Como fixar adequadamente um terraço à casa com as próprias mãos?
A disposição dos terraços perto da casa é considerada por muitos como uma solução decorativa muito atraente. Mas, como em qualquer tipo de obra, há sutilezas aqui que devem ser levadas em consideração. Se você fizer isso, construir uma estrutura de ótima aparência torna-se bastante simples e acessível a quase todos que sabem trabalhar com ferramentas. Não é necessário convidar construtores profissionais para isso.
Tipos de estruturas
A rigor, os terraços são apenas abertos (esta é a interpretação dada no SNiP), e todos os anexos fechados às casas, por mais que olhem para o exterior, deveriam ser chamados de varandas. O tipo semiaberto - sem paredes ou equipado com paredes baixas - tem espaço suficiente, e um telhado ou copa ajudará a evitar os efeitos da chuva e da luz solar. Mesmo assim, os móveis devem ser colocados o mais longe possível dos lugares abertos.
A versão pérgula é ideal para áreas secas, e não é necessário que a estrutura seja coberta com vinhas. Afinal, treliças de metal com trama densa são consideradas autossuficientes, pois permitem decorar o espaço tanto por cima quanto pelas bordas. O fechamento simultâneo de olhos curiosos é fornecido com luz solar harmoniosa.
Quando se pretende obter o efeito visual de folhas graciosas, mas não espere até que a pérgula esteja coberta de trepadeiras, e não se preocupe com elas, é necessário reproduzir a aparência por meio de talha. Mas você pode fazer a grade externa bem rara, apenas insinuando a intenção dos desenvolvedores. Uma variedade exótica é um terraço. É muito mais espaçoso do que uma simples varanda, e quase nunca se usa um muro de contenção, apenas uma cerca. Não haverá conversa sobre tal opção, mas sua existência deve ser levada em consideração.
O tipo de terraços de madeira também não é o mesmo. As diferenças podem manifestar-se no tamanho, forma, número de níveis da estrutura, possibilidade de livre acesso à estrutura ou vedação com plantações decorativas.
Projeto: dimensões e forma
A seleção do tamanho e configuração é determinada pelo tamanho do terreno e pela casa construída nele. Minúsculos terraços adjacentes a um grande edifício são percebidos de forma esteticamente não natural. Extensão inferior a 4 sq. m é desconfortável e nenhum método ajudará a corrigir a situação. O projeto deve contemplar o consumo mínimo de lajes de concreto e cerâmica, pois isso reduzirá a intensidade de mão de obra da obra. Os terraços são mais bem feitos de forma retangular, a fim de combinar as linhas das estruturas umas com as outras.
Importante: os ladrilhos se adaptam melhor em um terraço retangulare o piso de madeira permite que você varie uma ampla variedade de formas por meio do uso de serras de vaivém elétricas. Mas, novamente, é necessário manter a consistência visual entre a configuração da extensão e a parte principal da casa.
As esplanadas de barbecue são consideradas uma das melhores soluções de decoração. Deve-se ter em mente que os fogões são estruturas muito pesadas e grandes, por isso é necessário construir uma fundação, possivelmente para o terraço como um todo. Também teremos que fazer um bom sistema de drenagem ininterrupto. A obra associada ao seu arranjo é bastante trabalhosa e pode aumentar significativamente o custo total da construção. A betonilha deve ser reforçada e a fundação deve ser estritamente em laje monolítica.
A grade não é feita de concreto, este tipo de estrutura seria desnecessariamente difícil de trabalhar.Normalmente é feito a partir de um canal, que é conectado a estacas por soldagem elétrica, ou de uma barra que circunda o perímetro e o eixo dos suportes. Num terraço espaçoso, o recuperador fica melhor colocado ao centro, aproveitando-o para distribuir o espaço pelas áreas dos hóspedes e da cozinha. É bastante comum instalar uma churrasqueira de um lado e uma estrutura semicircular que corta o canto selecionado.
A construção da moldura pode ser feita com base em madeira e metal.
A escolha de um material específico é determinada pelos seguintes fatores:
- conveniência e prática de trabalho;
- o orçamento alocado;
- a força necessária da extensão.
Mesmo o alto custo e a dificuldade de processar tipos duros de madeira de forma alguma anulam sua alta resistência e estabilidade de serviço por muito tempo. É com esses materiais que devem ser formadas as faixas inferiores das armações. Para economizar dinheiro, a parte superior deles é feita de pedras mais macias e acessíveis. É inaceitável usar uma árvore que tenha até os menores sinais de decomposição, rachaduras, lascas, buracos de minhoca e defeitos semelhantes. O maior teor de umidade permitido de uma árvore para a construção de uma moldura é de 14%, mas é melhor limitar-se a 12%, para que seja muito mais confiável.
