Quais são os terraços: opções de projeto
Muitas vezes, os proprietários de chalés de verão e casas de campo privadas preferem um terraço a uma varanda clássica. Mas poucas pessoas sabem que essas duas estruturas são significativamente diferentes uma da outra.
O que é: recursos
De acordo com o SNiP, a definição de "terraço" inclui todas as estruturas que estão anexadas ao edifício principal, mas não possuem envidraçamento. Pode ser uma área aberta ou um local sob o telhado na frente da entrada da casa, acima dela (se este for o segundo andar) ou do lado oposto da entrada da sala, por exemplo, com uma saída direta da sala de estar. O terraço pode ter uma cobertura que proteja das chuvas e proporcione sombra nos dias quentes.
O terraço pode desempenhar o papel de um gazebo, mas é muito mais conveniente ela, por se situar ao lado da casa, ou seja, durante o almoço ou jantar ao ar livre, a dona de casa não precisa percorrer uma distância decente várias vezes para arrumar a mesa ou servir os convidados. Além disso, o terraço pode ser uma espécie de estufa na estação quente: todas as plantas de interior que estiveram em uma sala abafada por muitos meses são trazidas para cá. Eles deveriam receber ar fresco, de que tanto careciam durante o longo inverno.
A esplanada vai permitir-lhe um descanso mais cómodo, já que estar ao ar livre para qualquer organismo vivo é sempre melhor do que no interior, mas, claro, se as condições climatéricas o permitirem. No verão, você pode organizar uma cozinha de verão aqui sem bagunçar o interior com colheitas. Assim, muita sujeira não entrará nos quartos.
Diferenças da varanda
De acordo com o mesmo diploma regulamentar, a varanda é um prolongamento do edifício principal, que se diferencia do terraço por ser envidraçada. Ou seja, qualquer espaço fechado localizado em frente à entrada principal da casa pode ser considerado uma varanda. Para além do anexo, a varanda pode ser embutida e ter paredes e alicerces de sustentação comuns com a própria casa. Mas deve ser envidraçado, senão vai virar terraço. É no vidro que reside a sua principal diferença.
Aliás, a varanda pode não ter paredes e pode ser uma espécie de "aquário" - em vez de partições, podem ser instaladas janelas com vidros duplos. Este edifício é apreciado por adeptos de estilos modernos e tendências ecológicas, uma vez que o vidro permite-lhe abrir totalmente a vista da paisagem circundante e deixar entrar o máximo de sol possível na divisão. A mesma opção é utilizada como jardim de inverno, mas desde que o sistema de aquecimento permita o seu aquecimento no inverno, criando condições confortáveis para o crescimento e desenvolvimento das plantas. O terraço, é claro, não pode ter essa função, pois é simplesmente estúpido aquecê-lo no inverno.
Tipos e localização
O terraço, conforme mencionado acima, pode ser localizado não só na entrada direta da casa, mas também em qualquer outro lado. Por exemplo, a versão popular da sala de estar com acesso ao terraço. Neste caso, torna-se possível criar uma zona de relaxamento adicional na casa, que estará disponível durante a estação quente. No caso de arranjar tal local, as portas de batente desempenham um papel importante, que vão da sala para a rua.Devem abrir o mais possível, a largura da abertura pode facilmente atingir 2 m com um padrão de não mais que 1 m.
A opção de abrir suas portas também é de grande importância. A escolha neste caso depende apenas do estilo com que a sala está decorada. Por exemplo, se se trata de um clássico, então vale a pena considerar a opção de duas portas largas, decoradas com a cor de todas as portas da casa, mas que abrem ao mesmo tempo para fora. Isso praticamente removerá parte da parede da sala e permitirá que o ar fresco encha a sala com aromas de verão.
Os admiradores do estilo minimalista ou de alta tecnologia podem considerar as estruturas de vidro deslizante ou de plástico que se movem em direções opostas. Eles ficarão especialmente impressionantes se a porta ocupar toda a altura da parede: do chão ao teto, e atingir pelo menos dois metros de largura. Esta técnica permitirá que você crie a sensação de estar na rua sem sair de casa.
