Jardim de inverno: projetos espetaculares de construção e design
Um canto da natureza viva da casa é o sonho de muitas donas de casa. Não é nada difícil criá-lo em casa. Quem sonhava em ter um período de verão em casa pode simplesmente equipar um jardim de inverno, preenchendo-o com uma vegetação familiar e com plantas exóticas de diferentes partes do planeta.
Um pouco de historia
O jardim de inverno foi equipado pela primeira vez há muito tempo. As primeiras semelhanças com oásis verdes surgiram na Grécia antiga. Mais tarde, eles se espalharam para a Europa. A melhor maneira era aplicar novas abordagens para cultivar e cuidar das plantas na Inglaterra. A mudança mais importante nesta fase foi a invenção de novas formas de aquecer o espaço. Além dos poços preenchidos com carvão quente, um sistema de aquecimento de água foi usado para aquecimento. Devido a esse rápido desenvolvimento, tornou-se possível equipar jardins de inverno não apenas em casas particulares, mas também em edifícios altos.
Com o tempo, os jardins de inverno apareceram na Rússia. O primeiro desses oásis no mosteiro Spaso-Preobrazhensky foi organizado por monges. Era uma construção de pedra, que servia não só para cultivar lindas flores e árvores de aspecto agradável, mas também para ter acesso a deliciosas e frescas verduras e frutas durante todo o ano. Nas condições climáticas adversas, este foi um ponto muito importante.
Durante o século 19, os jardins de inverno se espalharam por toda a Rússia. É verdade que eram equipados principalmente por nobres. Em suas propriedades, eles podiam se cercar de plantas e flores estranhas, criando um ambiente para relaxamento e conversa fiada. A moda dos jardins de inverno espalhou-se muito rapidamente, surgiram novas tendências. Por exemplo, os anexos estavam cheios de fontes, figuras incomuns e até pássaros canoros.
No auge do desenvolvimento dos jardins de inverno, houve uma revolução e a chegada ao poder do Partido Comunista. Durante este período, naturalmente, quartos cheios de plantas exóticas eram considerados um luxo inacessível. Agora, felizmente, a situação mudou e quase todos podem construir e encher um jardim de inverno. Existem muitos materiais adequados para construir um jardim, isolando-o e criando ventilação. Assim, você pode arranjar um lugar confortável para descansar e cultivar plantas em quase qualquer latitude.
Peculiaridades
Um jardim de inverno é um cruzamento entre um jardim comum e uma sala. É diferente da estufa porque esta é voltada exclusivamente para o cultivo de plantas. Uma versão mais simplificada de uma estufa é uma estufa. Quanto ao jardim de inverno, é tanto um lugar de relaxamento como de encontros na companhia de seus entes queridos. As estufas e estufas estão localizadas separadamente no quintal. Mas o jardim de inverno é, via de regra, uma extensão da casa. Nos apartamentos da cidade, muitas vezes é equipado em uma varanda ou loggia.
O jardim de inverno permite que você guarde um recanto de verão em sua casa. Protege as flores e todos os tipos de plantas das condições meteorológicas negativas em qualquer época do ano. É verdade que, ao contrário das estufas, nas quais as condições climáticas são bastante específicas e destinadas ao cultivo de algumas variedades de plantas incomuns, o microclima no jardim de inverno é neutro. Ele é selecionado de forma que todas as plantas plantadas na sala e as pessoas que nela descansam fiquem confortáveis.O jardim de inverno deve ser bem aquecido, ter ventilação total e sistema de umidificação.
Além disso, ao projetar o espaço, a atenção também é dada à estética. Um jardim de inverno deve ser atraente e agradável aos olhos. Além disso, se possível, o quarto deve ser complementado com móveis confortáveis.
Tipos de estruturas
Se necessário, o jardim de inverno pode ser construído separadamente ou anexado a um prédio residencial. Existem muitas opções interessantes para a forma da sala.
- Com telhado inclinado. A opção mais comum é a clássica extensão do telhado de galpão. Este é o formulário mais simples que pode ser instalado mesmo por uma pessoa sem experiência. Ao construir essa sala, você precisa prestar atenção ao fato de que o telhado tem uma inclinação grande o suficiente. Isso impedirá que a neve se acumule nele durante o inverno. Se for necessário fazer uma extensão alongada, é recomendável fazer um telhado de duas águas.
