Tábua do terraço: tipos e características do material
Terraços e áreas de recreação ao ar livre hoje podem ser cada vez mais encontrados em chalés de verão. Afinal, uma dacha moderna não é mais um local para o cultivo de batatas e pepinos, mas um local de descanso da agitação da cidade, um local de encontros amigáveis e encontros familiares. Onde mais passar as noites quentes de verão com uma xícara de chá e tortas, se não em um belo e aconchegante terraço?
Peculiaridades
Comecemos desde já que se deve evitar confusões de terminologia - embora a varanda e o terraço sejam semelhantes, são edifícios diferentes. Contaremos com a definição de SNiP 2.08.01. -89, onde terraço é um espaço aberto ou fechado que pode ou não ter uma vedação, que é um prolongamento do edifício. Pode ser colocado diretamente no solo, representar uma plataforma entre a cave e o primeiro andar, ou ser colocado em suportes. Uma varanda é uma sala envidraçada sem aquecimento embutida ou anexada a um edifício. Antes de começar a trabalhar, decida se precisa de um terraço aberto ou de uma varanda envidraçada, pois a escolha dos materiais de construção dependerá disso.
A escolha de materiais de acabamento para áreas externas não é fácilalém disso, os fabricantes oferecem muitas opções diferentes. Além disso, muitas vezes temos dúvidas sobre a relação entre a durabilidade dos materiais e sua aparência. Os especialistas acreditam que o deck é exatamente o material que permitirá que você não se preocupe com a vida útil do revestimento. Além disso, está amplamente representado no mercado da construção e, dependendo das preferências, pode escolher um material totalmente natural ou composto. Os decks de madeira e plástico se distinguem por sua maior resistência à umidade e temperaturas, uma superfície especial antiderrapante e facilidade de manutenção.
Especificações
Existe um grupo especial de materiais para o acabamento do pavimento da esplanada - placa de esplanada. Moderno acabamento em madeira natural com aditivos poliméricos, produzido em modernos equipamentos automatizados. O material de acabamento acabado é impregnado com à prova de umidade e outros agentes de proteção. Tudo isto é necessário para que a prancha lhe sirva o mais tempo possível, pois mesmo que o seu terraço tenha cobertura, cairá precipitações no local.
Hoje, os fabricantes oferecem:
- placa de madeira sem processamento;
- com tratamento especial;
- feito de madeira e materiais poliméricos.
Pode ser difícil distinguir os materiais de acabamento com a adição de polímeros dos naturais, mas uma placa de madeira terá necessariamente ranhuras ao longo da borda estreita e cortes especiais ao longo do lado.
Os principais critérios que o deck deve atender.
- Resistente às mudanças de temperatura e baixas temperaturas (já que no inverno faz frio no terraço);
- Resistente à luz solar (alguns materiais de acabamento podem se deteriorar ou mudar de cor sob os raios ultravioleta);
- Maior resistência à umidade;
- Resistência a danos externos (um pré-requisito, uma vez que irá inevitavelmente mover móveis, vasos de flores e outros itens de interior localizados no terraço);
- Utilizado para a fabricação de tipos especiais de madeira, adequados para a fabricação deste material de acabamento. Os materiais caros incluem decks feitos de lariço, madeira ipé, carvalho e assim por diante. Barato - produtos de espécies de madeira de coníferas, e a resina emitida por eles é um excelente substituto natural para o processamento químico.
Âmbito de aplicação
Na verdade, a gama de aplicações para decks é muito mais ampla do que o acabamento de áreas de recreação ao ar livre. O deck é um acabamento que possui não só alta qualidade, mas também excelentes características estéticas. É utilizado para acabamento de soalho de salas, cozinhas e quartos.
Cobrir o chão de galerias e varandas ficará muito bem com deck. Aliás, se necessário, você pode usar esse material na decoração das paredes das galerias. Devido à sua resistência a temperaturas extremas, a superfície das paredes manterá uma aparência atraente por muitos anos.
O arranjo de caminhos de jardim muitas vezes causa muitas dificuldades para os proprietários de chalés de verãovisto que muitos materiais ficam escorregadios com a chuva. O deck é uma ótima opção! Não desliza mesmo com chuvas abundantes ou geadas, pois tem uma superfície especialmente tratada. Graças a esta propriedade, o material será um substituto valioso para ladrilhos ou pedra nos locais adjacentes à piscina.