A estrutura de metal soldada é relativamente forte. Mas deve-se levar em conta que o desmonte de suas partes individuais será impossível, será necessário remover toda a estrutura como um todo. A seção transversal mínima permitida para tubos redondos e moldados é de 0,25 cm. Se você escolher uma estrutura mais fina, a soldagem será mais difícil e, devido ao aumento da tensão no metal, deformações significativas podem aparecer. Antes de usar um bloco de metal usado, é imperativo inspecioná-lo em busca de grandes irregularidades.
Um terraço com varanda tem sempre uma vedação exterior e é bastante estreito. Quando você precisar prender a barra de suporte a uma estrutura de tijolo, você precisará preparar os pontos de conexão: são feitos furos nas paredes nas quais são montados tarugos ou rolhas de madeira.
Importante: a colocação de furos com ligeira inclinação de cima para baixo ajuda a aumentar a confiabilidade da fixação., o mesmo requisito é recomendado quando se trabalha com base de madeira. Freqüentemente, a viga de suporte é encurtada pela largura de uma tora em ambas as extremidades, após o que elas são ajustadas nas extremidades e fixadas com parafusos, e as suspensões fornecerão o feixe entre os elos intermediários.
Os parafusos de ancoragem ajudam a conectar as paredes de madeira e tijolo, suportes especiais podem aumentar a confiabilidade dessa estrutura, cuja seção transversal é de 5x15 cm. A distância entre os suportes deve ser de 120 cm, e é especialmente importante usá-los em áreas onde há muita precipitação. Os furos na madeira são feitos em incrementos de 400 a 600 mm, os parafusos com diâmetro de 1 cm devem passar livremente por eles.
Terraços de blocos de espuma são muito mais fáceis de construir do que usar madeira ou tijolos, porque a intensidade do trabalho do trabalho é visivelmente reduzida. Os produtos inicialmente possuem contornos geométricos corretos e dimensões restritas, o que permite calcular com precisão a necessidade de material e projetar a estrutura sem erros. As estruturas baseadas em espuma de concreto são criadas principalmente no topo das fundações de faixa, mas quando a casa é inicialmente planejada para ser complementada com um terraço, é necessário preparar uma base de laje comum com a configuração necessária.
Legalização da extensão
É tecnicamente muito simples fazer um terraço numa casa de campo, mas independentemente da habilidade dos artesãos caseiros ou do custo dos serviços dos construtores contratados, terá de registar o edifício junto das autoridades. Não se pode prescindir da apresentação de documentos às estruturas responsáveis pela segurança contra incêndios, pelo controle sanitário e epidemiológico. As autorizações deles recebidas são transferidas para a administração da localidade habitada ou assentamento rural.O dispêndio de tempo, esforço e dinheiro para o registro não é em vão, pois, no futuro, sua ausência poderá acarretar em sanções até a demolição do prédio. E mesmo que isso não aconteça, vender, alugar, trocar, dar garantia para um empréstimo será impossível ou difícil.
Ferramentas e materiais
É imprescindível o uso de vários tipos de ferramentas durante a construção.
Cada mestre tem um conjunto individual deles, mas é impossível construir um terraço sem o uso de:
- serra de vaivém elétrica;
- pá de baioneta;
- nível de construção;
- martelo;
- roleta;
- formões e chaves de fenda;
- broca e marcador;
- grampos e pincéis.
Quanto aos materiais, você precisará utilizar placas de alta qualidade, cimento no mínimo M400, um anti-séptico, blanks de aço para estruturas e tintas e vernizes. O terraço de madeira é relativamente robusto e o mais fiável possível, garante conforto e tem um aspecto mais atraente. Além disso, as obras serão concluídas rapidamente e os custos serão significativamente menores. Tijolos, concreto e pedra natural são muito mais difíceis, mas suas possibilidades de design são piores, não funcionará de forma alguma para incorporar uma certa parte das idéias de design. A utilização de metal (peças de aço e ferro fundido) permite criar designs e elementos decorativos muito elegantes, mas tem de aceitar o aumento dos custos.
Um terraço de metal será especialmente caro para aqueles que não sabem como trabalhar independentemente com tais materiais. - e as habilidades de soldagem não são tão comuns quanto a carpintaria, e a situação é semelhante com a ferramenta. As opções mais modernas, como os compostos de polímero de madeira, são mais fáceis de processar do que os produtos tradicionais, e o revestimento de PVC inicial permite que você faça sem impregnações que protegem contra a deterioração. O mais económico de todos é a utilização de elementos remanescentes da construção ou reparação de uma casa, mas terá de os verificar cuidadosamente quanto à ausência de deformações, para protecção de fenómenos naturais negativos.