- Poligonal. É um bom substituto para estufas redondas. O número de cantos pode ser qualquer coisa, dependendo das preferências do proprietário e do número de plantas que precisam ser colocadas na sala. É verdade que, para que o edifício seja forte e confiável, você precisa escolher uma estrutura boa e forte.
- Canto. Em alguns casos, para economizar espaço, uma extensão de canto é usada. Se você escolher esta opção, deve colocá-lo em um local que permaneça muito bem iluminado ao longo do dia.
- Mortise. Essa opção é usada com menos frequência, mas é mais conveniente. A essência de uma sala como essa é que o jardim de inverno é combinado com algum tipo de área de estar. Por exemplo, com uma sala de jantar ou cozinha. Acontece um quarto aconchegante e bonito no qual é agradável relaxar. A principal desvantagem de tal extensão é que você gasta muito tempo na construção e no equipamento da sala.
- Separado. Se não for possível anexar um jardim de inverno à casa ou se você apenas quiser colocar um "oásis verde" longe de sua casa, você pode dar preferência a uma construção que se assemelhe a uma estufa. Deve ser bem isolado, especialmente no lado frio do norte. O telhado de tal edifício pode ser inclinado ou piramidal, dependendo das necessidades.
Independentemente da forma escolhida, deve necessariamente incluir aquecimento, iluminação e sistema de ventilação. Quando está quente e leve dentro, o conservatório realmente florescerá.
Dimensões (editar)
Quanto às dimensões do jardim de inverno, podem ser diferentes. Como regra, o tamanho da sala depende da quantidade de espaço livre disponível. Em uma pequena área, é melhor colocar um pequeno jardim envidraçado, e em um quintal espaçoso - uma grande estufa.
Também vale a pena focar em quais plantas serão cultivadas lá. Portanto, por exemplo, para o cultivo de palmeiras exóticas ou rosas em spray, você deve escolher uma sala mais espaçosa. E para flores em vasos ou caixas, uma pequena sala será suficiente.
Opções de layout
Encontrar o lugar certo para o seu jardim de inverno é muito importante. Definitivamente, há mais espaço para planejamento em uma casa de campo. Em um prédio de apartamentos, geralmente é necessário equipar uma varanda ou loggia para um minijardim de inverno. Mas em uma casa particular, ele pode ser colocado no telhado, varanda, terraço ou fazer uma extensão completa. Se possível, então vale a pena ouvir os conselhos dos profissionais na hora de determinar o local para a construção. Acredita-se que é melhor localizar a estrutura no leste.
Você também pode posicionar a estrutura de forma que fique voltada para o oeste. Essa solução também tem suas vantagens. Nessa extensão, o calor pode se acumular ao longo do dia. É verdade que no calor do verão isso pode se tornar uma desvantagem.Quanto aos quartos localizados no lado sul, eles são considerados muito pouco práticos.No verão quente, as plantas ficam muito superaquecidas e, para poupá-las, você terá que gastar muito tempo com ventilação e rega.
Se você tornar o edifício transparente, haverá luz suficiente nele e, ao mesmo tempo, o ambiente não superaquecerá.
No caso dos anexos do lado norte, o dinheiro terá de ser gasto com aquecimento, visto que a divisão acaba por ser bastante fria.
Estas são as regras básicas para o planejamento de um jardim de inverno, que serão relevantes até mesmo no campo, até em uma casa de campo, até mesmo em um jardim de infância. Em seguida, você deve se concentrar em se o jardim está localizado em instalações de um andar ou no segundo andar. Se o jardim de inverno estiver no topo, é necessário calcular adicionalmente o peso para que uma carga muito pesada não vá para as paredes. Somente se bem feito, o quarto será um refúgio seguro para plantas e um ótimo lugar para férias em família.
Estilos reais
O jardim de inverno pode ser organizado de diferentes maneiras. Existem vários estilos que são muito populares hoje em dia.
- Provence. Este é um dos destinos mais aconchegantes e charmosos. A Provença é caracterizada pelo uso de caixas e vasos de madeira onde crescem flores e ervas. Além disso, em um jardim de inverno assim, deve haver um monte de bagatelas decorativas - tecidos requintados, móveis de vime e assim por diante. As próprias plantas são melhores para escolher simples, não muito exóticas. Você pode combinar um grande número de flores com ervas ou plantas verdes em uma sala.