Uma opção interessante é a localização do terraço à entrada da cozinha. Assim, pode muito bem desempenhar o papel de uma sala de jantar. Neste caso, o terraço deve ser devidamente decorado e mobilado com móveis adequados. Certifique-se de levar em consideração que deve haver pelo menos mais dois lugares à mesa e cadeiras do que os membros da família. O estoque é necessário caso amigos ou parentes venham nos visitar.
Se os proprietários são pessoas muito hospitaleiras e costumam reunir empresas grandes e barulhentas, então, portanto, uma oferta maior deve ser levada em consideração. Alternativamente, você pode usar móveis transformáveis: em tal sala de jantar, uma mesa deslizante e cadeiras dobráveis serão adequadas, que ficam modestamente na despensa e, se necessário, estão sempre à mão.
Outra opção comum é a localização do terraço no segundo nível acima da garagem. Neste caso, substituirá a varanda e poderá funcionar como solário. Haverá oportunidade de tomar sol sob o sol quente, sem incomodar a família e sem constranger os vizinhos. Você pode sair do quarto para o terraço ou diretamente do corredor do segundo andar - depende do layout da casa.
Legalização
Se os proprietários da casa decidiram construir um terraço quando o edifício principal já foi colocado em funcionamento e é aproveitado com sucesso, então para a sua construção legal é necessário obter a autorização adequada das autoridades reguladoras. Isso precisa ser feito por vários motivos. Em primeiro lugar, você precisa se certificar de que sua construção é segura e não representa uma ameaça à confiabilidade do edifício principal e que não há comunicações sob ele que possam ser danificadas durante o processo de desenvolvimento. Em segundo lugar, no caso de uma venda, todos os objetos no site devem ser exibidos na folha de dados da propriedade. Se isso não for feito, uma multa significativa pode ser incorrida.
É especialmente importante que todos os documentos imobiliários estejam em ordem. É o caso das regiões que estão periodicamente expostas a desastres naturais: inundações, furacões, mas também ao risco de incêndio, do qual, infelizmente, quase ninguém está imune. Se, devido a desastres naturais, ocorrerem danos significativos à propriedade, então é quase impossível provar que uma vez que a área total de construção foi mais do que o indicado nos planos. Portanto, neste caso, você não terá que contar com a indenização por danos ou perda de um edifício não autorizado.
Antes de iniciar a construção, é necessário traçar um plano de construção futura, aplicando-o ao desenho existente. Esse projeto pode ser elaborado de forma independente, ou você pode entrar em contato com organizações de design para isso, que resolverão esse problema por uma determinada taxa. Além disso, por uma taxa adicional, eles também podem cuidar de obter a autorização do BTI, e após a construção do terraço, registrar as alterações no Registro Federal. Como resultado, o proprietário receberá um certificado de registro pronto para o novo edifício.
Mas esta opção não funcionará para aquelas famílias cujo orçamento é limitado. Nesse caso, você terá que fazer tudo sozinho: desenhar um diagrama indicando todos os materiais e tamanhos, entrar em filas nas autoridades de fiscalização e obter licenças do Bureau de Inventário Técnico.
Para economizar tempo ajudará contatando o portal “Gosuslug” ou o “Centro Multifuncional” da região de residência. O sistema One-Stop Shop, se todos os documentos necessários estiverem disponíveis, permitirá que você obtenha a permissão necessária de uma só vez. Após a construção e fiscalização dos fiscais, é também possível receber numa visita um certificado de registo actualizado e passaporte técnico de um edifício, que já inclui terraço.
Opções de design
A moderna indústria de construção de edifícios baixos oferece uma grande variedade de opções de projetos que também têm espaço para um terraço. Recentemente, esta parte da casa tornou-se praticamente uma necessidade para os moradores de casas de campo, cansados da agitação barulhenta de uma grande metrópole, portanto, os projetistas, ao desenvolverem a arquitetura de projetos individuais de construção de moradias, levam em consideração essas necessidades.
A localização do terraço em relação ao edifício principal pode ser muito diferente. - depende das características estruturais do edifício e dos desejos do cliente. Como regra, seu site está localizado em uma fundação separada da casa. Isso é feito para que, quando a casa encolher em relação ao terraço, não desça, porque o peso dessas estruturas é significativamente diferente, especialmente se a casa tiver dois ou três andares.
