida após a conclusão de todas as operações de instalação.
Belos exemplos
O policarbonato combina bem com uma variedade de materiais de construção, por isso é considerado universal. As estruturas feitas deste material ficam ótimas contra o fundo de casas revestidas com revestimento de PVC, complementam harmoniosamente os edifícios de tijolos e não entram em dissonância com os edifícios de madeira. Propomos verificar isso com exemplos na galeria de fotos.
Entre as soluções de design de varandas de policarbonato, as estruturas com paredes laterais deslizantes e cobertura são consideradas uma das mais práticas e interessantes em termos de design.
Quando fica mais frio lá fora ou chove muito, a varanda aberta pode ser facilmente transformada em um espaço interno aconchegante.
O envidraçamento panorâmico é benéfico em todos os aspectos: multiplica a iluminação natural da divisão e aumenta o volume ilusório. Exteriormente, essas varandas parecem muito apresentáveis e elegantes.
As varandas arqueadas de policarbonato são lindas por si mesmas e adicionam um apelo visual à casa. É verdade que implementar tal projeto requer uma abordagem profissional, mas o resultado final vale o tempo e o dinheiro gastos.
O interior da varanda é tão importante quanto o exterior. Móveis de vime são considerados móveis clássicos para varandas e terraços. O ecodesign aceita conjuntos de madeira maciça.
A solução mais prática é usar móveis de plástico.
Varandas abertas com telhado inclinado de plástico de policarbonato proporcionam excelente visibilidade e protegem contra intempéries de maneira confiável. Apesar do design extremamente simples, esses designs parecem modernos e elegantes.
Para informações sobre como instalar uma varanda de policarbonato celular, veja o próximo vídeo.
Ótimo artigo. Obrigado.
O comentário foi enviado com sucesso.