- Japonês. Ao decorar um jardim de inverno no estilo japonês, você deve seguir as regras. Em primeiro lugar, vale a pena escolher algumas plantas. Na maioria das vezes, são bambu, orquídeas, sakura - ou seja, tudo o que é característico das ilhas japonesas. Além disso, muita atenção deve ser dada à decoração das instalações. Pedras decorativas e seixos, cadeiras baixas e cadeiras pintadas com hieróglifos de lâmpadas se encaixam bem no estilo japonês.
- Minimalismo. O estilo minimalista é uma das tendências favoritas do nosso tempo. É caracterizada pela utilização de um pequeno número de plantas e seu correto arranjo. Em um jardim de inverno minimalista, tudo deve ser organizado de forma clara - as plantas e os detalhes decorativos devem ter um determinado lugar.
- Romântico. Outro estilo que muitos amam é o romântico. Se você deseja que a casa tenha um lugar onde possa descansar sua alma ou relaxar na companhia de uma pessoa querida, então o jardim de inverno pode ser arranjado de acordo. Neste caso, o canto romântico será complementado por delicadas flores, e os móveis serão escolhidos da forma mais confortável possível. Como decoração, é lógico usar lâmpadas vintage ou em forma de vela.
Revisão de materiais
Diferentes materiais são usados para a construção da estrutura e fundação do jardim de inverno.
- Copo. Muitas vezes, o vidro resistente ao impacto é usado como o material principal para organizar um jardim de inverno. O uso de vidro é considerado uma opção bastante econômica, principalmente se for uma extensão, e uma das paredes for a parede da casa.
Deve-se ter em mente que, apesar de os edifícios de vidro parecerem muito claros e arejados, na realidade eles acabam sendo pesados. Isso significa que você precisa fazer uma base muito sólida.
- Janelas com vidros duplos. Um material mais moderno são as janelas com vidros duplos. São vidros laminados. Existe uma lacuna de ar entre cada camada. É por isso que a sala acaba ficando mais quente. Isso significa que você tem que gastar menos tempo aquecendo o jardim de inverno.
- Madeira. Este material é usado para criar wireframes. Os edifícios de madeira com revestimento de vidro são agora muito populares. E eles parecem muito elegantes.
- Policarbonato. Este material é usado para pavimentação de edifícios anexos. O policarbonato é um excelente material de isolamento térmico. É bom simplesmente porque consiste em células cheias de ar.Devido a isso, o calor é retido dentro da sala. É verdade que este material tem suas desvantagens. O fato é que o policarbonato reage negativamente à exposição ao sol, tornando-se muito frágil ao sol. Por causa disso, a vida útil do policarbonato é reduzida para 8 a 10 anos.
- Perfil metálico. Este material é muito mais durável e resistente. É verdade que, ao fazer você mesmo uma extensão, você tem que mexer muito no acabamento do perfil, já que não é tão fácil de cortar e processar. Você também precisa processar adicionalmente a estrutura com agentes anticorrosivos especiais.
- Perfil de alumínio. Este material é ainda mais resistente que o anterior. Em termos de resistência, pode até ser comparado ao aço. Além disso, não sofre corrosão por si só. Na maioria das vezes, essa moldura é combinada com janelas de vidros duplos que isolam o ambiente do frio.
Autocriação
Construir um jardim de inverno e equipá-lo com as próprias mãos é uma tarefa difícil, mas bastante realizável. É muito importante organizar tudo para que haja uma temperatura confortável dentro da sala e iluminação normal. Em qualquer caso, o primeiro estágio é o layout das instalações e o projeto. É necessário calcular a carga sobre a fundação, o tamanho da extensão e sua localização. O esboço certamente deve ser capturado no papel e obter permissão para construir uma extensão.
Quando o planejamento e a construção estiverem concluídos, você precisará lidar com a questão da iluminação. O ponto mais importante é a presença de luz natural. É por esta razão que muitas vezes as divisões destinadas a um jardim de inverno são feitas de vidro ou de janelas com vidros duplos. Independentemente de se tratar de um jardim de inverno anexo ou separado, você precisa se certificar de que a sala tem uma boa ventilação e um sistema de aquecimento. No caso de uma extensão, a questão do aquecimento é mais fácil de resolver e, se a divisão precisar ser construída do zero, a tarefa torna-se mais complicada.
A par do fabrico de edifícios e da instalação de todo o tipo de estantes e estantes, desempenha um papel importante a escolha das plantas que ficarão localizadas no interior do jardim de inverno. É difícil aconselhar algo aqui, pois a escolha é sempre individual.