Se o seu terreno é adjacente a um rio ou lago, e você é um grande fã de recreação à beira-mar e na água, então não há melhor material para aterros, pontes ou píeres do que uma tábua de terraço. Aliás, além de esse material não deixar você escorregar, ele também retém calor por muito tempo.
O piso da banheira ou sauna passa por testes severos - há alta umidade e altas temperaturas. Certifique-se de que o deck não apenas resista a uma atmosfera tão "agressiva", mas também retenha perfeitamente o calor.
Outra opção para usar decks é usá-lo em vez de uma cerca de estacas. A vida útil da cerca aumentará várias vezes!
Tipos de material
Os critérios para escolher uma prancha de deck são:
- espessura;
- material;
- Vista de perfil;
- textura da superfície.
A espessura da placa pode ser diferente - de 1,8 cm a 4,8 cm.
A textura da superfície varia de placas perfeitamente lisas a nervuradas.
Pelo tipo de perfil, distingue-se uma tábua ou tábua "chanfrada" e uma normal, retangular. Plânceno chanfrado é um material universal e é usado na decoração de gazebos, cercas e casas. O bordo comprido desta tábua de acabamento tem um determinado ângulo de inclinação (ou arredondamento), portanto, ao colocar as tábuas, elas "vão" uma por baixo da outra, o que garante uma conexão confiável dos elementos e total ocultação de possíveis vãos.
Straight é uma prancha comum, às vezes com ranhuras, às vezes sem.
Podemos dizer que é semelhante ao conhecido forro, mas os indicadores de resistência ao desgaste são muito mais elevados.
Agora vamos falar sobre o critério mais importante - escolher material natural ou artificial?
Material natural
A escolha de decks naturais é bastante ampla. São espécies tradicionais como o carvalho e o larício, além de exóticas. Por exemplo, um deck feito de massaranduba será tão forte que pode ser chamado de "ferro". A placa Kumaru também é surpreendentemente durável, pois contém substâncias oleosas. Além disso, os fabricantes nos oferecem hoje uma placa de merabu - uma placa forte e muito bonita feita de madeira de bankray, que pode ser colocada diretamente no chão (é fácil de reconhecer pela presença de pequenas fissuras, o que, no entanto, não afeta sua durabilidade).
O piso de teca também é durável, mas, claro, muito caro. Como, no entanto, todos os plankens de rochas exóticas. Se isso não for do seu interesse, recomendamos parar em um tabuleiro feito de lariço ou quaisquer árvores coníferas.Nossos ancestrais estavam bem cientes das incríveis propriedades do lariço - essa madeira foi usada na construção de navios, fez pilhas para pontes e muito mais.
Larício e coníferas são freqüentemente usados para fazer um material chamado tabuleiro de "deck". Não tem a habitual ligação para tais revestimentos ("bloqueio") nas extremidades, mas, pelo contrário, é fixada de forma a que fique um vão entre os elementos. Para tornar as folgas uniformes e organizadas, eles usam inserções especiais na colocação e, em seguida, são removidas. As folgas são necessárias quando seu deck precisa de ventilação ou a drenagem de água precisa ser considerada.
Material artificial
O deck é amplamente utilizado na construção suburbana - este é o nome de uma varanda composta e uma placa de terraço. O deck é um material que combina madeira e polímeros e possui excelentes características de desempenho. O acabamento parece madeira natural, enquanto a prancha é bastante flexível, muito forte, resistente à umidade e durável. Uma vantagem definitiva é a variedade de cores e tons.
Embora materiais de acabamento compostos tenham surgido no mercado de construção há relativamente pouco tempo, muitos especialistas têm certeza de que a placa de plástico é mais adequada para áreas abertas. Sem fungos e processos de apodrecimento, não muda a aparência nem sob os raios do sol ou na chuva, ele irá suportar geadas e calor.
A placa de plástico não precisa ser repintada e servirá por muitos anos sem a necessidade de substituição, pois resiste até mesmo ao contato constante com a água e não é nada interessante para besouros que estragam a madeira.
A placa de polímero (PVC) é uma estrutura oca com vários reforços dentro, o que significa que é indispensável onde, por qualquer motivo, devemos utilizar materiais leves, evitando o reforço da base.