Instruções de construção passo a passo
Anexar com competência um terraço à casa significa atender a dois requisitos principais: eliminar a curvatura e o efeito de mola do piso, além de garantir a resistência e a segurança das grades montadas. Recomenda-se prever a construção de um prolongamento já na fase de projeto da habitação, para que seja possível utilizar uma fundação comum e coordenar a instalação das diferentes partes entre si da forma mais clara possível. Mas quando o terraço está sendo construído após a conclusão das tarefas domésticas, você terá que solicitar um projeto individual a profissionais.
Quando você anexa um terraço com suas próprias mãos, você precisa considerar:
- características climáticas da área;
- o tipo de solo e a profundidade de seu congelamento no inverno;
- nível médio anual de cobertura de neve;
- o tipo e condição física da parede à qual o edifício será adjacente;
- a área necessária e as dimensões lineares;
- materiais de construção planejados para uso.
Todos esses dados devem ser informados imediatamente no aplicativo para os projetistas. Normalmente, o terraço é encostado à parede em que se encontra a entrada, pelo que é possível utilizar o edifício não só para o lazer, mas também como hall de entrada e alpendre. Nas zonas mais frias, recomenda-se instalar todas as dependências na zona sul e equipá-las com grandes toldos. Nos locais relativamente quentes, é aconselhável localizar os terraços a nascente ou a sul, privilegiando o sombreamento máximo do local. Certifique-se de levar em consideração os ventos predominantes, especialmente com sua força significativa.
Em qualquer caso, equipar impermeabilizante sobre a barra de suportepara excluir a penetração de várias precipitações no vão entre o terraço e a casa. Aventais feitos de alumínio ou aço com revestimento externo galvanizado são freqüentemente usados. A base é impermeabilizada com mastique de betume ou cola (colocado em algumas fileiras). Quando questionados sobre como isolar o terraço, a resposta é muito simples: de qualquer forma, mesmo assim, o edifício não será aquecido.Após a confecção dos racks e caibros, sua instalação, é necessário embainhar tais estruturas com pranchas ou laje polida.
Os vazios que separam as bordas opostas estão saturados de serragem. Mas muito antes da construção das vigas, é necessário lidar com a base do terraço - também há muitas coisas interessantes aqui.
Fundação
A fundação na maioria dos casos envolve o uso de blocos de concreto com dimensões de 0,3x0,3 m, que são enterrados com ½ da altura em solo sólido. Normalmente, as peças são colocadas sobre uma almofada de areia de modo que a borda se projete 150 mm para cima. Assim, as partes da estrutura não apodrecerão devido ao contato com o solo invariavelmente úmido.
Importante: blocos de concreto moldados em condições artesanais podem substituir produtos de fábrica apenas em áreas quentes onde não há congelamento do solo, ou é leve. A fundação por estaca acaba sendo a solução ideal e mais econômica na faixa do meio em cima de solo pesado.
Na escolha de uma estrutura, orientam-se principalmente pela rigidez e estabilidade da estrutura como um todo, bem como pela conformidade da base sob o terraço e sob a casa principal; se não for fornecido, os edifícios podem começar a deformar. As estantes (isto é, pilares) são preparadas com antecedência, com a ajuda das quais a carga criada pelo terraço será distribuída uniformemente no plano de fundação. Na sua maioria, tais elementos têm uma secção de 10x10 cm, embora para uma estrutura grande seja necessário aumentar o tamanho dos apoios.
Importante: para prender os racks à fundação é suposto serem suportes, uma vez que derramar concreto levará à deterioração precoce.
As estantes podem ser feitas em duas versões: em uma suportam as vigas, na outra passam pelo piso, formando cercas ou bancadas. A colocação das vigas nos montantes pode ser simples sobrepondo ou fixando com parafusos (pernos). As vigas são definidas horizontalmente, se necessário, o forro é usado para o alinhamento. Nos casos em que não se pretende utilizar piso, mas sim uma estrutura de madeira maciça, é necessário dar-lhe uma ligeira inclinação na direcção da casa (cerca de 1%). Ao aumentar a seção transversal das vigas, é possível fazer um vão maior entre os postes individuais, ou seja, economizar no número de blocos na base.
Para a fabricação de toras, na maioria das vezes são utilizadas placas com tamanho de 5x15 cm, coloque os troncos em ângulos retos com uma lacuna de 40, 60, 80 ou 120 cm - depende da espessura do piso. O uso de estacas roscadas, gradeamento ou construção monolítica por estacas é necessário quando existe um reservatório nas imediações do canteiro de obras.