Se você quiser apenas adicionar algumas cores brilhantes, você pode usar flores em vasos ou cestos de vime. E se houver desejo de receber algum benefício prático do jardim de inverno, neste caso, você pode cultivar mudas, ervas ou até arbustos com frutas vermelhas. O principal é criar as condições necessárias para a existência e desenvolvimento normal de todos os seus "amigos verdes".
Seleção de móveis
A escolha do mobiliário adequado é igualmente importante. Móveis de vime para jardim parecem mais orgânicos em uma sala como essa. Pode ser feito de rattan ou de vinhas normais. Um conjunto com cadeiras e mesa, cadeiras de balanço e sofás pode ser usado aqui. Você pode adicionar itens de vime com travesseiros macios, cobertores. Tanto o mobiliário em si como os complementos têxteis podem ser comprados ou feitos à mão. Essas coisas exclusivas parecem mais originais e são mais valiosas.
Em alguns casos, o jardim de inverno também serve como sala de jantar ao mesmo tempo. Em seguida, você precisa complementar a sala com uma mesa de jantar completa. Pode ser oval, retangular ou quadrado. O número de cadeiras e o tamanho da própria mesa dependem de quantas pessoas costumam jantar nela. Se a sala for pequena, então é melhor escolher uma mesa transformadora, que não ocupará tanto espaço quando não estiver em uso.
Decoração
Para tornar agradável passar o tempo dentro de casa, você também precisa tomar cuidado com a escolha de belas ninharias decorativas. As opções de decoração mais óbvias são estatuetas e estatuetas de jardim. Você pode comprá-los em lojas ou supermercados, ou pode fazer você mesmo. Você também pode usar lâmpadas como decoração.São lindos produtos forjados ou luminárias decoradas com estampas florais que vão caber organicamente no interior do jardim de inverno. Depois de efectuada a instalação de todas as prateleiras e acessórios, instalados a ventilação e aquecimento e as plantas nos seus lugares, a reparação pode ser considerada completa e a sala pode ser utilizada para descansar ou cultivar as suas flores preferidas.
Lindos exemplos de design
A primeira opção é uma das mais versáteis. Atrairá aqueles que desejam transformar seu jardim de inverno em um lugar aconchegante para relaxar. O anexo é pequeno. Tanto as paredes como o teto são de vidro, o que é muito prático, pois em dias de sol as plantas recebem bastante luz.
A sala está repleta de coisas que estão associadas a uma atmosfera caseira e conforto - cadeiras de vime, tapetes e almofadas coloridas. Tem tudo que você precisa para relaxar. Flores em vasos grandes, trepadeiras em cestos suspensos e uma árvore no canto decoram o espaço. Não há muito verde, mas o suficiente para criar uma atmosfera relaxante.
Um segundo exemplo é um pequeno anexo dedicado exclusivamente ao cultivo de plantas. Tal como na versão anterior, existem grandes janelas e um tecto de vidro. Isso, novamente, é feito para que as plantas tenham calor e luz suficientes. Não há muitas plantas na sala, mas todas estão bem organizadas e colocadas nas prateleiras e no chão. Esse jardim de inverno torna-se uma parte real da natureza que circunda a extensão por todos os lados. Portanto, móveis e todos os tipos de detalhes decorativos são supérfluos aqui.
Se pretende que a "casa das plantas" não seja apenas bonita, mas também funcional, o quarto pode ser complementado com uma mesa, bancos e uma cómoda. Uma disposição tão simples do interior permite que você jante ou apenas se reúna para o chá nesta sala. Não há tantas plantas aqui como em estufas ou estufas, mas todas são muito distintas e bonitas. O interior da sala é complementado pelo design correto - uma pintura que descreve um jardim verde na parede, um lustre em forma de leque e vasos de flores originais. Essa sala acaba sendo prática e esteticamente atraente.
Existem muitas outras ideias para decorar um jardim verde. A escolha no final depende apenas das preferências dos proprietários da casa e do orçamento de que dispõem. No entanto, mesmo sem ter grandes fundos, você pode criar um belo projeto se aplicar corretamente suas habilidades de design e conhecimento na prática. Usando os mesmos materiais disponíveis, por exemplo, molduras antigas ou policarbonato usado anteriormente, você pode economizar significativamente na construção e criar um jardim de inverno praticamente sem investimento. As plantas exóticas, por outro lado, podem ser trazidas das férias ou você mesmo pode cultivar árvores frutíferas com sementes de frutas compradas no mercado ou em uma loja.
Você aprenderá sobre os meandros de organizar um jardim de inverno no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.