A localização do terraço não na fundação no seu sentido clássico, mas em estacas aparafusadas, irá facilitar muito a construção desta estrutura devido à rapidez de construção e ao baixo custo. Ao cravar estacas, é imperativo levar em consideração a profundidade de congelamento do solo e a carga que o próprio terraço irá exercer sobre elas.
Uma extensão aberta da casa pode ser grande o suficiente e dobrar ao redor da casa ou ao redor da casa, embora tenha duas saídas principais e uma frontal, por exemplo, da cozinha ou da sala de estar. Tal solução será adequada se houver área suficiente da casa, caso contrário, haverá um desequilíbrio significativo no exterior e as proporções de todo o edifício serão visualmente perturbadas.
Uma opção interessante é com envidraçamento parcial das paredes do terraço. Se fizer envidraçamento total, já será uma varanda. Portanto, para cumprir as regras do SNiP, é necessário decidir quais paredes serão protegidas do mundo exterior por uma divisória transparente. Como regra, isso é necessário se houver uma lareira ou uma cozinha de verão no terraço. O vento sopra bem de todos os lados da área aberta, portanto, para evitar a propagação do fogo, o lado do terraço onde está localizada a lareira deve ser protegido da influência do meio ambiente.
A opção de um terraço com churrasqueira localizada nele pode ser interessante. Essa técnica pode tornar o resto tão cânfora quanto possível. Depois de colocar aqui uma mesa para comer, pode sentar-se confortavelmente para relaxar e desfrutar do aroma dos alimentos cozinhados na hora na grelha.
Se a área do terraço permitir, pode-se fazer uma saída para um pequeno telheiro. Uma porta imperceptível próxima à entrada principal da casa não será visível. Essa técnica é muito relevante se cada metro quadrado da área de terra conta e é muito difícil encontrar um local para um celeiro.
A localização do terraço no segundo andar deve ser considerada separadamente. Para pessoas ricas que passam o verão fora da cidade, além de providenciar um solário na camada superior, você pode considerar a construção de uma piscina aqui. Esse projeto vai custar uma quantia significativa, mas vale a pena. É improvável que seja possível projetá-lo por conta própria, a menos que o proprietário tenha formação em engenharia, por isso vale a pena entrar em contato com empresas especializadas.Além disso, a empresa não deve apenas prestar serviços para a construção de moradias individuais, mas também ter especialistas em seu quadro de pessoal que sejam capazes de planejar com competência a conexão das comunicações a essa solução arquitetônica atípica.
Normalmente, as empresas que construíram a piscina comprometem-se a monitorizar o seu estado, realizando pontualmente as manutenções e substituindo os componentes se necessário. Você também pode comprar produtos químicos para manter a qualidade ideal da água.
Do que construir: escolha do material
Se tem a ideia de equipar um terraço perto da sua casa, deve definitivamente decidir do que vai ser construído. Este fator é decisivo, pois disso dependerá a confiabilidade de toda a estrutura e sua atratividade.
A madeira é um material de construção clássico usado há milhares de anos. Para o terraço, a madeira pode servir como material principal e como material de acabamento. Em regra, a moldura é constituída por uma barra com secção de 100-150 mm, sendo utilizados elementos para os suportes ligeiramente mais finos, mas desde que o telhado não seja muito pesado e esteja parcialmente fixado na parede adjacente da casa.
O piso é feito de deck, que é assentado sobre toras de madeira. Uma placa de lariço é mais adequada para isso. As suas propriedades - durabilidade, resistência aos parasitas e à humidade - tornarão o pavimento resistente a vários tipos de influências, o que dá direito a considerá-lo quase eterno.
Derivados de madeira, como aglomerado e fibra, raramente são usados para criar um terraço. Como pavimento, não são adequados na sua forma pura, pois não suportam a humidade abundante no terraço durante os períodos de chuva. A única exceção é o WPC - um composto de polímero de madeira criado a partir de uma mistura de plástico e madeira de uma forma especial. Possui todas as vantagens do plástico, mas não tem as desvantagens da madeira: não absorve umidade, é resistente a insetos e à luz solar direta. Este é o material ideal para o acabamento do terraço.