Pisos
Na construção do piso, as toras não devem ser visíveis, mas devem ser colocadas antecipadamente com a mesma distância e estritamente paralelas. Então será mais fácil consertar o corrimão posteriormente. Dependendo da localização das defasagens, é possível garantir uma disposição uniforme e precisa dos parafusos de conexão. Ou falha - se o trabalho foi abordado de forma não profissional. As travas são fixadas com parafusos (pernos) à barra de suporte nas paredes.
Esta trave é posicionada de forma que do ponto superior do piso até a base da abertura da porta, permaneça uma lacuna de 3 cm. Então a precipitação não entrará na sala através da soleira. Para corrigir as defasagens, é necessário usar suspensões de metal na forma da letra latina U. Isso é mais resistente e mais confiável do que uma conexão de parafusos e pregos. No caso de o menor dano ou mudança, a economia imediata resultará em perdas significativas; Todos os profissionais consideram o uso de faixas de suporte o pior método de instalação.
Ao fazer uma estrutura, as vigas são mais frequentemente presas a postes altos passados pelos calçadões (uma vez que um poste de guarda-corpo completamente acabado é criado imediatamente). Para um vão de 180 cm, são recomendadas vigas com seção de 10x15 cm, e para um tamanho maior de 240 cm, este indicador deve ser aumentado para 10x20 cm.
Juntar as pranchas envolve colocar os parafusos uniformemente, a saída do corte superior é de pelo menos quatro diâmetros de parafuso. As peças que funcionarão na compressão também precisam ser espaçadas para evitar rachaduras na madeira. As tábuas do deck não devem ter mais de 15 cm de largura, caso contrário, há uma grande probabilidade de empenamento do material. Espaços de 0,3 cm são feitos entre eles para que a água possa fluir livremente. Estruturas penduradas nas bordas fora do contorno são a norma; é indesejável tentar encaixá-las estritamente.
É suposto pregar o piso com pregos galvanizados, uma vez que o edifício está aberto a todos os ventos e precipitações, o metal enferrujado irá deteriorar-se rapidamente.
Esgrima
Depois de preparado o piso, você pode começar a trabalhar com as grades; se adicionar um grelhador ao seu gosto, pode garantir-se sossego e privacidade num recanto sossegado. Neste caso, é necessário verificar cuidadosamente a confiabilidade das grades. Quebrá-los ou simplesmente dobrá-los ao tentar apoiá-los será um evento muito desagradável. Se você colocar tábuas de até 10 cm de largura no topo, poderá usar a estrutura como suporte para itens decorativos. Cada parte de madeira é tratada com misturas anti-sépticas, após as quais são utilizados óleos secantes, tintas, vernizes ou pigmentos.
Cobertura
Existem algumas variedades de soluções de cobertura adequadas para um terraço. Freqüentemente, a cobertura é feita de forma semelhante à parte final do edifício principal e, em seguida, é colocada em vigas de madeira, presa ao arnês superior por meio de postes verticais. Uma competição sólida para esta opção é um telhado à base de policarbonato. Há modificações com um telhado feito de grades transparentes de ardósia, de toldos esticados. Guarda-chuvas volumosos que podem ser abertos são uma solução puramente de verão, e você precisará remover móveis e utensílios domésticos com urgência quando começar a chover.
Decoração
Os detalhes de decoração, instalados no interior ou no exterior do terraço, são muito diversos. Uma solução típica envolve o uso de montantes, balaústres e grades fixados a suportes de telhado ou vigas especiais. Em vez de barreiras capitais ao redor do perímetro, geralmente é recomendado o uso de tule leve, que confere leveza ao espaço. Você não pode prescindir de móveis - mesas, espreguiçadeiras e até poltronas; é aconselhável usar vasos com flores e lindos arbustos. Alguns designers consideram o uso de sebes uma boa etapa de projeto.
Aconselhamento profissional
Segundo os especialistas, construir corretamente um terraço é, antes de mais nada, avaliar corretamente a área necessária. 15 sq. m é suficiente apenas para uma mesa, quatro cadeiras e corredores entre eles. Se a área for de 15 a 30 m2, é permitido já instalar uma ou duas espreguiçadeiras. É impraticável construir um terraço oblongo, cuja largura mínima é de 300-350 cm. Numa casa onde vivem crianças pequenas, faz sentido complementar a extensão com uma caixa de areia.
Observando os requisitos mais simples e seguindo estritamente o algoritmo geralmente aceito, você pode construir um terraço confortável de alta qualidade ao lado de uma casa de campo ou de campo.
Para obter informações sobre como anexar corretamente um terraço à casa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.