Recomendações para a instalação de decks
Um revestimento de piso como um deck pode ser facilmente colocado com suas próprias mãos. Existem dois métodos de estilização, ambos fáceis, mesmo para um iniciante.
Caminho aberto
Consiste no facto de ao longo de todo o perímetro do território onde se pretende instalar o pavimento, ser necessária a instalação de toras, que funcionarão como estrutura de fixação e “almofada”.
A prancha do deck será fixada diretamente nas vigas por meio de parafusos auto-roscantes, que são tratados com solução anticorrosiva. Ao montar um deck, você precisa estar atento para a presença de lacunas entre os elementos. Se houver algum, você precisará bater a placa na placa com um martelo de borracha especial.
Via fechada
O método fechado pressupõe a presença de uma base de concreto com leve ângulo de inclinação. Acontece que um iniciante não consegue uma base com declive - neste caso, em uma base de concreto, você terá que fazer ranhuras com declive em uma direção.
Para a instalação da cobertura do terraço, será necessário preparar fixadores - ranhuras nas extremidades de cada elemento, recomenda-se tratar todas as luminárias com um líquido anticorrosivo. Inserimos os fechos (placas metálicas especiais) nas ranhuras, colocamos as tábuas nos fechos e fixamos com parafusos auto-roscantes (cada um dos elementos tem um orifício para isso).
Instalação de piso de placa de polímero
A instalação de um piso de polímero também não é particularmente difícil. É importante que a base do piso seja o mais plana possível, recomenda-se fazer uma betonilha de concreto. A próxima etapa é a instalação dos lags, e quanto maior for a carga assumida na superfície do revestimento, mais próximos os lags devem estar uns dos outros. Portanto, se você está construindo um terraço onde haverá muitas pessoas e móveis pesados ao mesmo tempo, a distância entre os troncos não deve ultrapassar 15 cm.
Lags podem ser feitos de vários materiais. Metal - o mais confiável e durável.Nas placas de plástico já existem travas especiais para fixação nas toras, mas ainda é necessário usar parafusos auto-roscantes - a primeira placa deve ser fixada com eles.
A bela aparência do piso de polímero muitas vezes estraga o espaço final - no entanto, os fabricantes oferecem vários plugues decorativos para resolver esse problema. As placas de polímero são bem cortadas, embora não se formem lascas ou rachaduras, portanto, você pode usá-las com segurança ao organizar áreas para repousar formas fantásticas.
Tratamento de revestimento
É muito fácil cuidar das pranchas de deck naturais e de polímero, e o cuidado padrão envolve apenas a limpeza da sujeira, se necessário, e a limpeza úmida periódica. Não use detergentes agressivos à base de cloro, nem substâncias abrasivas ou areia para a limpeza.
É imperativo limpar a neve e o gelo usando pás de compensado, pois o metal pode danificar a superfície do piso. Se não houver muita neve, uma vassoura de plástico comum fará o trabalho perfeitamente.
No verão, é necessário limpar o chão do terraço com um pano seco se houver orvalho.
Se a superfície estiver muito suja, é necessário usar uma solução de sabão e uma escova (não de metal) para a limpeza. A maioria dos contaminantes, incluindo manchas de gordura, pode ser tratada com sabão líquido. A propósito, manchas de gordura serão uma séria ameaça para decks naturais feitos de lariço e outros tipos de madeira. Se você não os remover rapidamente com água quente e sabão, eles serão literalmente "absorvidos" pela superfície de madeira.
Às vezes, a placa térmica pode ficar coberta com pequenas manchas. - é assim que podemos observar um defeito denominado "manchas de água" pelos especialistas. É a tatina contida na placa composta que sai devido ao uso de quaisquer detergentes agressivos ou agentes antiferrugem contendo ácido oxálico. Os pontos desaparecerão com o tempo, mas você não poderá limpá-los.
Bagas esmagadas e vinho derramado são problemas comuns. Essas manchas devem ser removidas imediatamente, pois será muito difícil fazer isso no dia seguinte. Se a água com sabão tradicional não funcionar, você pode usar alvejante sem cloro.
Como último recurso, se as manchas prejudicarem fortemente a aparência do deck, ele poderá ser pintado. Ao escolher uma tinta em uma loja de ferragens, você precisa consultar especialistas - se a tinta escolhida é adequada para trabalhos ao ar livre e para o piso do terraço.
Para uma visão geral do deck WPC, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.