O metal também é freqüentemente usado para criar esse tipo de anexo. Muitas vezes você pode ver soluções usando elementos forjados. Via de regra, corrimãos e cercas são forjados. Infelizmente, nem todos podem pagar por tal projeto, uma vez que o trabalho de um ferreiro é muito caro e, para dominar essas habilidades por conta própria e fazer esse trabalho com as próprias mãos, será necessário mais de um ano de trabalho árduo.
Com um orçamento limitado e muita vontade de ter um terraço de ferro forjado, você pode usar produtos industriais. Apesar de as peças de forjamento serem produzidas por uma correia transportadora e não serem únicas, elas têm uma aparência muito bonita e, à primeira vista, dificilmente se distinguem de um único trabalho de mestre. Neste caso, existe até uma certa vantagem: pode dispor da mesma forma a grade do terraço e a grade da varanda. Assim, a composição parecerá orgânica e você poderá demonstrar seu gosto e senso de estilo para outras pessoas.
Acabamento
Como o terraço é um espaço aberto que não implica paredes, o revestimento do piso é importante na hora da decoração. É fundamental na hora de criar o design deste território, e é necessário construí-lo na hora de desenhar o design de todo o espaço.
O clássico do gênero é o piso de madeira. Pranchas colocadas ao longo do terraço irão ampliar visualmente o espaço e criar uma atmosfera especial. Neste caso, é muito importante processá-los corretamente.
É imperativo tratar a madeira com uma impregnação especial que desempenha várias funções importantes ao mesmo tempo:
- proteção contra umidade;
- resistência ao calor e temperaturas extremas;
- proteção contra roedores e insetos;
- resistência à decomposição.
Se a prancha possuir todas essas qualidades, você pode ter certeza de que o piso dela durará muito tempo, e não terá medo de chuvas, luz solar direta, quedas de temperatura e brocas de madeira.
Se o estilo de construção não implica o uso de madeira, então você pode considerar uma opção como ladrilhos de cerâmica ou grés porcelânico. Este piso tem garantia de durabilidade e ficará muito apresentável. Além disso, as características desse revestimento não são piores do que as da madeira.
As principais vantagens da utilização de ladrilhos no terraço como revestimento do pavimento.
- Possibilidade de escolha de qualquer desenho. Como os ladrilhos podem imitar quase qualquer material, qualquer estilo pode ser realizado com a ajuda de ladrilhos ou grés porcelânico.
- Resistência a fatores externos. A telha não tem medo de umidade e fogo, é resistente ao aumento de cargas e garras de animais de estimação. No grés porcelânico, pode andar com segurança sobre os calcanhares e não ter medo de danificar o chão.
- Durabilidade. Uma vez que a vida útil do grés porcelânico atinge várias décadas, então, muito provavelmente, terá de ser mudada não quando surgir a necessidade de reparação, mas se simplesmente ficar entediada. Portanto, vale a pena considerar o design do piso com antecedência, de modo que mesmo que o design de todo o terraço seja alterado, não haja necessidade de alterar o revestimento do piso - isso vai economizar muito tempo e dinheiro.
Como qualquer outro material, os ladrilhos cerâmicos também apresentam desvantagens. O principal deles é a necessidade de preparar cuidadosamente a superfície para assentá-la. Neste caso, você não pode prescindir de uma mesa de concreto. O ideal é que se aplique um piso autonivelante por cima - desta forma, os ladrilhos têm a garantia de serem colocados durante séculos e o revestimento terá um aspecto perfeito.
Outra desvantagem da cerâmica é sua escorregadia. Uma vez que o terraço assume a entrada periódica de umidade nele, essa qualidade freqüentemente se torna o fator pelo qual muitos se recusam a escolhê-lo. Mas esta desvantagem pode ser facilmente eliminada escolhendo ladrilhos com uma superfície texturizada ou rugosa para assentar no terraço.
Outra parte fundamental do terraço é o teto. A sua decoração é frequentemente feita com materiais naturais. Muito raramente, o tecto é revestido a gesso cartonado, porque ao ar livre não é particularmente prático devido ao aumento periódico da humidade do ar e às mudanças de temperatura, que com o tempo irão conduzir à sua degradação. A branqueamento não é considerada pelas mesmas razões.
Um tecto falso pode ser usado num terraço, mas é quase impossível, uma vez que para a instalação da maioria dos tipos de telas, é necessário aquecer significativamente o ar da divisão, o que é bastante problemático de fazer no terraço. Não é lucrativo usar tipos de tela mais caros, por exemplo, tecido, ao ar livre, pois há um alto risco de danos por efeitos de pássaros e insetos.
Vale a pena considerar essa opção como falsos feixes. Além de disfarçarem perfeitamente os pisos, podem ser embutidos com fiação oculta por meio da iluminação organizada. Além disso, as vigas são capazes de transmitir a atmosfera mágica de aconchego e simplicidade rústica, tão apreciada em uma área suburbana.
Além disso, o teto coberto no terraço pode ser pintado de forma simples. Vale a pena escolher para esta tintas e vernizes resistentes à umidade que toleram bem as temperaturas extremas. Látex ou tinta acrílica são adequados para isso. A sua cor deve complementar o estilo com que o terraço é decorado. Isso deve ser levado em consideração mesmo na fase de escolha de um corante, para que mais tarde você não precise comprar um esquema de cores e alterar sua cor.
Design e acessórios
Depois de criar um projeto e construir um terraço, vem o mais interessante - o seu design. Ao mesmo tempo, é aconselhável seguir um determinado estilo para que o projeto corresponda ao estilo geral da casa, mas ao mesmo tempo se adapte ao exterior geral.
País
O estilo do sertão rural é quase um clássico na concepção das casas de campo. Ele incorpora simplicidade e espontaneidade, ao mesmo tempo que parece muito aconchegante e comovente. Você quer estar em uma sala assim.
Para decorar um terraço em estilo campestre, você precisa aderir a uma gama de cores calmas, escolhendo tons suaves e pastéis para a decoração. As vigas da cor de madeira natural ficarão interessantes, não apenas no teto, mas também nas paredes. É necessária uma lareira - a lareira criará exatamente o conforto que caracteriza este estilo.
Os têxteis são de grande importância. Cortinas, toalhas de mesa, guardanapos devem ser feitos de uma cor, de preferência branco ou delicado leitoso. As cores bege e marrom são bem-vindas no design.
Provença
Estilo no espírito da província francesa. Os "personagens" importantes aqui são flores. Sem eles, qualquer quarto decorado de acordo com os cânones da Provença não estará completo. Pequenas estampas florais em cortinas, toalhas de mesa são bem-vindas. Você pode bainhar o bordado no tecido, o que se repetirá em todos os tipos.
É obrigatório colocar pequenos buquês em diferentes partes da sala, e não apenas flores frescas, mas também secas são bem-vindas. Um ramo de lavanda seca, colocado na parede, é a personificação da costa provençal da França.
Você também deve prestar atenção ao mobiliário. Num terraço provençal, não se pretende fazer uma decoração completa, mas um pequeno estojo de lápis ou uma mesa de jantar seriam bastante adequados. Os objetos nunca devem ser novos: de preferência, se tiverem a mesma idade da sua avó. Se for impossível encontrar tais móveis, então você pode usar tecnologias modernas e móveis "antigos" em vez de "jovens" com craquelure.
Shabby chic
Os amantes da graça e da beleza podem tentar decorar o terraço no estilo chique gasto. Esta direção transmite um humor feminino, permite que você realize suas fantasias mais selvagens.
A cor principal deste estilo é o branco. Uma abundância de tecido, babados e vários babados são bem-vindos. Idealmente, se a mobília for de vime, também deve ser branca. Talvez em tal terraço haja lugar para um sofá esculpido com encosto alto ou um pequeno balanço suspenso, também decorado com tecido.
A combinação de branco e rosa parece muito interessante. Nesse caso, um tom mais claro será dominante, enquanto o rosa irá sombrear. Nesse caso, flores, almofadas, chupetas e até pratos podem se tornar elementos contrastantes. O principal é que todos esses detalhes são muito elegantes e delicados.
Loft
Reparo sem reparo - é assim que essa direção pode ser caracterizada. No projeto de tal terraço, um mínimo de materiais de acabamento são usados e, se possível, tudo permanece como estava na fase de acabamento.
Paredes de tijolo, vigas expostas, possivelmente canos utilitários, fiação não escondida em um canal a cabo são bem-vindos. Um mínimo de têxteis é usado nesta direção. Se houver necessidade de se proteger do sol, deve-se dar preferência a cortinas de rolo ou japonesas, que, dobradas, ficam invisíveis. Você também pode usar persianas enroláveis, que serão mais do que adequadas no espaço do loft.
Móveis também não devem ser distinguidos por sofisticação especial. By the way, em um interior de loft, um mobiliário caseiro será adequado. Para os amantes do artesanato, esta é a opção perfeita para mostrar a criatividade dos convidados. Depois de fazer um sofá e uma mesa com paletes e pintá-los, você pode criar uma atmosfera e economizar dinheiro na compra de móveis e dar vida às suas ideias criativas.
Ecostyle
Essa direção é a personificação da fusão do homem com a natureza. Tudo em um terraço assim deveria dizer que as pessoas vivem na Terra e estão rodeadas por vida selvagem. Os móveis devem ser feitos de madeira natural, o rattan também é adequado. As paredes são decoradas com inserções de materiais naturais.
Por exemplo, você pode colocar uma parte da parede com pedra natural e, do outro lado, colocar um painel de hastes de bambu. Plantas e flores serão muito úteis aqui, mas em nenhum caso cortadas em vasos, mas apenas em vasos.
Na região sul, pode-se criar uma pequena "selva" em tal terraço, se plantar trepadeiras ao lado dela, que no meio da temporada a envolverão por todos os lados, criando assim uma atmosfera de tranquilidade e solidão. .
Clássico
O estilo clássico não prevê decorações desnecessárias, como o barroco, mas mesmo assim os acessórios são apropriados aqui. É importante que eles não sejam pretensiosos e não atraiam muita atenção para si, mas apenas complementem o design.
Não deve haver detalhes excessivamente brilhantes em um terraço clássico. Das cores, dois tons básicos devem ser preferidos. Pode ser, por exemplo, bege claro e marrom ou rosa claro e marrom. A este conjunto, você pode adicionar um ou dois detalhes de uma cor mais brilhante para criar contraste, mas não mais. Pode ser um travesseiro em uma poltrona ou um vaso.
Nos clássicos, os móveis devem ser sólidos e sólidos. Ela deve demonstrar pela aparência a solidez e a prosperidade dos proprietários. Na parede, você pode ver algumas fotos de família ou uma imagem de um pintor clássico.
Belos exemplos de edifícios
A versão clássica do design do terraço. Não há nada de supérfluo aqui, mas, ao mesmo tempo, o ambiente é propício ao relaxamento e tranquilidade. A cadeira de balanço de vime, que é a personificação do estilo clássico, parece mais do que apropriada aqui. A entrada da casa é emoldurada em ambos os lados com vasos de flores, como se recebesse os hóspedes e declarasse a hospitalidade dos proprietários.
Se o tempo permitir, você pode sentar à mesa com seu café da manhã e ler o jornal. Decorar o terraço não o distrairá do relaxamento e do passatempo tranquilo.
Um exemplo de terraço de estilo mediterrâneo. A cor dominante é o azul. A abundância de almofadas no sofá, que repete a forma do edifício, proporcionará maior conforto neste espaço. As cortinas o protegerão do sol em um dia quente. Um lustre em forma de calpida grega complementa muito harmoniosamente este cenário, assim como uma mesa com baixo-relevo refletindo os acontecimentos da época da Grécia Antiga.
Tal ambiente permitirá não só passar alguns momentos aqui com conforto, mas também receber convidados, convenientemente colocando-os em um sofá e uma poltrona.
O interior do terraço de estilo oriental não pode ser confundido com qualquer outra opção. A abundância de tecidos, ornamentos orientais, cores vivas expressam toda a diversidade e luxo desta tendência. Neste exemplo, o rosa domina, ecoado por todos os elementos até as lâmpadas e postes de luz. Sob um dossel de tecido vermelho, você pode se sentir uma princesa oriental ou um xeque árabe. Simplesmente não há como decorar este terraço com mais nada, pois tudo o que é possível já está aqui.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.